Não conte para a mamãe

Não conte para a mamãe Toni Maguire

Resenhas - Não conte para a mamãe

Lais Alves Beloni 07/03/2024

A infância perdida
Quando iniciei a leitura desse livro não imaginava todos os sentimentos que me traria.
Um livro que flui, mas cada página parece uma eternidade, exatamente por tanto sentimento que contém.
Não é nada fácil não sentir a tristeza dessa criança magoada ano após ano por todos, uma criança que só queria ser amada, só queria poder ser ela mesma.

Uma história forte, uma Toni forte, totalmente amável e bondosa.

Quel~ 05/03/2024

Leitura pesadíssima, um misto de tristeza, angústia e revolta foram os sentimentos que senti lendo esse livro. Espero que finalmente a autora tenha encontrado alguma paz, depois de tantos anos de abusos físicos e psicológicos e ainda todos os traumas que ficaram de todo esse terror vivido por ela.

Robbie 26/02/2024

Pesado
Um livro com tema bem delicado que é o abuso sexual de uma criança. Triste saber que situações como essa acontecem todos os dias e muda completamente a vida de uma pessoa, criando medos e inseguranças que assombram até o fim dos dias de uma vida.

Viana 12/02/2024

Pesado
É realmente um livro cheio de gatilhos. Creio que não é todo mundo que deve ler esse livro. Eu gostei bastante. Só fiquei curiosa em como Toni mudou de vida e o que fazia depois de superar tudo?.

Carol 11/01/2024

Leitura difícil
Foi um dos livros mais difíceis que já li na minha vida! Eu pensei diversas vezes em desistir e nunca mais voltar pra essa leitura, mas fui até o final.
Um livro extremamente triste, doloroso, torturante, injusto e inacreditável.
Me recuso a acreditar que as pessoas são/foram assim.
Não recomendo essa leitura pra ninguém.

mi pratis 10/01/2024

Ai que livro difícil.
Eu sabia sobre o que seria e estava com receio de ler as partes dos abusos, não queria saber de detalhes. Ela chega a ser breve até, mas fui pega de surpresa, porque o que doeu de verdade foi a indiferença e o desprezo por parte de todos os envolvidos.
É um livro muito pesado, não indico para qualquer um, muitos gatinhos! Por favor, tomem cuidado e vão com calma na leitura!

Biafort.Meireles 07/01/2024

Nojento e real
Toni, apelido de Antoinette, filha de Ruth vai visitá-la em uma instituição, em seus últimos dias de vida. Entre dores, medicamentos, visita do médico e do padre, ela vai entrar em suas recordações. Estranhei no início que eram relatadas só lembranças boas, parecia que nem todas seriam muito boas. Não foram mesmo. Não sabia do que se tratava este livro, por isso fiquei perplexa, enojada, achava impossível o que estava acontecendo na história. Acho que me surpreendeu assim como a personagem. Comecei a entender que a timidez dela vem do sentimento de insegurança constante. Percebi que a vida não é justa e, para algumas pessoas, ainda é menos ainda. Eu não sei que tipo de adulto se torna uma pessoa depois de uma infância como essa, com tantos traumas e rejeições, queria que o livro falasse mais sobre isso. Triste?

mariaferim 03/01/2024

Chorei
Chorei pensando nessa criança sem ninguém
Sem um lar
Sem segurança
Sem amor
Uma criança sem nada que sofre tudo

Sté 03/01/2024

Aguentou muito e ainda foi simpática.
Me faltam palavras, sobre a imensidão desse livro.
Primeiramente, não é um livro pra todo mundo. Tem muitos gatilhos, muitas situações revoltantes, sendo a revolta, um dos sentimentos mais predominantes.
Eu sofri com essa leitura. Me compareci muito da personagem principal, até porque, é baseado em fatos reais. Quanta resiliência, força, sempre esperando o melhor de tudo e todos, mesmo a vida lhe dando as piores coisas imagináveis.
Sobre os pais, dizer que foram negligentes, não chega nem perto do que de fato eles são. Repugnantes, talvez defina melhor. A mãe, uma fraca, rivalizando com uma criança. O pai, o pior tipo de ser humano,possível e imaginável.
Se ela tivesse surtado contra a vida desses pais, ainda sim, eu passaria pano pra ela, porque é inconcebível, tudo o que ela passou na mão desses dois e ainda estar lá, mesmo depois de adulta.
O final, mostrou toda sua força, um rompimento simbólico com toda aquela vida de merda que recebeu, por anos. Ela merecia mais.
Meus sinceros sentimentos por essa mulher.
5? e favorito, pelo choque de realidade proposto.

Jaíne 01/01/2024

Ler esse livro, com tantos gatilhos, foi um desafio pra mim. sem dúvidas é uma leitura muito difícil de ser feita, e precisei dar pausas entre capítulos p digerir tudo o que estava lendo. o tema é muito pesado, mas a forma de escrita da autora torna mais fácil de ser lido.

Zanucoli 26/12/2023

Quer ficar revoltado e puto com esse mundo de m#@$@, leia esse livro. Como ela deu a volta por cima e conseguiu sobreviver a isso tudo?! Como?!

Glaucia82 21/12/2023

Dilacerante
Não tenho outra palavra pra descrever a vida dessa criança? Toni é uma sobrevivente quando todas as circunstâncias diziam o contrário. Confesso que precisei parar no meio do livro pra pegar fôlego porem não me arrependo da leitura da leitura, histórias como a da Toni são reais e fingir que elas não existem nos torna tão cúmplices quando os professores, médicos e familiares que passaram pela vida da protagonista.
Um adendo, a cena final foi uma das coisas mais simbólicas que já li, um quebrar de tradições necessário, ela finalmente era dona de si.