O Voto de Lenobia

Kristin Cast

Resenhas - O Voto de Lenobia

Arca Literária 30/05/2014

O Voto de Lenobia
Quando recebi esse livro da Novo século para resenhar fiquei preocupada pois nunca li nenhum livro da série House of night, porém na sinopse ficou bem claro que é uma história de uma dos personagens da série, um spin-off e pude ler independente de ter lido a série.

O fato de ser um romance histórico já me cativou de cara, tendo como cenário a França de 1788, onde as jovens ainda não podiam escolher seus maridos e a escravidão ainda imperava, temos a nossa protagonista Lenobia , filha bastarda de um barão, que após a morte da meia-irmã, a qual é muito parecida, sua mãe a coloca para embarcar no lugar da moça para usurpar o lugar dela que se casaria com rico senhor no “novo mundo”.

Ao embarcar no navio, o que Lenobia não esperava era encontrar o bispo de sua região, um homem macabro, envolvido com magia negra, mulherengo e envolvido em vários crimes com fogo, então logo ela passa a fingir que está enjoada com o navio e evita sair de sua acomodação nos horários onde todos estão fora.

Para respirar um pouco Lenobia sai tarde da noite para visitar os cavalos no estábulo e acaba conhecendo Martin, um moreno muito sensual e lindo que cuida dos cavalos, ele é fruto do amor de uma negra com um branco, e eles acabam se apaixonando durante as visitas de Lenobia. A época que a história se passa faz com que esse amor seja impossível, pois um branco pode ficar com um negra, porém o contrário jamais.

O livro é pequeno e pode ser lido em apenas 1 dia, a narrativa é bem agradável, apenas no final da trama pode parecer uma mudança drástica para quem não leu a série, devido ao aparecimento de vampiros, o que é comum no universo de House of night.

Me surpreendeu bastante a leitura pois não esperava gostar tanto, recomendo a leitura para todos que gostem de romances de época com leve toque sobrenatural.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Leonardy.Negrini 08/12/2022

Amor, Desejo e Fogo
A história de Lenobia Whitehall consegue ser tão ou mais dolorosa do que a terrível história de Dragon e Anastasia.
Infelizmente parece que os vampiros adultos da House of Night não tiveram vidas nem um pouco agradáveis, mesmo Neferet, que não era boa, teve uma infância e adolescência terríveis.
Suaviza, em termos de Lenobia, o aparecimento ou reaparecimento de Martin na saga tradicional na forma de Travis e sua égua percherão.
Vontade de entregar este Bispo em uma destas cadeias modernas [...]
#lerévida #leitura #houseofnight #ovotodelenobia #numero45doano

Beatriz 27/08/2021

Perfeito
Não sei se é porque eu sou muito apegada a romance de época mas esse livro me envolveu de uma forma. Uma palavra maravilhoso, a escrita faz com que você sinta o que a personagem tá passando a dor, agonia, amor e o desejo. O fim do livro está sendo o Estopim para que eu compre a série inteira desses livros porque se livrando spinoff e eu tô muito curiosa pela história é um todo...

Gii Peraro 29/07/2020

Maravilhoso
Eu não sabia o quanto eu precisava desse livro até lê-lo. A história de Lenobia te prende do início ao fim. Li tudo de uma vez sem querer parar ou largar. Você torce por ela e Martin, detesta bispo e se afeiçoa pela freira que a protege. Ela já era minha professora favorita da House of night de Tulsa antes mesmo de eu ler isso e eu agora gosto dela ainda mais. Muito bom. Recomendo com força.

Vanessa Castro 27/07/2020

Gostei do livro, apesar de ser curto, foi bom conhecer o passado da professora Lenobia.

Danielle 29/04/2014

Resenha - P. C. Cast, Kristin - O Voto de Lenobia

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Vane 01/11/2020

Adorei uma história curta mais q nós ajuda a entender um pouco melhor a história de como Lenobia foi marcada.

Nani 12/02/2015

Dá pra ser lido como um romance individual
Sou fã de "House of Night", a série de 12 livros (último publicado outubro de 2014 em inglês e prestes a sair em português neste mês). Li e reli toda a série "principal", que se passa numa escola para um tipo um pouquinho diferente de vampiros. Os vampiros desta série são Marcados como novatos por volta dos 16, 17 anos, com uma tatuagem na testa, por um rastreador, e podem desenvolver afinidades especiais com algum dos 5 elementos: água, terra, fogo, ar ou espírito.

Nessa escola as aulas não são comuns. A professora de Equitação e Cuidadora dos Cavalos na Morada da Noite (House of Night) de Tulsa é a Professora Lenobia. Desde os primeiros livros da série principal gostei dela. Ela é sensível mas forte e ao perceber um carinho de Zoey (a principal protagonista da série) por uma de suas éguas, ela permite que Zoey venha visitar o cavalo para escová-lo e acalmar-se, o que para a adolescente em crise acaba sendo um tipo de terapia.

Em "O Voto de Lenobia" conhecemos a história prévia de Lenobia, filha bastarda de um nobre francês. Após a morte da filha legítima que muito se assemelhava a Lenobia, a "maman" dela a obriga tomar o lugar de Cecile, num barco para o Novo Mundo, onde Cecile se casaria com um dono de terras. A mãe de Lenobia vê aí a oportunidade de dar a filha uma vida nova, longe dos estábulos, da cozinha e dos olhares desejosos de um sacerdote muito do safado. O Bispo, que era cruel e tinha relações com várias mulheres e coroinhas, quisessem eles ou não, já tinha posto seus olhos em Lenobia, moça bonita dos cabelos loiros como palha. Ocorre que o tal Bispo também é enviado para o Novo Mundo, castigado pelo Papa e fará sua viagem no mesmo barco que Lenobia.

(Não gosto de fazer sinopses em minhas resenhas, portanto, paro aqui)

O livro é curto. A história de Lenobia já é um pouco conhecida pelos leitores da série principal: sabemos que ela teve um amor chamado Martin, que não foi possível que ficassem juntos. Sabemos que algo aconteceu a eles envolvendo fogo. Também sabemos que Martin era mulato (na verdade criolo, mistura de raças típica de Nova Orleans, com a pele cor de café com leite e uma cultura toda especial). Vemos como Lenobia se aproximou de seus cavalos e porque os ama tanto e também vemos como ela é marcada.

Para quem não conhece a série de livros, é possível ler o livrinho e apreciá-lo. Acho que a única parte que tal pessoa ficaria sem compreender completamente é a parte em que Lenobia é Marcada. Talvez também passem em branco alguns detalhes, mas nada que impediria uma boa compreensão.

Para quem conhece a série, nesse livro temos um pouco mais de fechamento para a trama paralela de Lenobia. Em "Escondida" (11) de House of Night também temos um pouco de explicações e história. Assim como na outra novela (que fala sobre o Professor Dragon), esta permite que entendamos melhor o que se passa na série principal, já que cada vampiro-professor tem uma história pregressa (alguns bem longa) que o faz agir do modo que age. Assim como quando lemos "O Juramento de Dragon", que explica mais sobre as atitudes do professor de Esgrima e Mestre das Espadas da Morada da Noite de Tulsa em seus ultimos dias, somando este romance à Escondida, a compreensão sobre Lenobia fica completa.

Achei o começo um pouco chatinho e fiquei com medo do Bispo, mas rapidamente entramos no navio Minerva, junto com Lenobia e tudo fica mais interessante e instigante.

Recomendaria? Recomendo (óbvio) para quem lê a série House of Night, para conhecer um pouco mais a Prof. Lenobia, caso goste dela. E também recomendo para quem se interessa por cavalos, por fantasia e até, porque não, por romances históricos.

Releria? Acho que não. Não porque não tenha gostado. Gostei, mas não sinto necessidade e não me apaixonei por ele.

site: http://asletrasdaanne.blogspot.com.br/2015/02/resenha-15-o-voto-de-lenobia-p-c-cast.html

Livros e Citações 21/04/2016

Muito mais que uma professora
Autora: P.C. Cast, Kristin Cast
Editora: Novo Século
Páginas: 160
Classificação: 5/5 estrelas

França, 1788, Lenobia, filha ilegítima de um barão, passou a vida observando sua meia-irmã Cecile ter tudo o que queria. Mas quando Cecile, noiva de um um rico senhor no novo mundo morre, sua mãe tem a ideia de mandá-la em seu lugar para Usurpar a irmã e finalmente ter uma vida digna, mas ao chegar no navio ela descobre que terá que se esquivar do bispo (católico) que é especializado em Magia Negra e é além de tudo um mulherengo.

Ela passa semanas e semanas fugindo dele, afirmando estar doente, e fazedo visitas ao estábulo do navio, onde um belo rapaz um pouco mais velho que ela e tão sofrido quanto, cuida de cavalos da raça Percheron eles se apaixonam, mas nada na vida dos dois foi fácil, porque agora seria.

"Uma grande jornada Um novo amor Um segredo revelado Um voto feito"

Como toda spin-off que se prese, essa pode ser lida como um livro solo, mas obviamente faz mais sentido se você ler após acompanhar a saga. O Voto de Lenobia é uma prequel (pré-sequencia) do livro Escondida, o décimo livro de House Of Night, onde a personagem ganha bastante destaque.

E muito melhor do que os outros livros da saga principal, Lenobia é uma personagem madura desde a adolescência. Sempre fazendo aparições durante a série, a personagem cheia de mistérios tem sua história contada desde quando ela ainda era uma humana, em 1788.

Os dois personagens que mais tem destaque na trama são Martin, o moreno alto, bonito e sensual, típico cara que você veria em um livro histórico de banca, todo suado e charmoso ao lado de todos aqueles cavalos, alguém importante tanto no presente quanto no futuro, impactando em futuras decisões de Lenobia. E o outro é o Bispo, o lado obscuro da história, tão asqueroso que é capaz de colocar Neferet debaixo do chinelo e sambar de tão cruel.

O Voto de Lenobia começa repleto de angústia, até tomar um rumo de romance , e retornar ao drama. Com poucos personagens e páginas que mal dão para o gosto, as autoras conseguiram fechar melhor os pontos e desenvolver o enredo. Pouco a pouco vemos como Lenobia tornou-se a professora da Moradia da Noite, mas como ela também é mais do que isso.

Resenha por: Colaborad

site: http://www.livrosecitacoes.com/

Carol 02/06/2020

Um dos melhores spin-offs da série
Muito delicado e sútil. Transmite toda a delicadeza da personagem.

Patty 15/07/2014

Adorei!
Mais um excelente spin-off de House Of Night.
Muito interessante ver como Lenobia sofreu antes de virar a professora vampira amada de House Of Night e como seu grande amor morreu em nome dela q jurou nunca mais o esquecer.
Para quem é apaixonada pela série HON, esse livro não pode faltar na sua lista!

Anna.Rinco 22/02/2019

Cavalos e alegria...ou nem tanto
Lenobia é uma das personagens mais queridas da série House of Night. E com esse curto livro só seu a autora consegue mostrar como sua vida sofreu várias reviravoltas antes de ser finalmente marcada.
Em uma época repleta de preconceitos e proibições para as mulheres, Lenobia se vê livre junto aos cavalos que também embarcaram para o Novo Mundo junto com ela. Graças a seu amor por esses animais, ela também vai conhecer seu eterno companheiro.
O livro é cativante e tem um final marcante e cruel. Seu único defeito é que acaba rápido demais

Rosy.Lira 04/03/2019

Surpreendente
Lenobia uma das minha personagens preferidas se vê em um navio embarcando para o novo mundo. Ela se passa por sua meia irma cecilcecile mas não contava que no barco encontraria o cruel e maligno Bispo. Para fugir dele para nao ser desmascarada ela busca refúgio em.sua cabine e em u.porao de cargas onde se tem.doia percheroes e um mulate de olhos de verde oliva. Nisso uma amizade se torna uma amor ele seu companheiro eterno . Em muitas reviravoltas com drama fogo amor desespero e vampiros.