História Ilustrada do Mundo Antigo

História Ilustrada do Mundo Antigo Dominic Rathbone

Resenhas - História Ilustrada do Mundo Antigo

Pandora 12/11/2020

Em alguns momentos entre 2018 e hoje, achei que nunca ia terminar de ler "História Ilustrada do Mundo Antigo". Todavia, a vida me mostrou novamente: NUNCA é muito tempo e uma hora até os livros longos são finitos.

O livro não é um estudo de forma nenhuma, ele está mais para mini-enciclopedia ilustrada. É feito de tópicos (cotidiano, religião, guerra, economia, geografia) sobre as quatro sociedades complexas do Mundo Antigo mais conhecidas: Égito, Grécia, Roma e Mesopotâmia. A leitura é uma viagem lúdica e didática cheia de informações e curiosidades.

O ponto forte do livro realmente são as ilustrações, a maior parte delas nativas do século XIX, então há muito embranquecimento em relação aos Egípcios, essa crítica precisa ser feita sempre e enfraquece sim a amizade com o livro.

No mais, as ilustrações abarcam: embacações, moedas, vestuário, divindades, objetos de uso pessoal, espaços públicos, brinquedos. Dão uma visão boa dessas sociedades em específico.

Não tem nada além de linhas do tempo sobre outras sociedades que se desenvveram pelo mundo a fora de forma contemporânea ao Egito, Grécia, Mesopotâmia e Roma, oferecendo, consequentemente, o total de 0 apoio ao estudo e ensino da História dos povos da Ásia, América, Oceania e Europa Ocidental pré-cristã.

O livro tem bibliografia, índice remissivo e uma breve nota sobre o organizador e os autores responsáveis por ajudar ele no processo de criação desse material.

E sim, valeu a pena o investimento, espero poder usar nas aulas dos sextos anos em breve.