Perspicácia

Perspicácia Marco Antonio Rodrigues

Resenhas - Perspicácia

Fernanda 10/09/2017

Ótimo livro
O Marco Antonio fala através de tópicos sobre o comportamento humano, sobre o mundo que vivemos. Os capítulos são temas, como por exemplo: Muletas, Veículos, Vida comandada, Culpa, Onde está a satisfação?, Cães, Feliz oportunidade nova.... etc.

Cada tópico debatido traz reflexões muito interessantes, por muitas delas eu me identifiquei, ou identifiquei alguém, acabei vendo e analisando fatos do mundo que eu não tinha analisado antes.

Mas se vocês pensam que é um livro talvez cansativo, adianto que não é, a leitura é rápida e envolvente. Este livro traz um pouco de realidade para nossos momentos de leitura. Uma realidade interessante e que fará cada um de nós crescermos um pouquinho mais na vida.

Super recomendo!!!

site: http://trilhas-culturais.blogspot.com.br/2016/03/resenha-perspicacia.html

Paraíso das Ideias 08/03/2016

Olá Pessoal!!!

Essa parceria me foi proposta há alguns meses atras ( Eu sei estou atrasada... ). Imaginem meu momento de euforia quando esse escritor me mandou uma msg no facebook
perguntando se eu "gostaria" de conhecer a obra dele e compartilhar com vocês a minha opinião!!! Eu dava pulos de alegria e assim fiquei até a chegada do livro, que inclusive veio autografado e com dedicatória!!! Me apaixonei *-*
Passei por varias turbulências e bagunças, e confesso que a maior delas é sem duvida minha lista de livros para ler... Sem falar em final de semestre na faculdade! A unica coisa que me acalmou foi que esse gentil escritor me tranquilizou dizendo que eu deveria ler no meu tempo e não precisava ter pressa.
De certa forma não daria pra ler de outro jeito...

O livro não é devorável, e não que isso seja uma critica.. JAMAIS!! Ele, como a sinopse já diz, é feito em cronicas, e são inúmeras, cada uma relacionada a algo do nosso cotidiano, sendo assim, não se pode fazer mais nada a não ser ler e refletir...
Definitivamente ele não foi escrito pra ficar na estante, mas sim na cabeceira da cama, ou em qualquer outro lugar que te permita fácil acesso naquele momento confuso ou de reflexão.
As crônicas são maravilhosas e vem acompanhadas de palavras de incentivo e atitude, te fazem refletir sobre todos os sentidos da vida e os acontecimentos comuns do dia-a-dia.
A escrita é calma e apesar das palavras muita bem escolhidas pelo autor que podem ser desconhecidas para alguns, isso não atrapalha em nada a leitura... pelo contrário, torna o percurso mais bonito e imponente.
Espero que tenham ficados curiosos e que resolvam lê-lo, nunca resenhei crônicas então sinceramente ter sido clara com relação a minha opinião, eu amei o livro e ele virou meu conselheiro kkkkk

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

Gisela.Bortoloso 27/02/2016

PERSPICÁCIA - O APRENDIZ E A VIDA
Alguns livros chegam em nossas mãos por puro acaso e Perspicácia - O aprendiz e a vida do Marco Antonio Rodrigues é um bom exemplo disso. O Autor me enviou o livro para resenha e eu iniciei sua leitura numa época da minha vida em que seu conteúdo veio bem a calhar, me ajudando a superar uma perda muito difícil.

Li o livro aos poucos, quase que um texto de cada vez, porque precisava de um tempo para ir absorvendo a essência de cada um deles. São 77 textos diversificados, pequenos e de fácil compreensão, que seguem uma mesma linha de raciocínio, com o objetivo de levar o leitor a olhar para dentro de si mesmo, tirando-o de sua zona de conforto, mostrando como podemos ir mais além, ou simplesmente nos levando a compreender que a vida é feita de altos e baixos e cabe somente a nós vive-la da melhor maneira possível.

"Que possamos romper de vez essa couraça de ego que nos impede de sermos felizes e que aprendamos a saborear os magníficos, vivificantes, engradecedores e salutares aprendizados que a vida, a todo momento, nos oferece."

Cada texto tem no seu final um verbo que sugere uma atitude a ser tomada pelo leitor, motivando-o a agir, mostrando que nem tudo é como gostaríamos, muitas vezes até porque nós ainda não estamos preparados para viver o "felizes para sempre".

"Os ser humano ainda não tem condições de conviver ininterruptamente nesse paraíso de satisfação. Os diversos mecanismos que compõem a complexidade humana clamam por essas oscilações."

Enfim, em cada um destes textos encontrei palavras motivadoras, apesar de algumas serem acompanhadas de um bom puxão de orelha. Muitas das vezes concordava com o autor, achando-o sábio, outras nem tanto, mas na maioria delas acabava simplesmente aceitando, absorvendo e refletindo.

"Todos somos bons em algo, nossos talentos, ou a falta deles, se destacam ou se camuflam, dependendo unicamente do ambiente em que estejamos"

Somos humanos, imperfeitos, medrosos e contraditórios, mas perfeitamente capazes de amar, mudar, vencer, basta "um pouquinho" de boa vontade e perseverança. Então, Desperte-se, Despeça-se, Reviva, Responsabilize-se, Perceba, Rompa, Desate-se, Emocione-se, Recomece...

site: http://www.lerparadivertir.com/2015/12/perspicacia-o-aprendiz-e-vida-marco.html

Cabine de Leitura 10/11/2015

Aprecie sem moderação.
Costumo dizer que este tipo de livro é para ser digerido aos poucos, é o clássico livro de cabeceira e o livro Perspicácia se encaixa perfeitamente neste estilo de leitura. Por mais que me senti instigada a devorar todo o livro de uma só vez, me contive a apreciei cada uma das 77 crônicas.
São crônicas que tem como temática a vida, o que torna um tanto quanto difícil resenhar este gênero literário.
A leitura me proporcionou uma montanha russa de emoções, momentos de sentimentalismo e reflexão sobre diversos assuntos e distintos pontos de vistas que nos abre os olhos para o que sempre esteve as nossas vistas.

Vamos ler sobre os avanços tecnológicos que extinguiu comportamentos e ditou novos parâmetros, sobre a importância de se cuidar, cuidar do seu eu, seu corpo, amar-se acima de tudo. Sobre religião, vida e morte, mas tudo ditado com imparcialidade por parte do autor

Hoje compreendo que meu entendimento é único, e que uma uva será sempre uma uva, mas que essa uva pode estar doce, azeda, amarga insossa...O paladar é de quem a estiver degustando. -Página 56

Uma crônica que me chamou atenção é Corpo Invisível que retrata o bom observador, que descreve como é fácil se deixar levar por momentos ou sentimentos passageiros, mas não para o sagaz observador

O bom observador usa sempre os óculos do bom senso, com as lentes da justiça, que o alertam quando ele está observando com olhos do protecionismo, do favoritismo, da vantagem... -Página 51

Marco nos faz refletir sobre o verdadeiro líder e aquele que é ditador, e que estão disseminados por todos os cantos,seja em um simples jogo de futebol até mesmo em centros espiritualistas, levando a toda sorte os desprovidos de autenticidade. O autor finaliza essa crônica com um alerta: Questione-se!

O autor fala da nossa árdua missão na Terra, que por mais simples que seja as situações estamos sempre a prova e nos mostra os dilemas com que nos deparamos no decorrer da caminhada terrena.

Devemos sarar, mas antes devemos machucar. Quantos não se machucam evitando errar? -Página 81

A diagramação está ótima, com fontes que facilitam a leitura apesar das folhas serem brancas e a arte de capa é modesta, mas que transmite um beleza um tanto quanto nostálgica.

Não vi o livro como auto-ajuda, o vi como uma união de textos extremamente inteligentes em seus conteúdos, que em sua maioria descreve os dois lados da moeda dos diversos assuntos abordados. Nada em excesso, tudo muito bem argumentado pelo autor e que nos desperta para assuntos que muita das vezes passa despercebidos na constante correria da vida.

Clube do Livro 10/07/2015

" Precisamos nos perder para podermos nos encontrar. "
Os textos apresentados nesse livro levam a uma reflexão pessoal sobre: vida, amor, amizade, natureza, convívio, ética, moral, sociedade e etc...

É quase uma viagem a existência na qual, através do olhar do autor, muitos textos nos leva a refletir sobre os nossos comportamentos e atitudes.

Com as suas palavras o autor nos mostra a sabedoria cotidiana em várias situações.

Os textos são reflexivos, mas de fácil compreensão.

A leitura é algo extremamente agradável, porém não é uma leitura rápida, pois a cada texto, temos que fazer uma pausa para pensar e absorver as ideias, as mensagens e as lições contidas em cada texto.

Esse livro é para todas as pessoas que, além do entretenimento, gostam de uma leitura de reflexão.

Existe um toque de sabedoria em cada página, que deve ser lida e apreciada como se aprecia um bom vinho: sem pressa e saboreando cada novo gole.

Quotes:

"A morte ora captura a vida, ora é perseguida por ela... "

" Procuro preservar o que tenho por desconhecer aquilo que não tenho. "

" Ninguém mente convincentemente logo nas primeiras mentiras... "

" Precisamos nos perder para podermos nos encontrar. "

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2015/06/resenha-revisada-perspicacia-o-aprendiz.html

Adriana Igrejas 29/12/2014

Lendo Perspicácia
Quem já leu Perspicácia conhece a qualidade dos textos de Marco Antônio. Cada texto te surpreende em um nível diferente. As reflexões são profundas. Lógico, que são textos que exigem do leitor. O vocabulário é rico, ele usa frequentemente analogias que demandam certa cultura, o que não torna o texto uma leitura fácil. Não é uma leitura rasa, mas cheia de incríveis camadas de significado, com qualidade literária raramente vista hoje em dia. Maravilhada é a palavra para retratar como me senti e me sinto toda vez que leio um texto deste autor.
Marco Antonio 29/12/2014minha estante
Obrigado pelo lustroso comentário.
Suas palavras foram um belo presente de final de ano.
Abraço.

Kelly 27/11/2014

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

Gi 02/07/2014

Perspicácia - O aprendiz e a vida
Cheios de metáforas e analogias os textos desse livro são ensinamentos diários que devem ser repassados a todos que conhecemos. Cada texto aborda um tema diferenciado que nos leva a uma reflexão mais profunda de nós mesmos. Mais de uma vez me peguei pensando em minha própria vida e colocando certas atitudes em prática porque o livro me direcionou a isso.

Os textos visam mostrar detalhes comuns do ser humano de uma ótica bem diferente e traz ensinamentos importantes para que possamos manter o equilíbrio e a harmonia.

No fim de cada texto você encontra uma sugestão, sempre no imperativo, de coisas que deve fazer, como Reavalie, Despeça-se, Reviva e Anteveja. Coisas simples, mas que parecem despertar nossa consciência para o que nos fará bem de verdade.

Fiz inúmeras marcações enquanto lia esse livro e precisei compartilhar com meus amigos do facebook, são coisas tão cheias de significado que fico feliz que alguém tenha tido a iniciativa de colocá-las no papel para que mais pessoas possam se guiar.

O autor não tem papas na língua, fala de forma direta, mas nada abusiva ou ofensiva, acredito que o fato de se utilizar de uma linguagem sem rodeios faz toda a diferença para se atingir o alvo esperado.

Infelizmente encontrei uns errinhos de digitação, acho que a editora pode dar uma verificada para as próximas edições, mas, honestamente, isso não me incomodou tanto, porque a mensagem foi no que mais foquei.

E não cometam o erro de acreditar que se trata de um livro de "auto-ajuda", porque não tem nada a ver com isso, como vocês podem encontrar na própria orelha do livro: "Perspicácia - O aprendiz e a vida reúne 77 textos diversificados, todos elaborados com propósitos saudáveis, com objetivos impulsionadores e estimulantes."

Eu realmente recomendo esse livro para qualquer pessoa, esteja ela passando por alguma crise ou não. É um livro extremamente interessante com algo que, tenho certeza, irá tocar você, te fazer refletir e te estimular em vários aspectos. Leia Perspicácia - O aprendiz e a vida.

site: http://www.oblogdasan.com/2014/07/de-tudo-um-pouco-devaneios-da-gih.html
Marco Antonio 02/07/2014minha estante
Olá Gih. Estou muito contente com sua resenha. Obrigado. Depois me passa o link para divulgar.
Abraço.

Jeniffer Viana 02/05/2014

Perspicácia - Resenha originalmente publicada em meu blog, Doce Sabor dos Livros
Quer conferir as minhas impressões sobre esse livro?
Acesse o link abaixo! É rapidinho e você não vai se arrepender.

site: http://docesabordoslivros.blogspot.com.br/2014/04/resenha-perspicacia.html

Joyce 29/01/2014

Resenha do blog Entre Páginas e Sonhos
Perspicácia é um livro com 77 reflexões do autor sobre diversos temas como dores, talentos, tédio, falta de contato, exemplos, despedidas, vida e morte, entre outros. Todos os temas são tratados com um ponto de vista muito interessante e direto, ou seja, me fez refletir sobre cada um deles, principalmente, sobre pontos que nunca havia pensado mais profundamente.

Quem nunca pensou sobre a morte, sobre as consequências de um ato, sobre a dor, sobre a dificuldade da despedida, sobre novas oportunidades e sobre sentimentos negativos ou positivos? Essas questões sempre estão presentes na consciência humana e quando lemos sobre esses assuntos, alguns pontos se tornam mais claros e deixam de ser um bicho de sete cabeças.

"Todos que vencem seus dragões reconhecem que a fera não era tão poderosa quanto imaginavam." pág 98

O livro é um auto-ajuda e acho que esse gênero nos passa mensagens boas e dão exemplos de como melhorar nossa vida, apesar de nem sempre colocarmos em prática o que aprendemos. Com o livro, eu pude pensar em vários assuntos que nos rodeiam e ele me ajudou a vê-los de outra forma. Esse não é o gênero que mais leio, porém de vez em quando gosto de ter essa experiência.

O interessante é que no final de cada reflexão encontramos uma frase que o resume. Achei isso muito bem pensado e são, por exemplo: reavalie, desperte, despeça-se, responsabilize-se, recomece, perceba, apoie-se, recapitule, ame-se, imponha-se, doe-se, recrie, resolva-se, aproveite, creia, aceite-se, desapegue-se, entre outros.

Essas palavras carregam com elas sentimentos muito fortes e mostram com ações o que podemos fazer para conquistar nossos objetivos. A diagramação é simples, as páginas são brancas e a capa está simples, mas bonita. Achei a leitura muito válida e recomendo para quem quer se aprofundar mais nas questões da vida.

site: http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

Amanda's Tale 13/09/2013

Marco Antonio Rodrigues - Perspicácia
Olá pessoal. Vim trazer mais uma resenha para vocês, de um autor brasileiro. Ele é parceiro do blog e me enviou o livro para fazer a resenha. Então vamos começar.
O que seria perspicácia? Pesquisando pela internet vim um significado interessante “perspicácia é a característica da pessoa que tem facilidade de perceber alguma coisa; que entende com facilidade o que a maioria das pessoas acha difícil de perceber.”
Os sinônimos dessa palavra pode ser sagacidade, esperteza, sutil... E neste livro o autor reuniu 77 contos com vários tipos de textos, onde por vezes ele fala sobre superação, aceitação, espírito, cotidiano, emoções, introspecção. Ele aborda tema como dores, aflições, motivação, fé.
São contos bem reflexivos onde faz você perceber o sentido da vida, onde você se torna um simples aprendiz.... O autor mostra a vida com seu aprendizado... E faz com que olhamos com uma visão perspicaz.
Cada conto, você vê narrativa simples, mas tão peculiar, única, onde o autor expressa várias sensações e com isso faz com que o leitor sinta as mesmas emoções. Com esses contos você tira um grande aprendizado e uma experiência única.
É um livro onde autor tentar se expressar com várias artimanhas, para prender o leitor a cada página. Os contos tem um sentido revigorante. Espero que vocês apreciem. E super recomendo esse livro, para todos aqueles que desejam ter uma perspicácia perante a vida. E a cada final dos contos o autor coloca uma palavra com um sentido do conto, como se tivesse nos ajudando, fazendo com que a gente se conscientize.

Editora: LP Books
Páginas: 176

site: amandastale.blogspot.com

Refúgio Literário 10/08/2013

Textos capazes de te fazer refletir sobre muitos problemas de nossa vida. Um livro que possui uma maneira diferente de escrita e que consegue enxergar o mais profundo do ser humano. Assim defino o livro Perspicácia – O Aprendiz e a Vida Marco Antônio Rodrigues.

Quando recebi o livro do autor, já me encantei pela capa que mostrava como ele seria: totalmente reflexivo e apaixonante. O livro não segue nenhuma historia em si, mas sim tem vários textos de assuntos diversificados e cotidianos tratados de uma maneira que você nunca leu.

Digo que Perspicácia é um livro que deve ser consultado não somente uma vez, mas sim que deve ser lido todas as vezes que você estiver precisando de conselhos e reflexões sobre algum problema ou situação de sua vida. Cada um dos 77 textos do livro traz uma palavra em forma de conselho no seu final, palavras como: Mostre-se, Responsabilize-se, Usufrua, Agrade-se, imponha-se, entre outras.

O AUTOR
É difícil definir qual texto me chamou mais atenção, mas posso lhes dizer que cada um me mostrou algo sobre a vida, sobre as pessoas e sobre o mundo de uma maneira tocante e que cada um me prendia cada vez. Porém diferentemente do que faço com todos os livros (que quando pego, leio até o final), guardei Perspicácia, para ser lido com calma e um texto de cada vez, para que cada um tivesse sua reflexão finalizada e que eu aplicasse cada conselho em meu cotidiano.

Quando você se sentir só, triste, alegre, sem forças, com pouca ou muita fé, é o livro de Marco Antônio Rodrigues que você deve degustar, com calma e atenção para que cada texto não seja apenas lido, mas sim sentido e aplicado. Leia Perspicácia – O Aprendiz e a vida, e enxergue o mundo de uma maneira que nunca imaginou.

Lucas 24/07/2013

Pespicácia

O orgulho me tomou e me envaideceu quando recebi pelo correio o meu primeiro livro de parceria do Estante. O livro possui não só a qualidade editorial da Lp Books, como também a excelência literária do autor Marco Antônio Rodrigues.

Perspicácia contém 77 crônicas que abrangem e tocam a natureza humana como um todo, fazendo com o que o autor mergulhe em um emaranhado de emoções diversas.

Com exemplos claros e simples, Marcos descreve a vida sempre com um toque de fábula, fazendo com que as alegrias do dia-a-dia, as tristezas, os desafios, os tabus, e as visões que temos e que podemos ter de tudo aquilo que nos cerca física ou espiritualmente.

“As pequenas contribuições geralmente proporcionam faraônicas alegrias e extasiantes satisfações”
(Trecho de “Deixar” página 134)

Sensibilize-se, anteveja, rompa, fiscalize-se, desate-se, preserve, vislumbre, todas estas palavras, a meu ver, são conselhos que o autor coloca no final de cada texto. Uma única palavra, não para resumir a ideia central do que foi escrito, mas para que o texto crie sua própria extensão na mente do leitor.

O subtítulo “O aprendiz e a vida” revela mais sobre o livro. Cada narrativa contida nele contém uma sabedoria singular, se tornando um aprendizado para aqueles que se dispõem a ler.

“Todos que vencem seus dragões reconhecem que a fera não era tão poderosa quanto se imaginava”
(Trecho de “A Dor tatuada na alma” página 98)

Agradeço ao autor Marco Antonio Rodrigues pela parceria com o blog e pela oportunidade de conhecer uma obra com tamanha qualidade, pois a sabedoria contida no livro é vasta, fazendo dele um grande ensinamento.

thirtywishes 30/06/2013

Por mais jovem que eu ainda seja, a vida já me pregou algumas peças colossais; artimanhas maldosas que, honestamente, não sei até hoje como consegui superar. Quando recebi pelo correio Perspicácia, enviado para mim pelo próprio autor Marco Antonio Rodrigues, acabei me sentindo um pouco nostálgico quanto a essas dores do passado. Não esperava que fosse encontrar uma obra tão completa sobre as diversas fases da vida. Mas como nunca fui de abandonar o barco por causa de previsão de tempo, larguei de manha e me prestei a ler pelo menos um texto por dia, em uma espécie de maratona perspicaz. E hoje, posso dizer que cheguei na linha de chegada com o orgulho de um vencedor.

Curioso? Continue a ler a minha resenha no site: http://www.escolhendolivros.com.br/2013/06/perspicacia-marco-antonio-rodrigues-por.html

Simony 08/04/2013

Perspicácia, O aprendiz e a vida
Resenha:

O livro é um ensinamento diário, mostra que vivemos em um mundo que precisamos nos habituar, adaptar, para vivermos bem com o próximo.
Nos mostra como preferimos nos cegar quando os governantes nos tiram o que é nosso por direito, privam a classe menos favorecida, não temos igualdade. Como o planeta esta doente, retiramos tudo para proveito próprio, tudo o que a Terra de bom grado nos oferece, e o que damos em troca?
Revela como somos mesquinhos, temos um apego, algo que somos orgulhosos em exibir para merecimento próprio e desmerecimento do próximo. Desapegue-se.
Ninguém nasce sozinho e durante toda a nossa vida, inclusive adulta, temos ajuda, mas quais são na verdade nossas "muletas"? Nos tornamos uma espécie de loucos dependentes, dependentes de qualquer coisa ou qualquer pessoa.
O ensinamento para o bem viver, ensinamentos que nossos cérebros já sabe, mas que nossas ações teimam em contrariar. Como algumas condutas mascaradas de boas mas que o resultado serve apenas para nosso auto merecimento.

Feliz oportunidade nova - Recomece.

" Inúmeros seres humanos gostariam trocar de corpo..."
" O problema não está no corpo..."
" O corpo só é fraco quando o espírito é raquítico!"
" Válvulas de escape são necessárias para relaxar e aliviar as tensões acumuladas. "
" Desejos e obstáculos andam sempre juntos."

Nossa! Que livro magnífico! Nunca li nada igual.

Logo no primeiro capítulo já me deu um acorda cego! foi um daqueles momentos que você pensa, como uma coisa tão obvia para o mal e mesmo assim somos conivente e até participamos ativamente?!
Lendo este livro me imaginei conversando com um homem sábio, como se eu fosse uma criança conversando com um adulto, e que este adulto me explicasse todos os passos da vida, até a capa me visualizei ao lado do sábio... Viajei legal!
Um livro maravilhoso para pessoas de mente aberta e caráter, que além de ler ponham em prática estes preciosos conselhos durante todo os momentos que enfrentarem.
Já ouviram a historia do escorpião que picou o bom moço mesmo o tendo salvo? Porque cada um dá aquilo o que tem?
Pois bem, Marco Antonio Rodrigues deu tudo o que ele possui, ensinamento e sabedoria para toda a nossa vida. Um livro que vale muito a pena ler, muito a pena por em prática e muito a pena dividir com o próximo.
Como é maravilhoso quando humildemente abrimos nosso corações e aceitamos dádivas que ajustam melhor a nossa vida e fortalece o nosso espírito.
Nunca tinha antes tinha encontrado em um livro de auto ajuda o que encontrei em Perspicácia O aprendiz e a vida.
Recomendo para todos que queiram viver a vida ao máximo. É um livro muito bem escrito e fácil de entender. Para quem já leu, certamente contribui para sua trajetória existencial. Obrigada.