Perspicácia

Perspicácia Marco Antonio Rodrigues

Resenhas - Perspicácia

Simony 08/04/2013

Perspicácia, O aprendiz e a vida
Resenha:

O livro é um ensinamento diário, mostra que vivemos em um mundo que precisamos nos habituar, adaptar, para vivermos bem com o próximo.
Nos mostra como preferimos nos cegar quando os governantes nos tiram o que é nosso por direito, privam a classe menos favorecida, não temos igualdade. Como o planeta esta doente, retiramos tudo para proveito próprio, tudo o que a Terra de bom grado nos oferece, e o que damos em troca?
Revela como somos mesquinhos, temos um apego, algo que somos orgulhosos em exibir para merecimento próprio e desmerecimento do próximo. Desapegue-se.
Ninguém nasce sozinho e durante toda a nossa vida, inclusive adulta, temos ajuda, mas quais são na verdade nossas "muletas"? Nos tornamos uma espécie de loucos dependentes, dependentes de qualquer coisa ou qualquer pessoa.
O ensinamento para o bem viver, ensinamentos que nossos cérebros já sabe, mas que nossas ações teimam em contrariar. Como algumas condutas mascaradas de boas mas que o resultado serve apenas para nosso auto merecimento.

Feliz oportunidade nova - Recomece.

" Inúmeros seres humanos gostariam trocar de corpo..."
" O problema não está no corpo..."
" O corpo só é fraco quando o espírito é raquítico!"
" Válvulas de escape são necessárias para relaxar e aliviar as tensões acumuladas. "
" Desejos e obstáculos andam sempre juntos."

Nossa! Que livro magnífico! Nunca li nada igual.

Logo no primeiro capítulo já me deu um acorda cego! foi um daqueles momentos que você pensa, como uma coisa tão obvia para o mal e mesmo assim somos conivente e até participamos ativamente?!
Lendo este livro me imaginei conversando com um homem sábio, como se eu fosse uma criança conversando com um adulto, e que este adulto me explicasse todos os passos da vida, até a capa me visualizei ao lado do sábio... Viajei legal!
Um livro maravilhoso para pessoas de mente aberta e caráter, que além de ler ponham em prática estes preciosos conselhos durante todo os momentos que enfrentarem.
Já ouviram a historia do escorpião que picou o bom moço mesmo o tendo salvo? Porque cada um dá aquilo o que tem?
Pois bem, Marco Antonio Rodrigues deu tudo o que ele possui, ensinamento e sabedoria para toda a nossa vida. Um livro que vale muito a pena ler, muito a pena por em prática e muito a pena dividir com o próximo.
Como é maravilhoso quando humildemente abrimos nosso corações e aceitamos dádivas que ajustam melhor a nossa vida e fortalece o nosso espírito.
Nunca tinha antes tinha encontrado em um livro de auto ajuda o que encontrei em Perspicácia O aprendiz e a vida.
Recomendo para todos que queiram viver a vida ao máximo. É um livro muito bem escrito e fácil de entender. Para quem já leu, certamente contribui para sua trajetória existencial. Obrigada.

Adriana Igrejas 29/12/2014

Lendo Perspicácia
Quem já leu Perspicácia conhece a qualidade dos textos de Marco Antônio. Cada texto te surpreende em um nível diferente. As reflexões são profundas. Lógico, que são textos que exigem do leitor. O vocabulário é rico, ele usa frequentemente analogias que demandam certa cultura, o que não torna o texto uma leitura fácil. Não é uma leitura rasa, mas cheia de incríveis camadas de significado, com qualidade literária raramente vista hoje em dia. Maravilhada é a palavra para retratar como me senti e me sinto toda vez que leio um texto deste autor.
Marco Antonio 29/12/2014minha estante
Obrigado pelo lustroso comentário.
Suas palavras foram um belo presente de final de ano.

Gustavo 23/01/2013

Resenha Perspicácia - Leitores Compulsivos
Eu gostei bastante da leitura deste livro, é uma leitura rápida, fácil e muito sabia, como se diz na sinopse ele é um livro de contos, eu não diria que ele seria um livros de contos, e sim, um livro de reflexões onde é abordado diversos assuntos como amor, amizade, mentira, morte e diversas outras coisas. Eu diria que ele é um livro para ajudar os seus pensamentos e sua alma, pois quanto você lê as reflexões sabias que o autor aborda no livro, algumas falam de coisas simples, porém que você ainda não tinha parado pra pensar e fica totalmente boquiaberto por pensar daquele jeito. As reflexões te causam estranhamento, risadas, choros e pensamentos que fazem você se voltar a si e olhar dentro de você, as reflexões causam esta profundidade nos seus pensamentos, pois o autor consegue abordar os temas que estão escondidos de forma sombria em sua mente e através de palavras, traz a tona esses temas em formas de sentimentos e pensamentos que nem você mesmo tinha conhecimento de existir. As minhas palavras sobre este livro são essas, eu adorei as reflexões do livro, e algumas me ajudaram bastante, e outras eu trouxe para a minha vida e refleti bastante, este é um livro que reflexão que toda pessoa tinha que ler para refletir sobre seus verdadeiros sentimentos e suas atitudes! Quotes - "O bom observador usa sempre os óculos do bom senso, com as lentes da justiça, que o alertam quando ele está observando com os olhos do protecionismo, do favoritismo, da vantagem..." - "Qualquer que seja o estado emocional que uma pessoa vivencie, ela o transmite, a todo momento. Não faltam transmissores, os receptores é que estão escassos." - "Quem maltrata um animal é comandado pela ignorância, pela brutalidade, e está muito distante da civilidade. E, portanto, nada mais é do que um amontoado de carne dominado por instintos que o incapacitam de se humanizar" - "Todos, sem exceção, estamos fadados a crescer. E, mesmo que você não queira, terá que se despedir da infância, depois da adolescência. Mais adiante, a juventude acenará com a mãozinha dando tchau e lhe apresentará a maturidade que anda de mãos dadas com a velhice, a qual, por sua vez detona o término"

leia mais em : http://vampleitores.blogspot.com.br
Marco Antonio 28/01/2013minha estante
Ola Gustavo. Gostei muito de sua resenha, foste fidedigno com meus propósitos, resumiu com muita tranquilidade, exatamente o que desejo causar no leitor.
Os QUOTES foram a cereja do bolo, o ponto G de sua resenha. Quando bem escolhidos - como no seu caso - os QUOTES são ferramente poderosíssimas no aguçamento do leitor. Belo trabalho.

Gi 02/07/2014

Perspicácia - O aprendiz e a vida
Cheios de metáforas e analogias os textos desse livro são ensinamentos diários que devem ser repassados a todos que conhecemos. Cada texto aborda um tema diferenciado que nos leva a uma reflexão mais profunda de nós mesmos. Mais de uma vez me peguei pensando em minha própria vida e colocando certas atitudes em prática porque o livro me direcionou a isso.

Os textos visam mostrar detalhes comuns do ser humano de uma ótica bem diferente e traz ensinamentos importantes para que possamos manter o equilíbrio e a harmonia.

No fim de cada texto você encontra uma sugestão, sempre no imperativo, de coisas que deve fazer, como Reavalie, Despeça-se, Reviva e Anteveja. Coisas simples, mas que parecem despertar nossa consciência para o que nos fará bem de verdade.

Fiz inúmeras marcações enquanto lia esse livro e precisei compartilhar com meus amigos do facebook, são coisas tão cheias de significado que fico feliz que alguém tenha tido a iniciativa de colocá-las no papel para que mais pessoas possam se guiar.

O autor não tem papas na língua, fala de forma direta, mas nada abusiva ou ofensiva, acredito que o fato de se utilizar de uma linguagem sem rodeios faz toda a diferença para se atingir o alvo esperado.

Infelizmente encontrei uns errinhos de digitação, acho que a editora pode dar uma verificada para as próximas edições, mas, honestamente, isso não me incomodou tanto, porque a mensagem foi no que mais foquei.

E não cometam o erro de acreditar que se trata de um livro de "auto-ajuda", porque não tem nada a ver com isso, como vocês podem encontrar na própria orelha do livro: "Perspicácia - O aprendiz e a vida reúne 77 textos diversificados, todos elaborados com propósitos saudáveis, com objetivos impulsionadores e estimulantes."

Eu realmente recomendo esse livro para qualquer pessoa, esteja ela passando por alguma crise ou não. É um livro extremamente interessante com algo que, tenho certeza, irá tocar você, te fazer refletir e te estimular em vários aspectos. Leia Perspicácia - O aprendiz e a vida.

site: http://www.oblogdasan.com/2014/07/de-tudo-um-pouco-devaneios-da-gih.html
Marco Antonio 02/07/2014minha estante
Olá Gih. Estou muito contente com sua resenha. Obrigado. Depois me passa o link para divulgar.

Aggie 30/11/2012

Resenha: Perspicácia
Confesso que me apaixonei por este livro. De início, quando o recebi em meu e-mail, pensei que seria só mais uma leitura entre muitas. Mas logo pude reconhecer que estava errada. Este livro é magnífico! Ótimo para quem quer ler sem compromisso e aleatoriamente, em um dia de folga, para relaxar.

Perspicácia reúne 77 textos (crônicas) pequenos e que vai direto ao ponto, meio auto-ajuda e totalmente despido em relação as pequenas coisas do nosso cotidiano, desmascarando certas atitudes medíocres.

O título já diz tudo:

Perspicácia é de uma forma bem ampla de “esperteza” ou a capacidade de pescar as coisas no ar e entender rapidamente o contexto de uma situação ou ideia. Esperteza é a qualidade de pensar rápido e de acordo com a circunstância, é a inteligência contextual.
O livro nos enriquece com as sábias palavras muito bem escrita pelo autor. Fazendo-nos questionar sobre variados estilos de temas (e quando digo variados, é porque são vários estilos de textos, para todo o tipo de gente, problemas, alegrias e etc...).
Um livro para ser carregado na bolsa, e ser lido em uma parada de descanso no trabalho, em um passeio relaxante no campo, shopping ou biblioteca.
Um livro, de autoria brasileira, que com toda a certeza caros leitores. Vale a pena ler.
Marco Antonio 28/01/2013minha estante
Olá Agatha. Sua resenha foi a primeira e tudo que é o primeiro ocupa um lugar privilegiado.
Você salientou com muita sabedoria a ligação que o Trabalho possui com os pequenos tempos vagos, pois os textos são soltos e independentes, portanto não exige leitura desenfreada.
Sua avaliação foi impulsionadora e me encorajou a buscar outras avaliações. Muito obrigado. Abraço.

Cat 11/01/2013

Uma Boa Surpresa
A primeira resenha do ano não poderia ser melhor, já que uma das minhas resoluções de ano novo é ler novos estilos literários.
Sempre leio livros de Fantasia, afinal foi esse estilo que me ensinou a apreciar livros.

Prometi a mim mesma que em 2013 iria ler mais romances, terror, suspense e por que não livros de auto-ajuda.
Calma! Não continuo com ressaca de réveillon, simplesmente quero explorar coisas novas. E não há crime nisso.

Confesso que comecei a ler "Perspicácia" com o pé atrás. Sempre tive um certo preconceito com livros de auto-ajuda, mas com este a experiência foi diferente

"Perspicácia" não é um daqueles livros de auto-ajuda que mostra o problema e de repente dá uma solução mágica, pelo contrário, ele mostra o problema e ao invés de dar o ingrediente secreto, nos faz parar e refletir.

O livro traz 77 textos, que se assemelham muito a crônicas encontradas nos jornais e revistas. Talvez seja por isso que eu tenha gostado tanto. Ou então estou ficando mais velha e sábia.

Os textos abordam os mais variados temas e todos falam do nosso cotidiano
E confesso que foi muito bizarro me deparar com dois temas que uma vez eu e minha família discutimos após um almoço.

Os textos que mais me cativaram foram: Irresponsável Ajuda, Eu e Eu, Disco de Vinil, Troféus, Muletas, Cães, Embarque e Desembarque, Inigualável Plágio, A Porca Emperrada, Treinamento, Teoria Sem Prática, Perdido e Despedida Consciente.

Marco Antonio 28/01/2013minha estante
Olá Catalina. Sua resenha mexeu com meu brio.
Por ser meu primeiro trabalho tudo isso é muito novo pra mim e a insegurança, a apreensão são aflições quase inevitáveis. Sua resenha é dinâmica, simples objetiva e transborda sinceridade.
Os textos que gostou são meus favoritos.
Obrigado.

Lina DC 27/01/2013

Como definir um livro que traz reflexões de tantos assuntos? O que eu posso dizer é que o livro é inspirador. A leitura flui muito bem, é rápida e faz com que o leitor reflita sobre diversos assuntos. Não tenho um texto favorito, mas alguns realmente mexeram comigo e com as minhas emoções.
“Com o transcorrer dos tempos, compreendi que determinadas dores e insatisfações, apesar de aplicarem açoites angustiantes que provocam lanhos no emocional, devem ser absorvidas com naturalidade pelas pessoas que a sofrem.
A grande descoberta é que não devemos nos livrar dessas chibatadas – e nem há como -, e sim aprender a conviver com elas, anestesiar nosso corpo, a fim de que essas dores se tornem insignificantes, corriqueiras e sem o demasiado valor que atribuímos a elas.” (A dor tatuada na alma – p.97).
São textos que demonstram que algumas situações, sentimentos e pensamentos que muitas vezes achamos que somos os únicos que os temos, que enfrentamos situações aterrorizantes sozinhos, quando isso não é verdade.
Um livro muito bonito, que faz com que o leitor reflita sobre diversos assuntos, analisando-se profundamente e quem sabe, realizando algumas mudanças em suas vidas.
Marco Antonio 28/01/2013minha estante
Olá Carolina. Estou muito contente com as resenhas e a sua muito me alegrou. Em alguma proporção o objetivo do livro tem alcançado seu propósito, que é o de causar - em algum aspecto - momentos de reflexão ao leitor. Obrigado pelas palavras singelas, entretanto eficientes. Abraço.

Sergio Carmach 29/01/2013

Perspicácia não conta histórias. É um livro de ideias, que, como tal, acaba instigando o leitor a uma tomada constante de posição. Com certeza, ele concordará com alguns pensamentos do autor, discordará de outros e refletirá sobre os demais. E a expectativa de saber qual dessas três reações brotará ao final de cada conto é o que torna a leitura extremamente prazerosa. Eu, por exemplo, divergi completamente do que prega Marco Antonio em Royalties, senti profunda empatia pelo texto de Irresponsável Ajuda – no qual se lê “A responsabilidade tem de estar em todas as minhas atitudes. Contribuir para atrofiar o próximo é algo bizarro e mesquinho, principalmente quando essa atrofia é causada pelo funesto prazer de massagear meu ego” – e parei para pensar fundo após ler Abstração Concreta, tentando entender se o enunciado supostamente pretendido pelo autor se harmoniza com velhos pensamentos meus. Nesse conto, Marco Antonio brilhantemente escreve: “Quando eu compreender melhor os fios invisíveis que influenciam minha vontade, compreenderei melhor o porquê da incompreensão desse complexo sistema sem vida que comanda o ser animado.” Independentemente do que ele quis passar, tal frase dá margem a mil reflexões. Por isso é importante ler Perspicácia com calma. Só assim pode-se extrair o máximo de suas mensagens. E Marco Antonio ajuda o leitor nesse exercício, colocando ao final de cada conto um verbo que sagazmente o sintetiza.

O autor transita por vários temas – como religião, hipocrisia, injustiça, verdades particulares, vaidade, ecologia etc. – parecendo-se muitas vezes com um crítico do ser humano. Em determinados momentos, traz conselhos sábios, como em A Porca Emperrada, texto que, de forma inteligente, conclama a hábitos saudáveis. Marco Antonio também utiliza o recurso da alegoria, como em Embarque e Desembarque, onde os bairros representam as fases da vida e os ônibus, o elo entre elas. Nesse mesmo conto, porém, surge uma característica negativa (a meu ver) recorrente em Perspicácia: a pregação kardecista subliminar. O final de Embarque e Desembarque, por exemplo, sugere a reencarnação. Outros contos falam de livre-arbítrio e espiritualidade. Em certos pontos, o livro chama quase à resignação, à aceitação da dor como forma de crescer, conceito muito presente na obra de Kardec. Essa insistência parece querer converter o leitor. Mas, em Passagem de Volta, Marco Antonio se redime. Ele fala de fé com uma abordagem incrível. Vale a pena conferir nesse conto o lado realmente perspicaz do autor.

Entre altos e baixos, Perspicácia pode ser considerado um ótimo livro. Ele tem um tom de autoajuda em determinados trechos, mas soa filosófico em outros, como em Contradição. De uma forma geral, chama à reflexão, à solidariedade e ao autoquestionamento. Quem o ler de cabeça aberta viverá uma experiência única e diferente. Aliás, uma frase simples do livro é perfeita para fazer com que os leitores acostumados a outros estilos literários queiram conhecer Perspicácia. Diz o autor:

“Não te apoquentes quando estiveres diante de uma proposta diferente daquela a que te acostumaste.”

Assino embaixo. Não deixe de ler livros só porque eles parecem fora do padrão usual. Fazendo isso, você pode estar se privando de grandes prazeres e de incríveis descobertas.

Marco Antonio 28/01/2013minha estante
Obrigado Sergio, confesso que estava apreensivo com sua resenha pois, construí - equivocadamente - uma imagem de linha dura, de exigente a seu respeito.
É notório que a leitura que fizeste foi minuciosamente explorada e avaliada, tamanhã a abrangência e as vertentes que apregoastes sobre o trabalho. Isso é bom para o autor e para o leitor, pois ambos usufruem dos diversos pontos que a livro oferece.
Obrigado. Ótimo trabalho.

Glaucia 07/02/2013

Essa é uma obra literária formada por um conjunto de texto livres, que não formam uma história continua. Ou seja, os textos são independentes e permitem que o leitor leia cada capítulo em seu próprio ritmo. Essa é a grande vantagem do livro, pois ele permite a leitura fluída, em momentos esporádicos, e não obriga o leitor a uma degustação rápida e nem a voltar ao capítulo anterior para não perder o fio da meada. Você pode ler um capítulo hoje e outro depois de um mês, que em nada influenciará a dinâmica do livro, como ocorre com a maioria.

Cada texto deve ser lido e refletido com calma, para que o leitor tire a sua própria conclusão, através de uma análise reflexiva. Não adianta ler sem parar para analisar o ponto de vista do autor e tentar chegar à própria opinião.
“Compreender e aceitar o outro é tarefa que jamais concluirei integralmente. Mas é também um poderoso exercício que me distancia do tédio. Além de amansar e adestrar o ser que reside em mim, cujos impulsos instintivos ainda insistem em me comandar.” Pág. 124 Capítulo Tédio e insatisfação.
Ao mesmo tempo em que o livro assume uma postura de autoajuda, possui um aspecto filosófico; onde o autor aplica os seus conhecimentos e pontos de vistas nas suas argumentações. Ele usa alguns exemplos práticos e mostra o que viu da vida. Nem sempre o leitor concordará com o ponto de vista exposto pelo autor. Mas em outros momentos, passagens do texto servirão de insight para ocasiões específicas de dificuldade, ajudando o leitor como se fosse um conselheiro. É nesse ponto que o livro assume o papel de autoajuda.

“A culpa tem estreitas relações com o autoflagelo, com a penitência, que possui diversas faces, inclusive a mais medíocre de todas, a do suicídio.
A culpa só alveja as pessoas de consciência sensível, pessoas com grande capacidade de discernimento, e detentora do exímio do bom senso.
O mau-caráter não se avalia, portanto não vivencia esse sentimento e, caso o experimente, a ele não se aprisiona, devido à sua baixeza moral.” Pág. 73 Capítulo Culpa.

Outro ponto que deve ser destacado é o fato de o autor usar assuntos variados. Seus textos não se resumem a uma única temática. O autor consegue fazer uma mistura, buscando inspiração no dia-a-dia e na vivência do ser humano. Em cada texto existe uma mensagem subliminar, que faz o leitor tentar entender essência do discurso em questão. Alguns textos eu achei fáceis, outros tive um pouco de dificuldade em uma primeira leitura. Nem sempre concordei com a conclusão do autor. Acho que se ele usasse um só tema e tentasse discuti-los em capítulos não daria muito certo. No final sai no lucrando com os questionamentos.

Esse é um bom livro, o qual pode chamar de “conselheiro”, e é leitura recomendada para qualquer momento. Perspicácia é aquele tipo de livro que você carrega na bolsa, para quando estiver esperando em uma fila, ponto de ônibus, consultório médico ou qualquer situação em que necessite passar o tempo refletindo.

O livro foi escrito de forma inteligente, filosófica e com uma argumentação convincente e bem elaborada. Ele está recomendado!!

“Toda conduta gera alguns frutos. Portanto se conseguíssemos evitar os comportamentos ruins, nas mais variadas facetas, evitaríamos diversas consequências danosas provenientes dessas ações.
Aquilo que chamamos de “inevitável” é o que devemos evitar.” Pág. 166 - Capítulo Inevitável

Resenha será publicada no Mix Literário

Bjs no core
Marco Antonio 07/02/2013minha estante
Olá Gláucia. Que resenha bonita e gostosa!. Fico contente por estar conseguindo agradar aos leitores nos mais variados textos. Os que você destacou, difere dos demais.
Com abordagem ampla e detalhada você esmiuçou com muita competência a proposta do trabalho.
Muito grato.

"Ana Paula" 14/02/2013

Perspicácia – O Aprendiz e a Vida. Um livro de textos, reflexões, verdades e aprendizado. Um livro com textos simples, mas que mudarão sua visão sobre a vida.

Marco Antonio soube como montar um livro com textos realistas e que tocaram o leitor do começo ao fim. Com uma escrita simples e objetiva, nos leva a ver a verdade estampada em cada ato, gesto ou pensamento. Reavalie, despeça-se, reviva, responsabilize-se, recomece, anteveja, perceba...

Quero agradecer ao autor, por ter escrito algo tão valioso e verdadeiro. A leitura é fácil e depois que você começa, não consegue parar até terminá-lo. Eu li este livro em menos de um dia!!!! A capa é linda e como vocês podem perceber, adorei cada palavra escrita. A única coisa que me incomodou um pouco foram as páginas brancas, mas de resto, tudo simplesmente perfeito.

Tudo neste livro é questionável, leia e se questione. Leia e tire suas próprias conclusões. Leia e identifique-se.

“O momento é de superação. Chega de, aos primeiros açoites, nos entregarmos aos atos e comportamentos que nos apequenam, que curvam nossas frontes para o solo, que fazem o travesseiro nos humilhar em noites insones” Pag. 42

Fernanda 09/03/2013

Perspicácia - O aprendiz e a vida - Marco Antonio Rodrigues
Olá!

Ganhei este livro do autor Marco Antonio, para que fosse feita a resenha, e hoje venho trazer ela a vocês.

Como o próprio autor mim informou a editora classificou o livro dele como auto-ajuda e devo dizer que o livro segue esta linha.

Bom o livro é escrito em 77 contos onde o autor divaga entre as belezas, tristezas e mesmices do nosso cotidiano. O livro relata os sentimentos dos seres humanos, suas paixões desenfreadas e vícios malditos e doenças ocasionadas por eles (vícios). As fugas da vida para a mediocridade. Afinal somos seres humanos sujeito a todo tipo de erro e atos impensados. Somos seres humanos animalizados como diz o próprio livro.

Este livro tem o objetivo de lhe dizer para você se amar mais, se respeitar, errar menos, crescer, aprender...afinal já eraste tanto e ainda não aprendeu nada....

Beijokas!

Fernanda 10/09/2017

Ótimo livro
O Marco Antonio fala através de tópicos sobre o comportamento humano, sobre o mundo que vivemos. Os capítulos são temas, como por exemplo: Muletas, Veículos, Vida comandada, Culpa, Onde está a satisfação?, Cães, Feliz oportunidade nova.... etc.

Cada tópico debatido traz reflexões muito interessantes, por muitas delas eu me identifiquei, ou identifiquei alguém, acabei vendo e analisando fatos do mundo que eu não tinha analisado antes.

Mas se vocês pensam que é um livro talvez cansativo, adianto que não é, a leitura é rápida e envolvente. Este livro traz um pouco de realidade para nossos momentos de leitura. Uma realidade interessante e que fará cada um de nós crescermos um pouquinho mais na vida.

Super recomendo!!!

site: http://trilhas-culturais.blogspot.com.br/2016/03/resenha-perspicacia.html

thirtywishes 30/06/2013

Por mais jovem que eu ainda seja, a vida já me pregou algumas peças colossais; artimanhas maldosas que, honestamente, não sei até hoje como consegui superar. Quando recebi pelo correio Perspicácia, enviado para mim pelo próprio autor Marco Antonio Rodrigues, acabei me sentindo um pouco nostálgico quanto a essas dores do passado. Não esperava que fosse encontrar uma obra tão completa sobre as diversas fases da vida. Mas como nunca fui de abandonar o barco por causa de previsão de tempo, larguei de manha e me prestei a ler pelo menos um texto por dia, em uma espécie de maratona perspicaz. E hoje, posso dizer que cheguei na linha de chegada com o orgulho de um vencedor.

Curioso? Continue a ler a minha resenha no site: http://www.escolhendolivros.com.br/2013/06/perspicacia-marco-antonio-rodrigues-por.html

Lucas 24/07/2013

Pespicácia

O orgulho me tomou e me envaideceu quando recebi pelo correio o meu primeiro livro de parceria do Estante. O livro possui não só a qualidade editorial da Lp Books, como também a excelência literária do autor Marco Antônio Rodrigues.

Perspicácia contém 77 crônicas que abrangem e tocam a natureza humana como um todo, fazendo com o que o autor mergulhe em um emaranhado de emoções diversas.

Com exemplos claros e simples, Marcos descreve a vida sempre com um toque de fábula, fazendo com que as alegrias do dia-a-dia, as tristezas, os desafios, os tabus, e as visões que temos e que podemos ter de tudo aquilo que nos cerca física ou espiritualmente.

“As pequenas contribuições geralmente proporcionam faraônicas alegrias e extasiantes satisfações”
(Trecho de “Deixar” página 134)

Sensibilize-se, anteveja, rompa, fiscalize-se, desate-se, preserve, vislumbre, todas estas palavras, a meu ver, são conselhos que o autor coloca no final de cada texto. Uma única palavra, não para resumir a ideia central do que foi escrito, mas para que o texto crie sua própria extensão na mente do leitor.

O subtítulo “O aprendiz e a vida” revela mais sobre o livro. Cada narrativa contida nele contém uma sabedoria singular, se tornando um aprendizado para aqueles que se dispõem a ler.

“Todos que vencem seus dragões reconhecem que a fera não era tão poderosa quanto se imaginava”
(Trecho de “A Dor tatuada na alma” página 98)

Agradeço ao autor Marco Antonio Rodrigues pela parceria com o blog e pela oportunidade de conhecer uma obra com tamanha qualidade, pois a sabedoria contida no livro é vasta, fazendo dele um grande ensinamento.

Refúgio Literário 10/08/2013

Textos capazes de te fazer refletir sobre muitos problemas de nossa vida. Um livro que possui uma maneira diferente de escrita e que consegue enxergar o mais profundo do ser humano. Assim defino o livro Perspicácia – O Aprendiz e a Vida Marco Antônio Rodrigues.

Quando recebi o livro do autor, já me encantei pela capa que mostrava como ele seria: totalmente reflexivo e apaixonante. O livro não segue nenhuma historia em si, mas sim tem vários textos de assuntos diversificados e cotidianos tratados de uma maneira que você nunca leu.

Digo que Perspicácia é um livro que deve ser consultado não somente uma vez, mas sim que deve ser lido todas as vezes que você estiver precisando de conselhos e reflexões sobre algum problema ou situação de sua vida. Cada um dos 77 textos do livro traz uma palavra em forma de conselho no seu final, palavras como: Mostre-se, Responsabilize-se, Usufrua, Agrade-se, imponha-se, entre outras.

O AUTOR
É difícil definir qual texto me chamou mais atenção, mas posso lhes dizer que cada um me mostrou algo sobre a vida, sobre as pessoas e sobre o mundo de uma maneira tocante e que cada um me prendia cada vez. Porém diferentemente do que faço com todos os livros (que quando pego, leio até o final), guardei Perspicácia, para ser lido com calma e um texto de cada vez, para que cada um tivesse sua reflexão finalizada e que eu aplicasse cada conselho em meu cotidiano.

Quando você se sentir só, triste, alegre, sem forças, com pouca ou muita fé, é o livro de Marco Antônio Rodrigues que você deve degustar, com calma e atenção para que cada texto não seja apenas lido, mas sim sentido e aplicado. Leia Perspicácia – O Aprendiz e a vida, e enxergue o mundo de uma maneira que nunca imaginou.