O Mistério da Caveira de Cristal

O Mistério da Caveira de Cristal Chris Morton...

Resenhas - O mistério da caveira de cristal

Ju 14/03/2014

O Mistério da Caveira de Cristal
O Mistério da Caveira de Cristal já começa mesmo com um grande mistério - o primeiro de muitos com os quais nos deparamos no decorrer da leitura. Dra. Laura Shepherd, especialista em civilização maia no Instituto Geográfico Smithton, encontra seu colega, Dr. Ron Smith, morto em sua sala. O motivo da morte não é esclarecido. Nas mãos de Ron, ela encontra um objeto intrigante que nunca imaginou existir: uma caveira de cristal. A direção do museu a encarrega de investigar o artefato, e Laura se vê envolvida em um mundo desconhecido para ela, em que não consegue se decidir em que acreditar.

"- Muito de nossa sabedoria está oculta em lendas. Há algumas verdades que são poderosas demais para a maioria das pessoas compreenderem, e essas verdades têm que ser protegidas. É por isso que estão disfarçadas em lendas, de modo que somente aqueles que buscarem ouvirão verdadeiramente."

Esse livro deu origem a um filme de Indiana Jones: Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal. Não, não temos nenhuma participação dele no livro. Mas nossa protagonista passa por várias situações que me lembraram dos seus filmes. Se eu não estivesse tão envolvida com a leitura, teria me indignado com algumas coisas um tanto quanto absurdas... Só que, surpreendentemente, aceitei todos os fatos (quase) com naturalidade... rs...

A história é repleta de aventura. No início, o livro é bem tenso. Tão tenso que tive que começar a ler outro livro junto com ele, para me sentir um pouco menos nervosa na hora de dormir. Vocês sabem que eu sou medrosa, né? Fiquei um tanto quanto paranoica até mais ou menos a página 150 (o livro tem 609 páginas), mas depois melhorei, já que a tensão diminui consideravelmente depois disso.

A história tem um ritmo muito bom, é difícil interromper a leitura, só que levei alguns dias para ler, já que ultimamente não disponho de muito tempo para isso. Eu queria matar os autores em alguns momentos, eles nos levam até o limite da aflição em algumas cenas e aí começam a fazer mil descrições... Não que elas não sejam legais, mas confesso que cheguei a pular algumas para ir direto à conclusão da cena. Todas as vezes voltei e li tudo, é só que meu coração não tinha resistência para esperar tanto por uma resposta... rs...

As personagens são ótimas, adorei descobri-las aos poucos. Minha preferida foi a Laura, ela se dispõe a uma tarefa e não desiste dela, mesmo quando a esperança parece não existir mais. Também gostei bastante de um descendente dos maias, Carlos, que tem uma pequena, mas essencial, participação na história.

"- Apenas porque eu vejo as coisas um pouco diferente de você, apenas porque meus olhos se abriram, você acha que eu fiquei maluca."

Aliás, o livro fala bastante sobre a civilização maia, sobre seus costumes e descobertas. Eu os acho realmente fascinantes, e adoro todo esse mistério que os envolve. Indico para quem gosta de história, de mistério e de aventura. =)

"- Os conquistadores europeus (...) trouxeram consigo o que meu povo chama de "desejo de separação", um modo de pensar no qual cada pessoa vê a si mesma separada de todos e tudo ao redor. (...) É toda nossa maneira de pensar agora que está errada. Não mais veremos a ligação sagrada entre nós e todos os demais seres. (...) Esquecemo-nos (...) de que somos todos irmãos e irmãs."

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2014/02/resenha-butterfly-o-misterio-da-caveira.html
Michelli Prado 14/03/2014minha estante
Realmente este livro parece ser super interessante, pois contém investigação e por falar de um tão muito legal que é a civilização Maia.E por conter outros elementos em sua historia, creio que seja um livro "eletrizante" e amei poder ler sua resenha!!

Dani 14/03/2014minha estante
Que legal, não conhecia o livro mas achei muito interessante! Adoro aventura misturada com história e este livro despertou meu interesse, parece ser mesmo uma ótima leitura, apesar de você comentar que o início foi muito tenso! Fiquei curiosa, iriei adicioná-lo em minha lista :)

Sarah 15/03/2014minha estante
Quando li esse título imediatamente lembrei do Indiana Jones. Adoro os filmes, são muito divertidos!
Jura que vc ficou tensa durante a leitura?? Minha impressão é que fosse um livro cheio de aventuras, mas tranquilo de ler rs...

David 15/03/2014minha estante
Já assisti a todos os filmes do Indiana Jones e quando soube desse livro e vi a história fique louco de vontade de comprar, suspense, mistério, códigos e uma protagonista corajosa sempre terão espaço garantido nas minhas estantes, também sou fascinado pelo povo maia e suas tradições, ainda mais envolvendo algo sobrenatural que é a impressão que me passa esse livro, combinação perfeita.

julio monteiro 25/09/2012

Otimo livro
Que livro bom de se ler. A história que gira em torno de uma caveira de cristal é simplesmente magnifica. Bem diferente do filme de Indiana Jones, pois a história do livro é totalmente diferente do filme. Vale a pena ler esse livro, eu simplesmente devorei suas páginas.

Bianca 11/09/2023

Normal
Não esperava muito e não me surpreendeu. Tem alguma partes fofas, bem família, mas nada que eu vou lembrar ou vou levar de lição, li só para passar o tempo mesmo.

Jéssica 11/06/2014

O Mistério da Caveira de Cristal, de Chris Morton e Ceri Louise Thomas, foi publicado aqui no Brasil pela Butterfly Editora.

Esse livro deu origem ao filme Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, como eu não assisti ao filme não posso comentar nada sobre ele, mas se algum de vocês já assistiu pode deixar um comentário dizendo o que achou do filme e se já leu o livro.

O livro nos conta a história da Dra. Laura Shepherd, uma arqueóloga que trabalha no Museu Geográfico Smithton, e quando estava trabalhando no museu em um dia qualquer acaba encontrando seu colega, Ron Smith, morto na sala dele e junto com ele foi encontrado uma misteriosa caveira de cristal.

Quando a polícia não é capaz de solucionar o crime, os diretores do museu pedem para Laura investigar à morte e descobrir o mistério da caveira de cristal.

Laura entra numa jornada de perigo, revelações assustadoras e terá que rever seus conceitos. Essa busca incensante sobre o mistério que envolve a morte de seu colega e sobre a caveira levará Laura para um caminho obscuro, que pode acaba com a sua carreira e até mesmo com seu casamento.

''Há algumas verdades que são poderosas demais para a maioria das pessoas compreenderem, e essas verdades têm que ser protegidas. ''

O Mistério da caveira de cristal é um livro que traz aventura e possui uma carga intensa de história, mais precisamente sobre os Maias. Minha matéria favorita na escola era História e posso dizer que adorei como os autores abordaram vários pontos importantes sobre os Maias. O mais interessante do livro é que os autores realmente pesquisaram durante 15 anos sobre as verdadeiras caveiras de cristal, a cultura e as antigas profecias Maias, o que traz um livro com resquícios detalhados sobre essa tema e isso é brilhante, porque eles escreveram sobre algo que conhecem, que passaram anos pesquisando e isso deixou a trama com mais veracidade e autenticidade.

Além de gostar de história, sou fissurada por séries policiais e neste livro temos um assassinato e muitas vezes eu ficava tentando desvendar o crime e formulando algumas teorias do aconteceu com Ron.

Laura é uma mulher forte, dedicada e persistente, que passou por momentos difíceis na vida. Realmente em algumas partes do livro eu chorei por causa dela, toda sua dor e tristeza me causaram muito sofrimento e a forma como ela perdeu aquilo que mais amava foi realmente triste.

O Mistério da caveira de cristal é um livro indicado para quem gosta de uma trama cheia de tensão, revelações, ação e que aprecie história.

site: http://www.leitorasempre.com/2014/03/resenha-o-misterio-da-caveira-de_28.html

ThayPauli 05/01/2022

Demorei um ano ??
Metade do livro é bem entediante. Começa interessante com ela "resolvendo" o calendário, mas conforme vai tentando descobrir as coisas, parece que foi feito pra ser chato e demorado.

Vanessa Meiser 09/12/2012

Tem um tempo que eu estava com este livro aqui em casa, mas devido ao tamanho dele (607 páginas) eu ia protelando a leitura porém, de uns tempos pra cá passei a ficar bem curiosa e até mesmo preocupada com este falatório todo de Fim do Mundo e, como o livro trata exatamente deste assunto resolvi pegá-lo para ler.

O Mistério da Caveira de Cristal nos conta a história da Dra. Laura Shepherd, funcionária de um Museu em Nova York e especialista na cultura Maia cuja função atual é decifrar hieróglifos Maias. Como seu trabalho é bastante dificultoso, ela por várias vezes precisa passar muitas horas depois do expediente em seu escritório no Museu, numa destas ocasiões, perto da meia-noite, ela escuta do lado de fora de sua sala alguns sons de pessoas sussurrado uma espécie de cânticos, quando ela sai a procura dos tais barulhos acaba por encontrar seu colega Ron morto em seu escritório com um objeto estranho nas mãos, uma caveira de cristal. A morte de Ron é rodeada de muitos mistérios já que ele não aparenta ter sido assassinado e nem ter se suicidado, assim como não parece ter havido invasão na sua sala de trabalho. Laura fica muito abalada com a morte do colega que assim como ela também estudava os antigos Maias.

Depois que Ron morre, seu chefe no Museu passa para Laura a tarefa de descobrir o que vem a ser esta caveira. Sem pista nenhuma e um tanto curiosa por saber que ligação este objeto teve com o fim trágico de seu colega, Laura passa então a investigar a caveira de cristal. Logo no início da história ela já se depara com uma senhora idosa - Ana - que diz que a caveira é um elo entre o mundo dos vivos e dos mortos e que ela guarda uma profecia que pode ser fatal caso Laura não seja capaz de compreender seu significado...

Ainda bem que eu não esperei mais tempo e peguei logo o livro para ler! Nossa, eu teria me arrependido muito se tivesse deixado para depois do fim do mundo, hiuahiua!!!! Não, sério mesmo, o livro é uma verdadeira obra prima da literatura. O Mistério da Caveira de Cristal é muito bem escrito, super detalhado sem ser chato ou arrastado, é rico em conteúdo e deixa o leitor ávido a cada página por saber mais e mais sobre o desenrolar da trama que mescla o real com a ficção, já que os autores se basearam em fatos verídicos para construírem a história. Eu mais que recomendo a leitura deste livro principalmente para todos aqueles que assim como eu não dispensam um bom livro de aventura e que tem o poder de prender a atenção do leitor do início ao fim!

Adorei!

cassio 24/12/2012

uma morte em uma sala fechada, mantras entoados durante a madrugada em um museu, profecias apocalípticas, projeções astrais e conversa com os mortos. misture tudo isso em mais de 600 páginas e temos um romance muito bom e recomendado para fãs de suspense, mistério e aventura.
a trama é boa, mas desviou-se muito do que eu imaginava. existem vários clichês de histórias de aventura, a lá indiana jones. os altos níveis de conhecimento e fatos históricos nos remete um pouco à Dan Bronw. apesar dos já citados clichês, a história dá muitas reviravoltas, de forma que prende o leitor, levando o a querer devorar cada página. tudo bem que há alguns "erros de continuidade", como por exemplo: neguinho toma tiro no braço, três capítulos à frente (na cronologia da história, um ou dois dias), está dependurado em uma plataforma se erguendo da morte... tudo bem, acontece nos melhores livros!
no geral, é um ótimo livro, gostei muito e recomendo para todos que gostem de mistérios com um leve toque sobrenatural. não se enganem como eu fiz, não é uma trama policial, embora seja investigativa. fãs de suspense e aventura, deliciem-se!

CLAUDIA 15/01/2013

muito bom
Livro interessante, leitura facil porem um pouco cansativa....

Neri 14/10/2013

#Resenha: O Mistério da Caveira de Cristal - Chris Morton e Ceri Louise Thomas
Dra. Laura, formada em arqueologia, especialista na cultura Maia, trabalha atualmente em um Museu de Nova York e sua função é desvendar os hieróglifos Maias descobertos através dos tempos. Durante o período noturno no museu, fora do horário do seu expediente, Laura começa a ouvir vozes que formam um cântico que ela não consegue identificar, porém o barulho chama a atenção dela e ela sai pelo corredor do museu para tentar identifica-lo. Ao passar pela sala do seu colega de trabalho, entra e o encontra morto. Ron estava segurando uma misteriosa Caveira de Cristal. Laura chama a policia imediatamente.
Depois de examina-lo, os policiais afirmam que Ron morreu de forma misteriosa e encerram o caso. O diretor do museu passa para Laura a tarefa de descobrir que mistério envolve a bela Caveira de Cristal.
A partir dessa pesquisa, novos fatos, novos mistérios e novas aventuras começam de uma maneira surpreendente.
Exames usando diversas tecnologias não conseguem detectar quando e como a caveira foi feita. Ninguém sabe de onde ela veio e nem como surgiu no museu. Não existem cadastros desse objeto. Isso intriga Laura que precisa terminar o relatório e entregar para o seu chefe.
Ao fazer uma busca no escritório do amigo Ron, descobre uma etiqueta com um nome e ela pensa que talvez possa ter alguma relação com a caveira. Ela estava certa. Ao visitar a casa no endereço encontrado, ele conhece Ana, uma senhora bem velhinha que tem uma ligação com a caveira.
Desde então, Laura não tem mais sossego. Começa acontecer várias coisas que ela não entende como. Tudo se torna um grande mistério envolvendo: profecias maias apocalípticas, hieróglifos, conversas com os mortos, suspenses, histórias e diários antigos, aventuras... sim, muitas aventuras.

Eu, particularmente, adorei esse livro, não conseguia parar de lê-lo. Como a trama envolve um mistério atrás do outro, você está sempre querendo saber o que vai acontecer depois. E você acaba sempre sendo surpreendida, nunca acontece o que você esperava ou as coisas nunca se resolvem da maneira mais simples ou fáceis. Indico muito esse livro para quem gosta do gênero.

A capa do livro é muito bonita, tem orelhas, a caveira tem verniz e é um pouco saliente. As páginas são amareladas, a diagramação é muito boa e isso dá uma ótima fluidez a leitura. Encontrei alguns erros de digitação, mas nada que atrapalhe o entendimento dos fatos. Enfim, dei 4 estrelas no skoob.

site: http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/2013/10/resenha-o-misterio-da-caveira-de.html

Geeh 18/01/2014

A algum tempo eu cobiçava este livro nas vitrines das livraria.Essa capa me chamou a atenção desde o primeiro momento em que coloquei os olhos nela, e essa premissa de mistério, suspense, misturado com mitologia, me parecia ser a mistura perfeita, e eu não podia estar mais certa, esse livro é fantástico.
Ao iniciarmos a leitura, conhecemos a Dr. Laura Shepherd, uma arqueóloga especializada na cultura Maia, que trabalha em um grande museu da cidade. Laura a pouco tempo passou por um grande baque em sua vida, a sua pequena filha, Alice, fatidicamente morreu asfixiada com uma bala presa na garganta. Mesmo abalada, ela continua tocando sua vida com a ajuda de seu marido Michael, um cientista conceituado.
Certo dia, ao ficar até mais tarde no museu, envolvida decifrando hieroglifos de uma pedra profética que chegou a suas mãos por meio da policia, que a retirou de saqueadores, Laura escuta sussurros vindos do corredor. Impelida pelo estranho cântico que parece vir direto da sala de seu colega de trabalho, ela se encaminha para lá, mas ela não poderia imaginar o horror que encontraria ao adentrar o local.
Dentro da sala, ela encontra Ron Smith morto sobre sua mesa, ainda segurando um estranho objeto, uma caveira de cristal de tamanho natural. Desesperada, ela chama a policia, que constata que a causa da morte de Ron é um mistério, já que não existe sinais de luta ou de que ele sofresse de alguma doença. A única pista sobre sua morte é um estranho bilhete deixado pelo próprio, com apenas algumas palavras: " Eu vi o futuro..."

"A Caveira de Cristal poderia ter algo a ver com o fato de os Maias serem tão desenvolvidos? Era porque fora deixada por um civilização ainda mais avançada que a deles? Poderia a caveira de cristal ter realmente sido herança de sobreviventes de Atlantis, como Frederick Crockett-Burrows acreditava, ou talvez por alguma outra civilização extremamente avançada e tecnicamente sofisticada que ainda não haviam descoberto?"

Ron Smith era também um especialista sobre a cultura Maia, assim como Laura, com sua morte, ela fica encarregada e concluir e estudar as anotações de Ron, assim como de fazer um relatorio sobre a caveira e sua origem.
Ao analisar a papelada de Ron, Laura descobre o endereço de quem enviou a caveira via correio para Ron. Essa é a primeira pista que ela tem sobre a origem do misterioso objeto, já que não esta catalogado em nenhum registro do museu, ou de qualquer outro.
Ao chegar ao endereço que encontrou, ela se depara com Ana Crockett-Burrows , uma peculiar senhora cega, que vive isolada do mundo em uma casa de campo, e que também foi arqueóloga em sua juventude, mas que parece ter as respostas para todas as perguntas de Laura, além de afirmar que a caveira de cristal é um vinculo entre o mundo dos vivos e dos mortos, e que possui uma mensagem para Laura, de sua filha morta, que pode ajuda-la a desvendar uma antiga profecia Maia. E é a partir deste encontro que Laura vê sua vida mudar drasticamente.Todas as suas crenças vão ser destruídas, e ela vai precisar ver o mundo de uma nova forma, se quiser sobreviver.

"Eles vieram agora para destruir todo este planeta simplesmente para encher nossas vidas com coisas das quais não necessitamos. Você não entende? É toda essa maneira de pensar agora que está errada. Não mais veremos a ligação sagrada entre nós e todos os demais seres.O vincula sagrado entre nós foi quebrado.Esquecemos,como diz meu povo, de que todos somos irmãos e irmãs,que somos eles, e eles são nós.E eles esqueceram de que ao destruir a nós e a nossos lares, quando destroem as florestas ,eles também destroem a si mesmos,destroem o próprio ar que respiram,pois todos nós somos um só ser."

Este livro pode assustar na primeira olhada, são mais de 600 paginas, mas eu garanto a vocês, elas passam rapidinho, é uma leitura super rápida e fluida, o livro possui ação do inicio ao fim, então é impossível parar de ler.
Eu sou uma grande fã de mitologia, então vocês podem imaginar o quão feliz fiquei em poder conhecer detalhadamente a cultura do povo Maia, e seus misteriosos métodos de previsão, seus calendários e suas previsões para o futuro. O livro também aborda o espiritismo e as dimensões que existem entre o mundo dos vivos e dos mortos. Como eu disse, é uma leitura eletrizante.
Este livro é uma obra prima, muito bem escrito, rico em detalhes, mas sem tornar a leitura enfadonha, muito pelo contrario, deixa o leitor avido para descobrir o que acontecerá no capitulo seguinte. Esta é uma obra que mistura ficção com realidade, já que os autores basearam-se em fatos verídicos para criar a trama.
O trabalho da editora também foi fantástico, e contribuiu para o livro ser essa perfeição que é. A diagramação é simples, mas eu encontrei alguns erros de digitação e revisão, nada que atrapalhe a leitura. A capa também é uma obra a parte, é simplesmente fantástica, e ilustra muito bem os elementos que conhecemos ao longo da trama.
Foi uma pena eu ter lido este livro depois do "fim do mundo". hahaha
Enfim, eu nem preciso dizer que recomendo a leitura a todos que apreciam uma boa aventura, com muito mistério e suspense.

site: http://livrosdeelite.blogspot.com.br/2014/01/resenha-o-misterio-da-caveira-de.html

Lara 20/01/2014

Grande (nos dois sentidos)
Um livro extremamente envolvente do começo ao fim.
Com mistério, suspense e muita ação!
Perfeito para quem gosta de sentir muita adrenalina e tensão até o fim.
Os fatos... Todos se encaixam perfeitamente de uma maneira tão emocionante que não da para explicar.
Gostei muito, e recomendo!

Marcos 28/04/2014

Confira a resenha em vídeo que eu fiz pra esse livro:

site: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2014/04/resenha-falada-o-misterio-da-caveira-de.html

Nanda 24/09/2015

acao o tempo todo