Iolanda não desiste!

Iolanda não desiste! Alex Amorim de Sousa




Resenhas - Iolanda não desiste!


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Julia 17/05/2013

Mulher forte, sonhos grandes!
O título - “Iolanda não desiste!” – já dá a entender que Iolanda, a protagonista, nunca aceitou as coisas como elas deveriam ser. Ela correu atrás. Veio lá dos matos de Paraíba à Brasília, deu uma volta no Rio de Janeiro, até procurar um destino bem longe de tudo que conhecia, na Alemanha.
O livro conta de quatro gerações de mulheres amaldiçoadas, a imigração do interior para a nova capital federal Brasília, a luta pelos sonhos, a fuga dos pesadelos e ,principalmente, conta da eterna busca de uma mulher que nunca desiste. É uma história verídica, que até hoje não acabou, mas que teve uma parte dela guardado em memória.
Escrito com amor aos detalhes e à língua portuguesa, o texto do livro lê-se bem apesar de encontrarmos palavras bem sofisticadas. É uma ótima oportunidade de ampliarmos o nosso vocabulário. Além de refletir a realidade de muitos imigrantes, a história acompanha a sedutora e independente Mercedes, mãe de Iolanda – com quem seguimos até o final do livro. Liberdade fora sempre o que Iolanda mais quis na vida dela e atrás dessa que ela segue enquanto passa por vários caminhos arriscados e muitas vezes perigosos. Cada letra dessa história suspira a melodia inquieta dos passos de Iolanda, que pelo jeito, não desistem tão fácil.
Madalena, a cigana, não falou mais nada em relação à Mercedes. Agora, dirigindo-se à Iolanda, falou:
- Os olhos azuis dessa menina vão enfeitiçar muitos homens. Ela cruzará o oceano, será iludida por alguém, tentando fugir da sua maldição, mas terá muita sorte, encontrará a chave. A chave representa a solução dos problemas, as respostas aos anseios, a certeza num mundo de dúvidas, a autoconfiança, a conquista dos objetivos. Essa chave, apenas ela, pode dissipar a maldição. Essa menina tem espírito de andarilho, é sua face cigana, ela gosta de se mudar, respirar novos ares e conhecer pessoas diferentes. (Trecho de “Iolanda não desiste!”)
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR