A Queda da Casa de Usher

A Queda da Casa de Usher Edgar Allan Poe

Resenhas - A Queda da Casa de Usher

Charly.nunes 26/05/2021

Comecei a ler o conto, depois percebi que já tinha lido ele em outro livro kkkk. Mas continuei lendo mesmo assim, porque esse conto é maravilhoso, um dos meus favoritos do Poe. Leria mais 50 vezes

Mariguima 12/10/2021

Sombrio e melancólico
Um conto melancólico, de solidão, tristeza e sombrio para essa época de Halloween. A Queda da Casa de Usher conta a história de um personagem que chega na mansão Usher para visitar seu amigo de infância, que está muito adoecido. Quando ele chega na propriedade, já sente um clima pesado "com o primeiro vislumbre da construção, uma sensação de tristeza insuportável invadiu meu espírito", que vinha da casa Usher. Mas não havia como ele dar as costar e seguir em frente, seu amigo precisava dele.
"Havia uma frieza, um abatimento, um mal-estar do coração, uma irremediável tristeza mental que nenhum estímulo da imaginação poderia desviar e transformar em algo sublime".
Roderick Usher estava irreconhecível, cadavérico e muito doente, assim como sua irmã. Ambos são os últimos membros da antiga e famosa família Usher.
"Eu não conseguia, nem mesmo com esforços, conectar sua expressão desgrenhada com qualquer ideia de humanidade".
Coisas estranhas acontecem na triste casa e descobrimos que ela realmente tem alguma coisa de errada, algo que aconteceu há muito tempo atrás.
Até que a triste notícia chega, a irmã de seu amigo morreu, a doença tomou conta dela. Depois disso, seu amigo não é o mesmo. Só não se sabe se é por luto ou por culpa... Até que temos a resposta e a mansão é arruinada.
Bom, a escrita do Poe é muito boa, extremamente detalhista, mas confesso que isso deixa a leitura um pouco difícil no começo.
A construção do ambiente é envolvente, realmente parece que você está no lugar com aquelas pessoas. A tristeza nesse conto te carrega, há muita solidão e melancolia. O final é muito bom, me surpreendi.
Não fiquei exatamente com medo lendo esse conto, mas eu senti o clima pesado crescendo em mim. Achei bem legal como ele desenvolveu o final!! Fiquei surpresa. Eu até tinha desconfiado em um momento, mas achei que não iria acontecer e abandonei minha teoria.
"Um ar de melancolia severa, profunda e irrepreensível pairava no ar e impregnava tudo".
Esse conto não é grotesco e nem gore. O sobrenatural acredito que está na casa. É bem sombrio.

Inlectus 10/07/2012

É bom.

Legal de se ler, para ter uma noção do livro.
V 13/09/2015minha estante
Exatamente o que pensei! Certas partes do livro ficaram mais claras para mim quando li esta HQ. :)

Ana Mc Bairros 06/02/2017

Eu li - A Queda da Casa de Usher
Roderick Usher pede para que um amigo vá urgentemente visitá-lo em sua casa. O conto é narrado por esse amigo de Usher, que fica impressionado com a atmosfera do lugar. O dia cinzento, melancólico e silencioso já traz as primeiras impressões do ambiente onde mora Usher.

O proprietário encontra-se melancólico, perturbado e com aspecto cadavérico, o que faz com que o seu colega de infância fique preocupado.

“A extrema palidez da pele e, acima de tudo, o miraculoso lustro dos olhos me surpreenderam e me espantaram”.

Usher explica que sua aparência doente era justificada por aspectos herdados de família. Seu amigo percebeu que o lugar macabro onde ele morava também influenciava sua condição mental. Porém, o que mais repercutia naquele estado era o fato da irmã de Usher estar com uma doença longa e severa.

A morte da mulher, logo após a chegada do narrador, deixa Usher ainda mais melancólico. Eles a enterraram em uma cripta abaixo da mansão, mas ele acredita que ela estaria na verdade apenas adormecida, e os barulhos estranhos que vem com uma grande tempestade faz com que seus argumentos pareçam verdadeiros.

Allan Poe, nesta instigante narrativa, nos faz mergulhar em seu universo macabro. É impressionante o modo como ficamos agoniados, conforme vão sendo relatados o ambiente, a condição dos personagens e o desenrolar da história. Usher e sua irmã parecem duas pessoas fantasmagóricas e que a qualquer podem fazer algo surpreendente. O mistério que envolve o possível enterro de uma mulher viva deixa no ar um sentimento aterrorizante.

O conto foi lido para o desafio literário “Doze meses de Poe” no mês de Janeiro, na edição disponibilizada pela criadora do desafio (confira aqui). Entretanto, acabei me deparando também com essa versão ilustrada maravilhosa e por isso fiz a resenha dela.

Por serem um pouco rebuscadas, às vezes obras clássicas acabam desanimando e fazendo com que os leitores percam o interesse pelos textos. Portanto, recomendo muito a leitura desse livro para quem quer começar a ler as histórias do autor e tem certo receio pela linguagem de suas obras. A adaptação ficou excelente e ficou mais fácil de entender.

site: http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/2017/02/eu-li-queda-da-casa-de-usher.html

Lemon 31/12/2021

Casa de Usher
No começo parece ser um conto bem sombrio e quase achei que fosse de terror, mas no decorrer da história o leitor percebe que na verdade é de solidão e melancolia.

Um conto muito bem escrito que te prende para chegar no desfecho da história.

Thay 17/12/2023

Bom conto
O livro envolve o leitor de maneira profunda, mergulhando-o em uma narrativa rica em detalhes. A genialidade de Poe se destaca, especialmente na construção do ?terror?psicológico.

z..... 19/07/2020

HQ Classics Illustrated (1991)
Percebo essa história como uma gradual e lenta aproximação entre a luz e as trevas. Melhor dizendo, das trevas invadindo a luz... Não, não! Da luz sucumbindo ante as trevas. Dane-se! Vejo as trevas, vejo a luz, vejo um encontro funesto...

Luz no contexto de vida, de arte que irradia inspirações, de família, de amizade, de perpetuação. Tem disso no conto. Trevas como o obscurantismo que se projeta sinistramente, a droga arrastando para o medo, a solidão, o desespero, a doença, a loucura, a morte...

Estou convencido que Poe está ilustrando, subjetivamente e talvez inconscientemente, os efeitos de uma droga destruindo em seu poder psicossomático. Obviamente, no contexto de Poe essas coisas poderiam não ser perceptíveis ou compreensíveis, mas expressam seu subconsciente afligido, quem sabe por algo semelhante, levando para a morte...
Por que do devaneio? Oras, a Casa dos Usher era assentada em um lugar pantanoso, crescente em ares sulfurosos, dopando, transformando e elouquecendo na potencialidade que tinha, como as trevas ocupando o lugar da luz, até esta ser engolida irremediavelmente por um abismo que tudo traga. Exatamente o que aconteceu... e acontece hoje também... A casa tristemente caiu para eles... As trevas prevaleceram...

Decidi guardar isso do conto de todas as possibilidades. Ponto final.

Leitura na quarentena em Macapá, fase de gradual flexibilização...

Mafê 23/01/2024

Eu já sabia que o Poe tinha histórias muito boas e que era o mestre do terror mas isso aqui? Isso aqui, meus amigos, é uma verdadeira obra de arte! Eu estou completamente apaixonada.

I. Cristhini 12/10/2023

Me preparando pra ver a adaptação ?? adoro ler os clássicos que adaptam as séries do Mike Flanagan, é muito interessante observar que escolhas ele toma para as adaptações

Emilly 29/10/2023

Gente doída numa casa capenga
Reli esse conto porque quero assistir a adaptação e não lembrava mais o que acontecia na história original. apesar de ter só 50 e poucas páginas, ele é bem chatinho, e só lá pro final fica interessante de verdade.

Gra 01/10/2020

Perturbar como todas as histórias de Poe. Perturbador e perfeito, a melancolia e a loucura sempre presente em suas escrita.

Johnpe 08/10/2022

JOKER ??? JOKER ??? JOKER

?KING (PROTAGONISTA) 10%
? DAMA (ANTAGONISTA) 9%
? VALETE (FIGURANTES) 13%
?? COPAS (CENÁRIO) 10%
?? ESPADAS ( TRAJETÓRIA PROT.) 16% = 58% "DISAPPROVED"

* ESSA PARTE É ONDE EU VOU COLOCAR DE 0 a 20 % em cada categoria. *
* O livro pode ganhar até 3 pts a mais se a leitura fluir bem durante toda a história
* O OURO A ESCOLHA É MINHA, O PERSONAGEM QUE ( EU ) MAIS GOSTEI *

CRITÉRIO DE ESTRELAS
?? - até 39%
????- 40 a 61%
?????? - 62 a 88%
???????? - 89 a 99%
?????????? - 100%

** TABELA VÁLIDA A PARTIR JULHO DE 2022*
* Opinião própria, se você gostar é por que é o seu gosto, cada um tem seu gosto então respeite a minha opinião. *

Ass. Ás ??

judas 11/08/2023

Hm?
Nao entendi muita coisa, mas entendi kkkk conto curtinho, li so porque vai lançar serie e quero
saber do que se trata antes? acho tambem que vou pesquisar mais sobre por ser de uma escola literária que eu amo

Babica 05/10/2023

Poe é ?macabramente? incrível
Uma atmosfera tão gotica e sinistra que só poderia ter sido daquela mente solitária e gótica.
Um ótimo conto.