Compreender o behaviorismo

Compreender o behaviorismo William M. Baum

Resenhas - Compreender o Behaviorismo

Guiilherme 06/07/2015

Uma das mais imponentes obras sobre o Behaviorismo Radical
Sem sombra de dúvida "compreender o Behaviorismo" é uma ícone dentro da Psicologia, um dos mais imponentes referenciais histórico da atualidade, que com astúcia própria, Baum destrinchou a teoria de Skinner e o colocou reunido numa formidável obra.
De fácil compreensão, aqueles que ainda se perdem dentro da análise do comportamento ou dentro da Psicologia Experimental com certeza achará a luz depois de o ler, os estudantes de psicologia, profissionais, psiquiatras, residentes sempre se acham e compreendem melhor.
Grande homem é Willian Baum, por sua escrita.

Andarilho 20/09/2010

Dogmático, inflexível e mal escrito, esse livro, que se propõe a divulgar a causa do Behaviorismo Radical, acabou se tornando a melhor maneira de difamar este movimento filosófico e corrente científica. Recomendo apenas para os masoquistas e cultistas da Igreja de Skinner.
Guiilherme 06/07/2015minha estante
Não houve leitura e nem compreensão suficiente do livro para que esse comentário possa existir, falta argumentação coerente e sustentação para aquilo que esta escrito. Um comentário um tanto grosseiro!

Catiano 26/02/2017minha estante
Andarilho, eu concordo plenamente com o seu posicionamento, este livro é dogmático e contem grandes exageros. Primeiro que o autor logo de inicio cria uma dicotomia entre Realismo e Pragmatismo, alem de enquadrar as duas formas de pensar em estereótipos. Expõe uma filosofia da Ciência distorcida. Na parte sobre Behaviorismo Radical e Pragmatismo, o autor afirma que o Behaviorista Radical não se preocupa com o comportamento real mas sim com a forma mais pragmática de descrever esse comportamento, e esta é uma contradição absurda, pois uma descrição pragmática e o que é real fazem parte da mesma coisa. Na Ciência não pode haver extremismos e Dogmas, eu não preciso escolher um lado e me agarrar fortemente a todas as afirmações deste sem nenhum questionamento e nenhum discernimento, é neste ponto que o Behaviorismo comete o erro, na Psicologia não devemos ter uma abordagem como se fosse uma religião, devemos dar atenção somente para as evidencias científicas. e além do mais, o autor desse livro não expõe a visão de Skinner, ele deixa claro no inicio que deu enfase justamente a visão dele, para quem se interessa realmente pelo assunto, recomendo os livros do próprio Skinner, em especial o livro ''Sobre o Behaviorismo''.

Keiti 03/03/2021

Muito bom.
Comecei a ler o livro após finalizar a matéria de AC para complementar os assuntos abordados em aula, e o livro é tão completo que acabei me deparando com assuntos que não haviam sido falados em aula. A leitura foi um pouco mais complicada do que esperei, mas o livro é maravilhoso e muito bem explicativo nos temas que traz.