A Redescoberta do Mundo

A Redescoberta do Mundo Thrity Umrigar

Resenhas - A Redescoberta do Mundo

Lelouch_ph 01/01/2023

Nem toda determinação é eterna.
Dentre os livros que li, este foi o primeiro que me apresentou personagens que desistiram de suas aspirações revolucionárias. Personagens que desistiram de querer mudar a sociedade em que viviam pois viram que, toda a sua luta, só as estava machucando e afastando dos seus sonhos profissionais, pessoais e de ter uma vida boa. Nossa história, que começa nos Estudos Unidos da América (EUA), se passa com uma mulher chamada Armaiti, que descobre ter um tumor no cérebro, e irá matá-la em menos de um ano, e depois de sua filha e seu ex marido Richard, que é seu melhor amigo, desistem de obrigarem-na a fazer o tratamento, ela decide que quer reunir suas três melhores amigas de 30 anos antes quando ainda faziam faculdade em sua terra natal, Índia onde por anos tentaram lutar contra a opressão e outros problemas do país com passeatas e seus ideais leninistas e da União soviética que carregavam consigo mas após uma passeata que terminou em conflito com a polícia, em que Armaiti foi vítima de agressão e ficou internada por conta dos golpes, além de perder a memória por um tempo. Após esse pequeno caos, a mesma decide tentar um visto de estudante no Estados Unidos, país que tanto odiara por anos para tentar recomeçar e gradativamente se afasta de suas amigas onde um email semanal se torna mensal, depois anual, até sumir de vez. Com isso em mente, manda e-mails para todas, junto com Richard que quer ajudá-la nisso com dinheiro e o que mais for necessário, para trazê-las até ela. Talvez como uma forma de se redimir com ela, isso não é explicado de forma clara. Não darei detalhes, dos problemas de cada uma das três mulheres, para que o leitor não tente prever as resoluções dos pequenos ou grandes conflitos de cada uma. Bom, durante a leitura cada capítulo troca o ponto de vista entre as protagonistas e o "antagonista", você entenderá o motivo das aspas se ler, que quer impedir uma delas de ir pois tudo que havia restado em sua vida de bom era sua relação que em sua cabeça era suficiente e boa para com sua esposa. Cada personagem é desenvolvido de forma impecável, você consegue sentir sua ansiedade e desejos junto deles... Não há heróis nem vilões todos são humanos cansados e felizes ou não por algumas ou outras escolhas tentando sobreviver e honrar a pessoa que são hoje e as coisas que perderam no passado. É uma história única, com certeza irei ler outras obras da autora e recomendo para qualquer contexto e leitor.

leosilva 13/06/2014

O quase reencontro de quatro amigas
Pontos positivos:
O livro de Thrity Umrigar é dotado de uma escrita muito simples, por isso mesmo é fácil de ler (terminei em três dias) e de entender. A estrutura narrativa não é muito complexa, e as cenas são facilmente compreendidas. Peca por excesso de drama, às vezes, mas mantém um ritmo bom. Não existe muita ação, mas a proposta do livro é exatamente a de descortinar o mundo, e cumpre muito bem sem apelar.
Pontos negativos:
Se fosse me levar pela propaganda – “o reencontro de quatro amigas e o real valor da amizade” – de certo que eu me sentiria enganado, pois não há reencontro algum das quatro amigas, há sim uma intenção de reencontro (o encontro mesmo só podemos inferir). Mas, dando um desconto à propaganda, que é feita mesmo para enganar, existe outro defeito sério no livro, que é o de não fechar praticamente nenhum conflito. Tudo bem, quando se escreve para leitores inteligentes não é preciso contar tudo o que houve, pois muita coisa pode ser concluída a partir dos rumos que a autora delineou. Mas, quando termino uma leitura, gosto de me sentir recompensado de alguma forma – satisfeito, mesmo que o final não tenha me agradado. Se não, não valeu a pena. A trama de Umrigar começou e se manteve em um nível psicológico e melancólico durante a maior parte do livro, e quando esperava pelo tal reencontro, ansioso para saber como as amigas reagiriam uma vez mais (uma última vez, aliás), o livro acaba e te deixa na mão. Isso caiu como um balde de água fria. Por isso três estrelas. Esperava mais do livro.
LeitoresFloripa 08/10/2016minha estante
Que baita spoiler no TÍTULO na sua resenha!

leosilva 08/02/2017minha estante
LeitoresFloripa, não exagera! Se o que o meu título revela for a parte mais importante desse livro, é melhor jogá-lo fora!

Eliane Maria 07/09/2015

O que eu achei do romance.
Com uma escrita muito simples, Thrity Umrigar, nos leva a conhecer 4 amigas de juventude, que lutavam, porque acreditavam em uma Índia melhor.
Rumos diferentes elas tomaram na idade adulta, mas uma fatalidade proporcionou o "reencontro".
Uma coisa que me incomodou foi o fato dos nomes dos personagens serem tão diferentes, claro que se são indianos era natural que assim os tivessem. Isso dificultou um pouco a minha relação com eles.
A autora conseguiu manter uma sequência lógica na temática das vidas desses personagens, mesmo não tendo finalizado a estória de vida de quase nenhum deles.
A proposta inicial do romance não foi cumprida, fiquei muito frustrada, com o desfecho que a autora deu.
Terminei a leitura, e não me senti recompensada, fiquei "voando"...
Esperei avidamente o tal reencontro, para tudo terminar daquela forma.
De repente "o livro se tornou um bloco de gelo nas minhas mãos".
O livro tinha tudo para ganhar 4 estrelas, mas pelo final incoerente que teve dei somente duas.
Me pareceu que a autora ficou com desânimo em continuar escrevendo e preferiu interromper bruscamente.

Simone de Cássia 11/10/2018

Normalmente gosto dos livros dessa autora, mas esse não me agradou. Começou com uma boa proposta e tinha o ritmo certo , mas sei lá se a motivação ficou pelo caminho ou se a autora fez deliberadamente, o fato é que a historia vai deixando pontas soltas e nada tem fim, nada mesmo... fica uma sensação de que foram arrancadas as páginas finais do livro e a gente tem que imaginar o desfecho de tudo... Não gostei.
Alê 30/12/2020minha estante
Concordo com vc... se comparar aos outros que li, esse realmente desapontou um pouco. Foi faltando a motivação ao longo do caminho... só terminei pq a leitura é fácil e não queria abandonar... mas certamente deixou a desejar...

Kleice1 12/04/2021

Gosto mt dos dramas dessa autora. Sempre mt sensíveis e verdadeiros. Mostrando a cultura indiana e fugindo dos esteriótipos de final feliz embalados americanos.

Regina 23/10/2012

A força da amizade
Este livro fala de amizade e coragem, de laços que não se perderam com o tempo e a separação, da solidariedade e das dificuldades que em algum momento todos passamos.Gostei muito.

Matos 05/02/2013

A Redescoberta do Mundo
Quatro adolescentes unidas pela amizade e um ideal: uma Índia mais justa. Quatro mulheres que apesar do forte laço de união o tempo fez o favor de distancia-las, mas o destino com uma triste notícia pretende reparar esta ação do tempo. A autora Thrity Umrigar mostra os dois lados da Índia: riqueza e pobreza. A cidade que dá vida a esta narrativa é Bombaim a maior e mais importante do país. Um ponto que a autora coloca em foco é o preconceito religioso entre os hindus e os muçulmanos, além da relembrar o conflito de 1992 que resultou em muitas mortes entre estas duas religiões. Este conflito que transformou a vida de uma personagem fazendo-a “prisioneira” do seu amor e renegada pela própria família. Portanto, pode definir as personagens como: uma dona de casa pobre e reclusa, uma socialite idealista de personalidade forte, uma arquiteta lésbica e uma doente que se recusa fazer tratamento. A união destas quatro personagens vem com a notícia de Armaiti que está com câncer e pede para as amigas visitarem-na nos Estados Unidos antes de sua morte. Os conflitos começam a gerar de acordo com que uma Laleh e Kavita procuram por Nishta e a doença de Armaiti piora. A Redescoberta do Mundo lançado recentemente pela editora Nova Fronteira é uma obra envolvente que entrelaça a cultura e costumes indianos, com os rumos distintos destas amigas, numa descrição muito bem feita pela autora, dando personalidade a cada uma delas fazendo o leitor um “refém” de quem agiu certo ou errado no desenrolar da trama. Um romance imparcial marcado pelos conflitos históricos e sociais, alimentados por ironias e criticas da “moderna” Índia.

Kari 13/04/2020

Thrity sempre encantadora
Uma contadora de lindas estórias: é assim que defino Thrity Umrigar. Depois de ler " O tamanho do céu", comprei todos os livros dela traduzidos para o português e esse é o terceiro que leio.
Quatro amigas de faculdade. Cada uma está no seu cotidiano quando, Armaiti resolve ligar para Bombaim dizendo às demais que sua vida está com os dias contados e, como último desejo, quer reunir as quatro amigas novamente. Porém, não é nada fácil. Laleh, Kavita e Nishta não são mais adolescente rebeldes que lutam contra o sistema. Cada uma trilhou o seu caminho e não vai ser tão fácil criar um atalho até a amiga que se encontra no fim da vida.
Para que o reencontro ocorra, elas devem correr contra o tempo, usar pessoas próximas e até mentir se necessário for.
Uma estória envolvente, que te abraça e te empolga a casa final de capítulo que só não merece 5 estrelas por não estar mais completa.

Nota 0-5: 4
@leyendo_a_los_que_leen

Clarissa 13/03/2022

Neste livro vamos acompanhar as quatros amigas, que na década de 70 eram inseparáveis. Mas tudo mudou quando terminaram a faculdade, cada uma seguiu seu caminho...
Depois de 30 anos afastadas, elas voltam a se encontrar... O motivo desse reencontro é que uma delas está muito doente, e seu último desejo é rever suas amigas.
Esse encontro será nos Estados Unidos... Mas não será tão fácil unir essas amigas.
Diferenças sociais, religiosas e até mesmo raciais irá implicar nessa aproximação.
Uma leitura agradável, de fácil compreensão... Recomendo... É mais um livro, onde vemos a importância da união, amor e amizades.

Larissa.Giorgetti 16/12/2022

A Thrity, por que fazes isso?
Nunca me incomoda a autora não dar "finais" a Deus livros, é meio que dia marca, deixar a imaginação o fim de cada personagem seu
Com exceção de "a hora da história" que eu quero muito uma continuação, os outros livros dela sem final, digamos assim, não são tão ruins de ser imaginados e aceitamos.
Porém esse livro foi bem complicado não ter fim, temos uma proposta tão legal, renderia um livro maravilhoso porém o final deixou a desejar ao extremo.
O que aconteceu com um personagem em especial, me quebrou tanto o coração, porém depois refletindo eu pensei, infelizmente é o que acontece mesmo, e não se esqueça que vc Thrity justamente por ser real
Porém essa realidade me quebrou dessa vez
Infelizmente foi o livro que menos gostei dela

Letícia 24/01/2023

Surpreendente.. sou suspeita por que adoro a autora, mas a forma com que essas quatros mulheres nos envolvem é sensacional. Cada uma a sua forma, compartilharam sonhos e esperanças, apesar da distância, a amizade é eterna.

brunaentrelivros 12/05/2023

Uma incrível descoberta
A Redescoberta de Mundo de Thrity Umrigar nos apresenta a Armaiti, Laleh, Kavita e Nishta, quatro jovens universitárias que lutam por um mundo mais igualitário na Índia dos anos 70. Em um ambiente marcado por conflitos políticos e religiosos, as quatro amigas encontraram umas nas outras a esperança necessária para lutar pelos seus ideais e a força que nasce de amizade verdadeira.

Umrigar acerta quando nos apresenta a seis narradores complexos, capazes de oferecer visões pessoais de cada situação apresentada. Adish e Iqbal, maridos de Laleh e Nishta, são personagens essenciais para compreender com maior profundidade os dilemas morais que norteiam a história. A autora expande a realidade de uma população marcada violentamente pelas guerras indo-paquistanesas após a separação dos hindus e mulçumanos de Mumbai.

Passados trinta anos e a separação do quarteto principal, observamos como a vida segue caminhos diferentes quando Armaiti entra em contato com as velhas amigas com uma triste notícia e o pedido de que se encontrassem depois de tantos anos. Quando falamos de para sempre, o que isso realmente quer dizer? É o que vamos descobrir ao longo da história.

Particularmente, esse livro me surpreendeu de tal forma que eu precisei de alguns minutos para digerir quando acabei. Mesmo com temáticas densas, Thrity conseguiu compor uma narrativa fluida e que te prende mais a cada página. Cada um dos personagens carrega em si sentimentos de frustração, culpa, medo, e orgulho nas mais diversas situações onde se veem frente a frente com suas convicções.

Não lembro a última vez que um plot me surpreendeu como esse, e não vou estragar a experiência de vocês falando mais sobre isso, mas gostaria que todos pudessem ser tocados por um livro como eu fui por A Redescoberta de Mundo. Eu só posso dizer que valeu cada segundo e com certeza lerei esse livro muitas outras vezes.

Katia 20/01/2014

Leitura interessante que nos fala do valor de uma amizade.

Juliana 19/08/2015

A redescoberta do mundo é um livro de Thrity Umrigar, uma publicação da Editora Nova Fronteira. É o livro mais envolvente, inteligente e apaixonante das minhas últimas leituras.
Uma linguagem simples e delicada que me prendeu desde o primeiro capítulo e apesar de não ser amante dos romances, esse em especial me deixou envolvida por completo.
Umrigar consegue apresentar histórias inteiras, e mostra que somos o preço é consequências de nossas escolhas. Aqui a lealdade, o amor e a sobrevivência acenaram posições importantes no decorrer dos cenários com os personagens.
Comprei esse livro outro dia apenas pela história acontecer na Índia, e eu fiquei tão somente com os olhos faiscando como brasas, após essa avalanche de boas sensações ao ler.
Quem puder e quiser são quase 300 páginas de uma narrativa incrível.

site: www.irreverenciabaiana.com

cris.leal 30/06/2017

Os laços duradouros da amizade...

"A Redescoberta do Mundo", de Thrity Umrigar, é a história de quatro mulheres: Armaiti, Laleh, Kavita e Nishta, que foram para a universidade juntas, em Bombaim, no final dos anos 1970. Elas ansiavam fazer do seu mundo um lugar muito melhor e, por isso, participavam dos protestos e marchas que dominavam a vida universitária da época. Eram revolucionárias.

Ao final da faculdade o quarteto se desfez, elas se separaram e seguiram caminhos diferentes. Trinta anos depois, chega uma notícia inesperada e devastadora, Armaiti, que vive nos Estados Unidos, foi diagnosticada com câncer terminal. Como último desejo, ela quer se reunir com as amigas uma última vez.

No curso da jornada para o reencontro as mulheres irão reavaliar suas próprias vidas, reconhecerão arrependimentos antigos, enfrentarão segredos dolorosos e desejos ocultos. Entenderão que o fervor revolucionário que compartilharam enfraqueceu, mas que os laços de amor e amizade estão mais fortes do que nunca.

site: http://www.newsdacris.com.br/2015/01/eu-li-redescoberta-do-mundo.html