Déjà Morta

Déjà Morta Kathy Reichs

Resenhas - Déjà Morta

a_adri 03/07/2023

Inspiração para a série Bones
Tampe é uma antropóloga forense que se depara com uma série de assassinatos bizarros, ficando obcecada por resolver o caso ela se dedica de corpo e alma para achar o possível maníaco sexual que ronda sua cidade.
Eu fiquei completamente entretida com esse livro ?a ponto de sonhar com ele? a narração é maravilhosa (apesar de extremamente detalhista a ponto de cansar). A cada capítulo Tampe descobre algo mesmo se colocando em risco, o que me deixava meio ansiosa pra ver aonde ia dar. Enfim, um ótimo livro que apesar de ser antigo, aborda assuntos extremamente atuais que chega a doer.

P. S. : não vi a série Bones, mas aparentemente não tem nada a ver o livro com a série.
Lizzy18 28/11/2023minha estante
Oii, esse livro não tem em português né?

a_adri 29/11/2023minha estante
Tem sim, esse que li foi em português

Lizzy18 04/12/2023minha estante
Aah, não consegui encontrar

Sheyliga 27/09/2022

Tempe Brennan
Amei esse primeiro livro da saga da Dra Temperance Brennan!

A história se passa em 1994, o que é mt legal e nostálgico, as pessoas nao tem celulares, as coisas tao começando a ser informatizadas? faz lembrar dos velhos tempos em que tinhamos q dar um comando de DOS pra ligar um computador! Hahahaha

A leitura no início pareceu q seria arrastada pq a Brennan divaga e narra coisas q aparecem na cabeça dela durante o raciocínio, mas na verdade isso fez com q eu me identificasse demais com ela!

Ela tem um senso de humor que eu adorei!!

A história é um pouco diferente do que se passa no seriado Bones, mas amei conhecer a verdadeira Tempe, detalhes da vida da personagem q sao diferentes na serie. Faz os dois, tanto livro que to série, serem autênticos e muito interessantes.

Estou curiosa agora pra saber como será a próxima aventura dela!

Vale a leitura!

She 06/08/2020

Para quem gosta de livros policiais é uma prato cheio. Demorei a me prender no início, mas depois foi ficando mais interessante.

CrisVieira~ 29/12/2017

O PRIMEIRO LIVRO da série PUBLICADO NO BRASIL
Resolvi afinal escrever uma resenha sobre este livro em defesa de sua honra. Depois do lançamento da série de TV Bones mais dois exemplares foram lançados pela editora Record e inclusive a editora disse que um deles era o "primeiro livro lançado da autora de Bones". Uma imprecisão digna de um estagiário, mas que uma editora não deveria cometer pois, graças aos deuses do mundo editorial existe algo chamado ISBN que é o registro de cada livro publicado aqui. E Déjà Morta tem um que o indica como sendo o primeiro livro de Reichs apresentando a dra. Brennan que, antes, não passava de uma mera médica legista preterida até mesmo por seus colegas, mas muito curiosa e solitária em sua vida de mãe solo.
Mas falemos um pouco dessa obra que alavancou a carreira da antes desconhecida antropóloga Kathy Reichs a tornando um ícone dos trhilers forenses de mistério. Eu li este livro no início da adolescência porque fiquei apaixonada pelo título. Era evocativo e diferente e a história, arrepiante como eu jamais tinha visto antes. Infelizmente a sinopse que se encontra hoje na internet é incipiente e vazia de explicações. Não fala que mais do que apenas um corpo, a dra. Brennan lida com um serial killer que mata apenas mulheres de uma forma tão bárbara que ecoa nos confins da década de 1990 (época do lançamento do livro no mundo inteiro, inclusive no Brasil) os brados contra a misoginia - palavra que apenas nas últimas décadas tornou-se representante de um ódio visceral e intolerável contra pessoas designadas como mulheres (e/ou moças e meninas).
Na história, Brennan tem de lidar com o "IML" precário onde é obrigada a trabalhar que é muito diferente do hospital onde dava seus plantões. Ela uma inveterada bebedora de café (se eu não estiver enganada), é sarcástica e irônica sobre o que não mais tem à sua disposição no local onde foi parar para ter paz e tranquilidade para viver e trabalhar.
E é engraçado como a personagem foi modificada pela autora para caber no personagem que a série criou. A Brennan de Déjà Morta é engraçada, insegura, corajosa, persistente, reservada e um pouco sonhadora. Inteligente ao extremo, claro - e o que causa inveja e o desprezo em seus colegas do departamento onde tem de trabalhar -, curiosa e obstinada em dar um desfecho para as pobres mulheres violentadas (até depois da morte, literalmente falando) e destroçadas que vão surgindo à medida que a história avança.
É instigante tentar descobrir quem seria o monstro que descontroladamente ataca mulheres e as desmembra para que Brennan as acolha em sua fria mesa para tentar montar aquele difícil quebra-cabeças.
Claro, o livro tem alguns pontos que mostram que era o primeiro trabalho de Reichs (e me lembro disso até hoje), mas era possível já naquela época saber que o caminho que Reichs trilharia seria de sucesso.
OS autores da série de TV foram espertos em comprar os direitos autorais para passá-la para a TV, mas acredito que espetacularizar os livros talvez possa tê-los empobrecido naquilo que o primeiro deles tinha de melhor: Temperance Brennan é super-humana. Ela é sensível até o último fio de cabelo. Ao contrário da "Bones" da série, por exemplo, ela é capaz de "fazer um barraco" por pouca coisa e, sim, o lance dela e do policial, às vezes, a faz quase querer largar tudo só para fugir com ele para bem longe.
E fora que há seu lado materno, as preocupações (que toda mulher que tem filhos acaba tendo) de não ser uma mãe perfeita e as inseguranças que aumentam quando mãe e filha discutem por nada.
Enfim, li este livro há muito tempo e já passou da hora de relê-lo, para refrescar a memória (e não cometer imprecisões como posso ter cometido aqui!), pois é uma obra que me marcou. Era a primeira vez que eu via uma personagem mulher humaníssima e determinada a não desfazerem dela por ser brilhante e sensível.
Assim, defendendo a honra do primeiro romance de Kathy Reichs lançado no Brasil pela Record, Déjà Morta, eu digo que mesmo que qualquer outro romance de Brennan seja bom, sem ler a origem da personagem (e talvez se incomodar com as mudanças desnecessárias que Reichs pode ter feito para adequá-lo a um programa de TV (blasfêmia das piores contra uma obra literária!)) não é possível entender a essência da desprezada e brilhante médica legista que, sozinha, enfrentou um misógino e implacável assassino de mulheres.

Eu recomendo:

LEIAM Déjà Morta! :D

Nota: 4,5✯.

P.S.: Livros onde há assassinatos merecem nota 5, mas não recebem por causa exatamente das mortes. Assim, se recebeu 4, 5, entenda como um 5✯.

Fátima Lopes 10/03/2013

Intenso, particularmente nos capítulos finais (fiquei acordada madrugada afora para saber o desfecho da trama). Já encomendei mais um livro da autora.

Bea 13/01/2011

Eu já tenho pontos negativos com a literatura por minha nota ‘6’ em literatura no boletim, e com certeza esses pontos passaram a ser negativos quando passei a ver mais seriados do que ler livros. Mas nem tudo está perdido. Foi por eu começar a ver seriados [especificamente Bones] que cheguei até um dos melhores livros que eu já li: Déjà Morta.
Déjà Morta é o primeiro livro da série [de livros] protagonizada por Temp Brennan, que tem na-da-ha-ver com a nossa Bones. Se você pretende gastar seu rico dinheirinho [e o livro não é barato, pois meu amigo teve que encomendar de outro estado] pensando que esse livro irá contar a história dos nossos queridos Booth e Bones, está definitivamente enganado.
Ainda assim, não deixe de ler. Déjà Morta me prendeu da primeira à última página, como a série me prendeu do primeiro ao último episódio. Apesar do livro não conter nenhum clima romântico, toda a parte científica, forense, investigativa é muito bem planejada e amarrada.
A personalidade dos personagens é praticamente uma caixa de surpresas. A cada capítulo estamos sujeitos a descobrir mais uma característica que poderá mudar o rumo da história. São 492 páginas de intrigantes e que de certa forma não acabam, já que a vontade de ler a continuação, Death du Jour, é muito grande. Infelizmente, Death du Jour não foi traduzido para o português. A tradução da série pula direto para o 7º volume original, Segunda-Feira de Luto.
Um dos meus livros favoritos.

Karen 11/07/2009

Excelente!!!
Para quem gosta de misterios policiais um prato cheio! Em particular para os fans de Bones - serie de tv da FOX - Kathy Reichs criou a personagem Temperance Brennan, uma antropologa forense muito inteligente e com uma queda por crimes dificeis de se resolver. Inspirado pelo trabalho de Reichs, Hart Hanson cria a serie e Emily Deschanel da vida a Tempe. Vale a pena!