Mentes Sombrias Sérgio Pereira Couto

Resenhas - Mentes Sombrias

Laine @pagesandseasons 05/12/2022

É um bom livro de investigação, mas achei um pouco confuso em alguns momentos e senti falta de uma profundidade maior no desenvolvimento do plot.

Raul Oliveira 18/08/2012

Cativante
O Sérgio tem aprimorado suas obras. Seu livro é fácil de ler, rápido e com caracteristicas que identificam o próprio autor. Agradeço pelos momentos de gargalhadas durante a leitura de uma história ágil e agradabilissma.

Joyce 13/02/2013

Resenha do Blog Entre Páginas e Sonhos

Esse é o segundo livro do CSI Tony Draschko. O primeiro é o Mentes Criminosas que eu amei por explicar detalhadamente uma investigação criminal, por ter um enredo muito bom e uma narrativa envolvente. A resenha está AQUI para quem se interessar (eu tenho a versão anterior: Investigação Criminal).

Por conhecer o personagem principal, fiquei bem curiosa quando vi que tinham lançados o Mentes Sombrias. Esse livro é um pouco diferente do 1º, pois não dá tanta a atenção aos procedimentos necessários na investigação e sim na história.

Tudo começa quando os superiores de Tony indicam um novo parceiro, Roderick Benes, autor, psicólogo e CSI. Numa noite, Tony e Paul, seu colega CSI, vão para um evento literário de Rod e lá Tony descobre a existência da rede social gótica "Presas Noturnas". E acaba encontrando os corpos de duas moças pertencentes ao grupo.

A partir daí, eles mergulham nesse mundo estranho no qual Paul é bastante conhecido como "Deus Noite" e se deparam com Stroker, o administrador dessa rede que ninguém sabe sua identidade e suas intenções.

Na busca por Stroker, os CSIs incluindo Herb, seu antigo parceiro e novo chefe, investigam a casa noturna Madame Lilith e se deparam com Tim, dono da mansão e sua filha Cecile mais conhecida como Siouxsie, a nova paixão de Tony.

Nessa história, vamos conhecendo mais sobre o passado do Tony e da própria cidade de Little Rock pois a grande culpada pelas mortes é a ordem do centauro, onde ficam todos os arquivos mostrando os podres de todos as pessoas importantes da cidade e que Stroker quer ter acesso.

Confesso que gostei mais do Mentes Criminosas pois prendeu mais a minha atenção. Porém, essa história é bem bolada, achei surpreendente a solução do caso e lá pelo meio do livro começam as cenas com ação, gostei dessa parte. O livro acaba meio que em aberto dando a entender que terá uma continuação.

A capa está bem interessante, a diagramação está bonita com uma página só com nome e número do capítulo e tem trechos de músicas de rock com páginas amareladas.

Recomendo para quem já leu Mentes Criminosas pois vai acompanhar algumas revelações de Tony e vai entender melhor alguns pontos da história.

MarcosQz 18/03/2013

Mentes Sombrias (e Perdidas)
O livro não é ruim, mas também não chega a ser bom, a história é até boa, mas não convence.
Tony não tem um jeito de quem trabalha na policia, Rod não aparenta mesmo como personagem, ser escritor e psicólogo. A vida de todo mundo parece se entrelaçar nesse livro, todo mundo tem uma ligação, mesmo que não tenha nada haver. Mortes vão acontecendo, as vezes sem sentido, e alguns personagens matam até mesmo aqueles que amam.
Alguns erros são bem visíveis no livro se prestar muito atenção, como o fato do login de um dos personagens na rede social, Presas Noturnas, na página 77 vemos que um login e uma senha, mas na página 158 vemos outra senha, sendo que o personagem não mudou a senha, por alguns motivos que são apresentados um pouco depois da página 77.
O pacto apresentado não faz o menor sentido, as explicações no capítulos finais não convencem em nada e deixam muito a desejar. O livro chega a ser repetitivo e até mesmo muito obvio em algumas partes, o que é bem irritante.
Eu já havia começado a ler o livro tempos atrás e desisti, voltei a ler achando que seria o momento, li o livro todo e esperava muito mais.
É até duro dizer isso, mas não é um livro que recomendo, mas agradeço ao autor pelo envio do livro.
Anônimo 22/04/2014minha estante
É horrível dizer isso, mas brasileiro não sabe escrever livro de suspense. Você percebe que há alguém contado a história, o que mata o livro. São raríssimas as exceções.

Karina 27/01/2016minha estante
Concordo com você. Fui até o fim esperando que ainda tivesse um bom desfecho, mas só ficou a desejar mesmo.

"Anônimo", brasileiro, super recomendo Raphael Montes! Vale a leitura!

Emanuelli 18/06/2017minha estante
Terminei o Mentes Criminosas ontem, e hoje, ao começar este, já estou desistindo na página 12... No primeiro, uma personagem morreu de uma forma, neste, de outra. Outro estava fora da chefia dos CSAs, agora começou já como chefe de novo. Até fui procurar se eu não tinha pulado outro livro kkkk Realmente espero que as coisas sejam explicadas no livro... só eu que fiquei confusa? Rsrs

Lanfredi 20/05/2022

um livro muito bom para passar o tempo e ocupar a mente com uma história instigante, entretanto não nos puxa muito, deixando um pouco a desejar na metade, vai melhorando e o final surpreende. merece mais reconhecimento

Ana Carolina 02/08/2013

Resenha originalmente publicada no blog Palavra Sonhada
Este é o segundo livro de Sérgio Pereira Couto com o personagem Tony Draschko, investigador policial. Não sabia da existência do primeiro livro quando li Mentes sombrias, porém, não senti falta de nenhuma informação para compreender o enredo. Com uma história dinâmica e envolvente, somos apresentados a um crime relacionado à rede gótica Presas Noturnas.
Mentes sombrias não deixa nada a desejar a muitos best-sellers policiais que estão surgindo no exterior. Recomendo a leitura para os que gostam do gênero.

site: http://www.palavrasonhada.blogspot.com.br/2013/08/mentes-sombrias-sergio-pereira-couto.html

Karen Gonçalves 07/03/2016

Nunca tinha lido um livro policial de um brasileiro, mas eu simplesmente adorei esse trabalho do Sérgio. No começo parece que a história nunca vai engatar, mas de repente começa os mistérios.

A trama se passa na cidade de Little Rock. Depois do assassinato de duas meninas (que eram grandes amigas) que participavam de uma rede gótica chamada Presas Noturnas. O CSA Tony Drasko e seu novo parceiro e psicólogo, começam a investigar esses brutais assassinatos.

O maior suspeito de todos é o temido Stoker, o chefão do Presas Noturnas, que pouquíssimas pessoas tiveram a chance de vê-lo, mas o grande mistério não gira só em torno de Stoker, mas também de uma casa noturna, o Madame Lilith.

Tony descobre coisas sobre seu passado, e é surpreendido quando seu melhor amigo, Paul, confessa que na sua adolescência participava da tal rede gótica, e que era muito famoso, e por isso resolve ajudar o amigo na investigação já que parece que ela nunca começa a se resolver. Tony leva o personagem do amigo gótico na brincadeira, até que o pior acontece.

O final me surpreendeu muito, e na última página eu fiquei com uma pequena raiva do autor, pois ele deixou um suspense que eu achei bem legal mas que me deu vontade de saber mais.

Tenho muita vontade de ler Mentes Criminosas, que é como se fosse o antecedente de Mentes Sombrias, apesar da história não ter muita ligação, pois são crimes diferentes. O Tony também faz parte dessa história, e isso me lembrou muito o autor Dan Brown, que vez vários livros com um mesmo personagem, o professor simbologista Robert Langdon.

site: http://mundomeu.com.br/blog/

Monalisa Ribeiro 28/06/2016

Leitura para relaxar.
Não sou muito de fazer resenhas, mas esta obra pediu.
Foi minha primeira leitura de um livro policial e ainda mais sendo nacional.
Bem escrito, porém alguns personagens surgem de repente na história e você acaba se perdendo um pouco.
Há outro livro antes desse (Mentes Criminosas) que não li antes por não conhecer assim, já realizei a troca e vou iniciar a leitura em breve para que eu possa entender melhor os personagens e até volto a escrever outra resenha sobre este, se ficar mais bem explicada, porém o livro, de modo geral, foi muito bem escrito e diagramado.
Boa história! Vale a leitura para relaxar.

Fernando Tôrres Campos 16/10/2017

Novo crime
Mentes Sombrias o segundo livro mostra outro assassinato para ser resolvidos pelos peritos. Durante toda a investigação ocorrem muitas surpresas e desafios. No final a pessoa menos improvável era a mais envolvia.

Thais 02/02/2018

Um livro pequeno e oferece uma leitura fácil e rápida .
Porém, apesar de apresentar alguns aspectos positivos como as citações de músicas no início de cada capítulo o que dá uma pegada mais sinestésica aos atos, o enredo é sem sentido pois não há uma justificativa plausível para o pacto realizado pelos personagens no início da leitira.
O livro foge da realidade se tratando de investigação.
A obra deixou desejar, porém tem um final aberto o que indica que se houver uma sequência pode ser melhorada.

O resto está escrito 04/05/2020

Mentes Sombrias
O livro Mentes sombrias trazido pela editora Universo dos livros, narra uma clássica história de investigação criminal, onde Tony Draschko se vê encarregado de investigar o caso da morte de duas jovens no estacionamento de uma livraria.
O caso não tão simples como parece, envolve o uso de uma rede social e onde existe uma figura chamada Stoker que ninguém sabe quem é, mas que sabe de tudo que está acontecendo e frequenta os eventos da cidade sem ser reconhecido.

Crimes quase perfeitos que deixam os investigadores loucos, sofrerão uma investigação minuciosa dos agentes do CSA, que chegam se envolver pessoalmente com o caso e aos poucos vão descobrindo as tramas que envolvem Stoker e as famílias mais poderosas de Little Rock.

O mistério principal da trama não me envolveu o suficiente, embora seja bem trabalhado e conseguir nos enganar direitinho, a explicação não é muito convincente. É um livro que remete muitas vezes a tramas não resolvidas do seu sucessor Mentes criminosas. Embora não tenha me prendido muito, foi uma história boa de ler.

site: https://www.instagram.com/orestotaescrito/

Livretando 17/01/2014

Resenha: Mentes Sombrias
Tony está de volta à ativa depois dos acontecimentos anteriores vividos em “Mentes Criminosas”. Agora o CSA 2 tem um novo parceiro Herb, um psicólogo que Tony não gostou dele logo que olhou, que veio para o ajudar a desvendar o que está acontecendo na pequena cidade de Little Rock, envolvendo uma rede social gótica, Presas Noturnas, e o “Madame Lilith” - casa noturna onde vários grupos se encontra: duas garotas que faziam parte da rede e frequentavam o local foram encontradas mortas.

Desta vez o mundo que nos é apresentado é o mundo do rock, e Stoker é o sociopata da vez. Ele é um ser onisciente e onipresente que não sabemos o sexo, visto que usa uma máscara de porcelana e uma roupa que cobre seu corpo. É dono da rede presas noturnas e cuida para que ninguém “saia da linha”, ele (vou me referir como ele, no sentido de Ser) alicia as pessoas para fazerem seu trabalho sujo e um dos seus capangas mais fiéis é Lemmy (nome bem sugestivo para os fãs de rock), que o ajudou a matar e ferir quem cruzava o caminho deles.

Chegou a matar Laverne, companheira de Paul, amigo de Tony e colega de trabalho, com a mágoa que sentia pela morte da companheira, resolveu ajudar o amigo, voltando a participar do mundo gótico, que havia decidido abolir, para procurar o culpado.

Porém o que Stoker queria nada mais era ter acesso a Ordem, que era uma espécie de sociedade secreta da cidade, com informações importantes das famílias da cidade. Com isso, fazia com que todos da cidade fossem suspeitos de estarem envolvidos com as tramoias dele.

Sem saber em quem confiar Tony e seu parceiro, empreendem uma nova busca pelo criminoso e fazendo seu trabalho da melhor forma possível para que todos saiam ilesos.

Achei melhor que mentes criminosas, não que o anterior fosse ruim, até porque ele nos apresentou a alguns personagens desse livro, mas mesmo assim achei muito parecido com episodio de seriado, não que esse não seja, mas achei-o mais enigmático e mais interessante.

site: http://livretando.blogspot.com.br/2013/07/mentes-sombrias-sergio-pereira-couto.html

Marcia Saito 25/06/2014

Policial nacional com qualidade tipo exportação
Um crime bárbaro que vitimiza duas jovens durante um evento de cultura gótica, é o início do desenrolar de uma trama onde o personagem Toni Drashko é envolvido em sua investigação.
Mas o que poderia ser um crime chocante, revela-se algo mais para o CSA Tony. O caso revolve cinzas de seu passado, que vem à tona detalhes da organização Ordem do Centauro, responsável pelo crime que vitimou seus pais.
A investigação revela o nome do misterioso Stoker, cujo nome foi baseado no criador do romance Drácula. O nome Stoker é ligado à rede social Presas Noturnas, implicada no envolvimento das duas vítimas, além de outras contravenções que ele sedia na mansão Madame Lilith.
Escâncalos capazes de abalar toda a sociedade de uma cidade, corrupção e crimes, permeiam a trama deste romance que traz detalhamentos técnicos de perícia criminal que peculiariza sua trama envolvente e e eletrizante.
Os pequenos problemas ténicos se diluem com a temática e desenvolvimento dos fatos em um ritmo digno de um bom veriado de tv.
Com a premissa de que é uma história que fãs do seriado estadunidense "CSI" iriam entender e gostar, de fato o livro todo seguiu a linha de história e estrutura de um episódio da série de tv. Eu conheço a série e gosto, achei ótima a ideia a correlação com o tema da série. Se não fosse uma obra original, por alguns momentos é como se estivesse imaginando um episódio da série.
Personagens de nomes e ambientação estadunidense, o autor consegue transpor com quase fidedignidade a vida do que seria rotineira em um típica cidade urbana estadunidense.
As referências de músicas servem como um adendo que complementa a ambientação, quase como uma trilha sonora à história. Detalhes que enriquece a leitura, formando um conjunto interessante e dando-lhe um certo charme.
O detalhamento das informações de perícia policial fazem parte apra dar veracidade ao personagem e ao cenário em que a história se desenvolve.
Apesar de algumas passagens bruscas de cenário e alguns momentos em que o personagens demonstra alguns detalhes de desenvolvimento psicológico imaturo, não prejudica a leitura e o prosseguimento de linha narrativa não se prejudica. Apenas se atentar a não desviar a atenção pois um mero parágrafo mal lido, a trama não prosseguirá como deveria.
A revelação da identidade do vilão é mantida até os últimos capítulos, fato que é difícil de se manter tamanho suspense. Inclusive foi uma surpresa saber quem era o vilão. Pois digo que é o tipo mais raro que se tem de serial Killer. A minha afirmação se baseia em muitos episódios da série e de outras do gênero, de quantos tipos de seriais killers existentes. E este do livro é um dos mais raros de se ver nos noticiários.
Apesar de ter começado errado (esse é o segundo livro da série), fato que descobri ao ler a contracapa, mesmo assim quis iniciar logo a leitura. Senti a falta da descrição do personagem, dando margem a dúvida quanto ao comportamento dele.
Esse livro é o exemplo interessante para conhecer um outro mundo de histórias além das que a massa costuma apreciar.
Por sorte, a leitura dele não decepcionou e não me arrependi de ter começado desta maneira.

site: http://torrenteliteraria.wordpress.com

Tomo Literário 01/10/2014

Mentes Sombrias
O livro apresenta uma nova investigação do personagem Tony Draschko, surgido no livro anterior do mesmo autor, Mentes Criminosas. Seu novo parceiro é Roderick Benes, ou simplesmente Rod. Psicólogo recém-formado teve alguma experiência em diagnosticar problemas como depressão e distúrbios comportamentais. Além disso, Rod é escritor de ficção científica.

O assassinato de duas garotas que fazem parte de uma rede gótica, coloca em alerta o investigador sobre os mistérios que cercam o grupo e outros crimes que acontecem. Muita gente da cidade tem envolvimento com um segredo escondido na casa noturna Madame Lilith. Tony terá de revirar assuntos passados e fará descobertas sobre sua própria família e seu passado.

Mentes Sombrias, lançado pela Editora Universo dos Livros em 2012, é menos técnico do que o livro que o antecedeu. Neste também foram supridas as muitas informações e citações sobre os episódios da série criminalística CSI, abordagem bastante utilizada no livro anterior. Menos explicações técnicas, contudo mantendo mistérios que intrigam e as elaboradas descobertas realizadas pelos CSAs analistas de cena de crime.

Stoker, o líder das Presas Norturnas, é um personagem soturno e nebuloso. Um ser que parece estar em todos os lugares, mas que ninguém vê e mantém contato com ele por meio da rede. Tony tem a difícil, emocionante e misteriosa missão de descobrir o que envolve a temida rede gótica.

site: http://tomoliterario.blogspot.com.br/