Realidades adaptadas

Realidades adaptadas Philip K. Dick

Resenhas - Realidades Adaptadas

Edson Camara 05/04/2021

PK Dick era um gênio da ficção cientifica, milênios a frente do seu tempo.
O livro é composto de 7 contos de PKD que deram origens a filmes de sucesso. Muitos dos enredos dos filmes foram apenas inspirados no conto e não guardam absolutamente nenhuma semelhança com o original. Mas o tema central de cada conto esta em cada filme e isso já é o suficiente para comprovar a genialidade do autor que estava bem a frente do seu tempo e imaginação se tratando de ficção cientifica.
Vale a pena ler, mesmo que você nunca tenha lido nada do autor nem nunca tenha assistido a nenhum filme gerado pelos contos, vale muito a pena ler.

Só por curiosidade, listo abaixo os contos e o seu filme correlato.
Conto 1 Lembramos pra você a preço de atacado - O Vingador do Futuro (Total Recall) 1990 e 2012
Conto 2 A segunda Variedade - Screamers 1985
Conto 3 Impostor - Impostor 2001
Conto 4 O Relatório Minoritário - Minority Report 2002
Conto 5 O Pagamento - O pagamento 2003
Conto 6 O Homem Dourado - O Vidente 2007 ( O mais diferente dos 7)
Conto 7 Equipe de Ajuste - Agentes do Destino 2011

Henrique Moutinho 02/04/2021

Não é atoa que Philip K. Dick seja um autor tão roteirizado para o cinema. O ponto principal dos contos desse livro é que são ideias extremamente interessantes. Aliado a uma escrita cativante é uma receita infalível para um bom livro.

Luiz Pereira Júnior 07/03/2021

Tal como (não) acontece na realidade...
Tentar construir um mundo possível, por meio das leis da ciência: esse parece ser o propósito final da ficção científica, em seus diversos níveis, profundidades e prognósticos (previsões). Mas a ficção científica não nos dá a certeza de nada. Talvez seja justamente por isso que antes de “científica” venha "ficção” (estou brincando, mas até que há certo fundo de verdade nesta afirmação).
Isso acontece com todos os escritores de ficção científica, sejam eles iniciantes ou experientes, novos ou antigos, experientes ou imaturos. Não é possível prever com exatidão o que vai acontecer a essa espécie tão caleidoscópica quanto o ser humano. A bem da verdade, nenhuma previsão jamais chegará à absoluta e inequívoca certeza e sempre há algo de hilariante, engraçado ou simplesmente ridículo em algumas visões de futuro.
É claro que isso ocorre nos contos de Philip K. Dick que fazem parte desta coletânea. Senão, vejamos, um exemplo: ao lado de armas capazes de lançar mortíferos raios de calor e aeronaves voadoras e máquinas que produzem frestas no tempo, ainda temos máquinas de escrever e (talvez o mais datado de todos) o serviço de telefonia via telefonista. Imagine a situação: antes de entrar em uma máquina do tempo, você precisa falar com uma telefonista para que ela ligue para sua esposa avisando que vai passar uma tarde na era medieval. Ou seja, parece que a tecnologia evoluiu para as grandes coisas, mas as pequenas permanecem paradas no tempo.
Porém, não me entenda mal: apesar de alguns contos se pareceram muito uns com os outros (marca do autor?), ainda assim vale a pena conhecer os escritos que deram origem a tantos filmes famosos.
E não se espante se os contos também não conseguem fugir de sua própria época: é visível, revoltante, irritante a conclusão misógina do conto “O homem dourado” (no mesmo conto, a comparação do autor relacionada aos anões é de fazer o leitor largar o livro...).
Enfim, muda-se a tecnologia, mas os preconceitos não. Melhor dizendo, tomam outras formas...

RNA 19/02/2021

Ótimos contos, alguns um pouco diferentes dos filmes outros
muito parecidos, meu preferido é o screamers.

Admel 31/12/2020

Interessante para quem quer começar a ler Dick e conhecer um pouco mais da sua escrita. Os primeiros contos são bons e depois vai decaindo um pouco.

Paola 04/12/2020

Um dos meus autores favoritos de ficção científica. Ler esses contos que foram adaptados para o cinema é maravilhoso, mesmo que na maioria das vezes não sejam tão bons quanto o material original.

Meu conto favorito é "Equipe de Ajuste."

Jackson 22/11/2020

ão vários contos que tornaram-se ótimos filmes de ação e ficção científica, muitos deles levantando temas sobre existencialismo e interações com tecnologias futuras. Uma leitura bem leve e rápida.

rubens.nt 17/11/2020

PKD é sensacional. Legal é fazer o exercício de ler o conto e depois assistir o filme.

Leonel 16/11/2020

Realidades adaptadas
Meu primeiro contato com drogas, digo, Philip K. Dick. Aqui temos um amontoado de contos do autor que foram adaptados para o cinema e deram origem a grandes sucessos como Minority Report e o Vingador do Futuro (dica: não é o do robô). Deixando Black Mirror no chinelo e com finais imprevisíveis, todos os contos são de explodir a cabeça. Para ter a experiência completa, recomendo comprar dois exemplares: uma para ler e outro para fumar. Recomendadíssimo para todos aqueles que querem saber se estiveram em Marte.

Nat 10/11/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Realidades Adaptadas é um compilado de sete contos de Philip K. Dick que originaram filmes de sucesso. Alguns filmes, como Exterminador do Futuro, eu nem sabia que era baseado em livro. Algumas adaptações foram mais fiéis que outras, que mal lembram os contos. Como em todo livro de contos, alguns você gosta mais que outros. Meu favorito foi Minority Report (já o filme acho ok). Gostei muito do livro e recomendo para que curte ficção científica.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Rafael 02/08/2020

Interessante pra quem gosta de ficção científica. Já conhecia algumas histórias por ter assistido aos filmes, outras ainda não, no geral é uma boa coletânea!

Fabricio.Fracaro 26/05/2020

Realidades Adaptadas
Meu primeiro contato com o Philip K Dick e com certeza não será o último.
Os contos que estão no livro é uma pegada completa diferentes dos filmes que se inspiraram neles, então a história se torna algo inédito, a relação de máquinas e homem é sensacional ele vê um futuro aonde as maquinas tomaram conta do futuro, o que é quase totalmente realidade nos nossos dias.
Os contos são bem fluídos, viciante, os personagens por mas breve que conhecemos eles são profundos para poucas páginas, senti que cada conto era um eps de Black Mirror, só elogios para este livro, e fico com vontade de conhecer muito mais do autor, vale muito a leitura.

David 24/05/2020

Todos os contos presentes aqui foram adaptados para o cinema, mas sempre de maneira a atender ao apelo hollywoodiano, não aprofundando tanto nas sutilezas propostas pelo PKD. Às vezes os filmes são tão diferentes que causa estranheza comparar com os contos, mas é muito interessante fazer esse divertido exercício de ler e assistir ou assistir e ler.