Realidades adaptadas

Realidades adaptadas Philip K. Dick

Resenhas - Realidades Adaptadas

Kamilla 12/06/2023

Contos incríveis
Essa coletânea de contos traz títulos incríveis que foram adaptados para o cinema (alguns não fazem jus aos contos rs). Philip K Dick é um dos grandes autores de ficção científica e suas histórias são eletrizantes e fazem eu me ficar obcecada na leitura.
Muitas resenhas apontam o sexismo nos contos e, de fato, quase todos os contos possuem um teor machista bem grande (acredito que Agentes do Destino e O Homem Dourado são os piores nesse quesito). Infelizmente é uma característica comum de escritores de sci-fi, principalmente dos mais antigos: em sua grande maioria são um produto da sua época.

No mais a leitura é intrigante e recomendo para todos que gostam desse gênero de leitura.
baby targaryen 12/06/2023minha estante

- O homem dourado - ⭐⭐⭐
- Equipe de ajuste - ⭐⭐⭐

marcio772 03/05/2023

Muitas realidades.
Eu gosto dos contos e livros do K. Dick, apesar de não ter lido todos. Sua escrita não é complicada e aliada a suas narrativas, você não se vê tão distante do que se tem em mãos e o que sem tem na sua imaginação. Nesse livro, vemos alguns dos contos que foram adaptados para o cinema. Simples assim. E vemos como as vezes a adaptação pode ter saído melhor que a ideia original, e ambos podem ser divertidos e interessantes.

Regis 25/04/2023

Contos inventivos e inspirações para grandes sucessos
Esse foi meu primeiro contato com a obra escrita de Philip K. Dick e uma ótima forma de conhecer parte do universo do autor. Já havia acompanhado as adaptações para o cinema, gostado muito de algumas e achado outras bem curiosas.
Todos os contos desse livro foram escritos na década de 50, acho que essa foi uma década muito criativa para K. Dick e deu origem a vários contos que seriam adaptados com sucesso para o cinema.

O livro foi prazeroso de ler, tirando alguns problemas de machismo e misoginia perceptíveis (o que é comumente encontrado em vários livros de ficção científica), as histórias são muito imersivas, com mundos bem descritos e personagens que adorei acompanhar.
No decorrer das histórias percebe-se um questionamento recorrente sobre: Quem realmente é humano? O que caracteriza um ser humano? Dúvida essa que o próprio autor reforça em suas notas no final do livro, mostrando insegurança até quanto a sua própria humanidade.
Philip K. Dick é criativo inteligente e muito perspicaz ao escrever e suas histórias são recheadas de elementos que poderiam dar origem a séries com conteúdos abundantes.
Pretendo ler seus romances e mergulhar um pouco mais em suas ideias para formular uma opinião mais abrangente sobre seus livros mas os contos foram um ótimo aperitivo para essa fã de ficção científica. Recomendo o livro para quem quer começar a ler o autor.
CPF1964 25/04/2023minha estante
Mais uma resenha impecável, Regis. Infelizmente não curto este tipo de livro.

?????

CPF1964 25/04/2023minha estante
Não sou bom em escrever... Prefiro números...???

Obrigada, Cassius! ?
Eu adoro ficção científica.

CPF1964 25/04/2023minha estante
Preciso ser mais eclético... Não leio Ficção Científica e nem Fantasia....

Léo 25/04/2023minha estante
Ótima resenha, Régis. ?
Acho que você vai gostar de Blade Runner. Rsrs

Léo 25/04/2023minha estante
Tenta ler algum dia algum conto do Asimov, Cassius. Recomendo A última pergunta. ??

CPF1964 25/04/2023minha estante
Eu conheço mas ainda não li. Muito obrigado pela dica. Eu assisti as 2 versões de Blade Runner no cinema.

Obrigado, Léo.

HenryClerval 25/04/2023minha estante
Sua resenha está maravilhosa e os comentários sobre os contos foram ótimos, Régis. ?

Regis 25/04/2023minha estante
Eu gosto de todos os gêneros, Cassius. Eu realmente adoro ler qualquer tipo de livro.
Acho que isso ajuda muito a não ter ressaca literária. Sempre posso mudar de gêneros quando um está cansando.

Obrigada, Léo. ?
Também acho.

Valeu, Leandro! ???

CPF1964 25/04/2023minha estante
Você está correta, Régis. Também já fui assim. Atualmente com 58 anos alguns tipos de leitura já não fazem tão sentido como no passado. Um processo seletivo talvez. Eu admiro bastante suas leituras e opiniões.

Regis 25/04/2023minha estante
Te entendo, Cassius. Tenho alguns amigos que dizem que com o tempo deixamos de ler de tudo e filtramos mais.
E obrigada por sempre dizer coisas tão legais. ?

Qnat 23/02/2023

Bom!
A seleção é muito boa. O livro é um pouco "datado" mas temos que levar em conta que Dick foi o pioneiro.

Muito dos temas do livro são explorados até hoje, de formas diferentes, e mesmo assim os contos conseguem prender bem a atenção.

Os personagens são um pouco banais, as mulheres sempre estereotipadas, a tecnologia é o que hoje chamamos de "retro-futurismo". Lembra muito aquelas séries de ficção científica antigas, com o protagonista homem, a mulher clichê, o espião do governo malvado, etc.

Porém acho que no meio de tudo isso conseguimos encontrar ideias, conceitos e uma visão de futuro incrível de uma mente brilhante.

Mariana 23/01/2023

Livros escritos por homens para homens, onde mulheres são meros objetos decorativos na narrativa.
Apesar de gostar da premissa de alguns contos, o sexismo impregnado na escrita me deu asco. E, infelizmente, essa não é uma característica apenas desse autor de ficção científica.
Qnat 23/02/2023minha estante
é verdade, tem aquele conto dos caras na guerra, e haviam três modelos de "robos".
Eu tinha CERTEZA que o terceiro seria uma "mulher bonita inocente".

Lembra muito aquelas séries antigas de ficção científica, tipo Star Trek.
Chega a ser bem chato, mas é coisa da época, e os EUA sempre foram conservadores.

Provavelmente daqui 100 anos vão ler nossos textos, falando de "casamento", "trabalho presencial", e oturas coisas e vão pensar que nosso mundo de hoje é um absurdo também.

Karina 22/01/2023

Contos eletrizantes
Três contos foram os meus favoritos: Impostor e Os Agentes do Destino. Gostei muito de o Homem Dourado também. Não assisti nenhuma das adaptações para o cinema mas pensava a todo momento: que foda deve ser assistir a essa história. Uma mente muito criativa de Dickens.

Marialba 21/01/2023

Genial, atual e intrigante
Phillip K. Dick sempre é certeiro e profundo. Adorei os contos e principalmente os questionamentos existências!

Rafael 17/01/2023

Pode entrar, melhor livro de 2022!
Eu simplesmente terminei a leitura imaginando PKD como um precog. Ele conseguiu escrever no século passado sobre problemas que enfrentamos ainda hoje e que fazem a nossa cabeça explodir. Impostor, Relatório Minoritário e Equipe de Ajuste foram perfeitos para mim. PKD ainda será mais reconhecido futuramente por tudo que escreveu e eu certamente vou difundir a palavra desse homem.

Giany.Alves 21/12/2022

Um excelente livro para os amantes do Sci-fi.
Vários contos, todos inspirações para filmes de grande sucesso.

Wania Cris 27/11/2022

PKD nunca decepciona.
Mais um livro de Mozão que me deixa 100% satisfeita.

É maravilhoso ver como um gênio atemporal teve ideias tão avançadas em época tão remota. Eu vivo dizendo que o mundo jamais estará à altura da genialidade de PKD e esse livro ao confirma a minha teoria. Mesmo se nascido hoje, Philip estaria muito, muito a frente de seu tempo.

Ludimila Hashimoto entregou uma tradução deliciosa de se ler, o que deve ter sido o trabalho mais gostoso da vida dela, imagino...

Dawison 21/11/2022

Um ótimo livro de contos de Sci-Fi
Realidades Adaptadas demonstra a influência da mente genial de PKD na ficção científica e também no cinema. Os contos são muito divertidos de se ler e todos trazem histórias muito bem ambientadas capazes de transmitir a angustia dos personagens ao leitor.
Além disso, o livro trás discussões interessantes sobre o ser humano, sua relação (atual e futura) com as máquinas, entre outros.
Por fim, ótimo livro para os amantes do Sci-Fi.

Trechos interessantes fora de contexto:
"A memória real, com todas as incertezas, omissões e lacunas, para não dizer distorções, essa sim é a segunda opção."

"Quanto menos mexermos com esse homem, melhor ? disse McClane ?, é o que prefiro. Não devemos brincar com nada disso. Já caímos na besteira, ou tivemos o azar, de descobrir um verdadeiro espião da Interplan que tem um disfarce tão perfeito que até há pouco nem ele mesmo sabia o que era, ou melhor, é. ? Quanto antes se livrassem do homem que dizia ser Douglas Quail, melhor."

"Todos estavam assustados, todos estavam dispostos a sacrificar o indivíduo em nome do medo coletivo."

"A existência de uma maioria implica, logicamente, uma minoria correspondente."

"Se o sistema só pode sobreviver aprisionando pessoas inocentes, merece ser destruído. Minha segurança pessoal é importante porque sou um ser humano."

"As pessoas não podem viver assim, jogadas de um lado para o outro por forças políticas e econômicas. Multidões sendo manobradas de acordo com as necessidades de um governo ou de um cartel. Haverá resistência, um dia. Uma resistência forte e desesperada. Não por parte de gente importante, poderosa, mas de pessoas simples."

"Nosso presente está relacionado ao passado. Somente o passado é certo, para nós. Para ele, o futuro é certo. E provavelmente não se lembra do passado, não mais do que qualquer animal é capaz de lembrar o que aconteceu."

Caetano.Bezerra 07/11/2022

Bom livro com bons contos. Todos possuem uma estrutura semelhante, e realmente bem mais cinematográficas do que as obras de Dick costumam ser. Fica cansativo no final essa repetição, mas longe de deixar o livro ruim. Até pq é a intenção desse compilado.

Sa Klabacher 31/10/2022

Esse livro foi um refresco que eu precisava no meu dia a dia, que livro incrível! A maioria dos contos me prendeu do início ao fim e, apesar de alguns deles terem temas e finais mais "clichês", são muito bem escritos: as poucas páginas que cada um tem conseguem ambientar bem o leitor no mundo, ter uma noção de como é a personalidade do protagonista e, ainda assim, desconfiar dele.
Acho que os meus contos favoritos foram "O homem dourado", "Segunda Variedade", "Impostor" e "Equipe de Ajuste", que tiveram enredos muito legais e finais sempre muito inteligentes e divertidos.
As notas do autor, em que ele comenta um pouco sobre a intenção dele em alguns dos contos, foi muito interessante de ler e esclareceu ainda mais a mensagem que ele queria passar nas histórias.
É definitivamente um dos meus favoritos do ano!