Realidades adaptadas

Realidades adaptadas Philip K. Dick

Resenhas - Realidades Adaptadas

Alessandro Heverton 22/03/2020

Excelente
Matéria prima de muitos filmes, trás uma série de contos que estimulam e desafiam a imaginação, longe de clichês e com muitas reviravoltas. Cyberpunk e futurismo fervilham nas obras.

rubens.nt 17/11/2020

PKD é sensacional. Legal é fazer o exercício de ler o conto e depois assistir o filme.

Livia1405 21/04/2022

Mindblowing
Não tem como sair desse livro sem questionar a própria realidade, o ovo ou a galinha, buracos de minhoca, etc. É um conto com uma porrada atrás da outra sobre o que é real, o que nos faz humanos e até onde a tecnologia vai nos levar. Tudo escrito na década de 1950, porém tão atual!

Luciana.Lira 11/07/2023

Contos inovadores
Os contos deste livro são muito bons, e, alguns deles foram adaptados para o cinema, eles são bastante "futuristas", é só embarcar nas aventuras e se envolver nas propostas apresentadas, mas, são bastante diferentes, às vezes até demais.

Marcio Izidoro 26/05/2021

Maravilhoso
Isso sim é uma coletânea de respeito.
8 histórias curtas, e todas elas são maravilhosas... e todas deram o start para filmes clássicos de ficção-científica...
A cada livro, fico mais fã de PKD, é impressionante.
Recomendadíssimo!!!!

Guliver 16/09/2013

O que é real?
Até este livro chegar às minhas mãos, eu não conhecia Philip K. Dick. E pelo que vi na internet essa injustiça não foi cometida apenas por mim. Injustiça porque ele é o autor de ficção científica mais adaptado para o cinema (eu mesmo já vi quatro dessas adaptações sem saber de sua autoria), mas muito menos lembrado do que Carl Sagan, Arthur C. Clarke e Isaac Asimov.

Ganhei o livro de presente, e ao ler na contracapa que o filme “Blade Runner” também fora inspirado em uma de suas obras, minha atenção foi conquistada.

O título do livro “Realidades Adaptadas”, publicado aqui pela editora Aleph, inclusive reflete muito bem esse mérito do autor, já que se trata de uma coletânea de sete contos que teriam sido adaptados em produções Hollywoodianas.

Impressiona o fato de todos os contos terem sido escritos originalmente nas décadas de 50 e 60, posto que várias de suas “visões” de futuro não parecem absurdas mesmo para olhares contemporâneos. O contexto beligerante da época também reflete bem claramente em seus textos, incluídos quase todos numa realidade pós-guerra ou de conflito mundial.

Dois pontos principais guiam os temas de seus contos: a natureza do ser humano e a realidade posta em dúvida. Tais questões, sobre as quais qualquer pessoa já pensou, ainda que por um mínimo momento, tornam a totalidade do texto interessante e reflexível

Veja o restante da resenha no link:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/2013/09/resenha-realidades-adaptadas-o-que-e.html

Kizner 18/10/2022

Que livro maravilhoso!
Peça chave na estante de quem curte uma boa ficção. Phillip K Dick escreve de forma fluída, divertindo o leitor a todo momento. Personagens carismáticos, enredos maravilhosos.

Super recomendo.

Guilherme Lopes 16/02/2020

Ler PKD é sempre uma viagem, é incrível como ele dispunha de uma imaginação rica e como cada história pode se tornar um grande universo se o leitor mergulhar de cabeça. Fiquei impressionado com a quantidade de filmes que adaptaram de seus contos.

Isabela.Bodanese 16/02/2020

Resenha da Livraria Estrutural
Realidades Adaptadas é um livro da editora Aleph que reúne contos de Philip K Dick que foram adaptados para o cinema e se tornaram grandes sucessos de bilheteria, como O vingador do Futuro, Minority Report e Os agentes do destino.

O conto que inspirou a criação do filme Impostor, de 2001, estrelado por Gary Sinise, foi meu conto favorito do livro, apesar de bastante curtinho, a sensação de tentar adivinhar o final e estar constantemente em dúvida me agradou demais.

Nessa história, Spence Ollham é sequestrado por seu colega de trabalho, e levado para a base lunar para ser destruído, sob a alegação de ser um robô enviado com o propósito de explodir uma bomba para impedir a pesquisa que estava sendo realizada por eles.

Spence então se vê diante de uma terrível situação, na qual precisa arrumar um meio de provar a todos que não foi substituído, a fim de salvar sua própria vida.

Gostei demais do livro em todos os aspectos, são ótimas histórias e a edição da Aleph está formidável. Recomendaria facilmente a um amigo.

Se você também é um grande fã de ficção científica, não deixe de conferir a série que publiquei sobre esse livro no meu Instagram @livrariaestrutural. Espero te ver por lá.

alexandre 18/07/2013

Um dos meus livros preferidos, estou há anos aguardando a publicação no Brasil destas obras de PKD. Apesar de diversas histórias terem em comum uma temática recorrente – a dúvida se somos quem realmente imaginamos ser – o tema é explorado de forma instigante. Não há histórias requentadas e sim desdobramentos do tema sob circunstâncias diversas. Aliás já podemos identificar neste autor uma persistência em discutir a realidade X a percepção individual da realidade. O pano de fundo são histórias de ficção científica, sendo que o propósito é muito mais abrangente que simples cenários mirabolantes e personagens fantásticos; mergulhamos em universo de possibilidades e dúvidas.

Admel 31/12/2020

Interessante para quem quer começar a ler Dick e conhecer um pouco mais da sua escrita. Os primeiros contos são bons e depois vai decaindo um pouco.

RodrigoRdeCarvalho 22/04/2020

Distopias Filosóficas
Os contos são magníficos, muitos deles bem diferente dos filmes que neles se inspiraram. O tema da natureza humana talvez seja o fio condutor de todas estas distopias, bem como o conflito de certa definição de ser humano como ser de liberdade e uma sociedade e constante conflito com essa liberdade. Para um professor de Filosofia como eu, ou qualquer entusiasta das ciências humanas, este livro é um prato cheio para refletir e trabalhar filosofia política e ética.
gabriella.malta 22/04/2020minha estante
Também estou achando sensacional!!! Quero ler tudo dele, o que mais você recomenda?

RodrigoRdeCarvalho 22/04/2020minha estante
Foi meu primeiro, tb quero ler tudo. Eu e minha namorada estamos lendo o "homem do castelo alto" juntos, mas não estamos gostando muito, achamos a série muito boa e o livro tem decepcionado. Talvez seja por termos visto a série primeiro. De todo modo não diminuiu meu desejo de ler outros livros. Recomendo muito a série de mesmo nome que se encontra no Amazon Prime.

gabriella.malta 23/04/2020minha estante
Já assisti a série e depois li o livro, não gostei muito quando li também, mas depois de passado um tempo comecei a gostar. O problema é que a proposta do livro é totalmente diferente, na série eles lutam contra o nazismo, no livro senti que o objetivo é simplesmente apresentar uma realidade alternativa, ele levanta o questionamento de como seria nossa mente se a história tivesse sido diferente, até que ponto tudo que acreditamos e defendemos hoje não é contaminado pela mídia ?americanizada?, depois de ler algumas entrevistas com o autor passei a apreciar bem mais a obra. Ele não costuma escrever sobre mocinhos e vilões.

Mariana 23/01/2023

Livros escritos por homens para homens, onde mulheres são meros objetos decorativos na narrativa.
Apesar de gostar da premissa de alguns contos, o sexismo impregnado na escrita me deu asco. E, infelizmente, essa não é uma característica apenas desse autor de ficção científica.
Qnat 23/02/2023minha estante
é verdade, tem aquele conto dos caras na guerra, e haviam três modelos de "robos".
Eu tinha CERTEZA que o terceiro seria uma "mulher bonita inocente".

Lembra muito aquelas séries antigas de ficção científica, tipo Star Trek.
Chega a ser bem chato, mas é coisa da época, e os EUA sempre foram conservadores.

Provavelmente daqui 100 anos vão ler nossos textos, falando de "casamento", "trabalho presencial", e oturas coisas e vão pensar que nosso mundo de hoje é um absurdo também.

Henrique Moutinho 02/04/2021

Não é atoa que Philip K. Dick seja um autor tão roteirizado para o cinema. O ponto principal dos contos desse livro é que são ideias extremamente interessantes. Aliado a uma escrita cativante é uma receita infalível para um bom livro.

Nat 10/11/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Realidades Adaptadas é um compilado de sete contos de Philip K. Dick que originaram filmes de sucesso. Alguns filmes, como Exterminador do Futuro, eu nem sabia que era baseado em livro. Algumas adaptações foram mais fiéis que outras, que mal lembram os contos. Como em todo livro de contos, alguns você gosta mais que outros. Meu favorito foi Minority Report (já o filme acho ok). Gostei muito do livro e recomendo para que curte ficção científica.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat