Realidades adaptadas

Realidades adaptadas Philip K. Dick

Resenhas - Realidades Adaptadas

gabi.3 16/04/2024

Curti muito os contos, os temas são super atuais, principalmente os relacionados a tecnologia. A escrita é fácil e envolvente, você consegue se inserir na história facilmente, o que torna a leitura ainda mais agradável. sobre a fragilidade humana, o que nos torna humanos, nossa relação com o tempo e com a tecnologia. gostei!

Rafael1082 25/03/2024

Inspirações do cinema
Nesta coletânea de contos que inspiraram grandes obras do cinema, o autor explora muito o que nos torna humanos, a fragilidade de nossa realidade e nossa relação com tecnologia, com uma escrita cativante é uma obra obrigatória a todos os amantes de ficção científica. Incrível ver como ele estava a frente de seu tempo ao imaginar essas ficções que eram muito diferentes das de sua época (Década de 50).

Higor 25/01/2024

Essa coletânea de contos do philip que foram levados para o cinema nos trás histórias muito interessantes, e com muitos pontos bacanas para discussão.

falando deles, propriamente dito, achei que, em sua maioria as histórias são apenas satisfatórias, não deixando a desejar, mesmo tendo plots, hoje considerados, batidos. acredito que à época em que foram publicados, os contos devem ter trazido algum burburinho e alarde; porém, é inegável a destreza e a habilidade da escrita do autor.

Johann 07/01/2024

Boa porta de entrada
Por ser um livro de contos, tem boas histórias e outras nem tanto, para quem quer adentrar o universo do PKD, acho uma excelente porta de entrada.

Maria Terra 04/01/2024

Surpreendida (mas não tanto)
Essa foi a segunda obra que li do Philip, e mesmo muito familiarizada com o mundo da ficção científica, Dick ainda conseguiu me surpreender mais. A questão é que os contos não tiveram uma qualidade linear, e isso me incomodou demais. Enquanto alguns contos li em uma ''sentada'', outros enrolei e demorei muito pra terminar.
Não acho que sejam ruins, mas acho que fui esperando algo e não recebi.
Dick pra mim é um escritor sensacional, que tem os melhores plot twists dos quais eu já li, e isso se manteve em praticamente todos os contos e estórias desse livro, mas simplesmente não consigo deixar de lado o machismo bem eminente da época.
No geral, foi um livro bom, mas não ótimo como Ubik. Recomento porém com expectativas não tão altas. É um excelente livro pra primeiro contato.

mayara374 26/12/2023

Segundo livro do autor que leio, e ele não decepciona! meu conto favorito foi o do homem dourado. um ponto negativo é a misoginia presente nas obras do Philipi.

Bruno 19/12/2023

Contos criativos, mas...
Nas Notas do Autor, ao final do livro, Philip K. Dick fala sobre sua reflexão sobre o que é humano e questiona sua própria humanidade. Esse vai ser o tema de muitos contos do livro.

Philip K. Dick tem uma imaginação muito boa para criar histórias que nos prendem. Os contos são muito criativos e a escrita é fluída fazendo a gente acabar o conto sem nem reparar as páginas virando.

O ponto negativo fica por conta do machismo escancarado em quase todas as histórias. Personagens femininas só estão nos contos em posições de subalternas e, muitas vezes, servindo só para mostrar defeitos humanos.

Outra coisa que não me agradou muito foi o desenvolvimento dos personagens, com exceção do primeiro conto, Lembramos para você a preço de atacado. Em um dos contos, o personagem se mostra um tanto paranoico, inclusive com sua esposa, sem que fossemos apresentados a qualquer motivo do personagem agir de tal modo. Por que ele desconfiava da esposa? Por que parecia odiá-la? Isso faz com quem a gente se prenda mais a história, sem se importar muito com os protagonistas.

Foi meu primeiro contato com as obras de Philip K. Dick, irei ler outras obras, fora os contos, para poder falar melhor sobre o autor e toda sua inventividade e a questão com o machismo, se for o caso.
Henrique Sanches 19/12/2023minha estante
Belíssima resenha, Bruno... parabéns

Bruno 19/12/2023minha estante
Obrigado, Henrique!

Daniel.Sousa 06/12/2023

Somos humanos ou apenas programados para pensar que somos?
O título dessa resenha são palavras do próprio autor sobre o conto "o impostor" e este tema permeia, de forma sutil ou direta, alguns dos contos nessa obra.
Conhecia as obras de Philip K. Dick apenas pelo cinema e fiquei surpresi em descobrir que seus contos foram inspiração para tanto trabalho cinematográfico.
O autor tem uma escrita fluida e de fácil entendimento mesmo que você não tenha tanta familiaridade com a temática SCI-FI. Nos contos mais curtos ele consegue sintetizar bem as ideias e colocá-las de forma clara.
Vale muito a leitura e estou animado para ler outras obras como "O homem no castelo alto" e "Blade runner".

Cris.Is.Online 25/11/2023

Narrativas cheias de ação e criatividade que aborda a natureza do que é 'real', bem envolvente,
com ideias que continuam inventivas até hoje (tirando o machismo de metade das historias que datam beeeeeem agressivamente a epoca que foi escrito).

Matheus656 19/10/2023

Contos geniais!
Editora Aleph está de parabéns por criar essa antologia de contos do Philip K Dick que foram adaptados para o cinema. Geralmente livros de contos são de altos e baixos, porém, esse livro, mão tem isso, ele segue um caminho muito linear e lá no alto, todos os contos aqui são bons e K Dick mostra que já tinha uma mente genial e avançada para a sua época. Nesses contos ele vai tratar de vários temas que a ficção científica explora hoje em dia. A escrita do autor é direta, ele joga a gente logo de cara nos acontecimentos do conto, então ele não explora muito a vida ou o personagem para que a gente tenha oportunidade de se acostumar ou de entender eles, e esse é um tipo de escrita que aqui deu muito certo. A gente sempre é pego de surpresa (digo, quem ainda não conhece as obras), pois nunca sabemos para que caminho cada conto está levando a gente. Cada conto aqui aborda a ficção científica de forma diferente, então não torna o livro previsível, ele se destaca explorando o futuro, máquinas e robôs, outras realidades... é ler e descobrir para onde o conto vai levar e ser surpreendido. Cada história aqui, instiga o leitor a ler para saber o que está acontecendo e como aquela situação vai acabar. Quero ler mais coisas do Philip, com certeza esse livro de contos que viraram filmes, foi uma grande porta de entrada e certeira ao universo e escrita do autor.

Metalfj 09/08/2023

Realidades...
Obra muito rica, apesar da pouca quantidade de contos, valeu a pena pois nele encontramos histórias maravilhosas que deram origem a grandes filmes como Minority Report.
Philip K. Dick não apenas é um autor com gigante peso dentro da ficção científica mas possui uma importância imensurável dentro da cultura pop e esses contos retratam muito bem isso.

Indo de mutantes à alterações no espaço-tempo o livro nos traz ao grande universo que apenas Dick poderia construir!

Regina.Emiko 05/08/2023

Contos excelentes de ficção cientifica
Primeira coisa que leio do Dick e acho que foi uma ótima escolha. Na própria orelha do livro é indicado como porta de entrada para conhecer o autor. Gostei bastante dos contos e fiquei querendo ver/rever os filmes em que foram baseados. Alguns contos gostei mais do que outros.

Well 21/07/2023

O mestre, estar sempre surpreendendo!
Surpreendentemente a coletânea começa com uma frase impactante. Dando o tom que em que nada é o que aparenta ser.
Phil Dick, sempre consegue impactar o leitor no começo de suas obras. Fazendo seus leitores questionarem os limites entre realidade e ficção.
Os contos, são bastante acessíveis e podem ser compreendidos com facilidade, até por quem não é familiarizado com a ficção científica. As histórias presentes no livro são inventivas e irônicas. Já algumas são cheias de ação. Gosto da maneira que o autor deixa sua imaginação correr livre, com elementos inusitados e quase infantis. Nos contos encontramos cachorros falantes, mutantes dourados e alienígenas que parecem camundongos. Colocado dessa forma, pode parecer que se trata de um livro bobo, mas, nesse caso, só parece, pois todos os assuntos são retratados de forma adulta e séria.
A cada conto nos sentimos totalmente inseridos em universos paralelos e nos deparamos com personagens complexos, questionadores, interessantes e cativantes.
Realidades Adaptadas reúne sete contos, que apesar de independentes, possuem alguns pontos em comum: todos eles foram adaptados para o cinema e todos brincam com a sua noção de realidade e de humanidade.
Ao longo de cada história é possível refletir sobre a humanidade, a importância das máquinas e da tecnologia, a realidade e a existência de algo desconhecido.
Nesse livro é possível conhecer mundos repletos de tecnologia e de opressão.
Em geral, conheceremos um homem que sempre sonhou conhecer Marte, teremos traição e espionagem.
E também a um conto que conta a história de um soldado, que luta dia e noite num mundo pós-guerra, no qual máquinas com inteligência artificial auxiliaram os Estados Unidos a derrotar a União Soviética.
Também tem conto, que fazer o leitor refletir do que é real e o que não é. Onde o personagem não sabe se ele é ele mesmo, ou se foi substituído por um ser.
E claro, tem o meu conto preferido que é. O Relatório Minoritário. Que conta uma realidade onde a polícia tem um local em que obriga três seres, com a capacidade de prever o futuro, para reduzir a criminalidade e evitar que crimes sejam praticados. O sistema, que funcionava muito bem, começou a ser questionado quando um homem foi acusado de ter a intenção de matar outra pessoa, mas resolveu lutar para comprovar que jamais mataria ninguém e que sequer conhecia a possível vítima.
Não posso deixar de mencionar o conto em que nos mostra que certas bugigangas que jogamos no lixo, talvez elas podem ajudar a salvar vida.
Um em uma realidade onde os humanos convive com mutantes, e que um homem dourado tem o dom de prever o futuro.
E o último que em um dia comum o personagem se depara com um prédio desintegrando e que ele aparentemente é o único ser humano notar a estranheza.
Mesmo sendo apenas contos, conseguem transmitir, angústias e inseguranças de cada um deles.
Prepare-se para buscar muitas respostas e encontrar apenas novas perguntas.
Indico a todos os que queiram ter um gostinho do que é o estilo paranoico e surpreendente de Phil Dick.

Luciana.Lira 11/07/2023

Contos inovadores
Os contos deste livro são muito bons, e, alguns deles foram adaptados para o cinema, eles são bastante "futuristas", é só embarcar nas aventuras e se envolver nas propostas apresentadas, mas, são bastante diferentes, às vezes até demais.

Dani Gundes 17/06/2023

O que é ser humano?
Como sempre, PKD nos traz contos de dar nó na cabeça e de fazer com que questionemos nossa realidade e nossa condição. Os contos serviram de inspiração para vários filmes, como vai sendo apresentado ao longo do livro. Gostei e recomendo!