Estudos Sobre Fogo

Estudos Sobre Fogo Maria V. Snyder

Resenhas - Estudos Sobre Fogo

1 | 2 | 3 | 4

gabi__ 10/03/2024

Pensa em um livro emocionante e cheio de reviravoltas!! com certeza se tornou o meu preferido da trilogia ??

A.Maia 12/02/2024

Estudos Sobre Fogo #3
Neste terceiro e último livro da série, Yelena, agora uma descobridora de almas, está pronta para a batalha e para colocar tudo em ordem entre os reinos, mesmo que o Conselho ache que pode decidir por ela. Em meio à muita ação, aventura e uma enorme peregrinação (por vezes cansativa), a jovem protagonista é bastante teimosa e percebe que uma rede emaranhada de pessoas e seres entram em seu caminho, onde tudo parece prestes a dar totalmente errado!

A narrativa é bastante intensa e desafiadora, caminha entre os cenários revelados nos dois livros anteriores e traz novos ambientes, novas descobertas. Mostra a força e garra dos guerreiros e como cada um está unido por um objetivo. Os acontecimentos ocorrem rapidamente e as cenas mudam da água para o vinho, não há uma constância e é impossível ficar entediado com tanto personagem, lugar, batalha e chuva de poder.

Assim como os outros volumes da série, o foco não se faz no romance, o que me deu a impressão de a qualquer momento Valek se mostrar o vilão da história. A fantasia é muito bem construída, mas o amor entre os personagens me parece raso e pouco estruturado. O foco, em minha opinião, fica apenas na protagonista e na descoberta do uso do seu poder. Ainda, senti falta de momentos de calmaria, é tudo muito acelerado neste volume que traz um desfecho esperado.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Gi Alencar 07/02/2024

Que decepção
Comecei a ler o último volume da trilogia muito empolgada e animada, principalmente após o segundo livro que teve um desenvolvimento muito bom. Mas na primeira metade do livro já fiquei decepcionada. A história se resume em Yelena correndo de um lado pro outro, deixando tudo pela metade pra depois resolver tudo em 3 parágrafos. Sem desenvolvimento de nenhum personagem, mesmo os secundários, acontecimentos que não ajudaram em NADA na construção da história e que serviram apenas para encher páginas

Carol 16/01/2024

Agradável
A história continua muito agradável nesse terceiro livro e conclui o enredo de uma forma muito satisfatória, gostei bastante da leitura, me prendeu do começo ao fim

A Própria 20/12/2023

A Descobridora de Almas
Yelena Zaltana, uma Descobridora de Almas. Título cuja macabra reputação precede a sua capacidade de cativar as pessoas e lhe causa problemas ainda maiores que os que carregava há dois anos atrás. Talvez tivesse sido melhor escolher a forca ou invés de provar a comida do Comandante em Ixia, afinal, naquela época as coisas eram mais simples... Mesmo que aquela versão de si mesma ainda não soubesse disso.

Desta vez, Yelena tem problemas não tão inusitados para resolver. Questões que envolvem Cahil, Ferde e agora um bocado de Vermes Daviian sequestrando e matando pessoas. Aquelas cuja vida ela devolvera retornaram diferentes e ainda não faz ideia de como é realmente ser uma Descobridora de Almas. Seu Tecelão de Histórias também não colabora, de fato.

Como se tudo não pudesse piorar, um grande inimigo a observa a distância e aguarda o momento de tê-la para si, agora ela não pode em hipótese alguma bobear diante do fogo, entretanto, ele sempre consegue atraí-la até ele.Agora, até mesmo sobreviver ao dia seguinte se torna um sonho distante e liderar sem ter ideia do que fazer se torna cotidiano... Por quanto tempo aguentará a pressão? Como vai lidar com as dificuldades consequentes de ser aquela que salvará a todos e a quem todos recorrem em momentos de necessidade?

Simplesmente uma conclusão impecável para uma trilogia maravilhosa. Não há muito o que dizer, quem leu os dois primeiros definitivamente gostará muito deste terceiro.

melz0ca 17/11/2023

Conclusão e meu veredito
Da trilogia, meu favorito continua sendo o segundo, mas esse não deixa de ser muito bom também. Eu não queria largar o livro, terminei em dois dias.

A história é muito mais sanguinária, cheia de emoções e sentimentos conflitantes. Diversas vezes discordei das atitudes de Yelena e, na maioria das vezes, conseguia entender o porquê ela fez o que fez. Porém, não posso deixar de mencionar que a Yelena resolveu agir igual uma BURRA nesse livro.

Nos outros livros uma das coisas que mais gostava era o fato que a Yelena não agia imaturamente. Ela fazia coisas bestas, mas nunca imaturas. Contudo, em "Estudos Sobre Fogo", acho que a autora perdeu um pouco a mão e transformou a Yelena igual à protagonistas genéricas que tomam atitudes "pensando nos outros", quando na verdade estão agindo da maneira mais egoísta possível. Me irritei, fazendo com que não merecesse cinco estrelas.

Outro fato é que a autora deixou pontas soltas. Não sei se elas são respondidas nos outros livros que possuem a Opal como protagonista, mas tenho quase certeza não.

Apesar de tudo, a conclusão é satisfatória, fazendo com que meu veredito seja: recomendo e muito a trilogia inteira. Meu top 2 de sagas, perdendo apenas para Jogos Vorazes.

Amanda Rocha 11/09/2023

Nã o é o melhor da trilogia, mas é igualmente bom. Senti ainda mais falta do Ari e Janco, que apareceram pouco. Valek também fez falta. Ainda não conformo de não ter uma parte somente deles, com os pensamentos deles. Já que eles foram super importantes na vida da Yelena.

Ewellyn0 10/09/2023

Posso dizer de todo o coração que essa é o meu top 2 de sagas
SIMPLESMENTE INCRÍVEL
Minha cabeça explodiu várias vezes com as respostas

honeyreadings0 28/08/2023

Estudos Sobre Fogo
Sem dúvidas o mais fraco dos três. A escrita parece diferente, muito exagero na história, parece que a autora se perdeu. A Yelena depois de tanta evolução começou a agir como uma burra e isso me irritou. Uma pena acabar assim.

Raquel.Candeira 10/06/2023

Senti falta do primeiro livro aqui, como se esse livro fosse algo totalmente a parte dele. No segundo volume da trilogia já estava com dificuldade no fluir da história e nesse aqui isso se intensificou. Achei que teve cenas de ação em excesso, pouco de Valek e discussões muito infantis entre o casal. Yelena, a personagem principal, tem uma evolução muito boa do segundo livro até o final da história, tanto que o final foi bem satisfatório. A presença de Ari e Janco sempre salvavam as partes monótonas da história, realmente foram personagens que me cativaram demais. Se eu fosse reler, pararia no primeiro livro da trilogia que sem dúvidas é o melhor da trilogia e um dos livros de fantasia que mais gostei até hoje!

icaronalu 28/02/2023

EU DEVOREI
Toda a trilogia foi devorada em menos de uma semana, neste eu achei a Yelena incrivelmente burra tadinha, apesar de ser super coeso ela ser burra do jeito que ela foi. Amo o Valek amo a Yelena mas meu personagem favorito desse é o Fisk e a Kiki.

que livro bom.

Bianca 21/02/2023

Nesse livro Yelena passa por novos desafios relacionados aos medos dos próprios poderes e entra em uma jornada pra aceitar e acolher quem ela é. O único defeito dessa saga é só ter 3 livros publicados no Brasil, adoro o desenvolvimento dos personagens, o desenvolvimento dos opostos de política de Ixia e Sitia e as migalhas de romance, tudo e escrito na medida certa, simplesmente perfeito

Lin 19/10/2022

Impactante
Eu estava meio desanimada no início porque achei a escrita do segundo e terceiro livro diferente do primeiro livro. Me decepcionei com algumas atitudes da yelena e com algumas atitudes de outros personagens. Do meio pro fim, o livro me prendeu demaisss, não consegui mais largar, quando contou a história do comandante e explicaram o porque dele ser daquele jeito fiquei realizada, era tudo o que eu queria. Eu acho que apenas 3 livros nao captaram bem todaaaa a história da yelena, podia ter mais livros e alguns spin-offs. Mas é um livro sobre magia, que, segundo algumas pessoas, se assemelha muito com o tog, pra quem curte eu super recomendo. Yelena é forte e guerreira, é muito bonito ver o quanto ela cresceu e na pessoa que ela se transformou, é maravilhoso surtar com ela quando ela descobre o próprio real poder. ?? Me impactou demais o fim.
Lin 12/06/2023minha estante
Sera se tem os livros disponíveis em inglês pra ler? :(

Muariella 13/06/2023minha estante
Dá uma procurada, só sei que na amazon tem pra comprar.

Lin 13/06/2023minha estante
Obg amg :)

Cathia 25/09/2022

Universo muito intrigante
A história começou a todo vapor, mas ao decorrer de tudo, deu algumas voltas em círculos e isso fez com que o final acabasse sendo um tanto apressado. Deixou mais perguntas que repostas, mas sem dúvidas é uma leitura que recomendo. Um ótimo passa tempo.

1 | 2 | 3 | 4