Memórias de uma Infâmia

Memórias de uma Infâmia Lydia Cacho

Resenhas - Memórias de uma Infâmia

_mvtl_ 10/03/2024

Lydia Cacho: uma jornalista de verdade
Tomei conhecimento sobre quem é Lydia Cacho durante o período em que eu estava na faculdade de Jornalismo (eu procurava livros-reportagens para comprar e me deparei com o nome dela). Desde então, passei a vê-la como a síntese do que é a verdadeira concepção da palavra "Jornalista"

Este livro é uma continuação do anterior: "Os Demônios do Éden: O Poder que Protege a Pornografia Infantil", lançado em 2005 (infelizmente, não tem em português). "Memórias de uma infâmia" mostra os acontecimentos posteriores ao seu antecessor e os desdobramentos de toda a repercussão gerada após o impacto do primeiro

Assim, é assustador num grau infinito o que é mostrado nesse livro. Desde o assunto em si (pedofilia) até a perseguição e tentativa de assassinato contra jornalistas; e o envolvimento de políticos e todo o arcabouço feito por eles, em conluio com gente podre, que não vale merda alguma e que só quer se beneficiar e causar mal contra tudo, inclusive crianças

Lydia Cacho fez o que jornalistas têm que fazer: ajudar pessoas, crianças, não ficar prestando vassalagem fanática ideológica para porcaria de políticos que não valem lixo algum; ou alimentando o próprio ego narcisista

Na faculdade de Jornalismo, apredi que a informação é um produto (valioso, aliás); e que a tal "imparcialidade" é mais irreal do que Nárnia. Veículos de comunicação são empresas. E, como empresas, também têm seus interesses econômicos. Contudo, um jornalista não precisa estar de rabo preso a ninguém porque, felizmente, essa profissão ainda pode ser exercida de forma independente, sem se ater a linhas editorias controladas

Mas o mais importante nesse livro foi: primeiro, ter mostrado o quanto é obscuro as sombras que escondem esse tipo de crime; e o quanto é árduo derrubá-lo. Epstein foi capturado nos EUA (mas morreu antes de ser julgado e dar nomes). E, segundo, ter ajudado diversas crianças que sofreram dessa maldita e nefasta maldade absoluta. De tudo o que há de errado, isso é o pior que há no mundo. E graças à Lydia e a todos que a ajudaram nessa missão, muitas puderam ser salvas e cuidadas

Por fim, os meus livros (NAS LUZES QUE ME HABITAM e NAS SOMBRAS ONDE EU EXISTO) têm esse assunto no contexto narrativo. Não sou alguém que usa a arte para fazer discurso, pôr críticas e esse tipo de coisa - não tão evidente e sem coerência, pelo menos. Mas procuro mostrar, de alguma maneira, que esse pesadelo existe. E esse é um assunto que me atinge profundamente, por isso acho a necessidade de abordá-lo

Weudaiane 19/07/2021

Incrível, simplesmente incrível.
É um livro triste por se tratar de uma realidade que não acontece só pra fora.
É nojento ver como quem tá no poder faz descaso com a população, nojento ver como eles adoram abuso infantil.
Em todo o livro eu me senti mal pelo que a autora viveu nas mãos deles, e triste com tudo que aconteceu com essas meninas citadas.
É um livro pra abrir nossos olhos

Mi Giorf 01/04/2023

Luta pela justiça
A jornalista Lydia Cacho narra como foi sua luta contra pedofilia, seu sequestro e tortura. Esse livro me deixou enojada, triste e com raiva desses monstros que abusam de crianças indefesas.

emília 31/01/2013

Uma mulher incrível!
Que lindo exemplo! Em cada página do livro, eu conseguia ver a força com que Lydia conseguira transpor tantos obstáculos. É de heróis e heroínas como ela que nosso mundo precisa.
Jamais deve ser esqucida! Parabéns, Lydia. E o livro está mais do que indicado!
Jéssica Simões 30/03/2014minha estante
Minha musa inspiradora no jornalismo. Que mulher!

Profº Ivanílson 13/07/2014

A luta por justiça
O livro conta a história da jornalista mexicana Lydia Cacho que luta por uma causa humanitária: salvar meninas das garras de uma poderosa rede de exploração sexual liderada por magnatas de sua região. Em sua jornada por justiça, Lydia vê sua vida dar uma reviravolta drástica quando é sequestrada e quase abusada sexualmente em uma prisão, tudo sob às ordens de seus algozes. Neste livro, pude compreender como é dolorosa a luta por uma causa em que se busca defender pessoas vulneráveis de seus agressores. Felizmente, a história tem o seu final positivo, pois embora as reviravoltas e traições sofridas por Lydia, ela consegue enfim colocá-los em seu devido lugar além de receber reconhecimento internacional pelo combate à exploração sexual de crianças.

Fernanda.Gehrke 22/08/2016

Infâmias e silêncios
Apesar de todas as dificuldades e da infâmia que enfrentou, Lydia Cacho manteve-se firme e não desistiu. De acordo com ela, sua luta é pelas meninas e pelos meninos abusados. Surpreendentemente, ela conseguiu manter-se otimista em meio a tanta podridão, como escreveu em seu diário após uma das inúmeras averiguações psicológicas às quais precisou se submeter:
“Depois que meus olhos viram tanta miséria humana, examino meu coração - como se fosse uma cesta de maçãs vermelhas – em busca da esperança fresca e doce. Eu a conheço. Mesmo que me persigam lá fora, aqui, em minha alma, há paz, paz que se nutre de minha persistência, de minha determinação. A verdade é perdurável, o medo é perecível. Minha fortaleza e meu poder repousam em aceitar a realidade e revelá-la tal como é.”
O caso das violações dos direitos humanos da autora teria ficado por isso mesmo, se não fosse o envolvimento de artistas, jornalistas e intelectuais de todo o mundo, que enviaram às autoridades mexicanas um abaixo-assinado solicitando providências. Entre os signatários estava o cineasta Inarritu, diretor do filme “O Regresso”, que concorreu ao Oscar 2016.
No entanto, a leitura desse livro me fez lembrar de outro filme, que conta a história de outros dois jornalistas, empenhados em denunciar a violência sistemática contra mulheres em Juarez, na fronteira do México com os Estados Unidos. Com participação de Jeniffer Lopez e Antonio Banderas, “Cidade do silêncio” é baseado em fatos reais que corroboram as dificuldades em enfrentar crimes no país que tenham como cúmplices os poderes político e econômico.
No blog tem o trailer do filme e mais sobre o livro.

site: http://meudesafiodeleitura.blogspot.com.br/2016/06/livro-16-memorias-de-uma-infamia.html

Mariana K 30/08/2016

Livro maravilhoso!
Com uma narrativa densa e rica em detalhes, a jornalista Lydia Cacho revela as adversidades que tem que enfrentar após denunciar a exploração sexual infantil e o tráfico de pessoas no México. Presa e torturada, ela descobre depois de algum tempo que não está lutando apenas contra pedófilos e estupradores, mas também contra políticos e ricos empresários. Ao longo do livro, duas sensações distintas nos invadem: a de esperança, por nos deparar com histórias incríveis como a de Lydia e sua luta por justiça e paz, e também a de tristeza, pois muitos problemas e situações relatados no livro, infelizmente, podem ser encaixados na realidade do nosso Brasil. Vale a pena a leitura!
Patty 22/09/2016minha estante
Gente, quero ler!!

Mariana K 22/09/2016minha estante
hahaha, fiz essa resenha para aquele sorteio da bienal, lembra? Pena que a gente não ganhou nada ;(

Binha 29/01/2019

Corajosa!!
Símbolo de coragem. Lydia Cacho se mantém firme na luta pela condenação dos opressores. Uma mulher de fibra que arriscou a vida, denunciando as atrocidades de pessoas até do alto escalão do governo, mas com mãos sujas pelo abuso infantil.