As Maiores Histórias do Batman

As Maiores Histórias do Batman Frank Miller
Devin Grayson

Resenhas - Coleção DC 70 Anos #6

z..... 25/08/2018

Edição com HQs diversas do Batman, de todas as décadas, integrante de coleção comemorativa aos 70 anos da DC Comics. A curiosidade foi a motivação da leitura, em aventuras contextualizadas a seu tempo. Não curti todas, mas para quem gosta do Morcego, permitiram percepção geral de sua trajetória.
Seja na década de 1930 ou na atualidade, o Batman se mantem nos mesmos ideais inspiradores, que o rejuvenescem e explicam sua perenidade: o contexto de injustiça, onde se deseja ver alguma reação enérgica, um basta, desassociado da corrupção. Nos anos 30 e 40 o cenário era dominado pelos gângsteres e esteve lá o Batman como agente de justiça; nos anos 50 e 60 vemos histórias escrachadas, na onda da ficção científica e limitações da censura, com o Batman respondendo contra injustiças e temores públicos nos aspectos propostos; e da década de 70 em diante as HQs apresentaram-se mais elaboradas (na arte e roteiro), com o herói cada vez mais sombrio e determinado em seus propósitos, onde as injustiças explodiam em maior violência e revoltas.
É uma fantasia, um devaneio, porém, tendo a realidade vigente como sustentáculo, o que o mantem através das gerações.

Das histórias apresentadas, gostei mais de "O Batman que ninguém conhece" (explorando a identidade pública atribuída a ele, naquele lance de responder a ideais almejados), "Noite do Caçador" (pareceu-me a mais interessante, em que o Batman reencontra e lida com seus maiores traumas) e 'Dick Sprang relembra..." (exemplo de histórias que procuram enriquecer a biografia do Morcego).

Vale uma conferida também no texto histórico do início da revista. No relato, o que instigou-me mais foi o parecer sobre a Mulher-Gato (por extensão, para a caracterização feminina nas histórias do Batman). Já perceberam como as vilãs tem sempre uma caracterização anti-heroica? Seria eco de visão protetora, como se fossem frágeis e não pudessem ser maculadas, desde as primeiras aventuras da Mulher-Gato (que incrivelmente tornara-se policial em seu passado pré-histórico).
No começo o Batman era mais irado, violento, e com novos contextos históricos essa caracterização foi contida.
Interessante que tanto na DC quanto na Marvel, os dois maiores herois (para mim o Morcego e o Cabeça de Teia) são parecidos enquanto agentes de justiça: enérgicos, sem apologia à justiça com as próprias mãos, acreditando ainda nela, mesmo manchada pela corrupção, tendo grandes poderes com grandes responsabilidades...