As primeiras luzes da manhã

As primeiras luzes da manhã Fabio Volo

Resenhas - As primeiras luzes da manhã

Nana 07/09/2012

Intenso!!!!
O livro é sobre a vida de Elena, que vive um casamento de vários anos e já não está mais feliz na relação, sentindo que falta alguma coisa pra estar completa, inteira. Quando então ela se envolve com um outro homem e se descobre fazendo e vivendo coisas que jamais pensou ser capaz de fazer ou sentir. Neste momento ela percebe que esta é realmente a mulher que ela quer ser e que desconhecia ter dentro dela.

Adorei a leitura! É surpreendente um livro escrito por um homem, descrever tão bem sentimentos tão íntimos e profundos de uma mulher. Acredito que lá no íntimo de cada leitora, terá pelo menos um pouquinho dos sentimentos e emoções de Elena guardados. O difícil é ter a coragem de enfrentar e buscar esta mudança.
É importante ler este livro sem julgar a personagem e sim tentando entender os seus motivos e suas angústias.
KarineXavier 14/11/2014minha estante
Nana, fiquei doida pra ler esse livro depois de ler sua resenha! E vim aqui te agradecer porque eu AMEI o livro, e sua resenha diz exatamente o que senti com a leitura!!!
Acho que não é a primeira vez que te agradeço!!!
Mas enfim, continue com essas resenhas maravilhosas...
Mil Beijos

Nana 10/10/2016minha estante
Karine, desculpe não ter agradecido antes pelas tuas palavras, só agora vi seu comentário aqui..rs rs
Muito obrigada! Fico feliz que eu tenha incentivado alguém com minhas resenhas e principalmente que vc tenha gostado do livro.
Beijos

@wesleisalgado 19/04/2023

O renascimento de Elena
Há muitos anos atrás li O TEMPO QUE EU QUERIA, e o modo como aquele livro falou comigo e me tocou foi algo muito memorável. Aqui o mesmo não ocorreu mas existem vertentes bastante interessantes.

O modo como o escritor emula realmente uma mulher é um feito, eu não consiguia dizer que a voz me contando a história não era realmente do sexo feminino. O modo como esse livro vai falar com as mulheres é claramente diferente do modo como ele vai falar com alguém do sexo masculino.

A história de Elena é deveras inspiradora , ao apreneder (ou começar) a viver emocionalmente e sexualmente após um amante. Ate mesmo as narrativas nos idos de 50 tons de cinza, tinham o bom gosto que ele nunca teve pretensão de ter.

Não é um livro ruim, mas espera uma história mais abrangente que falasse com mais pessoas do que um determinado nicho.

Isabella Rodrigues 16/01/2018

Certo,vamos por partes...
Primeiro,uma dúvida que está me rondando a cabeça desde que terminei esse livro: é possível fazer 92 marcações em um livro e não gostar da história? (É...pois sim...me fiz passar por esse pequeno papel e esse foi o resultado)

Segundo,vamos logo ao que interessa por aqui e por que estou me sentindo tão dividida.

Antes de tudo,vou admitir que esse é o primeiro livro que leio que aborda esse ponto. E ele me incomodou mesmo com o papel que isso apresenta na história e como ele afeta Elena,nossa protagonista da vez.

Mesmo diante das explicações que nos são dadas,da exposição da situação e entendendo o que levou a ele,ainda com tudo isso ele não deixou de me cutucar de forma desagradável. Fiquei na velha frase 'entendo o seu ponto apesar de não concordar com suas atitudes'.

Em contra partida,temos as reflexões,que sinceramente,são maravilhosas,reais e verdadeiras. Acho difícil não se sentir mergulhado e tocado por algumas ou até mesmo muitas delas.Realmente não foi a toa que ao final da leitura me surpreendi com a quantidade de pontos marcados ao longo das páginas.

Talvez outro ponto que me fez ir até a página final foi a escrita do autor,embora até nela tenha uma certa ressalva. Enquanto lemos os escritos do diário de Elena a narrativa é ótima,sendo fácil se deixar levar por ela. Por outro lado,estando fora dessas páginas,a narrativa me pareceu um pouco vaga em certos momentos.

Não sei se dessa forma ele procurou ressaltar a diferença entre a parte em que a personagem se lembra do que passou ou o que ela está fazendo no momento e a parte em que tomou tempo para registar essa ação e esses pensamentos,em que geralmente se para por um instante para se fazer isso com calma. (Falando em calma,nem tenho certeza se me fiz entender bem explicando essa diferença)

Pessoalmente,é estranho não gostar da história de um livro mas gostar dos pensamentos que estão inseridos nela. Não sabia que isso era possível,mas pelo jeito...É possível até demais.

Arcan 28/07/2018

Bom livro? Não sei...
"O tempo que eu queria ter", primeiro livro do Volo publicado no Brasil ainda é um dos meus livros favoritos, fato que fez com que "As primeiras lizes da manhã" ficasse um bom tempo na minha estante, talvez por causa do medo que senti em ler e acabar a magia que sinto pelo autor.
Diferente do seu primeiro livro, Volo tenta neste demonstrar que não pertence a uma zona de conforto, mas sem perder suas características. Creio que se trata de um livro escrito para mulheres, mas com pensamentos que nos faz refletir sobre o rumo que damos às nossas vidas e os desejos que possuímos.
Trata-se de um bom livro, mas creio que o fato de não estar a altura do primeiro fez com que eu me decepcionasse um pouco.