Suicidas

Suicidas Raphael Montes

Resenhas - Suicidas

Lolo.Barci 19/04/2024

Que loucura. Me questionei o livro todo porque nada fazia sentido, e aí vem o plot twist que me deu até raiva de não ter decifrado.

Muito bom!

Mega recomendo!

Alline 19/04/2024

Amo esse homen.
Pessoas inteligentes são meu fracos. Uma pena o Raphael ser careca. Mas não muda o fato dele ser um gênio. Esse livro é genial. Brutal. E estranhamente bom.
Eu não tenho palavras para descrever oque eu senti lendo isso. Nojo? Raiva? Pena?
Tudo! Eu pude senti todos os sentimentos do mundo lendo esse livro.
Raphael tem uma forma de te prender no início de seus livros, que é encantadora.
O livro é tão real, que chega a ser angustiante. E tenebroso ler ele. Eu recomendo demais. A todos os amantes de terror, e suspense psicológico.
Em resumo, amei o livro.
O final me fez ficar deitada na minha cama pensando nas 1001 possibilidades.
(Só n entendi pq os Corpos ficaram naquele estado)

Luu 19/04/2024

QUE LIVRO É ESSE
Leitura prendeu desde o começo, pesado de se ler mas é SENSACIONAL de bom!!
Raphael não decepciona

swiftiebookworm 19/04/2024

Melhor livro que eu ja li na minha vida, não tenho nem palavras! A construção da história e a finalização e como todos os pontos foram se conectando ? loucura
(Realmente, só leiam se tiverem estômago forte)

Tita 19/04/2024

A grande cartada é para os homens de sorte e o grande blefe para os homens de coragem.
Gostaria de saber o que se passa na cabeça do Raphael Montes. Como uma pessoa tão querida consegue escrever as coisas mais cruéis e asquerosas? E saber que ele escreveu essa história quando era adolescente... Espero que ele tenha tido uma infância saudável e que o psicológico dele esteja em dia. Brincadeiras à parte, definitivamente é uma experiência ímpar ler um livro do Raphael. Tem que ter muita coragem para escrever e publicar algo assim.
“Suicidas” é uma obra gore e perturbadora, com cenas que provavelmente vão traumatizar e te deixar enojado. Mas uma coisa eu te garanto, você não vai querer largar o livro, a escrita do Raphael Montes é insana. Quanto mais terríveis ficam as coisas nesse livro, menos você vai querer abandoná-lo. O autor até brinca com isso em uma passagem do livro "O ser humano é fascinado pela desgraça alheia".
Eu ainda estou desacreditada nesse final, sem palavras para descrevê-lo. Você vai ganhando pistas ao decorrer da história de que ele vai acontecer, porém, até eu ler, não quis acreditar que o fim seria tão sujo (No bom sentido hahaha).

Pablo39 19/04/2024

Gênio.
Oque dizer? O livro todo é extremamente tenso, não conseguia parar de ler, mas para mim o final foi... genial!

namas 19/04/2024

Ah Ritinha...
Raphael Montes tem uma mente perturbadissima sublimada em literatura, algumas pontas do livro acabei sentindo um pouco superficial, com diálogos um tanto quanto fantasiosos, há pontas soltas, o plot é bacana mas eu já tinha pego...
Enfim, é uma leitura para alguns confesso que até o King pega mais leve kkkkkk

Queria ter ficado curiosa com a ritinha da UERJ, mas como diz o ditado: a curiosidade matou o gato.

livia 19/04/2024

Que livro incrivel e que autor genialllll
Não tenho palavras para descrever tudo o que senti durante essa leitura, foi um mix de intensas emoções, com momentos de angústia, desespero e necessidade de continuar a leitura.
?Suicidas? foi o meu primeiro contato com as obras do Raphael Montes e já posso dizer que ameii! Com uma escrita super fluida e instigante ele consegue te manter envolvida com a historia do inicio ao fim. Simplesmente incrivel!!
A sensação de chegar ao plot twist é indescritível, me senti super enganada e muito, mas muito surpresa KKKKKKKKKKKKKKK
O final é mais que surpreendente.

Bkcbc 18/04/2024

RAPHAEL MONTES
Ele colocou o próprio nome no personagem, isso é genial, mas me deu medo. A polícia já leu esse livro? Kkk. Vou ler mais um livro dele pra ver se ele é doido assim mesmo, ou se esse livro é exceção
Yasmim 19/04/2024minha estante
ele é doido mesmo

18/04/2024

Estou obcecada!!!!
Foi o primeiro livro do Raphael Montes que eu li e meu Deus, a mente e criatividade desse homem é coisa de outro mundo.
O livro é viciante, foi uma leitura super fluida pra mim e apesar de eu não ter muito tempo pra ler eu consegui terminar ele super rápido (no final simplesmente fiquei DOIDA e sabia que não ia conseguir dormir em paz se não acabasse a história logo).
Ele te conduz no livro de uma forma que você cai no conto dele, cada hora duvidando de uma pessoa diferente e criando várias teorias sobre o que levou cada um a fazer o que fizeram. O modo que se desenrolou a roleta russa não foi nada como eu imaginei que seria quando eu comecei a ler, mas aí fica o questionamento: foi realmente do jeito que o Ale descreveu no livro? Depois do final eu duvido de tudo.
E o final!!!!! As últimas páginas me deixaram em choque E AS ÚLTIMAS LINHAS ENTÃO? Fiquei uns bons minutos em silêncio e em choque tentando assimilar tudo e desde então a história alugou um triplex na minha cabeça.
Com toda a certeza do mundo eu vou ler todos os outros livros porque o Raphael Montes já me ganhou no primeiro que eu li.

Rocha110 18/04/2024

Te amo Raphael
Completamente apaixonada pela escrita do autor, amo como a história é super bem construída e tem vários plots que te deixa chocada, muito bom louca pra ler mais obras dele

Hellen Macena 18/04/2024

Feita de otaria (no bom sentido)
A escrita é bem próxima da nossa linguagem que faz ter uma proximidade com os personagens e histórias. História bem construída, várias teorias são criadas, porém no final nenhuma delas estão corretas, suspense, morte, delírios, violência um combo perfeito para uma leitura rápida. No final como sempre o raphael sempre samba na nossa cara. Por favor leiam!!!!

KeniaCandido 18/04/2024

Assombroso!
Suicidas é o primeiro livro escrito por Raphael Montes e foi o segundo livro li do Raphael Montes. Como estou relendo os livros que tenho na minha estante para escrever minhas opiniões, dessa vez optei em relê-lo em ordem cronológica dos livros lançados do autor e novamente, mesmo sabendo do enredo completo, fiquei completamente surpreendida pela história. Está na minha lista de livros favoritos, pois a história trouxe grandes revelações do início até a última frase do enredo e sem poupar o leitor dos acontecimentos grotescos que consegue tirar o fôlego de qualquer um. É simplesmente surpreendente!

Resumidamente Suicidas conta a história de nove jovens universitários, Alessandro, Zak, Waléria, Ritinha, Otto, Noel, Danilo e os irmãos Lucas e Maria João, que foram encontrados mortos no porão de uma casa de campo chamada Cyrille's House localizada no interior de Minas Gerais. Todas as evidências indicam que eles praticaram roleta-russa. Ao longo da história vários segredos são revelados e descobrimos que a roleta russa foi ideia do Zak. Após um ano, a delegada Diana Guimarães ainda tenta esclarecer os fatos e resolveu reunir as mães dos jovens que morreram no porão, na tentativa de colher mais informações para ajudá-la montar este quebra-cabeça tenebroso e principalmente, entender o real motivo que fez esses jovens de situação financeira confortável e privilegiada morrer de forma medonha.

O leitor é conduzido em três pontos narrativos que são intercalados durante ao livro. É preciso ler a história com bastante atenção para entender o motivo de cada jovem ter entrando nessa roleta russa. O primeiro ponto apresenta a história contada pelo ponto de vista do Alessandro em tempo real em um caderno de anotações que foi encontrado no porão juntamente com os corpos dos jovens que praticaram roleta-russa. Considero o ponto mais forte do livro, pois Alessandro revelou todos os detalhes de cada rodada da roleta-russa. É um cenário profundamente pesado e a leitura consegue deixar o leitor à flor da pele com as emoções inesperadas. O segundo ponto da história apresenta as mães dos jovens suicidas. Elas estão numa sala de reunião com a delegada lendo o caderno de anotações que Alessandro deixou no porão.

Este caderno detalhando como foi à roleta-russa e a morte de cada jovem no dia sete de setembro. Particularmente achei os trechos deste ponto bastante dolorosos, porque o leitor sente na pele o sofrimento de cada mãe que está descobrindo as ultimas horas dos filhos. Essa parte do livro, também é forte, pois ficar no lugar de cada mãe ouvindo a delegada lendo como foi à morte do seu filho não foi nada fácil. O terceiro ponto é o diário de anotações de Alessandro que os policiais encontrou em sua casa, logo depois dos suicídios. Este ponto serve para mostrar as circunstâncias importantes dos dias anteriores à roleta-russa e principalmente, revela os motivos de cada jovem ter entrado neste jogo tão sombrio.

A escrita do Raphael Montes desenvolve rapidamente o leitor na trama, porque as revelações da história é um soco no estômago. Especialmente a morte de Danilo. Confesso que adoro ler histórias que me tiram da zona de conforto, aquele thriller pesado, contudo ler o trecho da morte de Danilo, eu precisei dar uma pausa. Estou tentando não contar praticamente nada da história, pois cada revelação é importante e desejo estragar a surpresa do leitor que ainda não conhece a história. Por isso, aconselho que ao ler Suicidas, não leia a última página do livro antes da hora certa. Ela contém um pequeno detalhe que proporciona arrepio depois que descobriu a história completa desses jovens universitários.

Além de trazer critica social, problemas de caráter e ambição para alcançar os objetivos, o leitor também encontra uma reviravolta atrás de outra. A narrativa de Alessandro no caderno consegue chocar e ao mesmo tempo, maravilhosa. Desperta a curiosidade porque revela o pior lado de cada personagem num enredo é cheio de fatos pesados e cenas agressivas que podem impressionar. Se você é um leitor sensível ou não está acostumado com esse tipo de história, a escrita do Raphael Montes, talvez, não seja a melhor opção. Ele não tem nenhum receio de mostrar o lado pior do ser humano.

Entretanto, os leitores que estão acostumados com histórias que apresentam as atrocidades humanas ou livros com narrativa policial forte, a escrita do Raphael Montes é fascinante. Sem perceber fui envolvida numa história de terror intrigante com personagens manipuláveis. Eu sou fã da escrita do Raphael Montes, porque ele não entrega nenhuma informação de graça e sempre que um trecho revela um fato importante e consigo desvendar uma peça do quebra cabeça, eu fico com os olhos arregalados e boca aberta durante a leitura. Com certeza Suicidas permanece na lista de livros que vou reler futuramente ou sempre que dê vontade. Enfim, Suicidas foi uma leitura assombrosamente deslumbrante.

site: https://consumidoradehistorias.blogspot.com/2023/10/suicidas-raphael-montes.html