Suicidas

Suicidas Raphael Montes

Resenhas - Suicidas

Duda.Marts 18/04/2024

Um bando de jovens malucos e problemáticos com falta de terapia, me deixou maluca e biruta da cabeça
pedrinhoncl 18/04/2024minha estante
a unica que se salva "talvez" é a waleria, a unica que q cabeça funciona, e o dan coitado

Duda.Marts 18/04/2024minha estante
ah não, ela é muito chata pro meu gosto, só o Dan mesmo tadinho

pedrinhoncl 18/04/2024minha estante
ela era chata mas era coerente e n era nem perto de ser fdp como todo mundo ali, além de n ter medo de falar oq todo mundo merecia escutar, ela q movia a história no porão, tipo a olivia no interrogatório a mãe do noel, insuportável, mas as vezes tocava na ferida e hipocrisia de todo mundo ali

Duda.Marts 18/04/2024minha estante
nisso concordo, mas continua sendo uma chata

pedrinhoncl 18/04/2024minha estante
e quem q n é nesse livro? kaksksks só a Sônia msm a mãe do Dan tadinha, de resto...

Duda.Marts 18/04/2024minha estante
simmm kkkkkkkkkkk mas o livro é bom dms

Cleber63 18/04/2024

Aí aí aí
Fiquei me sentindo extremamente burro por não ter descoberto o final desse livro!
Quando li o final, me pareceu tão óbvio e fiquei ?Como nunca percebi isso????
Mas eu ameeeei ser enganado e ser feito de trouxa!
Que livro ótimo! Não acredito que Raphael Montes escreveu ainda adolescente esse livro! Acho ele um gênio! Não sei como ele tem ideias tão boas! É realmente um bom contador de histórias!
Amo o estilo de escrita em três momentos: A conversa na delegacia depois que toda a merda aconteceu, os escritos do protagonista e situações rotineiras que não foi escrita e sim vivida pelo protagonista!

Isadora489 18/04/2024

Suicidas....?
O plot é bom mas foi parcialmente previsível.
O livro é diferente (mas um diferente bom), com personagens complexos e faz você querer destrinchar tudo que acontece de uma vez por todas. A cada página o livro vai ficando cada vez mais pesado, sádico e insensível, mas afinal é disso de que a natureza humana gosta, pelo menos lá no fundo. Gostamos de ver a desgraça alheia, e porque não querer saber porque nove jovens cometeram suicídio em um porão... mas será que foi só isso mesmo?

Luiza1139 18/04/2024

SIMPLESMENTE INCRÍVEL!!!
Devorei esse livro.
Amo os livros do Raphael e sempre tem um plot de cair o fiofó da bunda e dessa vez não foi diferente ne. Fico impressionada com as coisas que se passaram na cabeça desse homem quando tava escrevendo o livro, ELE É GENIAL. A história é muito boa e muito muito pesada, cai que nem uma besta no papo do **** e adorei pq me pegou muito o final.
LEIAM!!
Luiza1139 18/04/2024minha estante
gente, saiu 4,5 estrelas mas é 5 kkkkkk cliquei errado

Glória 18/04/2024

Surpreendente!
Simplesmente adorei o livro. É um livro com muitos gatilhos (se informe bem antes de ler), cenas bem pesadas (inclusive mais pesadas que cenas do outro livro dele chamado ?jantar secreto? que sempre falam serem pesadas, mas achei as descrições de ?suicidas bem piores) que chegam até a ser indigestas (principalmente pra mulheres, vocês que leram sabem bem de que cena tô falando).

Apesar de ter adorado o livro, o estilo da narrativa e tudo mais, confesso que me incomodou um pouco da forma com que o personagem principal se referia a pessoas lgbtqia+, pessoas gordas e pessoas com deficiências? eu sei que é um livro de 2012 e tudo, mas mesmo assim achei que as ofensas foram muito desumanizadoras? mas acredito que talvez esse era o objetivo do autor, mostrar como as pessoas podem ser incrivelmente preconceituosas, babacas e capacitistas.

O plot final foi muito bom e me pegou desprevenida kkkkkk fiquei passada ?

Foi um livro que me fez refletir bastante sobre até onde conhecemos os verdadeiros pensamentos e desejos alheios e até onde o ser humano pode ir por pura ambição e desejo de reconhecimento.

gii1409 18/04/2024

Ouuuuuuuu mai godi, q foi isso??? me senti usada, maltrapilha, enganada ?, adorei!! mds, não sei oq foi isso, ainda fiquei com algumas dúvidas que na minha cabeça não encaixaram, e esse final?? U A U

zanknaro 17/04/2024

?Até que ponto realmente conhecemos as pessoas??
Comecei a leitura com grandes expectativas pq já vi muita gente falando que é o melhor livro do Raphael montes, mas a realidade é que me decepcionei, o livro não é ruim, mas tbm não é ótimo, é bem mediano na verdade. Esperava um plot twist muito maior no final igual em jantar secreto ??
Mas assim, Raphael montes escreve MT bem e escreve uns absurdo que eu fico imaginando como que ele pensa em tudo isso (TRANSAR COM UM DEFUNTO!!!??? Achei bem nojento ?)
O que eu mais gostei no livro foi fazer várias suposições sobre o que tava acontecendo, mas no fim minhas suposições seriam mais legais do que esse final kkkkkkk é sobre

jo.joe 17/04/2024

Suicidas
Suicidas chega a ser um livro interessante de suspense policial. Tem uma temática forte, e o autor consegue nos prender na trama.
A escrita é muito boa e fluida. Porém, ao terminar o livro, me senti incomodado com algumas questões relacionadas à construção da história... Há vários furos, também falhas técnicas ligadas às mortes, motivações fracas dos personagens para entrar na roleta russa, certas conveniências e falta de explicações para certos fatos da trama.
Mesmo com dúvidas, considero um bom livro do autor, visto que é sua obra de estreia.

anameneghetti17 17/04/2024

Não confie em ninguém
Nenhum personagem é bonzinho!
Todos são péssimos.
Amei as críticas sociais, a construção (ou descontrução) dos relacionamentos. Amei a agonia de colocar em questão o que é certo ou errado, o que não deveria ser feito mas é justificado com "essa pessoa não é boazinha, ela merece"...
Amei a narrativa em tempos diferentes.
Amei me sentir enganada!

Rafaela2115 17/04/2024

Raphael montes é o rei simplesmente
Só uma frase. SÓ UMA FRASE E EU DUVIDO VOCÊ NÃO LER ELA NO FINAL E NÃO DIZER *🤬 #$%!& Q PARIU* O HOMEM É UM GENIO!!!
" - Mil beijos do seu filho, Raphael montes."
Sabe aquele cena em crepúsculo que todo mundo pensa que o Carlisle morre mas que no final era só uma visão de Alice? Então, aquele grito de surpresa é o que você vai dar ao ler essa última frase, VOCÊ VAI ENTENDER O PESO QUE ESSA FRASE CARREGA NAS ÚLTIMAS PÁGINAS!!
VISCERAL...PERTUBADOR...VICIANTE...INCRÍVEL...UM DESFECHO DIGNO DE ÓSCAR. LEIAM, LEIAM, LEIAM, LEIAMMMMMM

summyrks 17/04/2024

Melhor livro!
Durante o livro eu tentei deduzir várias vezes o final, e não consegui acertar nenhuma!! Esse se tornou meu livro favorito, obrigada Vitória por me mostrar uma obra incrível!

Top 1 - Suicidas
Top 2 - Instrumentos Mortais
Top 3 - House of night

Giovana.Kutschenko 17/04/2024

A ordem não ajudou
Tinha tudo para ser 5 estrelas, porém o autor decidiu colocar os plots no final mesmo, como o da Ritinha mesmo, ficando uma coisa muito desconexa e a essa ponto da história, sem sentido. Como uma forma desesperada de ser um livro bom, no qual o escritor apostou todos as suas fichas no final. A história é extensa, muito bem detalhada e sua cronologia torna tudo bem intrigante, atiçando a curiosidade, porém a enrolação é tão presente que acaba se tornando um livro tedioso, como uma fofoca que é de tão prolongada fica cansativa. A história é boa, mas o seu desenrolar poderia e deveria ter sido mais fluido.

Gabriela2166 17/04/2024

Genial
Raphael Montes foi muito perspicaz!
Sinceramente uma obra incrível da literatura brasileira.
Esse livro é tão bem construído mas não é pra qualquer um, é preciso ter estômago para conseguir chegar até o final, eu mesma quase desisti principalmente na parte da Ritinha, eu pulei o que aconteceu com ela.
Me prendeu muito! Todo momento eu tinha certeza de quem era o culpado e criava teorias e ele entregava uma teoria ainda mais diferente e bizarra do que eu poderia imaginar, o que tornou o livro ainda mais profundo. Tantas possibilidades imagináveis na minha cabeça e mais um milhão querendo se desenrolando ali.
Eu não posso dizer que já não tinha desconfiado dele antes porém foi tudo tão bem arquitetado que não levei essa teoria adiante, e mesmo assim o final ainda me surpreendeu muito, principalmente a última frase do livro e a única palavra que define é Genial!