Cuco

Cuco Julia Crouch

Resenhas - Cuco

Nana 24/04/2014

Cuco
Rose estava na melhor fase da sua vida. As obras da casa finalmente haviam acabado, e seu marido artista estava indo bem com um novo projeto, tinham duas filhas lindas, e tudo estava como devia estar. Até que em uma noite, Rose recebe a ligação de Polly sua melhor amiga, contando que seu marido havia sofrido um acidente de carro e falecido. Rose fica chocada com o acontecimento e no calor do momento chama Polly para morar com ela até que as coisas se acertem.
Polly se muda com seus dois filhos para a edícula da casa de Rose, e as coisas parecem estar dando certo, mas logo fica claro que Polly não é uma típica viúva, ela sempre teve um jeito muito próprio de lidar com as coisas.
Com o passar dos dias, coisas estranhas começam a acontecer e um acidente sério com uma de suas filhas deixa Rose sem chão. O que é tudo isso que vem acontecendo? E, será que esses eventos tem alguma coisa haver com Polly?
Para Rose fica cada vez mais claro que Polly não está com pressa de sair de sua casa, e seu marido que antes era contra a vinda de Polly, parece apreciar bastante a companhia de sua nova hospede.
Quando Rose se da conta, todo o controle que tinha sobre sua vida e sua família foi se desfazendo e agora sua vida está de cabeça para baixo.
Será que Rose deveria colocar em prática a prescrição médica que sua amiga do hospital escreveu para ela? Mande-a embora de sua casa.
Quando vi este livro fiquei louca para lê-lo, pois sou super fã de livros desse estilo ( adoro quando o livro consegue chocar o leitor) =)
Achei que o livro tem uma história bem legal e me deixou ansiosa para continuar lendo em vários momentos. A forma de escrita me incomodou um pouco no inicio e achei um pouco cansativa, mas depois a leitura flui-o tranquilamente. No geral gostei da leitura ^^ O final me chocou por um detalhe da fala de Polly (quem ler vai entender oque quero dizer), mas ao mesmo tempo me decepcionou um pouco, esperava um final diferente. =P (geralmente sempre esperamos certo?!! rsrs principalmente neste tipo de história). Mas valeu a pena!!
Gostei do livro e recomendo aos fãs de suspense e para qualquer um que tenha ficado curioso.
Nana

site: http://www.estantedanana.com.br/cuco/

Danielle 07/04/2014

Resenha - Julia Crouch - Cuco
Cuco é um pássaro que rouba outros ninhos, o livro ganhou esse nome pois aborda muito bem esse tema, pessoas que querem roubar a vida perfeita de outras.

Polly e Rose se conhecem desde a infância, são melhores amigas, já até moraram juntas na adolescência, separam-se apenas quando casaram e Polly foi morar com a família de seu marido em outro país a Grécia.

Ambas tinham constituído suas famílias e viviam felizes até que um dia Polly liga para Rose dizendo que seu marido morreu em um acidente de carro e que ela não queria ficar na Grécia com a família de seu marido e foi então que Rosie cometeu o maior erro de sua vida convidando Polly e seus dois filhos para ficarem um tempo na casa dela, já que Polly não tinha mais ninguém a quem recorrer.

O marido de Polly não concordou nem um pouco mas acatou a decisão da esposa e então desde que Polly chega à casa de Rosie coisas estranham começam a acontecer e Rosie então começa a perceber como Polly está manipulando seu marido.

O livro tem um ritmo bom, uma narrativa que não deixa o leitor cansando em suas 460 páginas, a cada avanço na trama ficava mais horrorizada com cada revelação. Rosie também não era nenhuma santinha e não gostei de muitas atitudes que ela tomou, para falar a verdade ela bem que mereceu algumas que Polly fez com ela.

O livro nos alerta de que não devemos confiar em colocar pessoas dentro de nossa casa junto aos nosso filhos, todo cuidado é pouco, o coração das pessoas é com um mar de águas nunca navegadas, não se sabe até que ponto uma onda pode te destruir.

Para que gosta de tramas que envolvam traição e o psicológico com certeza vai gostar desse livro.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Lais.Alencar 03/04/2014

Rose vive uma vida perfeita com suas duas filhas e marido em um chalé maravilhoso que foi comprado e reformado pelo casal com muito esforço e dedicação. Sua melhor amiga Polly vive na Grécia com o marido e dois filhos. Tudo vai bem até que Polly telefona dizendo que seu marido morreu e que ela irá embora. Rose convida sua amiga para ficar com eles na sua casa, mesmo que seu marido não concorde muito. Ela se sente na obrigação de ajudar sua amiga de infância, pois já foi muito ajudada por ela em momentos cruciais de sua vida. Polly chega arrasada junto com seus dois filhos... Logo o estilo de vida desorganizado e sem bases sólidas dos três fica evidente para Rose e sua família que tem tudo arrumado e em perfeita ordem.

"Mesmo uma criança precisa ir até o fundo do poço antes que pudesse retomar a vida." pág. 148

Polly e seus filhos começam a bagunçar a vida de Rose e coisas estranhas começam a acontecer. Tudo aponta para que Polly esteja armando alguma coisa, mas Rose recusa-se a enxergar. Todos ao redor percebem que Polly é uma sugadora e aconselham Rose a colocá-la pra fora! Mas ela não pode...existem segredos e dívidas a serem pagas entre as amigas. Esses segredos são muito bem guardados e só serão revelados do meio pro final do livro. Eu achei crucial a mudança que ocorreu desse ponto em diante. Até então estava achando a Rose uma coitadinha e a Polly uma vaca! Mas com os fatos sendo revelados, percebi que a Rose não é nenhuma santinha e não tem direito de reclamar de muita coisa não! Não estou defendendo a Polly, ela também é uma vaca! Alias, as duas se merecem! ¬¬

confira o restante da resenha no Blog Lais Doce! ;)

site: http://laisdoce.blogspot.com.br/2014/04/livro-cuco.html

Katarina 01/04/2014

Não esperava um final assim, mas gostei!
A leitura é prazerosa e, para quem curte um leve suspense, é de deixar o leitor ansioso pelo final o que, infelizmente, não agradará a todos... mas, me satifez!

Fer Kaczynski 23/02/2014

Louco!
O livro Cuco sempre me chamou a atenção pela capa, achava bem interessante a arte e a chamada. Suspense me intriga, eu confesso, e este é até bem legal.

A história é de Rose, uma jovem esposa e mãe, que acolhe sua melhor amiga de infância Polly(uma rockstar dos anos 90), em sua residência, após a amiga passar por problemas pessoais, pois o marido acaba de falecer, e ela tendo bom coração decide receber Polly juntamente com seus filhos até ela se restabelecer. Porém, não demora muito a arrepender-se amargamente, onde o limite saudável da amizade beira a loucura, a leitura mexe com nosso psicológico e acredito que foi intencional.

Leia o restante em:

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/02/cuco-julia-crouch.html

Maximiller 23/01/2014

O livro em si é bom, apesar das sinopses criar muita expectativa, o final fica um pouco a desejar, pois não sabemos o que aconteceu com detalhes.

Prateleira Cult 22/12/2013

cuco
Polly acabou de perder seu marido, ela e seus dois filhos foram convidados por sua melhor amiga, Rose, para passar um tempo na casa dela para que eles se recuperem do trauma.

Rose é casada e tem dois filhos, um deles um bebê, e vive muito bem na sua casa no interior da Inglaterra, quando ela soube da morte do marido da sua melhor amiga,polly, ela não pensou duas vezes em acolher ela e seus dois filhos na cabana que faz parte da sua casa.

Quando Polly chega , a convivência não é muito fácil, pois ela é uma pessoa muito dificil, mas Rose acredita que ela pode ajudar a amiga e até consegue que ela volte a cantar numa bar local, mas apesar isso tudo Polly começa a se envolver na vida da Rose.

A relação entre as amigas é o ponto fundamental no livro, a autora insere momentos do passado na narrativa para que possamos compreender as escolhas delas e de como isso afeta a narrativa no presente.

Cuco é um Thriller psicologico muito inteligente, a autora usa a dúvida e a duplicidade dos personagens para desenvolver sua narrativa, ela usa desses efeitos e consegue prender o leitor até a ultima página.

site: http://prateleiracultural.blogspot.com.br/2013/12/cuco-julia-crouch.html

Belle 04/12/2013

Rose se orgulha de ser uma ótima dona-de-casa e de sua família aparentemente perfeita. Ela tem tudo sob controle, desde a bela casa que ela mesma ajudou a reformar, enquanto estava grávida de sua segunda filha -, até as meninas e o marido, Garreth. Os dois ainda estão tentando entrar nos eixos depois de terminar a casa e da chegada do bebê, quando Polly sua amiga de infância (a única verdadeira amiga) liga da Grécia dizendo que seu marido morreu e que está retornando à Londres.

Para Rose e Garreth, a morte de Christos é um choque total. Ele era amigo de Garreth e foi por meio dele que Rose conheceu o marido. Também foi por meio de Rose que Christos conheceu Polly. Rose nem titubeia antes de convidar Polly para ficar em sua nova e espaçosa casa, ela quer ajudar a amiga a enfrentar essa situação difícil. Mas, logo que Polly chega, Rose percebe que não estão enfrentando um luto normal.

Sendo uma boa provedora, Rose toma conta de tudo: toma para si a tarefa de cuidar dos dois filhos de Polly ao ver que ela não está nem aí, cozinha, lava, passa, limpa. Rose está feliz no papel de mãe de todos enquanto dá a Polly espaço para resolver seus problemas e organizar a própria vida. Entretanto, tudo muda quando Flossie, o bebê de Rose ingere uns anti-depressivos de Polly e vai parar no hospital. Ao voltar para casa, depois que a bebê se recupera, Rose vê sua vida descarrilar aos poucos e tudo aquilo pelo qual ela sempre lutou se despedaçar.

Eu comecei a ler este livro já tendo uma boa ideia do que esperar, já tinha lido uns comentários e pedi opiniões sobre ele no Facebook, acho que por isso não me decepcionei com o final. O livro é bem grande e eu esperava que fosse um tanto quanto enfadonho, por isso fui com calma e li apenas alguns capítulos a cada dia (bem diferente do que eu costumo fazer, que é, basicamente, não largar um livro enquanto não o terminar). Isso fez com que eu fosse ficando ansiosa com os segredos que a Rose escondia, com as intrigas e traições. Em alguns momentos eu me perguntei se tudo aquilo que estava acontecendo na vida da Rose era mesmo de propósito ou não. E, em outros, me perguntei se era tudo fruto da imaginação dela.

Não vou mentir, o livro é frustrante, angustiante e deixa pra trás sentimentos de raiva, aflição e uma vontade louca de estapear a Rose pra ver se ela toma uma atitude. Mas, não se engane, ela não é uma santa. Nenhum dos personagens é. Tanto que não há empatia por eles nesse livro, eu pelo menos não tive. Exceto pelas crianças, mas, até elas nos mostram certa crueldade infantil que normalmente fingimos não ver.

Ainda que a história seja extremamente complicada, a escrita não é ruim. O texto flui, apesar de, por vezes, nos sentirmos mal com o que estamos lendo. Eu senti falta de um aprofundamento na personalidade da Polly, o livro é todo focado na Rose e eu não consegui ter uma imagem bem formada da outra. Penso nela como uma Mortícia Adams magricela, no meio de um palco com uma guitarra pendurada no ombro, cocaína no nariz e umas cicatrizes nos braços e não consigo entender todo o sex appeal que ela tem.

O final, que para tantos é uma decepção total, para mim foi algo do tipo: se você vive uma vida de mentiras e confia demais na pessoa errada, não pode esperar que as coisas terminem bem, você está fadado a sempre cometer os mesmos erros. Eu só acho que quando o clímax finalmente aconteceu, terminou rápido demais.

Esse não é o meu tipo de livro. Mas, ainda assim, não foi tempo desperdiçado, nem uma leitura ruim. Meu coração realmente acelerou e veio parar na boca quando o fim se aproximou e eu pensava freneticamente Vai, Rose! Vai, Rose!. Minha dica para quem vai tentar ler esse livro é: vá devagar e sabendo que as coisas não vão terminar como você gostaria!

site: http://www.itcultura.com.br/2013/11/cuco-julia-crouch
Tati 16/04/2014minha estante
Estou na metade do livro e já ficou claro pra mim que Rose tem segredos... Estou curiosa!
Adorei a resenha!

Belle 17/04/2014minha estante
Obrigada, Thata. Espero que vc não sinta muita raiva do livro quando chegar ao final. ;)

Bookaholic Girl 28/11/2013

Rose é uma mulher comum, tem uma vida comum e uma família comum. Um marido e duas filhas. Uma típica família americana. Mas essa tradicional família vê sua rotina dar uma guinada e suas vidas mudarem depois que Rose recebe uma ligação de sua mais antiga amiga, Polly. Ela lhe conta que seu marido morreu, deixando-a com duas crianças na Grécia. Compadecida pelo acontecido, Rose não perde tempo e convida a amiga para passar um tempo em sua casa, mesmo que isso vá contra a vontade de seu próprio marido.

Quando Polly chega é que tudo começa a mudar. A filha mais velha do casal, Anna recebe os novos amigos de braços abertos, mas a presença de Polly mexe com todos. Ela é uma péssima mãe e desde cedo suas más intenções ficam claras, ela mexe com a cabeça do marido de Rose e vai mudando, pouco a pouco, o jeito de cada um. Mas cega como está pela amiga, Rose não percebe e vai se deixando levar, até o caos estar instalado em sua própria casa, dando adeus a rotina pacata da família.

O interesse pelo livro começou já na capa e com o título, que deixa bem claro o propósito do livro, “Cuco é um pássaro que rouba outros ninhos, então você já sabe o que esperar. Mas com o subtítulo de “o primeiro erro foi convidá-la para entrar” fiquei um pouco apreensiva, gosto de suspense, mas também fico morrendo de medo! Com livros é mais fácil que com filmes, mas ainda assim, ficava apreensiva a cada página. Mas logo a leitura avançou e percebi que não havia o que temer, porque, apesar da autora ter uma ótima leitura, seu modo de desenvolver os personagens acabou pecando.

Rose é a típica amiga cega! Chega até a dar raiva, tudo vai acontecendo bem debaixo do nariz dela e ela faz de conta que não está vendo, argh. Mas então você percebe que a história não é apenas sobre Polly, e sim sobre a própria e perfeita Rose. Há quase que uma disputa velada entre as duas, que gera uma grande expectativa no decorrer da história.

No entanto, como desenrolar da história alguns fatos foram sendo agregados desnecessariamente enquanto outros ficavam sem explicação. A mim pareceu que a autora quis encontrar uma forma de prolongar a história, o que foi desnecessário e a fez perder pontos.

Julia Crouch tem uma narrativa ótima, penetrante, mas não soube desenvolver a história, porque, além de fatos desnecessários, acabou que, ao chegar ao ápice da história, tudo se passou muito rápido e o final foi meio inconclusivo. Do tipo que te deixa encarando o livro “não acredito que acabou assim!”.

Isso me fez chegar a conclusão de que esse livro é ideal para quem quer uma narrativa mais tensa, mas sem muita expectativa, esteja preparado para um fim imprevisível, mas não satisfatório e quem saiba você goste mais da história do que eu. Porque sim, altas expectativas acabam por te arrasar quando o livro não as alcança, e isso ocorreu comigo, agora estou avisando vocês!

site: http://www.bookaholicgirls.com/2013/11/cuco.html

Fernando Lafaiete 08/11/2013

Um livro muito bom, mas longe de ser ótimo!
"Cuco" era um dos livros que estavam na minha prateleira que eu queria começar a ler imediatamente. Comecei a leitura, esperando muito do livro e precisava que ele fosse mais do que bom, já que comecei a lê-lo logo após terminar a leitura de "A Lista Negra" que é o melhor livro que li este ano até agora. Precisava que minha DPL (Depressão pós leitura) fosse suprida de imediato. Ao começar a ler este livro, o achei cansativo e com uma escrita lenta e arrastada. Mas ao chegar no capítulo 21, me vi preso a estória de maneira que não conseguia largar o livro. Precisava saber o que mais de terrível iria acontecer com Rose, a protagonista deste suspense. A partir do capítulo citado anteriormente, conclui que o livro era mais do que bom, e eu esperava que até o final desta instigante estória, eu já estivesse considerando-o um ótimo livro e acrescentando o mesmo a minha lista de melhores leituras do ano. Ao chegar ao final desta leitura que me fez roer as unhas durante minhas viradas alucinadas de páginas, infelizmente, devo dizer que me decepcionei com o clímax que esperava que me deixasse sem fôlego e com a alma lavada. Devo dizer que mesmo com minha não esperada decepção, o considero sim uma das melhores leituras deste ano e o indicaria para qualquer leitor que goste de livros de suspense.
"Cuco" conta a estória de Rose, mãe de família, casada e com duas filhinhas maravilhosas, e muito feliz por ter um marido que a completa. Mas tudo muda quando Polly, melhor "amiga" de Rose liga dizendo que seu marido morreu e sem saber o que dizer, Rose convida Polly a se mudar para sua casa com seus dois filhinhos, dizendo que ela poderia permanecer o tempo que fosse necessário até que superasse toda a tragédia que invadiu sua vida repentinamente. Mas o que Rose não esperava é que Polly fosse na verdade uma psicopata e que tivesse a intensão de destruir sua vida por inteira. Ao longo da leitura nos deparamos com situações nada mais do que estranhas e suspeitas que vão nos deixando cada vez mais viciados na estória.
Os personagens são muito bem construídos e a escrita da autora é digna de muitos elogios. O que realmente me irritou e muito foi o fato dos personagens serem extremamente irritantes. Rose (a protagonista), toma durante toda a leitura, atitudes imaturas, burras e impensadas. Gareth (marido de Rose) é um banana, babaca e um cara que se esquece de ser um pai de família, abandonando a protagonista quando ela mais precisa dele. E Polly (Psicopata cretina), é uma personagem maquiavélica, sem caráter e repugnante. Existem outros personagens neste livro, mais que não me irritaram tanto quanto os três protagonistas citados. O livro é muito bom sim, mas infelizmente está longe de ser um ótimo livro, isso devido alguns pontos, como o final do livro, aos personagens irritantes (Porém muito bem desenvolvidos), as 209 páginas lidas no começo do livro, que na minha opinião são totalmente cansativas e o final da Desprezível Polly.
Mais devo dizer que este livro não foi uma perda de tempo e acho que todos devem lê-lo e tirarem suas próprias conclusões, afinal de contas o que não me agradou, poderá agradá-los.
Boa leitura à todos!!

Paty 01/11/2013

Final estúpido...
O começo do livro eh chato, o meio eh interessante e bom, o final eh podre...depois q terminei fiquei tipo 'WTF???' ...tem partes q nao entendi mto bem. A história poderia ser melhor, mas acho q a autora enrola muito...nao necessitava +400 paginas pra terminar assim...

Samara 24/10/2013

Decepcionada!
Esse livro é aquele tipo de coisa em que você deposita uma certa expectativa mas acaba sendo uma decepção. O enredo é fraco, pouco conciso, entediante. Só lamento ter perdido meu tempo com ele, desaconselho.

Coral 27/09/2013

Cuco é uma ave que não faz ninho. Ela coloca seus ovos em ninhos de outras aves, e quando os filhotes eclodem, eles empurram os filhotes que pertenciam ao ninho para fora, e ficam com a mãe só pra eles.

Eu me interessei por esse livro de cara. O título, a frase na capa, a sinopse. Fiquei procurando loucamente, até encontrar e i freneticamente no momento em que consegui colocar as minhas mãos nele.

A história de Rose, com sua vida perfeita, que convida a sua amiga recém viúva a passar alguns dias na sua casa começa de maneira interessante. O começo do livro tem bastante ação, mas depois de mais ou menos metade do livro, tudo para. A personagem principal só toma decisões questionáveis, e depois de um tempo você já tem dúvidas se torce por ela ou não.

Não sei se foi por ter criado expectativas demais, mas o final me deixou bem frustrada. Eu comecei a ler esperando um final clichê, de filme de televisão no sábado à noite, confesso. Não foi isso... não quero dar spoilers, então vou apenas dizer que o final me frustrou, mas pode ter sido incrível pra muita gente...

De qualquer maneira, eu acho que a ideia do livro era muito boa. A história começa e vai até o meio num ritmo ótimo. Mas depois se perde. Infelizmente! Mas ainda acho que é uma leitura que vale a pena. Nem que seja pra você ficar imaginando que final você faria.

Natalia.Eiras 25/09/2013

Resenha produzida para o blog Perdidas na Biblioteca
Este não é um livro de terror, mas te deixa tenso do início ao fim.

Polly é uma ex-estrela da música, que casou e foi viver na Grécia com o marido grego. Lá, ela teve dois filhos - Nico e Yannis - e quando o marido morre em um acidente de carro ela decide voltar para a Inglaterra. Durante uma conversa ao telefone com a amiga de infância - Rose - que é casada com um amigo do falecido marido, ela é convidada pela amiga a passar uma temporada na casa dela para poder "colocar a cabeça no lugar".

Rose é uma pessoa metódica, típica dona de casa do interior. Valoriza as idas diárias ao supermercado, compra produtos orgânicos, mantém a casa arrumada e leva as crianças à escola... essas coisas que as mulheres que vivem nas grandes metrópoles normalmente surtam para fazer, ela faz com desenvoltura.
Ela tem uma vida perfeita morando com o marido e duas filhas - Ana de 7 anos e Flossie, que ainda é um bebê - numa casa de campo numa cidade do interior. Sabe aqueles lugares onde os vizinhos passam na casa do outro pra tomar uma xícara de chá e comer um pedaço de bolo depois de apanhar as crianças na escola? Então. É exatamente esse tipo de lugar que ela vive.
E ela adora.

Tudo ia bem, até que Polly chega com os filhos e coisas estranhas começam a acontecer na vida de Rose:
1. Sua filha bebê tem uma overdose com os antidepressivos de Polly (mas os bebês vivem colocando tudo que encontram na boca, certo?);
2. Seu gato é encontrado esmagado pelo carro da família (foi apenas um momento de distração, correto?);
3. Ela quase se afoga durante um passeio com Polly e as crianças (mas ela já tinha bebido champagne com Polly e depois foi nadar. Uma atitude muito imprudente...)
Esses são só alguns exemplos... tem muito mais...

Nesse momento, Rose começa a perceber que tudo isso passou a acontecer depois da chegada de Polly e algumas suspeitas começam a pairar no ar.
Estaria ela certa, e Polly seria a responsável por tudo? Ou será que ela esta enlouquecendo?

Se você espera um livro de ação, esqueça. Trata-se de um terror psicológico, ou seja, você vai acompanhando o desenvolvimento da história pelos olhos de Rose, e a tensão vai aumentando conforme ela começa a descobrir o que esta acontecendo realmente na casa e na vida dela.
Porém, se você acha que Rose é a "pobrezinha" que sempre foi boazinha e tem sua vida destruída por Polly, pare e pense de novo. Ela esconde muitos segredos que vão sendo revelados com o decorrer da narrativa.

O livro é muito bom pra quem gosta desse gênero de suspense mais psicológico, e o final, apesar de eu não concordar com a atitude da personagem, é condizente.
Afinal, você arriscaria perder tudo que é mais importante na sua vida, para ter sua vingança realizada?

"Mande-a embora da sua casa."
O conselho mais repetido a Rose no livro.

Obs: Eu nunca vi ingleses tomarem tanto vinho como os personagens deste livro. Tudo é motivo pra abrir uma garrafa. Se ainda fossem franceses... italianos... gregos... mas ingleses? Inglês bebe chá (que esta muito presente no livro também); bebe cerveja; até um whisky; mas vinho? Sei não... acho que a autora pecou nesse ponto, mas esse é só um adendo.

site: http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br