Cuco

Cuco Julia Crouch

Resenhas - Cuco

Ju Oliveira 27/09/2012

Eletrizante!
No momento em que vi pela primeira vez a capa de "Cuco" e li a frase de capa: "Seu primeiro erro foi convidá-la a entrar..." já sabia que iria adorar a história. Só não imaginei que fosse tanto!

Cuco é um dos poucos livros que já me fizeram perder o sono, literalmente, me fazer ficar até quase 3 da manhã grudada em suas páginas, isso tendo que acordar às 6:30 da manhã :sleeping:

Rose e Polly são amigas de infância, elas se conhecem desde os 6 anos de idade e tudo em suas vidas fizeram juntas. Uma sempre compartilhando as emoções e frustrações da outra. Essa amizade durou até o casamento de ambas. Polly acabou indo morar na Grécia com seu marido e Rose mudou-se para Londres.

Com o passar dos anos, inevitávelmente a amizade acabou esfriando, por conta da distância. Elas se falavam esporadicamente, já que cada uma tinha sua própria vida agora com marido e filhos para cuidar. Mas um simples telefonema, foi o início da ruína da vida de Rose. A notícia: o marido de Polly sofreu um acidente automobilístico fatal e agora viúva, Polly e os dois filhos não tem para onde ir, nem a quem recorrer, a não ser sua querida amiga de infância Rose.

Óbviamente numa situação tão difícil assim, imediatamente Rose se dispõe a abrigar sua amiga e seus filhos em sua casa, mesmo sendo contra a vontade de seu marido Gareth que sempre achou que Polly era uma má influência para Rose. Mas em nome da velha amizade, Rose passou por cima da vontade do marido.

A partir do momento que Polly pisa em sua casa, o mundo de Rose começa aos poucos virar de cabeça pra baixo. Polly não é uma típica viúva, não demonstra tristeza ou saudades de seu marido. E Rose está cada vez mais espantada com as atitudes de sua amiga. Muito espaçosa, negligente com os filhos, alheia a tudo e a todos ao seu redor. Passa a maior parte do dia na pequena edícula que Rose cedeu para ela se instalar com os filhos. Fazendo sabe-se Deus o que...

Apesar de todo o comportamente estranho, as atitudes bizarras e a falta de carinho demonstrada por Polly, Rose aceita tudo calada. Isso porque ela esconde um grande segredo do passado, compartilhado apenas com Polly. Mas aos poucos, por ter que sofrer calada tanta pressão psicológica, Rose acaba literalmente surtando e colocando toda sua familia em perigo.

Muito, muito boa história. Envolvente, eletrizante, daqueles suspenses de dar frio na barriga constante. Não sei se o que mais me irritou na história foi a falta de escrúpulos da Polly (ordinária, sebosa, nojenta) ou passividade da tonta da Rose . Ela é a típica personagem do ditado: "o pior cego é o que não quer enxergar". Em certos momentos dava vontade de gritar: Acorda Rose!!!

E olha que eu só me envolvo intensamente assim nas histórias que eu realmente gosto muuuuito. Cuco com certeza é o meu mais novo "Favorito"! Amei e super recomendo!

Visitem: http://juoliveira.com/cantinho

Helo 13/09/2020

Maravilhoso
O livro nos prende do começo ao fim. Os personagens são muito bem detalhados e passamos a tomar o lado da história e sentir todas as emoções.

@jana450 04/04/2022

Recomendo porém com cautela
Me causou aflição em alguns momentos, Polly é o satanás propositalmente e claro que ela destruiu tudo e tá prestes a destruir ainda mais.

Rebecca 01/01/2023

Esperava Mais
Cuco tinha tudo para ser um livro bom. A autora consegue trazer detalhes míninos dos cenários e expressões dos personagens, mas peca muito no desenrolar da história. Minha impressão foi que ela perdeu o rumo da história, e a preocupação com os detalhes se perdeu a medida que vai chegando ao fim do livro. Muitas situações importantes que explicam a chamada do livro acontecem de forma muito rápida e aforada, tanto que muito personagens ficaram no limbo e não sabemos o que aconteceu com eles, ou como eles se sentiam diante do ocorrido. E o fim do livro? Uma decepção. O que mais me decepcionou foi a pressa da autora em criar um final que justificasse o nome do livro, mas que acabou passando por cima de muitos detalhes sobre os personagens envolvidos e parentes dos mesmos (evitando dar um spoiler aqui). Eu esperava mais...

Sangelo.Silveira 27/08/2021

Amizade Doentia
Rose é uma mulher que possui u a vida considerada quase perfeita. Marido, filhos e é feliz em casa cuidando de tudo. Mas ao receber a notícia de que sua amiga de infância Polly ficou viúva e desamparada na Grécia resolve acolher ela e seus filhos em sua casa.

Já no início da estadia dessa nova família vemos que aquela convivência não vai da certo. Polly não é a pessoa que Rose acha que conhece, e até mesmo Rose começa a mostrar um pouco mais de sua personalidade moldada por um passado cheio de segredos.

O livro tem uma temática muito interessante digna de qualquer bom filme de suspense. A leitura é rápida e você vai ficando cada vez mais chocado com o desenrolar da trama. Estava indo tudo bem pra mim até que já no auge da loucura desse livro a autora resolve terminar com um final bem fraco e fácil.

É um bom livro que trata muito sobre relacionamentos, seja entre amigas, marido e mulher, vizinhos e a dinâmica de uma pequena cidade de interior.

A Leitura é um ótimo passatempo, mas se prepare para sentir raiva até mesmo de quem você amou no início da história.

Crissie 07/09/2021

Cuco conta a história de duas amigas de infância, Polly e Rose. As duas nunca perderam o contato, apesar de Polly ter ido morar em outro país. Agora, com a morte do marido de Polly, ela e as crianças vão morar com Rose e coisas estranhas começam a acontecer.
Eu gostei do livro especialmente porque ele me confundiu em muitos momentos. Quando eu achava que um personagem era vilão, ele se mostrava mocinho no capítulo seguinte e vice-versa. Isso me deixou com mais vontade de ler e descobrir o que viria a frente. Só não dei cinco estrelas porque o final me doeu um pouco, eu não esperava que o desfecho fosse assim. Porém, vale muito a leitura.

Paty 01/11/2013

Final estúpido...
O começo do livro eh chato, o meio eh interessante e bom, o final eh podre...depois q terminei fiquei tipo 'WTF???' ...tem partes q nao entendi mto bem. A história poderia ser melhor, mas acho q a autora enrola muito...nao necessitava +400 paginas pra terminar assim...

Clau Melo 12/09/2021

Pena que nem todos tiveram o que mereciam..
Achei um pouco cansativo (300 páginas estaria de bom tamanho), mas mesmo assim, adorei a trama.
Pena que nem todos tiveram o que mereciam..

Lucas 25/03/2013

O tema levantado no livro é o que me chamou a atenção. A autora é capaz de abrir os olhos de quem lê o livro sobre nossas amizades. A Polly era como um anjo para Rose, e logo depois se mostra pior que um demônio. Eu confesso para vocês que tenho alguém como a Polly na minha vida. Ela acha que é muito inteligente, mas deixou pontos soltos nas maldades que fez comigo. Felizmente eu já sei uma maneira de banir ela da minha vida. Acho até que muitas pessoas têm uma Polly em suas vidas.
Recomendo.

Kelly.duarte 16/04/2020

Li o livro por indicação de uma amiga, e me surpreendi muito. Apesar de ser uma história doméstica e arrastada, me prendi a ela, e me apeguei a Rose e as crianças, acredito que todos temos passados e segredos, e vivemos uma vida que pode de repente mudar! Só o final entitulado como desfecho que me deixou sem entender um pouco, mas amei o livro!

Glau! 02/11/2020

Decepcionante.
Cara, não é porque amo finais felizes, e que este não foi o caso. É porque são mais de 400 páginas desejando que alguma reviravolta acontecesse, e..... Não ? aconteceu!
Sim, o final foi péssimo, revoltante! Cara, quanta indignação que eu fiquei!
Mas, pensando por um outro lado, um dia serei evoluída como Rose!
JP_Felix 03/07/2022minha estante
To em 70% e to imaginando o quão evoluida a rose paresse. Só falta ela flagrar a Polly mamando o marido dela enquanto enforca a bebê e a Rose calmamente perguntar "oi, o que está fazendo?"

brenda alves 18/02/2022

Decepcionante
O livro prometia muito, o começo foi muito bom e te instigava a querer saber o que ia acontecer, mas me incomodou muito o fato da Rose ser muito burra, ela não queria enxergar o que estava embaixo do nariz dela e sempre tentando achar uma justificativa pra todas aqueles coisas estranhas que estavam acontecendo. Achei bem confuso em varios momentos, nao explicaram exatamente a motivação da polly pra tudo isso e o passado da rose, do meio pro final achei que estava indo bem mas o final simplesmente foi ???? serio que acabou daquela forma? Não vou nem falar do Gareth aqui, gostei no começo mas depois.. porque um marido como aquele deus me livre. Esperava muito mais, imaginei o final totalmente diferente, fiquei com uma expectativa e na real a rose foi manipulada denovo como sempre.

Priscilla 11/10/2012

Blog Entre Fatos e Livros- http://fatoselivros.blogspot.com.br
Rose é uma mulher de vida pacata, mãe de duas meninas, esposa dedicada. Mas nem sempre sua vida foi tranquila, ao contrário, ela foi negligenciada desde muito jovem e a única pessoa que esteve a seu lado foi a amiga de infância, Polly. Rose se sente muito grata por essa amizade, que a amparou em momentos difíceis.

Por isso, apesar da oposição do marido, Gareth, assim que Rose descobre que Polly ficou viúva na Grécia, a convida para passar um tempo em sua casa, com seus filhos. Ao contrário da anfitriã, Polly é como um furacão. Uma ex- rockstar com alma de artista, sensível, sensual, intensa e vingativa.

À medida que os dias passam, a hóspede se torna cada vez mais enigmática, observadora e arredia com todos, enquanto seus filhos se integram perfeitamente a rotina da casa. Não tarda até que coisas estranhas e perigosas comecem a acontecer. Será paranóia ou há alguma verdade, que se verifique a influência de Polly em cada problema, desde sua bebezinha enjerir tranquilizantes e ficar à beira da morte, até desacordos conjugais com Gareth? É possível que alguém tão querido haja deliberadamente para prejudicar sua vida?

Quem acompanha o blog sabe que esse é o tipo de livro que me desperta interesse. Bastou ler a sinopse para eu me convencer de que PRECISAVA ler imediatamente cada uma das 464 páginas. E, para felicidade geral da nação, não me arrependo.

"Cuco" pode enganar os desavisados, em suas primeiras páginas, quando a história narra mais a rotina tranquila da vida de Rose. Mas não se engane, as coisas esquentam muito à medida que as folhas passam e o livro se revela um irresistível triller visceral.

Uma das coisas mais interessantes de se observar foi como a autora transformou um tema que em geral é tratado de forma tão terna, para um assunto obscuro. Eu amei ler sobre amizade sob um prisma diferente.

O único ponto fraco da narrativa foi o enfoque, muitas vezes desnecessário, do cotidiano das personagens. Mas não chega a ser um defeito, pois quando as coisas esquentam tudo vira material para o leitor refletir sobre a história.

Com esse livro eu experimentei uma sensação diferente: Quando estava chegando no final, eu fiquei com medo, muito medo de virar a página e ler o que viria em seguida. Eu não tive medo do livro acabar, meu medo foi pela história realmente. Ponto para Julia Crouch, por conseguir despertar emoções inéditas em mim, mesmo depois de tantos e tantos livros lidos.

Eu recomendo o livro para os fortes. Àqueles que gostem de histórias intensas, que absorvem a energia do leitor e não nos deixa descansar até que a cheguemos ao último ponto final.

Rayra Mirelem 11/09/2012

Cuco
Após receber uma ligação de sua melhor amiga Polly, dizendo que seu marido havia morrido, Rose não precisou pensar duas vezes e convidou ela e seus dois filhos que moram na Grécia, para ficarem morando em sua casa, até Polly conseguir tomar um rumo em sua vida.

Só que Rose acaba perdendo o controle de tudo ao seu redor, sua filhinha bebê quase morre, sua casa começa a ficar sem estrutura, e seu marido está diferente. Então ela começa a perceber que talvez não conheça assim tão bem sua melhor amiga.

"Desceram a ladeira. Aquele lado da colina não tinha sido muito banhado pelo sol, de modo que a grama estava enlameada e escorregadia, ameaçando derruba-las e enviá-las de ponta-cabeça para a casa, para a sua desgraça." Pág. 447

Fiquei muito curiosa em relação ao livro, achei a sinopse interessante e a capa me chamou a atenção. Mas infelizmente não me impressionei tanto assim com a história.

Os personagens não me agradaram muito. Rose era chata de mais, a filha dela Anna era boazinha demais, Gareth o marido de Rose era sem graça e por incrível que pareça a Polly foi á única personagem que me agradou, gostava do jeito dela.

A leitura flui, mesmo sendo bastante enrolada, pois o livro fica "morno" até quase a metade.

Quanto ao final, foi decepcionante. Um fim sem graça e sonso. Gostaria que alguns fatos fossem explicados e a autora apenas colocou um ponto final, não explicando nada.

Apesar dos pesares eu indico o livro, ele tem uma história interessante e te deixará curioso em relação se tudo o que está se passando é verdade ou apenas paranóia de Rose.

Books Lovely | http://www.rayramii.com/2012/09/resenha-cuco-julia-crouch.html
Mel 26/09/2012minha estante
Realmente, o livro todo é ótimo, fui lendo com uma sensação de queria uns dos meus preferidos! Mas o final poderia ter sido mais empolgante, mais dramático.
Mas, enfim, temos que pegar a moral da história que é a amizade delas de uma vida inteira e o que uma faria pela outra, sendo que todos têm segredos...

Tefa 07/10/2012minha estante
Pois foi bem isso mesmo... o livro é inteiro excelente... aí a autora fez besteira com o final. E eu também adoraria maiores explicações. O livro vale 10 até a página 420, mais ou menos.

Jossi 19/01/2013

Um livro imoral!
Como descrever o que li e senti? Como explicar a sensação de ter sido meio que... enganada, ao chegar no final do livro e perceber que nada, absolutamente nada, foi como devia ser... ou pelo menos, como 90% dos leitores desejavam? É claro que nem sempre, os melhores livros terminam como os leitores querem. Grandes clássicos universais tem em comum com esse livro de Julia Crouch justamente isso: um enredo e um final nada "gostosinho" de se ler. Mas em se tratando de literatura popular, de livro 'descartável' como a maioria desses bestsellerzinhos são, acho que os autores deviam ter um mínimo de respeito com a opinião popular e tentar agradar um pouco mais, mesmo que para isso tenham de cair nos velhos lugares-comuns de sempre.

E para um livro de suspense, com enredo estilo 'sessão de sábado', o final foi bizarro, para não dizer imoral.

Desde o início as personagens de Rose, Polly e Gareth me irritaram profundamente. Rose, uma mulher que aparentava ser honesta e "gente boa", comoeçou a mostrar as unhas de loba aos poucos, à medida que a narrativa ia transcorrendo. Gareth? Um pai e marido omisso, cuja personalidade vai decaindo também, com o passar do tempo, até se transformar num homem quase bestial, cego, ridículo em sua necessidade de transformar a esposa na vilã da história.

Polly? Desnecessário falar dessa: Parece que todos os vícios, maldades e falhas de caráter se acumularam nela. É cruel, maldosa, traiçoeira, mentirosa, insensível e brutalmente viciada em sexo, drogas e bebida. Além de feia, porque... façam-me o favor: Magra como uma vara, cheia de cicatrizes? Que tipo de "charme" os homens viam nela?

Enfim, um livro trágico e absurdo. Quando você, leitor, começar a sentir certa empatia pela sonsíssima Rose, vai logo mudar de ideia, pois ela logo vai mostrar que não é o que parece. Cheia de segredos do passado e pequenas omissões, sua vida passada (e até presente) não é nenhum exemplo de virtude.

Um final que não se espera em nenhum filme ou livro de suspense decente. Imoral em tudo, com exceção do amor que Rose parece sentir pelos filhos dela (e até pelos de Polly).

Em todo caso, é uma leitura que mexe com nossos nervos e de certo modo, isso é estimulante. Se você quer se arriscar a ficar irritado e roer as unhas, torcendo por um final que, talvez, não seja o que você deseja, vá em frente! Uma coisa é certa: Você não vai se entediar...