Hannibal - A Origem do Mal

Hannibal - A Origem do Mal Thomas Harris

Resenhas - Hannibal - A Origem do Mal

Luíza Simas 18/04/2024

A origem do mal
Comecei a leitura pelo Silêncio dos Inocentes e adorei tanto a história do Hannibal que me interessei para entender quando tudo começou: nesse livro. Aqui conta a história completa até ele se transformar na personificação do Hannibal que conhecemos no Silêncio dos Inocentes. Mostra como, apesar de um gênio desde muito novo, Lecter era só um garotinho normal, que cresceu em uma família boa e amava sua irmã, mostrando que não era um psicopata ali do começo. Mas conforme a história se desenrola, você acompanha as perdas que esse menininho enfrenta e como ele vai se perdendo até se congelar inteiramente por dentro, não sobrando espaço para sentimentos.

O interessante do livro é que a história de Hannibal passa no contexto de segunda guerra mundial, então você ainda tem essa narrativa contextualizada que fica mais interessante ainda. Além de trazer personagens diferentes e até então desconhecidos para mim mas que foram de grande impacto na vida do menino Hannibal.

Tem uma escrita um pouco mais difícil de ler, então a história não é tão fluida, mas te prende desde o comecinho. Estou ansiosa agora para ler o terceiro livro da saga!

mi 17/04/2024

Hannibal
Sinceramente não tenho certeza onde estou em relação a essa obra. É nítido a preocupação na ênfase em como a guerra praticamente foi personagem e como sua atuação é responsável por muitas das atitudes tomadas por outros, inclusive o início das tendências psicopatas de Hannibal. Arrisco-me em dizer que até certo ponto houve simpatia da minha parte por Hannibal e não sei se passou. Senti grande estranheza em relação a tensão erótica entre o garoto e sua madrasta e desnecessário mostras o tráfico de mulheres sendo que esse não foi bem desenvolvido e por ações anteriores já era possível a percepção que as personagens responsáveis eram de caráter ruim, tais situações não acrescentaram a história e só mostraram o olhar de um homem.

Galathynyus 13/04/2024

"Eu me entregaria ao Demônio
instantaneamente,
Não importa que eu mesmo seja ele!"

J.W. Von Goethe: Fausto: uma tragédia

Carole Melo 02/04/2024

Fraco
Já comecei lendo sem expectativa nenhuma, pois já achei o filme péssimo.
Mas ainda estava com esperança da escrita do Thomas Harris me convencer (afinal, os filmes são diferentes dos livros), mas não convenceu.

História fraca, não consegui "achar" o Hannibal.
Achei que a história ia aprofundar na psicopatia e na inteligência do personagem, mas acabou que só tenta justificar algo que não precisava...

Amo muito a trilogia, e acho esse quarto livro super dispensável.

vivianbooks 06/02/2024

“Podemos observar enquanto a besta interior desmama, e lutando contra o vento entra no mundo.”
Último livro da saga do Hannibal Lecter, que conta seu passado e como tudo começou, se é que teve um estopim especifico. Começamos o livro na década de 40, após o início da Segunda Guerra Mundial, no país de origem de Hannibal, a Lituânia. Vemos um garotinho de 8 anos, muito dotado para a sua idade, mas gentil, amável, muito querido por todos a seu redor e com um grande amor e devoção por sua irmãzinha Mischa.
Tudo isso muda após seus pais serem mortos, e ele presenciar sua irmã sendo devorava por criminosos de guerra, mesmo que ele não se lembre disso por alguns anos. Depois ele fica um tempo num orfanato e após isso vai viver com seu tio e sua esposa. Aos 13 anos comete seu primeiro assassinato, decapitando um homem. Aos 18 ele se torna um serial killer, provando pela primeira vez (aparentemente) carne humana, após essa segunda morte ele inicia sua caçada contra os homens que mataram e cozinharam a pessoa que ele mais amou no mundo.
O garotinho Hannibal Lecter morreu lá em 1945, na neve, tentando salvar sua irmã, seu coração morreu com ela. O que ele se tornou após isso? Ninguém nunca soube.
Triste por finalmente ver essa história maravilhosa chegar ao fim, mas não decepcionada, eu amei como tudo foi desenvolvido, o trauma pela qual ele passou, não o moldou, apenas despertou algo nele que sempre esteve lá, e sozinho no mundo, seu coração congelou.

ArthurmalariA 15/11/2023

O que ele é agora? Ainda não existe uma palavra para isto. Por falta de uma palavra melhor, o chamaremos de monstro.
Hannibal, A Origem do Mal é o quinto livro publicado de Thomas Harris, o quarto da história de Hannibal Lecter e se trata de um prequel aos outros livros. Escrito de maneira bastante interessante, sob a forma de lembranças do Dr. Lecter, acompanhamos seus traumas de infância vividos durante a guerra e os acontecimentos que o transformaram num personagem tão inteligente e cruel. O livro vale muito a pena ser lido como foi lançado: depois de ler os outros três... acredito que assim a curiosidade pelo que nele está escrito e as possíveis referencias devem ser melhor compreendidas. 8/10

Amanda3808 20/10/2023

Decepcionante é pouco
Não tem como descrever o quanto esse livro é ruim: personagens rasos, trama confusa, um monte de personagens largados na história sem qualquer utilidade a não ser morrer. Realmente muito decepcionante.

Jeferson.Alcantara 19/10/2023

Muito bom!
Este livro funciona como uma prequela dos eventos anteriores da série, explorando a juventude e o início da carreira de Hannibal Lecter como um notório assassino e canibal.

A história descreve sua infância traumática na Europa Oriental durante a Segunda Guerra Mundial e sua evolução para se tornar um brilhante psiquiatra e um assassino em série altamente inteligente. O livro oferece uma visão aprofundada das origens e da psicologia do personagem, o que o torna ainda mais intrigante para os fãs da série.

Thomas Harris é conhecido por sua habilidade em criar personagens complexos e perturbadores, e "Hannibal - A Origem do Mal" não é exceção. O livro explora temas sombrios, como a natureza do mal e as origens do comportamento criminoso, e oferece uma visão cativante e horripilante de Hannibal Lecter antes de se tornar o famoso vilão das obras anteriores. É uma leitura recomendada para os fãs do gênero de suspense e horror.

Rebeca.ArrAbola 01/08/2023

História incrível! Triste ver onde a história do Hannibal começou, tudo o que o moldou e sua caçada por vingança.

Bia 21/06/2023

É um bom livro!
A narrativa é densa e menos intensa quando comparamos com Dragão vermelho, por exemplo, mas não deixa de ser um bom livro para, principalmente, aqueles que já leram Dragão vermelho e/ou O silêncio dos inocentes. Aqui vamos adentrar a história de vida de Hannibal, e compreender sua construção perturbadora. Eu curti, e por mais que nada justifique sua psicopatia, vale a pena conhecer essa composição.

gab 18/05/2023

Um livro para entender a formação da mente de hannibal, ótimo complemento a silêncio dos inocentes. Fãs da série também vão achar uma leitura muito proveitosa.

Mariana 31/03/2023

É uma trilogia, ponto final.
Gostei não. Estragou todo o lado sombrio e doentio que o personagem tinha nos outros livros. Começou muito bem, com potencial para apresentar um lado realmente doentio, mas do meio pro fim foi se perdendo, ficou forçado...uma pena. Esqueçam esse e leiam apenas a trilogia, que fecha com chave de ouro! Esse quarto livro é desnecessário, não acrescenta nada de muito interessante.

Amanda 19/03/2023

Gostei muito de de ler "Hannibal: a origem do mal" de Thomas Harris. A leitura fluiu bem do começo ao fim. Li ele todo nesse fim de semana. ? Recomendo!