Hannibal - A Origem do Mal

Hannibal - A Origem do Mal Thomas Harris

Resenhas - Hannibal - A Origem do Mal

Jow 30/09/2010

O que pensar sobre Hannibal Lecter?
"O garotinho Hannibal morreu em 1945 lá na neve, tentando salvar a sua irmã. Seu coração morreu com Mischa. O que ele é agora? Ainda não existe uma palavra para isto. Por falta de uma palavra melhor, o chamaremos de monstro." Inspetor Popil(pag. 302)

Ao ler "Hannibal: A Origem do mal" me fiz a seguinte pergunta: Se eu tivesse passado pelo mesmo trauma psicológico de Hannibal, como eu estaria nesse momento?

Hannibal sofreu injustamente, e se transformou nesse psicopata tão temido graças aos seus traumas de infância, e seu desejo demoniaco de vingança. Não julgo o que ele se tornou, mas o que ele se tornaria sem as mazelas da guerra. Hannibal, morreu para o mundo para ressuscitar em forma de besta na história. Ele se tornou o monstro que os homens em guerra cultivaram. Só que com um grandioso diferencial: Ele matava por vingança, por sede de lembrança, e por que não, por amor.

Hannibal vivia em amor, e sempre a guerra lhe trouxe a dor e o desespero. Ficar mudo depois de um trauma foi o modo que ele viu para guardar apenas para si, o odio que sentia. Mas também, foi uma forma de preservar a sua genialidade, o seu carater forte. E ele cresceu amando, e sempre algo o impelia ao lado obscuro, as escolhas dificeis, ao imperdoável.

Terminar esse livro me fez pensar no quanto o ser humano é decadente, fraco, desesperado. Hannibal era tudo isso mesmo sendo um gênio. Hannibal perdeu tudo, quando perdeu a familia, quando não viu na vida sentido algum, quando viu sua irmã ser devorada e não mais conseguiu ver Deus, quando amou uma mulher, que mesmo o amando não resistiu conviver com o que ele havia se tornado.

Hannibal é a figura que mostra o homem contemporâneo. Um mascarado, que pode até ter boas intenções. Mas, que carrega máculas, mágoas e desesperos, que os levam a atos absurdos.

É um livro sensacional! E o desejo de ler a série é imenso.

Jess 01/06/2022

Muito envolvente e perturbadora do início ao fim. É o livro do qual eu estava mais curiosa quando comecei a série, para entrar na mente de um dos personagens mais complexos e intrigantes que conheci até então. Admito que não foi como imaginava, pois esperava um pouco mais, mas foi bastante esclarecedora.
Leitora 01/06/2022minha estante
Deu vontade de ler. Vou adicionar aqui na meta.

ticinhachan 27/04/2021

Um livro desnecessário
Em ordem de leitura, esse foi minha última leitura pois preferi seguir a ordem de publicação. Se eu pudesse voltar ao passado, simplesmente não teria lido. Decidi terminar por ser um livro curto e eu já tinha passado da metade, mas sinceramente foi um livro difícil de ler porque ele vai em muitos clichês e sinceramente? É mal escrito! A narrativa é confusa e pouco trabalhada. O garotinho órfão rico que perdeu os pais na Segunda Guerra, etc etc. Sinceramente eu acho meio desmotivador um livro que explica um vilão de forma tão rasa e preguiçosa. O livro parece muito mais uma fanfic de Hannibal que realmente escrito pelo Thomas Harris, por todos esses clichês e pelo desenrolar da história que é muito desinteressante. Toda essa narrativa de explicar um serial killer e fazer o leitor sentir uma compaixão por ele precisa ser bem trabalhada e esse livro só parece ter sido fruto de três best sellers seguidos. Não que eu ache que o autor precise explicar tudo. Aliás, não acho que ele deveria ter explicado nada e é por isso que eu pularia esse livro na experiência de leitura. O mistério é muito mais excitante.

Leticia.Liesenfeld 19/12/2021

Apenas Frases
O garotinho Hannibal morreu em 1945 lá na neve, tentando salvar sua irmã. Seu coração morreu com Mischa. O que ele é agora? Ainda não existe uma palavra para isto. Por falta de uma palavra melhor, o chamaremos de monstro.

Ailinliu 02/09/2020

Ótima leitura
Ótima leitura para entender por trás do personagem do filme.

Juliana ;* 23/06/2012

Genial, mas nada fácil!
Ler "Hannibal: A Origem do mal" causou em mim um grande impacto, porque ao contrário da maioria das pessoas, eu nunca havia lido ou assistido nada a respeito desta história portanto encarei o livro de forma totalmente "desprotegida".

E essa leitura não foi pra mim nem um pouco fácil. Não me entendam mal. O livro é extremamente bem escrito e tem uma estrutura muito bem montada. A minha grande dificuldade foi saber e lembrar a todo o momento que Hannibal foi um dia uma criança. E é a imagem desta criança que me acompanhou durante toda a leitura.

O que eu faria, como me sentiria, quem eu seria hoje se tivesse passado pelas mesmas situações que Hannibal passou? Se ao longo da minha infância eu tivesse acumulado traumas ao ponto de não conseguir falar? Se eu perdesse tudo o que tinha sem ao menos uma justificativa plausível e evidente? Será que eu sobreviveria?

Ele sobreviveu pelo menos uma parte dele. A pior parte.

"O garotinho Hannibal morreu em 1945 lá na neve, tentando salvar a sua irmã. Seu coração morreu com Mischa. O que ele é agora? Ainda não existe uma palavra para isto. Por falta de uma palavra melhor, o chamaremos de monstro." Inspetor Popil (pag. 302)

Por conta dos seus graves traumas de infância Hannibal Lecter transformou-se neste perigoso e tão temido psicopata. Hannibal é movido por um intenso e poderoso desejo vingança o que o torna ainda mais frio e calculista. Apesar de ter a consciência dos horrores cometidos por ele não consigo sentir nada além de pena. Pena por ele ter passado pelo que passou pena por não conseguir superar os seus traumas e pena por ter se transformado num monstro. O que mais fiz durante "Hannibal: A Origem do mal" foi tentar imaginar como ele seria se não passasse pela guerra.

Afinal, quem é Hannibal Lecter? Ele pode ser considerado como ser humano? Não sei o que ele é. Sei o que um dia ele foi.

Neste livro é nos apresentado a mais pura forma de amor e a forma mais cruel de ódio e desespero. Quando pegarem este livro, peço que tentem enxergar além dos personagens e seus atos. Quero que tentem enxergar os sentimentos através das palavras e como eles se transformam abruptamente em sensações totalmente diferentes.

O monstro também ama, o monstro também sofre, o monstro também se desespera. O monstro lembra, pensa, chora e se cala. O monstro é genial, é perspicaz, é ágil e sagaz. É um monstro de fato, mas carrega lembranças de quando não era.

É, eu sei quem ele é. É um homem, que carrega em si todas as sensações, medos e frustrações que nós carregamos. É muito fácil para qualquer pessoa que seja julgá-lo quando não passamos pelas mesmas situações. O que Hannibal faz é algo imperdoável, lastimável e injustificável. Mas nenhum de nós sequer imaginou o que faríamos no seu lugar. Portanto tentem conhecer esta história ao passo que ela vai sendo narrada, sem julgamentos precipitados e tenham em mente que não é uma leitura fácil e nem agradável. A não ser que consiga concentrar-se apenas nos métodos de Hannibal e no suspense contido no livro.

Apesar dos apesares é um livro que vale muito a pena ser lido. É sensacional!

Renan 19/07/2012

Simplesmente perturbador
"Hannibal" não é um livro comum. Ele mexe com você. Ele inverte valores de bem e mal e quase nos faz concordar com as atitudes do protagonista. Um texto brilhante, mas não recomendado para mentes fracas.

Paulinha 08/08/2020

Ótimo
Excelente livro! Me prendeu do início ao fim! Valeu !!!!!!!!!

Elani Araújo 05/09/2020

Achei que seria melhor...
A leitura é arrastada e muito descritiva, que neste caso, infelizmente, não foi algo bom. De fato conhecemos a origem do mal em Hannibal. Mas a história que é bem interessante, não foi bem escrita.

Carole Melo 02/04/2024

Fraco
Já comecei lendo sem expectativa nenhuma, pois já achei o filme péssimo.
Mas ainda estava com esperança da escrita do Thomas Harris me convencer (afinal, os filmes são diferentes dos livros), mas não convenceu.

História fraca, não consegui "achar" o Hannibal.
Achei que a história ia aprofundar na psicopatia e na inteligência do personagem, mas acabou que só tenta justificar algo que não precisava...

Amo muito a trilogia, e acho esse quarto livro super dispensável.

belligna 23/06/2022

O mais fraco da série. Tem muita informação dispensável e personagens que não tem como a gente se apegar. Não consegui ver o Hannibal em momento algum dessa história e acho que o autor tentou transformar ele em algum tipo de herói e pra mim não funcionou. Vou fingir que não li.
Não é um livro ruim, é simplesmente desnecessário.

Ray 08/12/2010

Hannibal - A origem do mal
Esqueça TUDO que você sabe sobre Hannibal Lecter. Esqueça Clarice, a prisão e os assassinatos. Aqui vai o início de tudo. A origem de todo mal!
Thomas Harris ganhou projeção com sua trama sanguinária que tem como personagem principal o tão adorado, querido e amado Hannibal. Sim. Eu amo essa personagem. E devo dizer que me apaixonei dessa forma porque Hannibal não é só aquele assassino maligno que você deve ter visto nos filmes ou lido nos livros anteriores.
O último livro da Série Hannibal é, na realidade, a primeira parte da história. Harris conta como e porque o jovem menino se tornou tão indiferente e impassível a existência do ser humano.
Por essas páginas você mergulha na história e no fim lamentável que teve a família Lecter, assim vê que todo mal tem sua raíz. Me senti absurdamente compadecida da história personagem principal porque ela é digna e totalmente palpável. Afinal, quem nunca quis vingaça que atire a primeira pedra. Não estou dizendo que o canibalismo é algo justificável, mas tem sua razão de ser no contexto da trama.
Entrei nesse barco graças à recomendação de uma amiga e não me arrependo nem sequer por um segundo. Essa obra de Harris merece toda a atenção possível. Dez estrelas! Recomendo!

Luiz Amaro 12/09/2020

UMA PESSOA NASCE COMO PSICOPATA OU A VIDA LHE TORNA UM?
Neste livro Thomas Harris nos traz a origem do seu ?filho? Hannibal Lecter.

Ele nos leva a Lituânia no ano 1944 no meio da Segunda Guerra mundial para nos apresentar o drama da família Lecter.

Hannibal ainda menino sobrevive a essa barbarie, porém, com muitas cicatrizes emocionais. Esse episódio nunca mais será esquecido por ele.

Apesar dessa edição #bestbolso deixar muito a desejar, a trama consegue nos prender, a leitura flui rápido e nos instiga a querer saber o desfecho da história.

Como fã dessa saga eu só desejava um carinho maior com as edições dessa obra que é merecedora de edições de luxo para colecionadores.

Flávia Danielle (@flavia90danielle) 06/07/2021

"Ele está crescendo e mudando, ou talvez emergindo como o que sempre foi.".