Redshirts

Redshirts John Scalzi

Resenhas - Redshirts

Evelin 14/02/2023

Em resumo: gostei muito.

Achei muito divertido, curti as interações e relações entre os personagens e me fez rir bastante, coisa que sempre aprecio em livros. A construção da história é muito bem feita, e apesar do desenrolar da trama ser um tanto quanto simplista, acredito ser essa a intenção realmente.

Me senti burra por não entender a 'conversa' final, mas estava procurando um sentido maior, e não a quebra da quarta parede novamente. O final (leia-se: os três "codas") foi bastante anticlimático, mas agregou à história e cumpriu sua função.

Conclusão, uma leitura rápida e extremamente divertida, mesmo sem ser uma obra prima. Apesar dos pesares, avalio com 5 estrelas porque em nenhum momento durante a leitura fiquei entediada, e sempre segui ansiosa pelo desfecho.

Nathaniel.Figueire 02/06/2022

Meh..
Comecei a ler porque gosto da prosa do Scalzi, mas ali por 30% do livro já senti que a narrativa caminhava para aquela coisa de metanarrativa, "quebrar a quarta parede" e blábláblá. Eu já deveria ter desconfiado da "armadilha pós-moderna" quando o resumo apresenta o livro como uma paródia/pastiche de Star Trek... Enfim, quando eu era novo, achava essa coisa de "a linguagem chamar a atenção para si mesma" legalzinha,. Hoje em dia, acho um porre, então decidi largar de mão: para mim, a vida é muito curta para perder com esses "meta" malabarismos influenciados pela estética pós-moderna.

Thiago Araujo 22/03/2022

Baseado em fatos reais?
Já vi que apostar em Scalzi em diversão em Sci-fi é vencer com certeza!

Li redshirts sem nem ver a sinopse ou resenhas. Fui arrebatado. Não tem como descrever.

Ter alguém escrevendo o roteiro de sua vida em um seriado de ação, que é gravado em outra dimensão e que é a sua vida no seu universo, parece loucura, mas é genial!

Causas e consequências impressionantes. Relações de personagens previsíveis e imprevisíveis. Tem de tudo.

Além de tudo o científico é bem amarrado e as explicações são bem satisfatórias.

Muitas tiradas cômicas, uma das marcas do autor.

Quer se divertir com Sci-fi? Leia Scalzi!

Matheus Bonfim 22/06/2020

John Scalzi ganhou um fã!
Redshirts é uma leitura maravilhosa, uma divertida sátira de Star Trek, com personagens carismáticos, muitas piadas e uma história louca mas que nos prende!

Dani 10/09/2017

Hilário!!
Esse foi sem dúvida um dos livros mais engraçados que li recentemente.
Para quem não conhece , os "camisas vermelhas - redshirts" , transformaram-se em uma piada entre aqueles que gostam de séries de ficção científica. Eles eram os figurantes da série Star Trek, que quase sempre morriam quando os protagonistas tinham alguma aventura fora da nave.
Eu nunca vi a série original Star Trek, apenas os remakes que surgiram no cinema nos últimos anos. Mas adoro séries e filmes de ficção científica e os padrões satirizados no livro são definitivamente visto em em outras séries do gênero, então foi fácil me identificar.

Baseado nessa premissa, John Scalzi constroi uma história recheada de humor e criatividade, na qual acompanhamos Andrew Dahl e seus amigos enquanto eles reparam em alguns padrões estranhos que acontecem na nave Intrepid.

A história principal para mim foi 5 estrelas. Poucas livros conseguem me fazer rir alto e Scalzi conseguiu me tirar diversas risadas durante vários momentos da história.
Abaixei 1 estrela da classificação geral devido aos 3 epílogos no final ( que ele chama de coda). Eles foram bem interessantes e amarraram bem a história. Apenas não foram no mesmo nível que a história principal .Também achei o primeiro coda foi um pouco mais longo do que o necessário.

Não posso deixar de comentar sobre a fantástica narração de Wil Wheaton no audiobook. Com certeza ela contribuiu para o meu divertimento na leitura.

Veronica @gatonolivro 12/05/2017

Dahl e seus amigos são transferidos para a nave Intrepid, logo eles descobrem que todos na nave estão fugindo da vista do capitão e seus superiores. Porque sempre alguém que vai em uma missão de reconhecimento com algum deles acaba morrendo. Quando eles descobrem um jeito de acabar com essas mortes, eles tem que se arriscar em uma missão para salvarem suas vidas.

Meio difícil explicar esse livro sem spoilers, mas as coisas vão ficando cada vez mais loucas, tentando adivinhar qual o segredo da nave, porque os camisas vermelhas tem que morrer? Principalmente se você for um novato, porque dai até os seus colegas vão te jogar na frente pra escaparem da morte, todos na nave sabem que tem algo de muito errado acontecendo, só não conseguem descobrir o que é. Para os superiores é só um risco ocupacional.

Uma mistura de Star Trek com Galaxy Quest (Heróis Fora de Órbita). Achei que teria mais comédia, mas acho que passei mais tempo me sentindo mal pelos personagens do que achando engraçado. Meu favorito foi um dos superiores que sempre se machuca nas missões, ele não morre, ele sempre volta de sua quase morte e também está de saco cheio disso, ele é meio burrinho e inútil o que faz dele engraçado.

site: https://gatonolivro.blogspot.com.br/2017/05/redshirts-john-scalzi.html

Newton Nitro 21/07/2012

Muito bom!
Terminei o Redshirts, um romance divertido e muito bom, apesar de meio curto e acabar de uma maneira meio conveniente demais. Gostei do romance e recomendo para os fãs de Jornada nas Estrelas. O livro também tem umas boas gargalhadas!