Inverno do Mundo

Inverno do Mundo Ken Follett

Resenhas - Inverno do Mundo

Rosangela Max 26/09/2021

Tão empolgante quanto o primeiro volume.
A forma como Ken Follet conduz os quatro núcleos da trama (britânicos, americanos, alemães e russos) é brilhante!
Naturalmente, em uma trilogia de quase 3000 páginas que passa por gerações, alguns personagens precisam sair para dar lugar aos novos. O problema é que os personagens são tão bem construídos e marcantes que deixam saudade.
Altas expectativas quanto ao último livro da Trilogia.

LucAlio.CAmara 17/08/2023

Inverno do mundo
Esse livro é o volume 2 da trilogia ( O século). Esse livro começa em 1930 e vai até 1949 ( século XX). A narrativa fala sobre o início do nazismo a até o final da guerra e os personagens desse livro são os filhos dos pais que participaram da primeira guerra em 1915. No entanto, os filhos deles vão para o front enfrentar o nazismo que é uma guerra horrenda em tudo que o nazismo provocou. O EUA entrou em guerra com o Japão e com isso o EUA jogou a bomba atômica em Iroshima e a União Soviética ficou perturbada com isso ao saber que o EUA tinha bomba atômica e conseguiu fazer uma cópia da bomba americana para ter como defesa de uma ameaça. Isso tudo arquitetado com traição, espionagem e tudo mais. Ao fim da guerra, os personagens, filhos do volume 1 "Quedas de gigantes", começaram a entrar para a política e tiveram suas esposas e seus filhos. Alguns personagens morreram, mas tudo tá interligado parentalmente entre os personagens, mesmo que eles vivem em países diferentes do qual é abordado no livro. Eu gostei bastante do livro porque apesar da segunda guerra, tem os romances, e o autor explicar tudo desde o início meio e fim, e ainda deixa a continuidade para o livro de volume 3 "Eternidade por um fio".

Eu só achei cansativo foi depois da guerra com os personagens virando políticos e fazendo politicagem para unificar a Europa a Alemanha, entre outras coisas.

Cissa 16/04/2013

Excelente
"Inverno do Mundo"
de Ken Follett

Inicialmente li "Queda de Gigantes" que é o primeiro volume da trilogia "O Século" de Ken Follett. Achei excelente e mal conseguia esperar para ler este segundo volume. Agora que acabou fiquei triste ao lembrar que o terceiro volume só será editado o ano que vem, 2014.

Como todos os livros de Follett este não foge à regra: bem pesquisado, bem escrito e bem editado.

Fiquei surpresa ao ver o quão pouco sabia sobre a Segunda Grande Guerra do ponto de vista bélico. O autor me mostrou um sistema cruel fascista alemão, mandatário também cruel russo, obstinado japonês e libertário americano. Fica claro nesta história que a Segunda Grande Guerra seria somente uma questão de tempo em relação à Primeira Grande Guerra. O Mundo continuou andando capenga, tentando se firmar numa paz fraca e interesses comerciais e egocêntricos muito fortes que foram minando a fraca paz firmada até então.

As personagens do primeiro volume têm aqui suas vidas novamente esmiuçadas, entrelaçadas e contadas com muito sofrimento, coragem e patriotismo. Todos sofreram nesta guerra: alemães, ingleses, russos, japoneses, judeus, americanos. Todos sentiram o medo do nazismo batendo à porta de seus países e os horrores da política de Stalin se abatendo sobre a Rússia e ameaçando outros países.

Há trechos de arrepiar, de chorar, de raciocinar e de se espantar quando nos é mostrado até onde o ser humano pode chegar em sua loucura, sede de poder, ganância e egoísmo.

Com esse livro fica, definitivamente para mim, esclarecido o Século XX que mudou a História de Humanidade, já que a Guerra Fria que será o tema do próximo livro eu a vivi quase toda durante minha vida.

Outras guerras viriam como a do Vietnã, do Afeganistão, do Iraque, as guerras da África e tantas mais; só que nenhuma delas alcançou a dor e a ignorância da Segunda Guerra. Crueldades abafadas, mandatários omissos, religiões amordaçadas tiveram sua origem na Segunda Grande Guerra e desde então o Mundo mudou, se para melhor não sabemos, somente o Século XXI talvez nos diga.
Elaini 17/04/2013minha estante
Minha nossa Cissa!!! Fiquei sem fôlego só de ler sua resenha!
Maravilhosa! Como sempre...

Cissa 17/04/2013minha estante
Brigadinha, Elaini, você é um amor de amiga!
Mas, realmente, esse livro mexeu comigo e muito.

Tom 01/05/2013minha estante
Eu estou lendo o primeiro livro; simplesmente sensacional. O segundo deve ser melhor ainda. Também gostei de sua resenha. Parabéns!

Vanessa.Pitsch 13/07/2013minha estante
Estou no inicio do livro ainda... página 199! Mas estou amando! Você tem razão sobre aprender muita coisa nessas páginas. Acho que quando aprendemos na escola, não estamos tão interessados e não vemos a tamanha importância de tudo o que aconteceu naquela época (que nem está tão distante!), mas ler um livro assim, tão envolvente, nos faz aprender muito mais que os anos de escola!

Cissa 13/07/2013minha estante
Tom, que bom que você está gostando desse livro pois o acho sensacional. Agradeço seu comentário sobre minha resenha.

Cissa 13/07/2013minha estante
Vanessa, além desse livro ser instrutivo devido a pesquisa séria do autor, a trama é muito bem montada e cativante. Que bom que está gostando!

Marcão 16/03/2021minha estante
Eu terminei de ler "Queda de Gigantes" e fiquei nanduvida se iria ler o seguinte (Inverno do Mundo). Entrei no Skoob para registrar mais um livro lido e ver se me animava com outro então, me deparei com sua resenha. Decidi. Vou ler "Inverno do Mundo". Obrigado viu?

Cissa 16/03/2021minha estante
Olá, Marcão! Fico feliz que você gostou da minha resenha e o tenha incentivado a ler O Inverno no Mundo. Se puder, leia também o último da trilogia que A Eternidade por Um Fio que é excelente e fecha com chave de ouro.
Boa leitura!
Abraços.

Cissa 16/03/2021minha estante
Ops, corretor me deu rasteira, é O Inverno Do Mundo. ?

Marcão 16/03/2021minha estante
Opa... vou ler sim. ?

Neto Murracho 29/01/2023

Conheça a história para não repetir os erros do passado !
É o tipo de livro que gosto de ler, onde os personagens fictícios ( ou nem tanto ) interagem com o real cenário da época.
O bom dessa trilogia é que você consegue ver a história pelos ?olhos? da maioria dos povos envolvidos nessa situação.

Pude entender melhor os motivos que fizeram o Japão entrar na segunda guerra.

Ver como o nazismo chegou ao poder e ver que a barbaria já começou bem antes dos campos de concentração, onde o fato de não concordar com suas ideologias já era risco de vida.

E a decadente União Soviética após virar a casaca pro lado dos aliados, libertar a Alemanha dos nazistas acaba se mostra quase tão ruins quantos os próprios nazistas.
Aryana 29/01/2023minha estante
??????????

Núbia Cortinhas 29/01/2023minha estante
Adorei a resenha!! Super me identifiquei com o seu relato nos primeiros parágrafos. É muito legal, empolgante, emocionante ler uma ficção histórica bem escrita. A leitura flui que nem percebemos o tempo passar, sem falar do conhecimento adquirido. E o Ken Follet arrasa!! ?? ?? ??

Neto Murracho 30/01/2023minha estante
Fui aprendendo ao Follett ano passado, ele já está listado dos meus autores favoritos.

Duda Bicalho 13/12/2021

Ken Follett não decepciona
?Erik eta uma daquelas pessoas inadequadas cujo medo da vida era tão grande que preferiam viver sob uma autoridade dura, ter um governo que lhes dissesse o que fazer e o que pensar, e que não permitisse nenhuma dissidência. Eram tolas e perigosas, mas havia muita gente assim?
Ainda melhor que o primeiro!! Ken Follett me encantou da primeira palavra a última. É um livro extremamente pesado por ter como cenário a Alemanha nazista e a URSS, e relatar estupros, assassinatos e torturas, mas também com cenas de esperança e amor. Enfim, é um livro fascinante, no meu caso tive que ter um pouco de paciência para ler tantas explicações sobre a situação política, mas valeu super a pena!!

Márcio_MX 09/10/2012

Inverno do mundo, alvorecer dos nossos tempos
Segundo livro da trilogia O Século.
Ken Follett consegue nos colocar em uma máquina do tempo. Viajamos para o período da segunda guerra mundial. Suas descrições de personagens históricos e o detalhamento dos fatos que ocorreram na época são tão verossímeis que ao ler o livro nos sentimos espectadores em tempo real, testemunhas que não podem interagir com os personagens (apesar de muitas vezes, querermos lutar ardentemente ao lado dos justos ou dar conselhos para os que são observados). Follett mescla brilhantemente a ficção com a realidade, fruto de sua experiência, principalmente em livros consagrados de espionagem e guerra como O buraco da agulha e A chave de Rebeca.
Aproveitando o período mais instigante da humanidade, onde os homens foram submetidos a importantes decisões, a situações dificílimas e a mudanças radicais em nossa sociedade, o autor traz uma completa amostragem de seres humanos com todas as suas variações de caráter e personalidade. Ele expõe todos os sentimentos que somos capazes, que vão do amor verdadeiro ao extremo ódio e da luta por uma sociedade mais justa usando qualquer sacrifício para obtê-la, até as mais vergonhosas e humilhantes violências físicas e psicológicas praticadas para se atingir o poder e a riqueza.
Aqui temos a oportunidade de matar as saudades de muitos personagens de Queda de gigantes e conhecer seus herdeiros, responsáveis pela continuidade da saga de suas respectivas famílias que apesar de distanciadas geograficamente entre Estados Unidos e Europa, são ligadas em vários pontos pelo destino gerado na mente criativa do escritor.
A leitura é obrigatória e acredite que as 880 páginas que a princípio parecem ser um grande número, no final se tornam insuficientes para tamanho prazer que o livro traz.
O Inverno do mundo é o verão da alma de Ken Follett
Iana soares 09/10/2012minha estante
sempre fico órfã dos personagens do ken follett.

LucasOlif 17/07/2021

Continuação magnífica.
Segundo obra da trilogia 'O Século' de Ken Follett, nos apresenta a continuação da história das cinco famílias que tiveram seus destinos traçados no decorrer do Século XX. A nova geração terá que enfrentar a guerra civil espanhola, a ascensão do Terceiro Reich e, principalmente, a segunda guerra mundial. De maneira incrível Ken Follett mantém a estrutura apresentada no primeiro livro, com passagens longas, cheias de ação e, principalmente, repletas de passagens históricas. Vimos aqui o retorno de personagens memoráveis do primeiro livro, mas agora, eles são apenas de apoio, servindo de base para os seus filhos. Nos é apresentado personagens sensacionais, como o Daisy Peshkov, Lloyd Williams e Woody Dewar, mas também personagens desprezíveis, como o inspetor Thomas Macke. Única coisa que senti falta nesse livro foi cenas de batalhas na segunda guerra e em campos de concentrações, quase não há nenhuma. Enfim, é uma obra que merece ser lida. Aguardo ansiosamente pelo terceiro e ultimo livro da saga.

ca ;) 05/07/2022

Perfeito! Bem melhor que o 1° na minha opinião. É um livro longo mas que te prende do início ao fim. A história é muito completa, rica em detalhes e com uma ótima trama! Você pode ter todos os sentimentos lendo um único livro. Ainda por cima está ligado com fatos históricos! Só senti falta dos campos de concentração aparecerem com mais detalhes no livro,mas mesmo assim um dos melhores livros que já li. Logo mais leio o último dessa trilogia maravilhosa!

Gisele Alves 16/08/2020

O Autor conseguiu fazer um livro ainda melhor que o primeiro da Trilogia O Século, Queda de Gigantes. Nesse ele relata a 2a. Guerra Mundial aos olhos dos filhos dos personagens do 1° livro. As atrocidades cometidas por Hitler, o papel da União Soviética para derrubar os nazistas, a participação dos Estados Unidos e dos outros países. A luta vivida pelas mulheres fortes é de uma descrição impecável. Valeu cada página lida.
Fran 12/09/2020minha estante
Tão feliz que você gostou... É uma leitura incrível.

Guilherme Dehon 10/11/2021

Intenso! Insano!
Inverno do Mundo é ainda mais intenso, insano, cruel, magistral, etc, que Queda de Gigantes, e gira em torno dos filhos dos personagens do primeiro livro, focando principalmente na II Guerra Mundial, as consequências, as intrigas políticas, espionagem, opressão, miséria, sofrimento, luta, superação, medo, esperança...

Como já conhecemos boa parte das personagens, e mesmo com o novos sendo introduzidos no decorrer da obra, a história é dinâmica e muito fluída...

Novamente as personagens fictícias se destacam pela ótima construção, e a evolução marcantes; intensos, cativantes... "reais'

Reforço aqui a impressionante capacidade que Ken Follett tem de entrelaçar, com sagacidade e maestria, o real com o ficcional.

É intensamente Insano!

Obra impar!

Mais uma aula de história formidável!
Rosangela Max 10/11/2021minha estante
Muito bom, Gui! ??????

Guilherme Dehon 10/11/2021minha estante
Obrigado Rosa!!!

LP_Chaun 25/10/2020

História Sexy.
Como uma pessoa formada em História os sentimentos em ler a trilogia o século são conflitantes, o autor é excelente e a precisão histórica é absurda, sendo inclusive superior a muitos livros científicos, mas ela não é total.
Consegui dois exemplares da trilogia em um sebo pagando 15 dinheiros em cada um, por azar era o primeiro e terceiro volumes, o segundo comprei novo tenso que desembolsar 50 dinheiros. Lerei a trilogia, mas me arrependi amargamente.
Qual o problema?
O problema é a introdução de personagens fictícios em cargos e posições muito próximas de personagens reais. Esse fato longe de educar muitas vezes pode até atrapalhar jovens em processo de educação e pessoas mais velhas que não tem conhecimento histórico.
Não me entendam mal, a história é muito boa, mas consigo separar a ficção da realidade, nem todos conseguem fazer isso. Nós professores já temos trabalho demais em explicar que o Kratos não faz parte da mitologia oficial.
Não vou entrar nos méritos das reviravoltas no estilo George R.R Martin que o autor gosta de fazer, se tem alguém feliz pode ter certeza que não durará muito em suas histórias. Em muitas vezes essas tramas pareciam forçadas só para renderem mais páginas.
Poderia falar mais pontos negativos, mas no geral se você não tem interesse em detalhes "extremamente" corretos e quer apenas entretenimento esse livro é prato cheio ainda que para isso eu prefira game of thrones ou senhor dos anéis.
Como diziam meus professores na faculdade cuidado com a ciência sexy (no sentido de tornar agradável algo que não é) não podemos vulgarizar a história.

Valesca.Castelani 04/05/2023

A todas as mulheres fortes
Esse livro mostra o crescimento dos personagens, principalmente Dayse que tem um desenvolvimento muito grande, que realmente foi próspera .
Por outro lado também em segundo plano acompanhamos Ethel, a sofredora Maud,
Ficam em segundo plano nesse livro mas são grandes mulheres.
Nos faz ver como a guerra não traz benefícios pra nenhum dos lados .
Tudo que é radical nunca é benéfico.
E pra quem gosta de realidade nos mostra a vida ao redor do mundo em tempos de guerra.
Sem esquecer de exaltar a coragem de Carla.

Daniel Andrade 27/06/2021

Ótimo, porém..
O primeiro terço do livro é sensacional, realmente me prendeu muito. Porém, tinha expectativa de que em algum momento teríamos a visão de personagens em campos de concentração ou em situações diferentes do usual. O mais próximo disso foram algumas cenas de guerra, mas que sinceramente não fizeram muita diferença. A Carla é um sofrimento só, até nas últimas três páginas a menina tava apanhando na rua. Lloyd teve o melhor final (apesar de que aquela cena com o Fitz me deu vergonha pois não consigo ver nada real nela). Daisy eu gostei muito, me parece a mais verídica das personagens. Erik honestamente gostaria que tivesse sido torturado por horas, moleque insuportável pra porra.
Enfim, espero ter vontade de ler Eternidade Por Um Fio logo logo.

Gabi Mauruto 19/06/2021

As diferentes faces sociais da 2 guerra
Ken Follet como sempre descrevendo perfeitamente e de forma harmoniosa com a ficção, momento históricos marcantes da nossa sociedade. Venho um continuação dos descendentes do primeiro livro, que embarcam em suas próprias trajetórias de vida em meio a mudanças sociais da época. Considero que uma pessoa que não leu o primeiro livro da série não se sentir perdido ao ler esse uma vez que as ligações com os personagens passados podem ser deduzidas no livro.