Inverno do Mundo

Inverno do Mundo Ken Follett

Resenhas - Inverno do Mundo

Daniel Andrade 27/06/2021

Ótimo, porém..
O primeiro terço do livro é sensacional, realmente me prendeu muito. Porém, tinha expectativa de que em algum momento teríamos a visão de personagens em campos de concentração ou em situações diferentes do usual. O mais próximo disso foram algumas cenas de guerra, mas que sinceramente não fizeram muita diferença. A Carla é um sofrimento só, até nas últimas três páginas a menina tava apanhando na rua. Lloyd teve o melhor final (apesar de que aquela cena com o Fitz me deu vergonha pois não consigo ver nada real nela). Daisy eu gostei muito, me parece a mais verídica das personagens. Erik honestamente gostaria que tivesse sido torturado por horas, moleque insuportável pra porra.
Enfim, espero ter vontade de ler Eternidade Por Um Fio logo logo.

Erilane.Rocha 25/03/2023

Não consegui parar de ler
Este é o segundo volume da trilogia 'O século' que continua narrando a história da nova geração das 5 famílias apresentadas no primeiro livro, desde a ascenção de Hitler ao poder até o final da segunda guerra.

A continuação é ainda melhor do que o primeiro volume, mais aletrizante e dinâmico. É possível sentir todo horror e sofrimento que essa guerra foi para o mundo. Assim como as consequências do pós guerra para os cidadãos da Alemanha, vendo o seu país ser dividido e sem perspectiva de um futuro em liberdade.

O Ken sempre cria uma atmosfera muito envolvente, com personagens que vão te conquistando ao longo da história e dessa vez não foi diferente. Mas apesar de ter me apegado muito aos novos personagens (principalmente a Carla), tenho que admitir que os personagens antigos tem um lugar no meu coração. Espero que eu possa reenconta-los no terceiro volume.
Rodrigo 26/03/2023minha estante
Pois aguarde o 3o volume, pra mim, o melhor da série...

Erilane.Rocha 26/03/2023minha estante
Ahhhh tô ansiosa ???

Edu021 03/09/2023

Uma grande continuação
Mais um livro maravilhoso. A história me pareceu bem mais pesada que a do primeiro livro, há partes que são bem doloridas, como os bombardeios na Alemanha. Aquele livro que te faz pesquisar muito sobre a Segunda Guerra, um dos capítulos mais trágicos da nossa história.

esmp 26/03/2021

Muito bom!
Como não poderia deixar de ser, mais um livro muito bem escrito do Ken Follet, que faz com que a imersão nesse período tão negro da história mundial seja ao mesmo tempo angustiante e de compaixão.

Deveria ser leitura obrigatória para os estudantes... só acho... pois eu que sempre detestei estudar história estou devorando os livros agora.

Roberta 12/05/2021

Ken Follett nunca erra.
A certeza que eu tenho quando começo a ler um dos livros desse autor é de que não tem como ser ruim.

Ken é um exímio escritor, mas, neste livro, o segundo da trilogia O Século, julgo que ele deixou a desejar em diversos pontos.
Muitas histórias apressadas, personagens secundários um tanto quanto mal construídos, diferente do que ocorreu em Queda de Gigantes, onde até mesmo aqueles que compunham o pano de fundo tinham histórias incríveis.

Depois de usar a criatividade para criar a personalidade dos norte-americanos, britânicos, alemães e russos do primeiro livro da trilogia, neste os filhos desses personagens acabaram sendo inferiores.

De todo modo: isso é Ken Follett! É história. É segunda guerra mundial. Para quem pretende ler a trilogia completa vale a pena!

Paulera 25/06/2020

Assim como o anterior, narra com boa interpretação os acontecimentos por trás da guerra que estamos acostumados a conhecer nas aulas de História. Porém, senti que em comparação ao primeiro volume, este perdeu a energia. Talvez por não ter grandes novidades na fórmula de escrevê-lo, ou por algumas vezes se prender a detalhes insignificantes para o desenvolvimento, tornando a história arrastada.
É um livro maravilhoso para se ler enquanto vivemos essa situação política no país. Mesmo que tenha muita ficção no meio, podemos entender como ditadores extremistas conseguem manipular seu povo de uma forma que os fazem lutar por um ideal desumano.
clichesliterarios 25/06/2020minha estante
nossa eu sou apaixonada nessa trilogia! mas se você já achou esse devagar, o terceiro é mais ainda...

Paulera 25/06/2020minha estante
Hahahaha. Tristeeee ?

Vou encarar mesmo assim ?

clichesliterarios 25/06/2020minha estante
sério, vai na fé! o terceiro em relação as personagens eu não gostei tanto mas a tensão da guerra fria em Cuba e toda a luta dos direitos civis é perfeita!

Matheus Torezani 16/11/2020

Histórico
Acho fantástica a maneira como o autor conseguiu criar um romance no meio de fatos históricos, é uma verdadeira aula sobre a segunda guerra mundial. As cenas de tortura e dor são bem vívidas, um misto de raiva, tristeza e amor. Uma ótima leitura, recomendo!

Caroline Gurgel 19/01/2015

Incrível, cru, real...
O primeiro livro da trilogia O Século, Queda de Gigantes, me surpreendeu e me prendeu do início ao fim, mesmo com uma escrita simples. Ken Follett soube como contar sua história e nos entreter com tantos personagens, com tantas vidas diferentes. Fiquei me perguntando como ele continuaria, como faria para manter vivo o meu interesse em uma segunda geração, nos filhos daqueles que me envolveram e me conquistaram na primeira parte. Bastou, porém, apenas alguns capítulos de Inverno do Mundo para perceber que ele faria tudo novamente. E ele fez!

Inverno do Mundo nos traz uma enxurrada de novos personagens que se misturam aos que já conhecemos e passam a fazer parte dos nossos dias enquanto lemos. Temos Woody e Chuck Dewar, filhos do senador Gus; Carla e Erik, filhos de Maud e Walter; Greg e Daisy, filhos de Lev Peshkov; Boy, filho de Fitzherbert; Lloyd e Millie, filhos de Ethel; Volodya, filho de Grigori Peszkov. Isso para citar alguns, pois eles, claro, passam a conviver com outros tantos personagens que entram e saem da história.

A princípio entrei em parafuso tentando formar a árvore de todas essas famílias e foi preciso voltar algumas vezes para a lista de personagens presente no início do livro. No entanto, com o passar das páginas, nos tornamos tão íntimos de todos eles que isso já não é mais necessário.

Com eles passamos pela Grande Depressão, pelo Nazismo, pelo Comunismo Russo; passamos pela Guerra Civil Espanhola, pelas lutas de classe, pelos movimentos políticos que antecederam a Segunda Guerra Mundial; passamos, claro, pela Guerra em si e todos os planos e tentativas para selar a paz; passamos por Pearl Harbor, pelo Blitzkrieg, pelas bombas atômicas; passamos por fugas, prisões, desaparecimentos e torturas; passamos por toda a crueldade que esse período da História carrega, sem piedade.

Seria difícil dizer se prefiro esse ou o primeiro livro, pois são um pouco diferentes, não só pelo período histórico. Enquanto Queda de Gigantes tem um ar mais romântico, cheio de encontros, despedidas e esperas, Inverno do Mundo é mais cru, realístico, duro, sem muitos floreios, mas riquíssimo em História.

A escrita não é o forte de Ken Follett, mas a forma como narra e une as histórias, sim. Tem o dom de nos manter entretidos e atentos e nos deixa curiosos mesmo em meio aos acontecimentos históricos que já conhecemos. É como se passássemos a ver a História com outros olhos, com mais sensibilidade e clareza.

Gostei bastante de como ele criou uma segunda geração de personagens que fogem do “preto” ou “branco”. Não existe o mocinho e o malvado, não existe alguém totalmente mal ou bom, nem o certo e o errado. São personagens verossímeis, os filhos nem sempre são cópias dos pais, apesar de percebermos facilmente a influência que sofreram destes. A aleatoriedade dos tipos de personalidade é muito rica e foge bem do clichê.

Gosto, especialmente, que o autor não nos obriga a condenar ninguém – exceto os ditadores, claro. Leva-nos a perceber que por mais errado que seja o comportamento de alguém, nem sempre suas intenções são más, a exemplo de Erik Von Ulrich, que chegou a se iludir pelos dois extremos, nazismo e comunismo, na esperança de solucionar a vida em sua nação.

Poderia citar como ponto negativo que existem coincidências demais, encontros casuais demais, como se o mundo fosse um pequeno território habitado por pouquíssimas famílias. No entanto, prefiro ver isso como um artifício do autor para entrelaçar as histórias a fim de nos manter presos à trama.

Por que não pontuar com todos os 'corações'? Porque é tão duro e seco que não chega a emocionar, é mais razão que emoção, é mais realidade e veracidade que romance. Mas, além de uma incrível aula de História sob uma perspectiva diferente dos livros didáticos, Inverno do Mundo é uma leitura que vale a pena também como ficção e, sem dúvidas, merece todas as estrelas.

★ ★ ★ ★ ★
❤ ❤ ❤ ❤ ♡

site: www.historiasdepapel.com.br
Marques 19/01/2015minha estante
Maravilhosa está trilogia!!!!Ótima resenha!!!

Caroline Gurgel 19/01/2015minha estante
Obrigada, Marques. É maravilhosa mesmo :))

Caroline Gurgel 20/01/2015minha estante
Obrigada, Marques. É incrível mesmo essa trilogia :))

Bruna Lyrio 11/05/2018minha estante
Me arrepiei com o trecho: "Enquanto Queda de Gigantes tem um ar mais romântico, cheio de encontros, despedidas e esperas, Inverno do Mundo é mais cru, realístico, duro, sem muitos floreios, mas riquíssimo em História." Resumiu o que penso. Ótima resenha.

Nat 15/09/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Volume 2 da trilogia O Século, e a história segue acompanhando as mesmas famílias que conhecemos no livro anterior – mas agora com novos arranjos, casamentos e filhos. O período histórico é a Segunda Guerra Mundial; é, portanto, um período mais longo de anos. É, também, uma guerra muito cruel, então nos deparamos com mais mortes (inclusive de personagens queridos) do que no volume anterior. Ambos os livros são excelentes, no entanto, achei Inverno no Mundo menos detalhado; acredito que esperava mais detalhes de guerra e menos de política. Sigo na leitura para logo terminar a trilogia.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

MariBreyer 30/06/2020

Segundo livro da trilogia e continua excelente.
Achei um pouco mais denso do que o primeiro.
Muito bom rever os personagens do primeiro livro já mais velhos e acompanhar a saga de suas famílias.
Maravilhoso!!

Marli 22/12/2021

Emocionante! Triste também, mas uma leitura que vale muito a pena!
Quantos detalhes, quantos personagens fascinantes! Não dá vontade de parar de ler!

Taty 03/02/2021

Segunda Guerra Mundial
Mais um livro incrível da coleção TRIOLOGIA DO SÉCULO escrita por Ken Follet.
Follet conta detalhada e historicamente toda política responsável pelaa 2 guerra que aterrorizou o mundo.
Todos os personagens criados para o primeiro livro (sobre a primeira guerra) participam deste, porém os protagonistas são seus filhos.
Russos, Americanos, Alemães, Britânicos... Todas as famílias revivendo mais um inferno em suas vidas.

Esse autor é incrível. Indico sempre para quem gosta de contos históricos. Muito bom MEEEESMO!!!!

Fabiana 26/06/2022

??
Mais uma vez impressionada com o talento de Ken Follett, a forma como ele consegue envolver a narrativa com a trama novamente muito rica. Esse livro demorou um pouco mais para engatar do que o primeiro o que não foi ruim de forma alguma. Não estou preparada pra finalizar essa tricologia e me despedir dessas família.

Rodolfo 18/11/2022

Uma Lição de História
Particularmente estou gostando muito, nada sensacional; às vezes empolgante, em outros momentos entendiante (quando os personagens debatem tecnicamente e de forma extensa/contínua sobre política, o que para mim é o ponto fraco da trama), torna no geral uma boa leitura.

O que mais me atraiu foi o quanto é transmitida a História mundial (dentre os marcos das Guerras, nesse livro especificamente da 2ª Guerra Mundial) e sem perceber, aprendemos de uma forma que nenhuma aula da escola ousou explorar.

Nesse segundo volume da trilogia, boa parte da trama é vista pelos olhos da 2ª geração das famílias protagonistas presentes no volume anterior (detalhe que são muuuuuuitos personagens, e confesso que tive bastante dificuldade em saber e lembrar quem era quem, mesmo no fim do livro). Enfim, tenho uma opinião bem positiva até agora pela coleção, após finalizar o 3º volto aqui e digo o que achei hehe.

O resenheiro 09/11/2020

Guerras e bando de loucos! Ler para não repetir, será?
O segundo livro da trilogia O Século de Ken Follett não deixa nada a desejar, aliás, muito pelo contrário! A narrativa é super envolvente, parece que estamos vivendo naquela época, sentindo o heroísmo dos que lutaram na Segunda Guerra e na Guerra Civil Espanhola, das pessoas valentes que tentaram enfrentar o Facismo e o Nazismo, mesmo sabendo que a tortura e a morte eram a resposta pra isso.

As vezes a história é tão cruel, mas tão cruel mesmo que fiquei pensando se desta vez o autor não exagerou um pouquinho na dramatização... É demais pra ter sido verdade... Não dá para acreditar no que a humanidade é capaz de realizar. Não foram só os exterminios de judeus, mulheres e crianças aos milhares, mas muito mais que isso. Só lendo mesmo para começar a ter uma ideia do que deve ter sido viver em algum dos lugares pivôs desta sangrenta guerra.

Em uma passagem se relata o ataque aéreo em Londres, mas daí a dizer que em outubro de 1940 TODOS OS DIAS foram assim, de bombardeios de vários aviões alemães sobre civis... E pensamos, que cruéis os alemães... Mas foi retaliação a bombardeios anteriores dos ingleses. Não existe mocinho e bandido, mas um bando de loucos! Aliás, no final de um capítulo é retratado os nazistas levando pessoas com deficiência para... Já sabem né? Loucos carregando outros loucos... É emocionante a descrição!

O livro começa com a ascenção de Hitler, em 1933 e passa pelas guerras e termina na metade do século XIX, em 1949, dando já o gostinho para o último da série! A descoberta das armas nucleares (os episódios narrados sobre as bombas atômicas é de cair a boca, a cabeça, o queixo...) e o início da guerra fria... Será que pretendo ler? Rsrs

Desculpem pelos spoilers. Pensando bem, que spoilers? A ficção é somente das cinco famílias inglesas, galesas, russas, alemãs e americanas protagonistas da história, desta vez com foco na segunda geração. O resto é tudo real, ou o mais próximo que Ken Follett conseguiu criar!

Fantástico! Nota 10!