Inverno do Mundo

Resenhas - Inverno do Mundo

Ana Paula 11/07/2020

Inverno do Mundo
Segundo livro da Trilogia do Século
Neste livro continua a história das 5 famílias e sua próxima geração, passando pela 2°Guerra mundial e a Guerra Espanhola.

Victoria 28/04/2020

Cativante.
Segundo livro da trilogia do seculo escrito por Ken Follet (autor pelo qual virei fão pelo livro Pilares da Terra), vei da continuidade (e modificações) as historias das famílias do primeiro livro, passando pela parte da segunda guerra mundial.
Achei o livro maravilhoso porem em alguns momentos poderia ter desenvolvido melhor alguns personagens. Em algumas partes ficava muito tempo sem falar um personagem (sendo que deixou uma cisa que poderia ser logo explicada no ar) dando a impressão as vezes de termos esquecidos dos mesmos. O livro me cativou me cativou assim como o primeiro. Espero que o terceiro tenha esse mesmo efeito sobre mim.

Barbosa 31/05/2020

Um livro e mil lágrimas
Eu simplesmente considero como o melhor romance que já li.
A trilogia é sensacional, mas esse livro em questão, é sensacional.
Essa foi a leitura que mais me arrependi por ter lido tão rápido, no fim da história o que senti foi saudades da escrita, historia, dos personagens. Enfim, sensacional!

Jean 12/10/2020

SEGUNDO VOLUME DE UMA GRANDE OBRA DE FICÇÃO HISTÓRICA
Agora os fatos narrados se passam após a primeira guerra mundial, durante e um pouco após a segunda guerra.
Os personagens do primeiro volume bem como seus descendentes nesse segundo, são ligados pelos eventos ocorridos.

Bruno 27/10/2014

A Guerra retratada em detalhes
As cinco famílias continuam a saga neste período peculiar de guerra. O autor entrelaça os personagens de modo que os encontros não pareçam forçados, sendo que a história é muito verossímil pois retrata com fidelidade o período da ascensão do nazismo na Europa. Só achei que neste livro foi dado muito mais ênfase no desenvolvimento dos personagens do que em Queda de Gigantes (não que isso seja ruim, pelo contrário), enriquecendo o enredo e apresentando de forma mais dinâmica os acontecimentos que culminaram na Segunda Guerra Mundial.
O livro retrata com fidelidade uma Alemanha prepotente que tenta esconder o fracasso da invasão à Rússia, e o apoio dos japoneses dá novo fôlego à Guerra. As cinco famílias são totalmente afetadas pelo conflito, cada uma ao seu modo, devido ao lado em que seus países estão lutando. Principalmente os Peshkov, russos que têm um papel crucial no andamento da história.
Uma das partes que mais gostei, é a que retrata o turbilhão político gerado pelos ataques a Pearl Harbor, quando a nação americana se prepara para um revide à altura. O enriquecimento de urânio começa a ser posto em prática para produzir a primeira bomba atômica na "corrida" armamentista por este tipo de tecnologia.
Um detalhe muito interessante: o autor conta com riqueza de detalhes o pós guerra que, com a derrota da Alemanha Nazista, logo em seguida já teve início a tensão que acabou por deflagrar a famosa guerra fria. Enfim, Ken Follet sabe demonstrar com maestria os horrores da guerra e como ela refletiu nas vidas de pessoas comuns em todas as frentes de batalha, do triunfo nazista durante a invasão da Polônia ao golpe final dado pela União Soviética na invasão da já decadente Alemanha. As 880 páginas do livro podem assustar, mas a história flui de tal maneira que o livro não se torna cansativo, pelo contrário, poderia ter muito mais páginas.
Recomendado para os fãs de histórias na segunda guerra mundial.
Silvia 27/11/2014minha estante
Sou fã de Ken Follet :)

Júlia 07/10/2020

Os acontecimentos do livro são horripilantes, mas a história é cativante e verossimilhante.

Rafa 12/08/2020

É uma leitura intensa como o primeiro livro, queda de gigantes, mas não tanto quanto.
A comparação é inevitável, a pesar de fazer parte da mesma triologia é um livro independente que permite ao leitor entender e aproveitar a leitura mesmo que nao tenha conhecimento do seu predecessor, porem acredito que nao com o mesmo entusiasmo. O vislumbre dado a vida dos personagens que tato nos apegamos é um frescor muito bem vindo.

Gladis Klein 18/02/2020

Histórico
É impressionante como o autor consegue ligar a ficção a fatos históricos.

Hélio 13/10/2012

Excelente! Realidade e ficção se fundem novamente em uma trama primorosa! Follett consegue a façanha de superar a grandeza do primeiro volume dessa sensacional trilogia! Ansioso demais para ler o próximo!!!

Camila 09/09/2020

Interessante
Livro que mistura realidade e ficção, ótimo enredo e bom para aprender um pouco sobre a Segunda Guerra de forma fácil!

Albuquerque 21/05/2013

Esse segundo livro da trilogia "O Século" relata a Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra Fria, eventos contados através das famílias fictícias criadas pelo autor. É muito legal esse tipo de abordagem, pois temos uma ideia do que seria viver naquela época com todas as suas nuances. O livro, assim como o anterior da série, traz um esquema "a vida como ela é" e narra detalhes sórdidos das personagens (inclusive cenas de sexo explícito), ficando difícil de apontar algum "herói" clássico como estamos acostumados. Ou seja, não há aquela velha dicotomia "Bonzinhos x Malvados". Achei que em certos momentos o livro se tornava uma "novela mexicana", mas depois voltava a ficar interessante, isso deixou a leitura meio "arrastada", pois chegava a pensar em desistir. Mas valeu a pena, mais uma vez, chegar até o fim. Nesse livro minhas personagens prediletas foram Carla e Lloyd.

Cyntia 06/09/2020

Sensacional para ter um vislumbre da história sob várias perspectivas.

Letícia 29/04/2020

Inverno do mundo é o melhor título para essa fase da humanidade, um período de atrocidades, que sempre fico me perguntando, mesmo já sabendo da História: 'como pode?'

Follett nesse segundo livro da trilogia, nos apresenta os filhos crescidos dos personagens do primeiro livro, quem eles são, o que vão enfrentar, suas dores e desafios. Assumo que um lado meu ficou chateado por não ter os personagens que tanto curti no primeiro livro como principais no segundo, mas ao longo das páginas vamos entendendo que só iria funcionar se fosse desse jeito.

A Segunda Guerra Mundial sempre mexe comigo, a capacidade do homem ser mal, de objetificar o outro. No livro apesar de ser ficção, é muito inspirado pela História oral, devido as muitas narrativas, pessoas que tiveram suas vidas destroçadas devido decisões de uma meia duzia de homens. Apesar de não ser uma leitura fácil, imagina: assassinar alguém apenas porque não concorda comigo, é uma leitura necessária, para que possamos observar o quão frágil é a nossa humanidade.

Um ponto muito interessante no livro é o fato de não ter heróis, Follett nos apresenta as narrativas e nós decidimos, cada personagem tem suas opiniões e erram muito, toda hora. Alguns tem sua rendenção outros são muito ruins para ter algo assim.

Teve uma morte que me doeu muito, um personagem idealista, sonhador, mas que foi massacrado por falar em voz alta que o nazismo estava matando inocentes. Ao mesmo tempo que doeu, fiquei me perguntando se eu teria a mesma força para colocar a própria vida em risco em prol do bem coletivo, eu não sei.

Por fim, é de dar medo algumas semelhanças do tempo presente do as vesperas da 2a Guerra, é de dar medo ver eco de discursos fascistas no tempo presente.

Gabriela 02/08/2020

Não dá vontade de largar
O livro é arrasador! Não dá vontade de parar de ler, e em meio a tantas tragédias e reviravoltas, no mostra personagens que poderiam sim ser pessoas reais, como tantas outras que enfrentaram os horrores da Segunda Guerra Mundial!

jo 17/12/2013

MARAVILHOSO!!!!!!!