Inverno do Mundo Ken Follett

Resenhas - Inverno do Mundo

Janaina 23/05/2022

Deliciosa aula de História
O segundo volume da trilogia O Século nos conta o antes, o durante e o depois da Segunda Guerra Mundial, com uma riqueza de detalhes digna de uma aula de História.

Os personagens que se tornaram conhecidos no primeiro volume da saga aparecem agora (muitos deles) acompanhados de seus descendentes, que reconstituirão tanto fatos conhecidos como os bastidores da segunda grande guerra.

À medida em que o autor insere os novos personagens na trama, e resgata memórias do 1º volume, vai nos mostrando como a semente do nazismo foi sendo plantada e como as grandes nações do mundo convergiram para este trágico episódio da história mundial.

Algumas considerações pessoais sobre este volume:

?Tinha a expectativa de que o livro, como tudo que costumo ler da 2ª guerra, focaria muito da realidade dos campos de concentração nazistas, mas achei a abordagem deste aspecto bem discreta, o que, avaliando depois, achei interessante, porque aproveitou o espaço para tratar de vários pontos até então por mim desconhecidos;

?A mistura de ficção com realidade, demonstrando a forma peculiar de atuação e a diferente época de ingresso de cada país na guerra, bem como a força da espionagem dentro de seu contexto foram, para mim, a cereja do bolo;

?A construção do romance neste volume, para mim, ficou aquém da trazida no 1º volume. Achei tudo idealizado demais, romantizado demais, menos verossímil, embora isso não tenha comprometido o valor da obra;

?Mesmo com uma história longa e complexa, a escrita do autor não deixa que a gente se perca no tempo e no espaço;

?Meu processo de leitura deste volume foi bem mais lento que o anterior, embora o número de páginas seja menor.

Mas, ao fim, a leitura é deliciosa, fluida e riquíssima! Já ansiosa pelo grand finale.

Rafaella270 12/08/2020

É uma leitura intensa como o primeiro livro, queda de gigantes, mas não tanto quanto.
A comparação é inevitável, a pesar de fazer parte da mesma triologia é um livro independente que permite ao leitor entender e aproveitar a leitura mesmo que nao tenha conhecimento do seu predecessor, porem acredito que nao com o mesmo entusiasmo. O vislumbre dado a vida dos personagens que tanto nos apegamos é um frescor muito bem vindo.

Arthur Sanches 07/07/2021

Conheci o Ken Follet pela sua “trilogia do século“ formada pelo livros Queda de Gigantes, Inverno do Mundo e Eternidade por um fio, fiquei ainda mais curioso em ler estas obras depois de saber que Follet contratou uma equipe imensa de historiadores para contribuir com a criação dos livros a fim de que os fatos históricos ali retratados fossem os mais próximos possíveis àqueles ocorridos ao longo do século XX, em especial a primeira e segunda guerra, bem como a guerra fria.
A maestria com que o autor narra os principais eventos que moldaram o século XX é única, tornando até os mais complexos entreveros fáceis de compreender.
Minha única ressalva é com relação à característica novelesca do enredo de seus personagens no qual todos se conhecem e se relacionam em algum momento fazendo com que o mundo pareça ter apenas 200 pessoas de modo que o autor enche a trama de facilitações narrativas para que eles acabem se cruzando.
Contudo, para mim o foco principal é a narrativa histórica dos romances de modo que entendo as decisões narrativas que o autor utilizou para conta-la, se assim não fizesse essa jamais seria contada.
Fica a dica destes excelentes romances históricos.

Júlia 07/10/2020

Os acontecimentos do livro são horripilantes, mas a história é cativante e verossimilhante.

Lara.Basoni 25/08/2022

Inverno do Mundo
Esse segundo volume da trilogia O Século, acompanha a saga das cinco famílias apresentadas no primeiro volume durante os horrores da Segunda Guerra Mundial. Apesar de ter favoritado o primeiro, o segundo não me emocionou como o anterior. É um excelente livro, que traz muitas emoções e reflexões, mas achei esse mais pesado, claro que o período histórico narrado não é um dos melhores, mas por muitos momentos me fazia ficar desconfortável de imaginar tantos sofrimentos. O autor escreve muito bem, não deixando a história ficar tediosa em momento algum. Para quem gosta de história, continuo recomendando fortemente essa trilogia.

Hélio 13/10/2012

Excelente! Realidade e ficção se fundem novamente em uma trama primorosa! Follett consegue a façanha de superar a grandeza do primeiro volume dessa sensacional trilogia! Ansioso demais para ler o próximo!!!

Roberta 03/03/2022

Segundo livro da trilogia O século
Que livro de tirar o fôlego! Diferente do primeiro, este livro já começa na emoção e com os conflitos na Alemanha com Hitler como chanceler e os camisas pardas fazendo horrores nas ruas de Berlim. Mas uma das coisas que mais gostei no livro, foi como Ken Follett consegue contextualizar o crescimento e declínio do nazismo não só na Alemanha, mas também no restante da Europa. Além disso, ele retrata não só os horrores do regime de Hitler, como os do regime de Stalin. Isso tudo como plano de fundo das histórias de personagens que não dá para não amar (ou odiar). Meu preferido da trilogia até agora. Vamos ver o próximo.

Ana Paula 11/07/2020

Segundo livro da Trilogia do Século
Neste livro continua a história das 5 famílias e sua próxima geração, passando pela 2°Guerra mundial e a Guerra Espanhola.

KindleandCoffee 27/05/2023

Mais impressionante e viciante que o primeiro, ao meu ver, Ken Follet consegue superar o primeiro livro da trilogia! A obra traz o desenrolar dos personagens da primeira edição, bem como adicionando novos personagens! Assim como dito na resenha do primeiro livro, é um livro que conta a história real, dessa vez a 2ª grande guerra mundial! Mais uma vez percebemos como pequenas decisões afetam toda a humanidade! Se você ainda não se aventurou nessa trilogia, deveria começar AGORA!

Reifhel 12/07/2021

Obra prima
O melhor livro da saga e sem duvidas o mais pesado, assim como o primeiro livro, esse trata de uma guerra mundial, no caso a segunda, oq faz ainda ser mais pesado pois foi nela onde surgiram governos facistas, assim fazendo o livro abordar temas como o holocausto.

Quanto ao livro os personagens, escrita e historia sao perfeitos, 0 defeitos esse livro, recomendo mt

fabio.orlandini 26/01/2022

Verdadeira aula de história
O livro segue com perfeição o primeiro volume e magistralmente ele conduz a vida das cinco famílias através dos eventos históricos, mais especificamente, nesse livro, a Segunda Grande Guerra. Excelente.

Bella 16/11/2020

Ótimo como o primeiro livro da triologia, faz o leitor se sentir dentro da história e surpreendente como os fatos e a vida dos personagens vão se entrelaçando.

Stef 01/12/2021

Perfeito tanto quanto o primeiro livro da trilogia, sinceramente esse escritor virou meu escritor favorito. Além da história que é magnífica e mistura fatos reais com fictícios, ainda tem personagens que se parecem conosco, que nos fazem viver aquilo de uma forma tão real. Maravilhoso! Melhor coleção que já li.

Jean375 12/10/2020

SEGUNDO VOLUME DE UMA GRANDE OBRA DE FICÇÃO HISTÓRICA
Agora os fatos narrados se passam após a primeira guerra mundial, durante e um pouco após a segunda guerra.
Os personagens do primeiro volume bem como seus descendentes nesse segundo, são ligados pelos eventos ocorridos.

Bruno 27/10/2014

A Guerra retratada em detalhes
As cinco famílias continuam a saga neste período peculiar de guerra. O autor entrelaça os personagens de modo que os encontros não pareçam forçados, sendo que a história é muito verossímil pois retrata com fidelidade o período da ascensão do nazismo na Europa. Só achei que neste livro foi dado muito mais ênfase no desenvolvimento dos personagens do que em Queda de Gigantes (não que isso seja ruim, pelo contrário), enriquecendo o enredo e apresentando de forma mais dinâmica os acontecimentos que culminaram na Segunda Guerra Mundial.
O livro retrata com fidelidade uma Alemanha prepotente que tenta esconder o fracasso da invasão à Rússia, e o apoio dos japoneses dá novo fôlego à Guerra. As cinco famílias são totalmente afetadas pelo conflito, cada uma ao seu modo, devido ao lado em que seus países estão lutando. Principalmente os Peshkov, russos que têm um papel crucial no andamento da história.
Uma das partes que mais gostei, é a que retrata o turbilhão político gerado pelos ataques a Pearl Harbor, quando a nação americana se prepara para um revide à altura. O enriquecimento de urânio começa a ser posto em prática para produzir a primeira bomba atômica na "corrida" armamentista por este tipo de tecnologia.
Um detalhe muito interessante: o autor conta com riqueza de detalhes o pós guerra que, com a derrota da Alemanha Nazista, logo em seguida já teve início a tensão que acabou por deflagrar a famosa guerra fria. Enfim, Ken Follet sabe demonstrar com maestria os horrores da guerra e como ela refletiu nas vidas de pessoas comuns em todas as frentes de batalha, do triunfo nazista durante a invasão da Polônia ao golpe final dado pela União Soviética na invasão da já decadente Alemanha. As 880 páginas do livro podem assustar, mas a história flui de tal maneira que o livro não se torna cansativo, pelo contrário, poderia ter muito mais páginas.
Recomendado para os fãs de histórias na segunda guerra mundial.
Silvia 27/11/2014minha estante
Sou fã de Ken Follet :)