Inverno do Mundo

Inverno do Mundo Ken Follett

Resenhas - Inverno do Mundo

Gabi Dietrich 22/08/2021

Um período extremamente triste da nossa história.
Todos aprendemos sobre a segunda guerra na escola. Mas todos esses detalhes me fizeram entrar de cabeça na vida desses personagens. E como foi triste acompanhar suas histórias, os desafios que eles enfrentaram, perceber a facilidade com que algumas pessoas tem de absorver sem pensar discursos autoritarios e extremistas... (logo pensei em como a história vive se repetindo e que pessoas assim existem em todos os lugares).

Amei a riqueza da narrativa, principalmente o fato do autor também introduzir personagens tanto que lutavam contra o nazismo mas também outros que estavam obcecados e cegos por ele. E a abordagem dele, trazendo personagens de vários países que, mesmo longes, tem suas vidas totalmente afetas pela guerra, é simplesmente maravilhosa. E quando lembro que nossos avós viveram nessa época e que tudo isso aconteceu.. fico muito triste.

Acho que é extremamente importante livros assim, para pensarmos e refletirmos mais sobre o que fazemos e as escolhas que tomamos. A história está presente em nossa vida pra nos alertar e ensinar que podemos fazer diferente.

Que obra incrível pessoal!

Neander 20/02/2015

Mais uma dose de pura emoção!
Follett é, de fato, um grande escritor.
E o que um mero leitor poderia falar, audaciosamente, de sua obra? Inverno do Mundo não deixou a desejar e continuou impressionando a quem o abria e continuava a reviver um dos episódios mais impressionantes da história da humanidade: a época da Segunda Guerra Mundial.
Apesar do número bem grande de personagens, Follett não deixa você se perder no meio de toda essa gente, escrevendo de forma clara e peculiar. Aliás, o grande número de personagens contribui para enriquecer ainda mais uma obra fantástica. Não é um livro pequeno; e nem poderia ser com tamanha riqueza de detalhes. Contudo, sua leitura não é exaustiva.
O autor narra de forma comovente e simples um dos acontecimentos que mudaram para sempre a história da humanidade e os seus impactos sobre ela. O autor tomou bastante cuidado para não deixar passar despercebido tudo aquilo que figurou por trás da Segunda Grande Guerra: desde avanços tecnológicos à ideologias e formar de pensar.
Sem dúvida, uma excelente obra que continua uma saga brilhante de um autor brilhante.

Ferpa 22/11/2021

Em O Inverno do Mundo Ken Follett dá continuidade a saga do século XX, mas agora durante o período da 2ª Guerra Mundial, vivenciada por alguns dos mesmos personagens do primeiro livro, mas especialmente de seus filhos.
A história é muito bem escrita e bastante fiel aos aspectos históricos, colocando os personagens fictícios como participantes diretos ou ao menos espectadores de primeira mão de eventos reais.
Leitura fluída e fácil, exceto por trechos de muita violência, mas aí a culpa é da realidade e não do autor que foi bastante fiel aos fatos.

Fabricio268 27/05/2015minha estante
Ken Follett é fera!! Por incrível que pareça tenho toda trilogia mas não li ainda nada.

Greice Negrini 27/05/2015minha estante
Nossa, então não perca tempo. Ele é maravilhoso mesmo. Para mim foi um banho de sabedoria! :)

Nanda 04/08/2020

Inverno no mundo
Amor, ódio, desafios, princípios e virtudes... Todos postos a prova, numa Guerra que sem piedade, mundou o mundo.

Ebenézer 30/06/2020

Enfim, li a trilogia inteira:
- Queda de Gigantes ( 908 pg)
- Inverno do Mundo ( 874 pg)
- Eternidade Por Um Fio (1069 pg)
É inegável a sobeja criatividade de Ken Follet no manejo de tantas personagens num longuíssimo enredo na cruzada bem sucedida de abarcar um recorte amplo da história contemporânea.
Numa boa mistura de ficção e realidade Ken Follet levou a bom termo seu objetivo de cativar o leitor por um tempo bastante generoso.
O foco de Ken em sua trilogia é a dramatização de muitos momentos históricos destacando aqueles de maior impacto na humanidade e que transformaram completamente a nossa sociedade. Follet procura evidenciar na sua narrativa as possíveis vivências das famílias que participaram daqueles eventos contextualizando e tornando verossímil cada situação.
Ainda que muitas personagens sejam ficcionais, há um elenco de nomes reais de pessoas (estadistas) que fizeram parte efetiva daqueles instantes. Nesse sentido Follet contribui excepcionalmente para um aprendizado histórico.
A força narrativa de Follet é bastante vigorosa uma vez que consegue transportar o leitor para o centro das tensões a que o momento se reporta. E muitos desses eventos são excruciantes e narrados com muita propriedade.
Dar conta da leitura da trilogia inteira é um exercício comparado a realizar uma corrida de longa distância, uma Maratona: o leitor/atleta tem a clara noção do que lhe está reservado.
É necessário muita paciência e persistência para vencer o longo trajeto.
Tal como numa Maratona, o princípio é leve e festivo; na metade do percurso aparece um evidente cansaço; no último quartel o corredor já questiona a sua sanidade mental...
Esse fenômeno da exaustão também fica evidente na trilogia: lentamente aparecem os indícios da perda da potência narrativa. E para manter o fio condutor do enredo e sustentar desperta a atenção do leitor o autor exagera um tanto no recurso recorrente da exposição das intimidades sexuais de seus personagens vertidas, muitas vezes, em cores escatológicas.
A comparação não é exagerada: à medida que se aproxima da Linha de Chegada é natural que o maratonista extenuado e de corpo exaurido, que já é um outro atleta totalmente diverso do início da peleja, se exaspere pelo momento que o arremate da trilogia com a Eternidade se mostre logo no horizonte.
Se valeu a pena ler a trilogia? Claro que "tudo vale a pena se a alma não é pequena".

Cyntia 06/09/2020

Sensacional para ter um vislumbre da história sob várias perspectivas.

Erika 03/10/2020

INVERNO DO MUNDO
É triste, não sei bem o que dizer pois sabemos que 80% foi real, e a humanidade é ruim e está sempre cometendo os mesmos erros

Dri - @leiturainsone 29/06/2017

Achei fraco
Tendo lido o primeiro livro da trilogia em que o autor se utiliza de personagens diversos para aprofundar os fatos históricos além de mostrar certas perspectivas da primeira guerra, incluindo o dia dia no front, esperava um melhor aproveitamento dos fatos nesse segundo volume. Esperava que o autor se utilizasse de uma família judia pra falar dos mals tratos nos campos, por exemplo. A questão das bombas atomicas lançadas no Japão foi tratada bem levemente. Nesse volume foi dada mais importância aos relacionamentos amorosos entre os personagens, seus dramas existênciais e frustrações políticas, do que o desenrolar dos fatos históricos. Já de início me decepcionei com a narrativa da Alemanha pré nazista pela perspectiva de uma criança... Por mais que a premissa seja de um romance histórico eu realmente esperava algo mais além de uma estrutura típica das novelas da Globo.
Matheus 06/11/2019minha estante
O primeiro tinha uma conclusão boa (a ideia desastrosa de patrocinar a Revolução Russa). No segundo, foi como se tivessem esquecido isso.

Bia 29/12/2020

Envolvente
Mais uma vez fico surpreendida com a capacidade envolvente de Ken Follet. Neste segundo livro da Trilogia do Século, o autor nos conduz por meio das barbáries ocorridas na Segunda Guerra. Livro maravilhoso!! Ansiosa pelo próximo e último volume dessa série!

Camila 09/09/2020

Interessante
Livro que mistura realidade e ficção, ótimo enredo e bom para aprender um pouco sobre a Segunda Guerra de forma fácil!

Monica Sobrinho 05/07/2021

O livro 2 da trilogia o século me deixou presa e ansiosa pelo que ia acontecer em cada capítulo. Ken Follet escreve muito bem e fez com que eu não quisesse largar o livro. Vamos para o livro 3.

Ana Paula 09/05/2021

Nesse segundo volume da trilogia O Século, acompanhamos a segunda geração das famílias apresentadas no primeiro volume enfrentando os horrores de um dos períodos mais sombrios da humanidade: a segunda guerra mundial e o avanço nazista pela Europa, matando milhões de judeus.
Mais uma vez, o autor nos presenteia com uma trama bem narrada, onde mescla fatos e personagens históricos com fictícios. E o resultado é um livro envolvente que entra fácil para a lista de preferidos da sua estante.

Naka 14/03/2023

Achei bem mais interessante que o primeiro volume da trilogia. As atrocidades cometidas na Segunda Guerra foram bem escancaradas. Principalmente sobre fatos que poucos sabem, como ás barbárie cometidas pelos soldados soviéticos contra as mulheres alemãs, com aval dos mandatários do Kremlin, em especial, Stalin.