Inverno do Mundo

Inverno do Mundo Ken Follett

Resenhas - Inverno do Mundo

Bruna 03/06/2023

MARAVILHOSO!!!! Ken Follett é um gênio. Essa trilogia é simplesmente uma imersão na história mundial recente. Obviamente encarar um livro de quase 1.000 páginas pode ser assustador, mas te garanto que a sensação é que no fim tivesse muito mais história?e ainda bem que tem. O terceiro livro da trilogia promete e estou com expectativas altíssimas.

Arthur Nowakowski 12/07/2023

Uallll! Sem palavras para descrever! Que livro maravilho e bem escrito. Uma imersão completa no período da segunda guerra mundial acompanhando os personagens que aprendemos a amar do primeiro volume.

Dan Lazarini 27/01/2022

A escrita do autor é bem fluida ?
Não conseguia largar o livro, precisava saber o que aconteceria em seguida?
Nesse segundo volume o autor nos apresenta a forma cruel que os nazista alemães e os comunistas soviéticos trataram os civis. Foi triste ver a forma cruel como muitos personagens que eu tinha me apegado morreram ou sofreram os horrores da segunda guerra mundial

Wania Cris 10/04/2024

Sublime!
Segundo livro da trilogia O Século, é bem diferente do primeiro livro, mas tão bom quanto. Muitas personagens mudaram muito do primeiro para o segundo livro e isso não foi ruim, pelo contrário, foi o esperado e várias deram espaço para outras personagens que assumem o protagonismo. Não há muito a se falar sobre esse livro, é preciso ler e duvido muito que alguém se arrependa da experiência. Se arrependeu é porque não é digno.

A tradução de Fernanda Abreu é um primor e faz a experiência de leitura ainda mais rica.

Nem abri o terceiro livro, mas já afirmo que é minha trilogia preferida!

Danilo224 03/11/2023

O inverno do mundo, a primavera dos corações.
Sim, ele fez de novo.

Follet escreve, mais uma vez, uma história arrebatadora. Se você achou A queda de gigantes incrível, o inverno no mundo é implacável. As árvores genealógicas se juntam em um jardim de histórias e emoções como poucos autores ousam fazer. É maravilhoso revisitar os antigos personagens e acompanhar a vida de seus filhos e do mundo à sua volta.
Diferente do anterior, é um livro definitivamente mais sombrio, mais cru. Os capítulos na Alemanha dão angústia, as passagens batalhas são desesperadoras e os romances são, como sempre, apaixonantes e inesperados.

Nanda 04/08/2020

Inverno no mundo
Amor, ódio, desafios, princípios e virtudes... Todos postos a prova, numa Guerra que sem piedade, mundou o mundo.

Rael 15/04/2020

Sequência fenomenal
AO FINALIZAR A LEITURA DESTA OBRA, PUDE MAIS UMA VEZ FICAR MARAVILHADO COMA HABILIDADE DE KEN FOLLETT EM PRENDER O LEITOR NA HISTÓRIA TODO O MOMENTO. A HISTORIA SE PASSA ENTRE A ASCENSÃO DE HITLER AO PODER NA ALEMANHA (1933), ATE TENSÕES INICIAIS DE EUA E URSS NO POS GUERRA (1949). POR MAIS QUE TENHAMOs CONHECIMENTOS DAS ATROCIDADES DO NAZI SMO POR MEIO DOS DOCUMENTARIOS E FILMES, O AUTOR TRAZ UMA VISÃO MAIS INTIMA DOS PERSONAGENS DO LIVRO EM MEIO AS DIFICULDADES QUE ESTES ENCARAM, O QUE ME FEZ IMAGINAR COMO CADA UM ENCAROU TAIS SITUAÇÕES. QUEM LEU A PRIMEIRA PARTE DA TRILOGIA VAI FICAR SABENDO DOS RUMOS QUE TOMOU A VIDA DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS E PRINCIPALMENTE DOS SEUS FILHOS E NETOS. REALMENTE VALE MUITO LER ESTE LIVRO FENOMENAL. RECOMENDO MUITO.

Letícia 29/04/2020

Inverno do mundo é o melhor título para essa fase da humanidade, um período de atrocidades, que sempre fico me perguntando, mesmo já sabendo da História: 'como pode?'

Follett nesse segundo livro da trilogia, nos apresenta os filhos crescidos dos personagens do primeiro livro, quem eles são, o que vão enfrentar, suas dores e desafios. Assumo que um lado meu ficou chateado por não ter os personagens que tanto curti no primeiro livro como principais no segundo, mas ao longo das páginas vamos entendendo que só iria funcionar se fosse desse jeito.

A Segunda Guerra Mundial sempre mexe comigo, a capacidade do homem ser mal, de objetificar o outro. No livro apesar de ser ficção, é muito inspirado pela História oral, devido as muitas narrativas, pessoas que tiveram suas vidas destroçadas devido decisões de uma meia duzia de homens. Apesar de não ser uma leitura fácil, imagina: assassinar alguém apenas porque não concorda comigo, é uma leitura necessária, para que possamos observar o quão frágil é a nossa humanidade.

Um ponto muito interessante no livro é o fato de não ter heróis, Follett nos apresenta as narrativas e nós decidimos, cada personagem tem suas opiniões e erram muito, toda hora. Alguns tem sua rendenção outros são muito ruins para ter algo assim.

Teve uma morte que me doeu muito, um personagem idealista, sonhador, mas que foi massacrado por falar em voz alta que o nazismo estava matando inocentes. Ao mesmo tempo que doeu, fiquei me perguntando se eu teria a mesma força para colocar a própria vida em risco em prol do bem coletivo, eu não sei.

Por fim, é de dar medo algumas semelhanças do tempo presente do as vesperas da 2a Guerra, é de dar medo ver eco de discursos fascistas no tempo presente.

Ebenézer 30/06/2020

Enfim, li a trilogia inteira:
- Queda de Gigantes ( 908 pg)
- Inverno do Mundo ( 874 pg)
- Eternidade Por Um Fio (1069 pg)
É inegável a sobeja criatividade de Ken Follet no manejo de tantas personagens num longuíssimo enredo na cruzada bem sucedida de abarcar um recorte amplo da história contemporânea.
Numa boa mistura de ficção e realidade Ken Follet levou a bom termo seu objetivo de cativar o leitor por um tempo bastante generoso.
O foco de Ken em sua trilogia é a dramatização de muitos momentos históricos destacando aqueles de maior impacto na humanidade e que transformaram completamente a nossa sociedade. Follet procura evidenciar na sua narrativa as possíveis vivências das famílias que participaram daqueles eventos contextualizando e tornando verossímil cada situação.
Ainda que muitas personagens sejam ficcionais, há um elenco de nomes reais de pessoas (estadistas) que fizeram parte efetiva daqueles instantes. Nesse sentido Follet contribui excepcionalmente para um aprendizado histórico.
A força narrativa de Follet é bastante vigorosa uma vez que consegue transportar o leitor para o centro das tensões a que o momento se reporta. E muitos desses eventos são excruciantes e narrados com muita propriedade.
Dar conta da leitura da trilogia inteira é um exercício comparado a realizar uma corrida de longa distância, uma Maratona: o leitor/atleta tem a clara noção do que lhe está reservado.
É necessário muita paciência e persistência para vencer o longo trajeto.
Tal como numa Maratona, o princípio é leve e festivo; na metade do percurso aparece um evidente cansaço; no último quartel o corredor já questiona a sua sanidade mental...
Esse fenômeno da exaustão também fica evidente na trilogia: lentamente aparecem os indícios da perda da potência narrativa. E para manter o fio condutor do enredo e sustentar desperta a atenção do leitor o autor exagera um tanto no recurso recorrente da exposição das intimidades sexuais de seus personagens vertidas, muitas vezes, em cores escatológicas.
A comparação não é exagerada: à medida que se aproxima da Linha de Chegada é natural que o maratonista extenuado e de corpo exaurido, que já é um outro atleta totalmente diverso do início da peleja, se exaspere pelo momento que o arremate da trilogia com a Eternidade se mostre logo no horizonte.
Se valeu a pena ler a trilogia? Claro que "tudo vale a pena se a alma não é pequena".

Gabriela 02/08/2020

Não dá vontade de largar
O livro é arrasador! Não dá vontade de parar de ler, e em meio a tantas tragédias e reviravoltas, no mostra personagens que poderiam sim ser pessoas reais, como tantas outras que enfrentaram os horrores da Segunda Guerra Mundial!

Paty 18/02/2013

Sem palavras.. estou apaixonada pela forma com que Ken Follet cativa o leitor do inicio ao fim.. apesar do grande número de páginas em momento algum se torna maçante..o autor é simplesmente perfeito.. consegue prender sua atenção, ser rico nos detalhes, te transportar para cena, se envolver com os personagens, criar intimidade com eles..pois apesar do grande número, são tão bem elaborados, tão bem desenvolvidos e trabalhados que parece que vc os conhece que de fato..
Ótimo também no quesito historia.. conhece-se a fundo a 2º guerra mundial de uma forma intensa e de um angulo que normalmente não avaliamos.. simplesmente imperdível.

Rosinha88 05/03/2022

Escrita envolvente
A continuação do livro tem a mesma pegada do primeiro, um início morno para conhecermos os personagens principais e ir se ligando com cada história separadamente. Nesse teve tantas mudanças, tragédias e reviravoltas que não teve como me chocar e emocionar. Amei tanto quanto o primeiro e também o recomendo como uma ótima leitura para desbravar novas visões sobre os acontecimentos da 2° guerra mundial.

Rosana 15/12/2013

Como sempre, cronologia perfeita na segunda parte dessa trilogia que nos coloca literalmente dentro dos fatos históricos numa posição crítica que nenhum livro de História jamais nos proporcionaria. Impossível separar os personagens reais dos literários tamanha é a riqueza de suas composições! Leitura apaixonante em todos os sentidos!

Elesania 22/05/2022

Esse gênero não é que costumo ler, mas vi a sinopse, me interessei pela história e não me decepcionei, o livro é fascinante.
Entrar de cabeça na época da segunda Guerra mundial e ver as atrocidades cometidas por todos te deixa perplexo e triste por todas aquelas vidas perdidas por causa de fanatismo político.
No livro vc vê em primeira mão a diferença entre os tipos de políticas instituídas em cada país, a democracia nos Estados Unidos a monarquia da Inglaterra o nazismo da Alemanha e o comunismo da União Soviética.
Mas há pessoas boas, pessoas que queriam uma vida melhor, uma política mais democrática para o povo. Que lutaram como poderiam para que o nazismo fosse existo da Alemanha.
LucAlio.CAmara 01/06/2022minha estante
Esse livro é único? Já li desse autor A chave de Rebeca e adorei a escrita dele. Quero ler dele "Nunca"

Elesania 01/06/2022minha estante
Não. Esse faz parte da trilogia O Século. Esse é o número 2, conta a história da segunda Guerra.
Vale super a pena ler. Já li os dois primeiros. Só estou dando um tempo para ler o último

Rafa 27/04/2020

KEN FOLLET é definitivamente um mestre em contar história!
O segundo livro da trilogia é um máximo, mas acredito que ainda não tenha conseguido superar o impacto do primeiro livro.
Acredito que por eu gostar tanto da História da Segunda Guerra, já esperava algo muito mais detalhado, como: os desdobramentos das decisões de Hitler, um maior impacto do General Inverno, e principalmente senti falta da política japonesa! Nesses assuntos interessantes houve apenas pinceladas, mas ainda assim é um prato cheio!