Inverno do Mundo

Inverno do Mundo Ken Follett

Resenhas - Inverno do Mundo

Sandra Silva 22/04/2024

Necessário!
No segundo livro da trilogia ?O Século?, Ken Follett nos dá mais uma incrível (e cruel) aula da nossa história recente.
Acompanhamos a vida de vários personagens, no período entre a ascensão de Hitler e do nazismo, até o início da era pós bomba atômica.
Misturando ficção e realidade, e por vários pontos de vista, vemos o desenrolar dos principais fatos históricos das décadas de 30 e 40.
Cinco famílias - americana, alemã, russa, inglesa e galesa - são os principais personagens aqui. Pelos seus pontos de vista, somos transportados para a Guerra Civil Espanhola, para a Alemanha nazista, para a Rússia de Stalin.
O que eu achei muito interessante nesse livro, é que o autor se preocupou em narrar os fatos pelos olhos dos outros afetados pela guerra: os burgueses, a alta sociedade, os espiões russos, o governo americano, e não do ponto de vista judeu, apesar de termos alguns vislumbres no livro.
Minha personagem favorita é Carla Von Ulrich, uma menina alemã que amava os pais, sociais democratas, sobreviventes da Primeira Guerra, com um irmão que bebia muito da água do nazismo, e via Hitler como um grande líder. Pela sua história, vemos como alguns alemães arriscaram a vida para espionar o governo, ajudar famílias judias, lutar para ter um pouco de comida em casa, denunciar crimes como o assassinato de pessoas deficientes pelo governo, conseguir sobreviver a todo o período de guerra e depois sofrer com a brutalidade do exército vermelho.
Uma aula de história completa!
E a leitura (de quase 900 páginas) é fácil e envolvente, os personagens são cativantes e por mais que já saibamos o que vai acontecer, a ansiedade de saber o que virá no próximo capítulo é imensa.

Ana 20/04/2024

Nessa continuação, lemos todas as articulações políticas que levaram o mundo para segunda guerra. Continuarmos acompanhando a saga das cinco famílias pelo mundo e o que é legal, é que temos a guerra vista por ângulos diferentes, pois cada personagem tem um motivo para apoiar ou não o conflito. Uma verdadeira aula de história e os bastidores do mundo da política.

Vinicius383 15/04/2024

Um livro absurdo de bom
Aqui vemos a continuação de uma obra fantástica que foi Queda de gigantes, onde conhecemos e agora desenvolvemos o ciclo de gerações de 5 famílias que sofrem na pele as consequências da Grande Guerra e da 2° Guerra Mundial. É muito triste ver que tudo isso realmente aconteceu e que poderia ser evitado nos meios políticos, e nos livros isso acaba sendo retratado como um grande jogo sem um lado vencedor. Vale muito a pena ler ambos os livros!

Brunny Rocha 13/04/2024

Uma forma deliciosa de adquirir conhecimento histórico. Misturar ficção com contexto histórico foi uma genialidade impecável do Ken Follett, acredito que todos deveriam ler essa trilogia, e serem apresentados na escola não "obrigatoriamente" mas de uma cativante.
Depois que você lê o primeiro, já era kkkkkk não tem como não se envolver e querer loucamente terminar a trilogia. E além de me deliciar com o prazer de ler, ainda estou aprendendo com acontecimentos reais. Com toda a certeza, quando minha filha tiver uns 15 anos vou entregar a trilogia á ela incentivar ela ler.

No primeiro livro, minha personagem favorita foi a Maud, nesse foi sua filha Carla. Que família de mulheres incrivelmente fortes... Muito bom!

Wania Cris 10/04/2024

Sublime!
Segundo livro da trilogia O Século, é bem diferente do primeiro livro, mas tão bom quanto. Muitas personagens mudaram muito do primeiro para o segundo livro e isso não foi ruim, pelo contrário, foi o esperado e várias deram espaço para outras personagens que assumem o protagonismo. Não há muito a se falar sobre esse livro, é preciso ler e duvido muito que alguém se arrependa da experiência. Se arrependeu é porque não é digno.

A tradução de Fernanda Abreu é um primor e faz a experiência de leitura ainda mais rica.

Nem abri o terceiro livro, mas já afirmo que é minha trilogia preferida!

Amanda.Andrade 11/03/2024

Sabe aquele livro que não é chato é nenhum momento??? É esse!!!
Ken Follett consegue prender nossa atenção em todas as páginas. Misturando fatos históricos com ficção, ele narra toda a trajetória da Segunda Guerra pela ótica de personagens de várias nacionalidades.

Renata | @am0r_p0r_livr0s 26/02/2024

Enfim terminei o segundo livro da Trilogia do Século (quem me acompanha aqui sabe da saga...). Foram 7 meses (demorei 5 meses para ler o primeiro) de histórias intensas, passadas em plena Segunda Guerra Mundial. Na verdade, temos a história pré, durante e pós guerra.
O livro se inicia em 1933, e continuamos a acompanhar as 5 famílias do primeiro livro. Hitler já havia assumido o poder na Alemanha e cada uma delas viveu com os problemas que cada país proporcionava naquela época. A cada página, vemos a ascensão do nazismo e do fascismo, perseguição aos judeus, intrigas políticas soviéticas e americanas e finaliza com o início da era nuclear.
O tempo passou e o leitor passa a acompanhar o crescimento e desenvolvimento dos filhos e filhas dos personagens do livro anterior, o que nos faz conhecer essa nova geração. E, conforme o livro avança, vemos os personagens do primeiro livro envelhecerem, o que dá uma angústia, pois sabemos que, no terceiro livro, eles não existirão mais.
São muitos personagens. Além dos já existentes no livro anterior, conhecemos novos e quero dar destaque para Carla Von Ulrich, que, para mim, foi a maior personagem deste livro. Guerreira, passou por poucas e boas e conheceu o lado mais cruel dos homens.
Comparando este com o primeiro livro, percebemos como o ser humano se tornou uma máquina de matar em um curto espaço de tempo. Mais uma vez, Ken Follet entregou uma aula de história, cheia de romance, intrigas, problemas familiares. Degustei devagar assim como o primeiro e, apesar de esse ter menos páginas, demorei mais porque a louca aqui gosta de ler 3, 4 livro de uma vez...
Agora é preparar para ler o terceiro e último livro da série. Será que dessa vez levo 1 ano para acabar? Rsrsrsrs
Carlos531 01/03/2024minha estante
Comecei o livro III hoje. É muito legal ver os personagens envelhecendo. Uma experiência muito bacana.

Fran 21/02/2024

Continuação perfeita
Já havia me apegado a vários personagens no primeiro livro e este só reforçou esse apego.
Ethel e Carla são simplesmente as mais sensacionais. Os outros personagens de diferentes maneiras nos despertam empatia e tantos outros sentimentos, muitas vezes controverso, algo que muitos autores não conseguem fazer tão bem quanto Follett. A história é incrível e o trabalho de pesquisa, impecável.

Liz 09/01/2024

Tão arrebatador quanto Queda de Gigantes
Achei que não me apegaria aos personagens tanto quanto os de Queda de Gigantes, mas eu AMEI!! Lloyd e Daisy, Volodya, Zoya, Woody, CARLA TEM MEU CORAÇÃO SÓ PARE ELA!! Werner foi um dos meus crush preferidos.

Por ser um livro longo as pessoas podem achar que tem uma narrativa lenta, mas na verdade é bem rápidinha, principalmente no final, o autor acelerou bastante as coisas, de repente todo mundo tem dois filhos e um cachorro, e na página seguinte já são três filhos, dois cachorros, um gato e um papagaio.

Eu sei que essa prole é necessária para o terceiro volume (risos), mas é supreendente a rapidez com que os finais dessa trilogia acontecem.

Mas eu amei o livro, acehi espetacular e recomendo muito.

TOMERBEAST 05/01/2024

Uma digna continuação
Nada poderia ser pior do que a Grande Guerra. Além de mortífera e devastadadora, ela era considerada, sobretudo, única.
No entanto, a História nos diz diferente. E não precisamos (ou assim espero) do livro ?Inverno do Mundo?, de Ken Follett, para nos dizer isso. Esta obra, mesmo assim, através de pesquisa detalhada do autor e de uma capacidade narrativa excelente, consegue mostrar fragmentos desse período tão marcante para, por fim, nos ensinar algo: nunca mais.
Quanto a narrativa, agora: como no livro anterior, o eixo narrativo britânico, ou seja, envolvendo as famílias Williams e Fitzherbert, não decepcionou. Lloyd Williams, o protagonista do livro, é, para mim, uma versão melhorada de Billy, meu personagem favorito do livro anterior. Com a moderação de Ethel, ele ainda demostra a paixão dos mineiros de Aberowen e uma vontade sem fim de quebrar paradigmas e melhorar o mundo. Ademais, a adição de Daisy na história, fazendo ponte com a família Peshkov, adicionou muito a essa dinâmica inglesa, mostrando a também difícil vida das mulheres que ficaram em casa num período de guerra absoluta. Woody Dewar e Carla Von Ulrich retrata a decadência e posterior reascenção do diálogo em um período onde o autoritarismo era tendência. Ambos passaram por inúmeras tragédias durante o livro, mas conseguem, com esforço, encontrar uma razão para continuar vivendo. Ademais, em continuidade ao livro anterior ?Queda de Gigantes?, esse livro trás outros temas socialmente importantes para a época: homossexualidade, a divisão entre a esquerda, a questão racial americana e outros.
Conclui-se, assim, que vale a leitura do livro. Seja para aqueles que gostam de um bom drama ou para os amantes de História, o livro é recheado de emoção do início ao fim.
Fe Girotto 10/01/2024minha estante
Muito bem colocado?

Paolla.Caetano 03/01/2024

Uma citação que gostei...
O livro que conta o período da Segunda Grande Guerra.

" Não há tormenta que abala minha calma interior
Enquanto a essa rocha eu me agarrar
Já que o amor é senhor da terra e do céu
Como posso me impedir de cantar?"

jael 28/12/2023

Boa continuação
Gostei do livro, mas esperava um pouco mais...
A temática da segunda guerra mundial geralmente agrada mais...porém o primeiro livro pra mim é superior (talvez os personagens eram melhores?)
Mas com certeza quero terminar essa trilogia.

Sanara.Luiza 03/12/2023

Ken Follet precisa de resenha?
Ken Follet dispensa resenhas e comentários.
Simplesmente meu autor favorito!
Juntou a escrita dele, que é impecável, com o fato de criar histórias fictícias e envolventes dentro de contextos históricos.
Nessa trilogia O Século, nós acompanhamos em cada livro um momento histórico, começamos pela 1ª Guerra Mundial, e neste volume adentramos a 2ª.
Eu pensava que não seria possível criar novos personagens tão bons quanto os primeiros, mas me vi completamente apegada as figuras apresentadas.
Eu dissemino a palavra de Ken Follet para todos. Apenas leiam a obra prima que é esse autor.
Mal posso esperar para ler o fechamento desse arco no último livro.
Mal posso esperar para ler muito mais desse autor incrível!
10/10.

Danilo224 03/11/2023

O inverno do mundo, a primavera dos corações.
Sim, ele fez de novo.

Follet escreve, mais uma vez, uma história arrebatadora. Se você achou A queda de gigantes incrível, o inverno no mundo é implacável. As árvores genealógicas se juntam em um jardim de histórias e emoções como poucos autores ousam fazer. É maravilhoso revisitar os antigos personagens e acompanhar a vida de seus filhos e do mundo à sua volta.
Diferente do anterior, é um livro definitivamente mais sombrio, mais cru. Os capítulos na Alemanha dão angústia, as passagens batalhas são desesperadoras e os romances são, como sempre, apaixonantes e inesperados.