Inverno do Mundo

Inverno do Mundo Ken Follett

Resenhas - Inverno do Mundo

Valesca.Castelani 04/05/2023

A todas as mulheres fortes
Esse livro mostra o crescimento dos personagens, principalmente Dayse que tem um desenvolvimento muito grande, que realmente foi próspera .
Por outro lado também em segundo plano acompanhamos Ethel, a sofredora Maud,
Ficam em segundo plano nesse livro mas são grandes mulheres.
Nos faz ver como a guerra não traz benefícios pra nenhum dos lados .
Tudo que é radical nunca é benéfico.
E pra quem gosta de realidade nos mostra a vida ao redor do mundo em tempos de guerra.
Sem esquecer de exaltar a coragem de Carla.

Sr. Quadros 11/04/2023

Real, crível, uma obra de arte
Ken Follett é um autor que se destaca pela habilidade em criar tramas envolventes e cativantes, e não poderia ser diferente em "O Inverno do Mundo", segundo livro da trilogia "O Século". Publicado em 2012, a obra é um verdadeiro épico histórico, que se passa durante a Segunda Guerra Mundial e os anos posteriores.

Follett consegue capturar perfeitamente a atmosfera da época, transportando o leitor para um mundo repleto de perigos, tensões políticas e conflitos humanos. A história é repleta de personagens fascinantes e complexos, que lutam para sobreviver em meio aos horrores da guerra e para construir um futuro melhor para si e para suas famílias.

A narrativa é repleta de reviravoltas emocionantes e surpreendentes, que mantêm o leitor preso à trama do começo ao fim. Além disso, a escrita de Ken Follett é extremamente envolvente e fluída, o que faz com que a leitura seja fácil e agradável.

Mas o verdadeiro destaque de "O Inverno do Mundo" é a maneira como o autor aborda temas complexos e delicados, como o nazismo, o racismo e a intolerância. Follett consegue trazer profundidade e nuances para os personagens, mostrando suas motivações e conflitos internos, e fazendo com que o leitor se identifique e se emocione com cada um deles.

O Inverno do Mundo" é uma obra-prima da literatura histórica, que combina habilmente ação, romance e drama para criar uma trama emocionante e envolvente. Ken Follett prova mais uma vez que é um dos grandes mestres do gênero, e deixa o leitor ansioso pelo próximo capítulo da trilogia "O Século". Recomendado para todos aqueles que apreciam uma boa história, repleta de reviravoltas e emoções fortes.

Erilane.Rocha 25/03/2023

Não consegui parar de ler
Este é o segundo volume da trilogia 'O século' que continua narrando a história da nova geração das 5 famílias apresentadas no primeiro livro, desde a ascenção de Hitler ao poder até o final da segunda guerra.

A continuação é ainda melhor do que o primeiro volume, mais aletrizante e dinâmico. É possível sentir todo horror e sofrimento que essa guerra foi para o mundo. Assim como as consequências do pós guerra para os cidadãos da Alemanha, vendo o seu país ser dividido e sem perspectiva de um futuro em liberdade.

O Ken sempre cria uma atmosfera muito envolvente, com personagens que vão te conquistando ao longo da história e dessa vez não foi diferente. Mas apesar de ter me apegado muito aos novos personagens (principalmente a Carla), tenho que admitir que os personagens antigos tem um lugar no meu coração. Espero que eu possa reenconta-los no terceiro volume.
Rodrigo 26/03/2023minha estante
Pois aguarde o 3o volume, pra mim, o melhor da série...

Erilane.Rocha 26/03/2023minha estante
Ahhhh tô ansiosa ???

Naka 14/03/2023

Achei bem mais interessante que o primeiro volume da trilogia. As atrocidades cometidas na Segunda Guerra foram bem escancaradas. Principalmente sobre fatos que poucos sabem, como ás barbárie cometidas pelos soldados soviéticos contra as mulheres alemãs, com aval dos mandatários do Kremlin, em especial, Stalin.

Alemão 01/03/2023

Inverno no mundo
Realmente mais um ótimo livro de Ken Follett!!! O segundo livro da trilogia "O século" mantém o ritmo acelerado do primeiro volume, retrata principalmente o período da 2 guerra Mundial, com muita excelência!!! Recomendo a todos esta ótima leitura!!!

Acácio 27/02/2023

Leitura incrível
Ken follet continua sua trilogia no mesmo estilo incrível do primeiro livro, mesclando personagens históricos e fictícios.
O livro é tão incrível quanto o primeiro, porém minhas expectativas estavam mais altas para a continuação. Achei que pela segunda guerra mundial ter tido mais eventos marcantes, crimes de guerra infinitamente mais crueis e maior complexidade política em seu desenrolar, ele poderia ter explorado mais alguns núcleos importantes. Senti que fez falta ter uma família japonesa, por exemplo.
De qualquer maneira, acabei o livro já sedento pela continuação, que graças a Deus me foi presenteada pela minha esposa. Começo a ler hoje mesmo :)

Francielle 21/02/2023

Arrasador
Comecei a ler o segundo livro da trilogia O Século ano passado porém por motivos que eu não sei acabei deixando o livro de lado, mas em fevereiro agora retornei a leitura, o que mostrou ser uma decisão acertada.

O livro é sensacional, as crueldades da guerra são dilacerantes e eu torci por todos os personagens menos é claro, Fitz, ele não teve redenção nenhuma e continua sendo um pé no saco. Sobre os personagens, amei a Carla e continuei admirando Maud, que mulheres, espero que no próximo elas possam ter uma vida mais fácil.

O mais impressionante com certeza é a política e como o livro mostra, qualquer lado extremo é péssimo. Facismo e o comunismo são faces opostas de uma mesma moeda que visa apenas uma coisa, oprimir e matar em nome de um líder quase deus. Talvez se a parte negacionista e antidemocrática da nossa sociedade tivesse lido esse livro 8 de janeiro não teria acontecido, e muito menos ataques a nossa democracia seria permitido.

Raphs 14/02/2023

Livro de Historia
Inverno do mundo é o segundo livro de uma trilogia. Tendo como base fatores histórico esse livro consegue de uma maneira bem natural unir o que é Historia com ficção. É bem legal poder acompanhar personagens históricos interagindo com os personagens fictícios que tanto gostamos.

O livro se passa em grande parte durante a segunda guerra mundial e podemos aprender bastante com ele sendo conduzidos pelos personagens que fomos apresentados no primeiro livro bem como os novos que aparecem nesse segundo volume.

Aconselho demais apesar de ter quase 900 paginas.

Jessica Pereira 13/02/2023

O "Inverno do Mundo", assim como seu antecessor "Queda de Gigantes", é uma leitura que te prende, te faz sentir como se estivesse naquela época, vivenciando todos os acontecimentos vividos pelos personagens.
O livro te leva a entender melhor todos os trâmites políticos do início ao fim da guerra, lhe apresenta toda barbarie do regime nazista e comunista, além da visão de cada pais em relação ao andamento do início e fim da guerra.

Gladston Mamede 04/02/2023

Gostei mais do volume 1. Achei os "dramas pessoais" (das famílias-personagens) mais exagerados, puxados a novelas televisivas. Aliás, algumas passagens bem ao gosto do cinema norte-americano. Mas o saldo é muito positivo. E vou para o volume 3.

Neto Murracho 29/01/2023

Conheça a história para não repetir os erros do passado !
É o tipo de livro que gosto de ler, onde os personagens fictícios ( ou nem tanto ) interagem com o real cenário da época.
O bom dessa trilogia é que você consegue ver a história pelos ?olhos? da maioria dos povos envolvidos nessa situação.

Pude entender melhor os motivos que fizeram o Japão entrar na segunda guerra.

Ver como o nazismo chegou ao poder e ver que a barbaria já começou bem antes dos campos de concentração, onde o fato de não concordar com suas ideologias já era risco de vida.

E a decadente União Soviética após virar a casaca pro lado dos aliados, libertar a Alemanha dos nazistas acaba se mostra quase tão ruins quantos os próprios nazistas.
Aryana 29/01/2023minha estante
??????????

Núbia Cortinhas 29/01/2023minha estante
Adorei a resenha!! Super me identifiquei com o seu relato nos primeiros parágrafos. É muito legal, empolgante, emocionante ler uma ficção histórica bem escrita. A leitura flui que nem percebemos o tempo passar, sem falar do conhecimento adquirido. E o Ken Follet arrasa!! ?? ?? ??

Neto Murracho 30/01/2023minha estante
Fui aprendendo ao Follett ano passado, ele já está listado dos meus autores favoritos.

Cristineul 25/01/2023

Resenha
A forma com que o autor aborda todos os acontecimentos nos anos 1933 a 1949 é impressionante. São inúmeros fatos, relatados minuciosamente. Fazendo o leitor se prender ao livro. Deixando ainda com mais curiosidade de ler o próximo. Então vamos lá pra Eternidade por um fio !

Patresio.Camilo 25/01/2023

SEGUNDA PARTE DA TRILOGIA
Novamente Follet volta à Europa durante uma guerra.
O livro começa em 1933, na Alemanha preste a se tornar nazista.
Maud e Walter casados e com sua família constituída, vivendo uma vida razoável e respeitável, até Hittler subir ao poder.
Enquanto isso nos EUA, a complicada família Peshkov, com suas relações complicadas entre Lev e suas múltiplas vidas.
Novamente o núcleo galês nos traz boas histórias, mas particularmente achei este livro melhor que o primeiro.
Tanto no quesito das cenas de guerras que não foram tão tediosas como no volume anterior, mas principalmente pelos toques de suspense, que duram quase 300 páginas.
Devo confessar que prefiro os suspenses de espiões às cenas de guerras.
Um fato que acho que empobrece o livro são as cenas de sexo, que mais parecem descrições de pornô barato, e creio que elas não enriquecem em nada a obra.
A narração dos dramas de guerra neste livro são mais envolventes, apesar de Follett pecar em não explorar mais o núcleo judeu, uma vez que já está escrevendo um calhamaço, mais 100 páginas talvez não fariam diferença.
O livro termina de forma mais tocante que o primeiro - literalmente, e as perdas que temos nele são dolorosas. Lembre-se que ele conta as gerações de famílias.
Enfim, uma excelente leitura, com uma boa base histórica, e indo agora para o terceiro e último volume da saga.
Espero que gostem.

Kelly899 16/01/2023

Literatura Histórica, algo assim...
Assim como no primeiro livro da trilogia " O Século", este segundo livro traz a geração seguinte das famílias e um outro marco histórico como pano de fundo: a segunda guerra mundial. Ken Follet nos leva pra dentro da história e nos traz fatos bem interessantes sobre coisas reais, mais uma vez, misturando pernagens com pessoas reais. Recomendo!