Inverno do Mundo

Inverno do Mundo Ken Follett

Resenhas - Inverno do Mundo

Ed.Costa 27/07/2022

Uma verdadeira aula de história!
Segundo livro da trilogia ?O Século?, Follett nos presenteia com uma narrativa impactante e tão fiel sobre os acontecimentos pré e pós segunda guerra mundial. Nesse livro, acompanhamos a saga de cinco personagens, situados em quatro diferentes países, sofrendo os horrores nazistas ou combatendo-os, seja no campo de batalha, seja no campo diplomático. Paralelamente, somos presenteados por narrativas densas de batalhas que mudaram o curso da guerra? sofremos com perdas de personagens tão queridos? sofremos suas dores? todavia, em compensação, recebemos uma verdadeira aula de história! Simplesmente, imperdível!

Fanfinc_sf.devorador_de_livros 08/07/2022

Berlim, 1933. Violentas mudanças sacodem a cidade e prenunciam o período de instabilidade que o mundo está prestes a enfrentar. O segundo volume da trilogia "O Século" começa com a ascensão de Hitler ao poder na Alemanha e a Guerra Civil Espanhola. É o inverno do mundo.

Neste cenário, a nova geração das cinco famílias que fizeram história em Queda de gigantes viverá alegrias e tristezas, amores e tragédias.

Aos 11 anos, Carla von Ulrich luta para entender as tensões que perturbam sua família à medida que o domínio de Hitler se estende sobre a Alemanha. No meio desse turbilhão, a ex-deputada do Parlamento britânico Ethel Leckwith, amiga da mãe de Carla, desembarca em Berlim com o filho Lloyd, um jovem estudante que irá sentir na pele a realidade brutal do nazismo.

Lloyd conhece um grupo de alemães decidido a enfrentar Hitler ? mas será que eles estarão dispostos a trair o próprio país? Essas pessoas são vigiadas de perto por Volodya, um jovem russo com um futuro brilhante na Inteligência do Exército Vermelho.

De volta à Inglaterra, Lloyd sente-se irresistivelmente atraído pela esfuziante socialite americana Daisy Peshkov, símbolo de tudo o que sua família de esquerdistas mais despreza. Daisy, por sua vez, está mais interessada no aristocrata Boy Fitzherbert, piloto amador, festeiro contumaz e membro importante da União Britânica de Fascistas.

Em Inverno do mundo, como em outras obras de Ken Follett, a ficção se mistura à realidade, e figuras históricas, como Hitler, Goebbels, Oppenheimer e Stalin, se mesclam aos personagens cuja vida e morte estão nas mãos do autor.

Do incêndio do prédio do Parlamento alemão ao bombardeio a Pearl Harbor, da Espanha a Estalingrado, de Hiroshima a Nagasaki, o embate entre poderio militar e crenças pessoais afetará a vida de todo o mundo. Diante da maior e mais cruel guerra da história da humanidade, só restará a esperança.

ca ;) 05/07/2022

Perfeito! Bem melhor que o 1° na minha opinião. É um livro longo mas que te prende do início ao fim. A história é muito completa, rica em detalhes e com uma ótima trama! Você pode ter todos os sentimentos lendo um único livro. Ainda por cima está ligado com fatos históricos! Só senti falta dos campos de concentração aparecerem com mais detalhes no livro,mas mesmo assim um dos melhores livros que já li. Logo mais leio o último dessa trilogia maravilhosa!

Fabiana 26/06/2022

??
Mais uma vez impressionada com o talento de Ken Follett, a forma como ele consegue envolver a narrativa com a trama novamente muito rica. Esse livro demorou um pouco mais para engatar do que o primeiro o que não foi ruim de forma alguma. Não estou preparada pra finalizar essa tricologia e me despedir dessas família.

Lais 09/06/2022

WHAT A BOOK!
Terminei esse livro sentindo uma tristeza inimaginável, o que comprova que tenho problemas, pois dou 5 estrelas e favorito esse livro, sem sombra de dúvidas. O livro detalha cenas muito cruéis e muito verdadeiras. Achei o ritmo do segundo volume melhor do que o primeiro e o período da história também ajuda, pois a segunda guerra me prende mais o interesse do que a primeira. Ansiosa pelo terceiro e último.

Alexandre.Aranha 07/06/2022

Ótimo livro
Mais uma vez Ken Follet deu uma aula de escrita e história. Relata com detalhes (que muitas vezes embrulham o estômago) os dramas e horrores da segunda guerra. Fiquei chateado com a morte de alguns personagens, o que deu uma profundidade ainda maior para os sentimentos que o livro causa. Ansioso para começar o terceiro e último livro da trilogia.

Janaina 23/05/2022

Deliciosa aula de História
O segundo volume da trilogia O Século nos conta o antes, o durante e o depois da Segunda Guerra Mundial, com uma riqueza de detalhes digna de uma aula de História.

Os personagens que se tornaram conhecidos no primeiro volume da saga aparecem agora (muitos deles) acompanhados de seus descendentes, que reconstituirão tanto fatos conhecidos como os bastidores da segunda grande guerra.

À medida em que o autor insere os novos personagens na trama, e resgata memórias do 1º volume, vai nos mostrando como a semente do nazismo foi sendo plantada e como as grandes nações do mundo convergiram para este trágico episódio da história mundial.

Algumas considerações pessoais sobre este volume:

?Tinha a expectativa de que o livro, como tudo que costumo ler da 2ª guerra, focaria muito da realidade dos campos de concentração nazistas, mas achei a abordagem deste aspecto bem discreta, o que, avaliando depois, achei interessante, porque aproveitou o espaço para tratar de vários pontos até então por mim desconhecidos;

?A mistura de ficção com realidade, demonstrando a forma peculiar de atuação e a diferente época de ingresso de cada país na guerra, bem como a força da espionagem dentro de seu contexto foram, para mim, a cereja do bolo;

?A construção do romance neste volume, para mim, ficou aquém da trazida no 1º volume. Achei tudo idealizado demais, romantizado demais, menos verossímil, embora isso não tenha comprometido o valor da obra;

?Mesmo com uma história longa e complexa, a escrita do autor não deixa que a gente se perca no tempo e no espaço;

?Meu processo de leitura deste volume foi bem mais lento que o anterior, embora o número de páginas seja menor.

Mas, ao fim, a leitura é deliciosa, fluida e riquíssima! Já ansiosa pelo grand finale.

Elesania 22/05/2022

Esse gênero não é que costumo ler, mas vi a sinopse, me interessei pela história e não me decepcionei, o livro é fascinante.
Entrar de cabeça na época da segunda Guerra mundial e ver as atrocidades cometidas por todos te deixa perplexo e triste por todas aquelas vidas perdidas por causa de fanatismo político.
No livro vc vê em primeira mão a diferença entre os tipos de políticas instituídas em cada país, a democracia nos Estados Unidos a monarquia da Inglaterra o nazismo da Alemanha e o comunismo da União Soviética.
Mas há pessoas boas, pessoas que queriam uma vida melhor, uma política mais democrática para o povo. Que lutaram como poderiam para que o nazismo fosse existo da Alemanha.
LucAlio.CAmara 01/06/2022minha estante
Esse livro é único? Já li desse autor A chave de Rebeca e adorei a escrita dele. Quero ler dele "Nunca"

Elesania 01/06/2022minha estante
Não. Esse faz parte da trilogia O Século. Esse é o número 2, conta a história da segunda Guerra.
Vale super a pena ler. Já li os dois primeiros. Só estou dando um tempo para ler o último

Renata Rezende 12/05/2022

Incrível e maravilhoso!
É bom o tempo inteiro, todas as paginas!
Vou para o livro 3 ansiosa.

Leitura imprescindível para entender e aprender sobre nosso tempo e a história dele.

Sabri 08/05/2022

Maravilhoso
Agora a aula de história foi sobre a segunda guerra kkk embora essa guerra seja bem mais conhecida por nós, me vi surpresa com várias informações que desconhecia. E como sempre Ken Follet consegue fazer isso nos prendendo nos livros e amando cada pedacinho. Mais um livro genial desse cara foda demais.

Francisco 06/05/2022

No segundo livro da Trilogia do Século, a família britânica, alemã, russa e estadunidense enfrentam os horrores do nazismo e da Segunda Guerra Mundial.

Grasiela11 21/04/2022

Segunda guerra
Impressionante ver como o autor fez com que entrassem na segunda guerra mundial. Ver os vários lados de um mesmo fato nos faz entender melhor o que se passou neste ponto da história. Simplesmente fantástico.