10 décadas

Resenhas - 10 décadas

Antonio Odilon 28/05/2014

Um livro enorme

Por Antonio Odilon

O mais interessante do livro está nas fotos inéditas dos jogadores e da Vila Belmiro, também figurinhas retiradas das balas, chiclete ou barras de chocolate. Um livro enorme. Fantástico. A altura de um grande clube, apesar da cidade e instalações minúsculas, mas títulos e jogadores impressionantes.

Santos Futebol Clube, sua história é inacreditável e mesmo com equipes ruins nunca foi rebaixado e tem todos os nacionais possíveis desde 1959. Primeiro clube (bi)campeão da América e do Mundo. O único com um atleta dos atletas de um século.

Ricardo de Andrade 24/10/2022

Sobre o maior time de todos
Um livro deliciosamente clubista, lançado no ano do centenário do Santos FC. Sou muito suspeito pra lançar uma resenha ou crítica deste livro. Sou santista desde que eu me lembre. E tenho orgulho da história gloriosa e também trágica de um time que nasceu no litoral, longe das capitais e dos centros de crescimento da sociedade e ainda assim pôde rodar o mundo tendo o maior jogador de todos os tempos vestindo sua camisa.

Li esse livro em meio a fase mais horripilante que já vi do Santos enquanto torcedor. Mas a história conta e mostra. A agonia há de passar e seremos os melhores novamente. (E acabei de perceber, tão clubista como sou, apesar de admirador do futebol em geral, que esqueci de falar do livro em si, rs).