A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken Jostein Gaarder

Resenhas - A Biblioteca Mágica De Bibbi Bokken

Evelyn Ruani 20/01/2011

Fascinante!
"Os livros me dão as costas. Não para me rejeitar, como as pessoas: são convidativos, querendo apresentar-se a mim. Metros e mais metros de livros que nunca poderei ler. E sei: o que aqui se oferece é a vida, são complementos à minha própria vida que esperam ser postos em uso. Mas os dias passam rápido e deixam para trás as possibilidades. Um único desses livros talvez bastasse para mudar completamente a minha vida. Quem eu sou agora? Quem eu seria então?".

E eu descobri que também sou uma mulher estranha de vestido vermelho! O.o

Sim, eu me vi quase totalmente retratada em Bibbi Bokken. A sua paixão pelos livros, o fato de ela quase literalmente "babar" pelos livros em uma livraria como, segundo Nils (um dos protagonistas), se os livros fossem "chocolates ou marzipãs", e principalmente por ela amar o sistema decimal de classificação Dewey (eu também amo!♥) e ser bibliotecária.

O livro é totalmente fantástico. A forma como foi escrito através da troca de cartas entre dois primos que começam a querer desvendar os mistérios dessa mulher estranha de vestido vermelho faz com que você não consiga largar o livro. Principalmente porque no meio das cartas engraçadíssimas entre Nils e Berit contando as diversas aventuras por que passam os autores vão colocando valiosas informações sobre a história do livro. É fascinante! Entrou para os favoritos. Leitura totalmente recomendada!
Fe Sartori 03/08/2010minha estante
Também quero descobrir se sou uma mulher estranha de vestido vermelho *-*

Renata Céli 02/09/2011minha estante
Gostei da resenha! Também adorei o livro.

Alice Emilia CF 03/02/2013minha estante
tenho 12 anos... depois desta resenha também vou ler! ;)

Yumeko.Jabami 16/11/2020minha estante
Oi boa tarde, eu tenho uma prova sobre esse Paradidatico e eu não li, a senhora pode me dizer o que ocorre na Volta de Nils para Oslo e o que decide fazer a partir disso?

Lu Tibiriçá 15/06/2021

Amor por livros e letras
E daí que o livro é "considerado" infanto-juvenil? Li sem medo, afinal de contas é do Jostein Gaarder e o tema é o mais perfeito de todos: amor por livros, por biblioteca, por letras.
Escrever cartas. Começou assim para Nils e Berit, juntamente com um mistério a ser resolvido sobre uma tal biblioteca mágica. Imaginar a existência desse lugar já vale a leitura.
Uma leitura leve pra dias pesados e hostis.
Nina 20/06/2021minha estante
Só pela última frase já quis ler. Preciso de leveza.

Lucia | @lucia_esta_lendo 13/01/2021

Ele nunca me decpciona
Adoro a escrita de Jostein Gaarder.
Esse livro possui suspense, investigação, criatividade, parece até um livro policial em vez de um livro infantil.
Adorei o tema acerca de livros, bibliotecas, os mistérios da leitura, o modo de troca de cartas entre os primos. A reflexão sobre os livros, a criação de seus conteúdos e como são importantes para a humanidade foram excelentes. Ponto para Berit, adorei a menina.

sou_botelho 11/12/2020

A Biblioteca Mágica ...
Cartas, livros, poemas, suspense, imaginação e investigação. A história das bibliotecas e tudo que eu mais amo num livro só.

"Por isso eu gosto tanto de ler. Quando leio, de alguma forma me transformo em autor".

"Passeio pelas estantes da biblioteca. Os livros me dão as costas. Não para me rejeitar, como as pessoas: são convidativos, querendo apresentar-se a mim".

"Um livro é um mundo mágico cheio de pequenos símbolos que podem ressuscitar os mortos e dar vida eterna aos vivos".

"É incrível, fantástico e "mágico" que as vinte e seis letras do alfabeto possam ser combinadas de tantas maneiras, que elas encham com livros estantes gigantescas, levando-nos para um mundo que nunca tem fim e nunca cessará de crescer e se expandir, enquanto na Terra existirem humanos".

Michele.Sampaio 17/04/2018

A BIBLIOTECA MAGICA DE BIBBI BOKKEN
Mistério ou Magia, realidade ou sonho? É o que Nils, Beritt e Bibbi tentam decifrar.

Más será que vão conseguir?

E ótimo livro, pois contém enredo viciante e misterioso, e antes que digam “É daqueles mistérios cansativos”

Não! não é, ele te prende a um mundo cheio de magia, aventura e mistério sem ser cansativo e chato.

Sem falar nos personagens que foram bem projetados. “Beritt” a menina curiosa, atrapalhada, porém concentrada “Nils” corajoso, centrado e observador “Bibbi bokken” misteriosa e viciante.

Mas assim uma das melhores coisas é que o autor do livro é JOSTEIN GAARDER isso mesmo, jostein!

Um dos autores mais conhecidos, respeitado famoso e admirado !!

Tem como ser melhor? não, não tem!

Como nada é perfeito seria bem melhor se o livro tivesse a continuação, acho que esse é o único ponto negativo.

Tudo começa quando Nils compra um diário e uma mulher se oferece para pagar, quem se oferece para pagar uma conta?

Bom sem mais comentários é aí que o mistério surge, quem seria essa mulher?

Ou seja ponto positivo para o autor que desenvolveu essa história surpreendente em apenas 179 páginas.

Luh 17/04/2018minha estante

Emily.Wendy 17/04/2018minha estante
lindooooooooooooo
maravilosoooooooo

Fabio.Piantoni 19/04/2018minha estante
Michelle, tuas escolhas sobre leitura demonstram o quanto é sábia! Parabéns.

Yumeko.Jabami 16/11/2020minha estante
Oi, boa tarde, eu tenho uma prova sobre esse livro e a senhora pode me dizer as regras criadas por Brito para que se continue escrevendo as cartas? Por favor me ajude

Letícia 16/11/2011

Nils e sua prima Berit, decidem iniciar uma correspondência que acaba virando... Não vou contar! Se eu contar, estrago a leitura de vocês.

Nils e sua prima Berit, vivem em cidades diferentes na Noruega. Os dois passaram as férias juntos, na cidadezinha do interior onde Berit vive, mas Nils precisa voltar para a capital, Oslo, para o reinício das aulas. No caminho, porém, ele decide comprar um caderno, desses com capa dura e até chave, para escrever um diário e se corresponder com Berit. Assim, os dois poderão se manter em contato também durante o ano escolar, escrevendo um ao outro nesse “livro de cartas” que viajará pelo correio de lá para cá e de cá para lá.
Ao comprar o caderno, Nils topa com uma mulher muito esquisita, que estranhamente se oferece para ajudar a pagar a conta. Por coincidência, ou não, ela mora na mesma cidadezinha que Berit. Nils e Berit já haviam visto essa mulher, no período em que Nils estava passando as férias na casa da prima.
Nils escreve para Berit, no caderno de cartas, o caso da mulher muito esquisita que estranhamente se ofereceu para ajudar a pagar a conta. Berit lê o caso escrito pelo primo, e, resolve investigar. E assim começa a correspondência um tanto secreta entre os dois.

Quem seria essa mulher? Porque ela ajudou Nils pagar o livro de cartas?

Certo dia, Berit avista a "mulher esquisita", e, resolve segui-la. Assim, descobre a onde ela mora.
Entrando em casa, a "mulher esquisita" deixa cair um papel de sua bolsa. Berit espera a mulher entrar e depois pega o papel que está caído no chão. É uma carta. Ela abre e lê.
Ao ler a carta, Berit descobre que o nome da mulher esquisita é Bibbi Brokken. Lá, estava escrito sobre um Livro que se chamava a biblioteca mágica. Dizia que esse tinha sido publicado em Oslo em algum momento do ano que vem, e que era mais valioso do que o mais caro dos incunábulos. A remetente da carta era uma pessoa chamada Siri.

Quem é Bibbi? Quem é Siri? A data em que o livro foi publicado em Oslo era em algum momento do ano que vem. Como assim?

Nils e Berit queriam descobrir. E quanto mais eles descobriam, mais mistérios apareciam.

• Esse livro faz o leitor querer chegar até ao final, pois, quando um mistério é desvendado, surge outro e assim sucessivamente.
• Se comunicar através de um livro de cartas, pareceu ser bem legal.Deu até vontade de fazer o mesmo que Nils e Berit.

A história é puro mistério! Além de ter pequenos "ensinamentos" que podem ser aproveitados. O que exclui a possibilidade de ser um livro frívolo.
"A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken" é classificado como infanto-juvenil, mas nada impede que um adulto também leia.

=)

Clarice 29/04/2020

A biblioteca mágica de Bibbi Bokken
Eu adorei o jeito como eles descrevem os livros, eles dão um valor muito importante pra eles! Eu achei incrível! Uma ótima leitura, sinceramente esse livro é uma aventura!
Recomendo

Madi 07/04/2021

Uma história divertida e cativante. O estilo da narrativa e os protagonistas simpáticos levam a leveza e diversão da leitura. Com certeza um livro bem mais infantil mas ainda assim uma história legal.

Laís 01/05/2020

Delícia de leitura
Em forma de troca de cartas, dois primos escrevem uma história do imaginário infanto-juvenil. Achei uma gracinha, um pouco curto demais para meu gosto, mas a escrita do Jostein Gaarder me agrada demais, apesar de eu nunca identificar os lugares em que suas histórias se passam. Recomendo a adultos também, por ser leve e agradável. Bom para sair de uma ressaca literária, curtinho e fininho para levar na bolsa e ler enquanto espera alguma coisa.
Djulia Azevedo 01/05/2020minha estante
Adorei esse livro! ??

Rênemezio 31/01/2009

Achei fraco, geralmente gosto dos livros de Jostein que leio, mas esse não prendeu muito atenção,a chei besta e cansativo...

Andre Passos 15/06/2020

Se é Gaarden vale a pena
Embora o livro não traga abordagens tão filosóficas em seu enredo, como as demais principais obras de Jostein Gaarden, vale a pena voltar a ser criança e ficar curioso com a história de Nils e Berit, os quais conversam por cartas sobre um mistério, e a estrutura da primeira ( e maior ) parte do livro é inteira assim, carta após carta. O livro trata alguns assuntos interessantes voltados a própria área da literatura e também a área de letras, e adoça a magnificência de gostar de livros.

Renata Céli 18/07/2011

Adoro livros com temas voltados para bibliotecas e para os próprios livros.

Os protagonistas são duas crianças (Nils e Berit) que ficam trocando cartas tentando desvendar um mistério sobre uma biblioteca mágica. As cartas deles são fofas e engraçadas e mostram que eles têm muita imaginação e são muito espertos. Gostei muito de Nils e Berit! Além disso, o livro faz referências a obras clássicas, o que eu também adoro!

Também é possível encontrar diversas frases que chamam a atenção, uma delas é: “É incrível, fantástico e “mágico” que as vinte e seis letras do alfabeto possam ser combinadas de tantas maneiras, que elas possam encher com livros estantes gigantescas, levando-nos para um mundo que nunca tem fim e nunca cessará de crescer e se expandir, enquanto na Terra existirem humanos”. Depois que li essa frase fiquei pensando: Uau! Essa frase é fantástica! Nunca tinha pensado por esse lado!

É um tema apaixonante. Fiquei com vontade de ir para uma livraria ou uma biblioteca ficar olhando aquelas estantes de livros sobre diversos assuntos e ficar pensando em quais eu ainda tenho que ler.

Enfim, recomendo a leitura para todos aqueles que gostam de livros, bibliotecas ou ficar simplesmente admirando as estantes repletas de obras esperando para serem desbravadas...

Mari 17/11/2020

Jostein Gaarder é simplesmente incrível e esse livro com Klaus Hagerup é demais!
Tem mistério, uma história que prende e é cheio de situações inesperadas.
Pra quem de interessa pelo processo editorial de fazer um livro, eles também falam sobre isso (de uma forma bem diferente, mas vou parar por aqui pra não soltar nenhum spoiler).

Leiam, a escrita é viciante!

fuão_ 04/12/2020

Bom para iniciar a leitura aos jovens.
Digo de início que o livro é BEM previsível e que em certo ponto ele dá um pouco de sono e é arrastada mas no geral o livro é leve e beeem facinho de ler. Recomendo de mais pra pais incentivarem crianças/pré-adolescentes a lerem, infelizmente eu li obrigado na escola (de novo eu lendo livro obrigado pela escola) e eu já tinha por volta dos 13/14 anos então a leitura foi meio arrastada, ainda mais porque sempre li e nessa idade já tinha um tipo de leitura que me agradava bem definida então quando li esse livro não me surpreendi, mas foi rápido e leve de ler então por isso considero um livro razoável/bom.

Mateus Daversa 24/01/2021

Leitura suave e nostálgica
Gostei, uma leitura bem tranquila para relaxar e se divertir ao mesmo tempo que nos trás uma lembrança da infância. Jostein Gaarder consegue passar informações muito interessantes sobre os livros ao mesmo tempo que os descreve de modo nada ortodoxo nos deixando alvoroçados e ávidos pela leitura. Não sei se acontece com todos, mas durante a leitura dava vontade de correr para uma biblioteca e devorar todos os livros que existem! E quem sabe os que ainda não existem também...