A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken Jostein Gaarder

Resenhas - A Biblioteca Mágica De Bibbi Bokken

Sheila Natali 11/02/2022

Uma bruxa dos livros...
Uau! Uaaaauuu! Um livro que nos remete ( nós, apaixonados por livros) à infância. Nos vemos junto aos protagonistas, cheios de curiosidades e teorias conspiratórias. Infantil? Pode-se dizer que sim, mas recomendo para qualquer idade. Traz um suspense de tirar o fôlego. Nas corridas de Nils, esqueci de respirar. Nas empreitadas de Berit os nervos ficaram à flor da pele. E o final é surpreendente! Será que é bruxa? Será que há uma seita? Um crime? Qual é a verdade? E as referências de outras obras? Sensacional!
Tassio9 11/02/2022minha estante
Achei que era a biblioteca da meia noite ?

Evy 20/01/2011

Fascinante!
"Os livros me dão as costas. Não para me rejeitar, como as pessoas: são convidativos, querendo apresentar-se a mim. Metros e mais metros de livros que nunca poderei ler. E sei: o que aqui se oferece é a vida, são complementos à minha própria vida que esperam ser postos em uso. Mas os dias passam rápido e deixam para trás as possibilidades. Um único desses livros talvez bastasse para mudar completamente a minha vida. Quem eu sou agora? Quem eu seria então?".

E eu descobri que também sou uma mulher estranha de vestido vermelho! O.o

Sim, eu me vi quase totalmente retratada em Bibbi Bokken. A sua paixão pelos livros, o fato de ela quase literalmente "babar" pelos livros em uma livraria como, segundo Nils (um dos protagonistas), se os livros fossem "chocolates ou marzipãs", e principalmente por ela amar o sistema decimal de classificação Dewey (eu também amo!♥) e ser bibliotecária.

O livro é totalmente fantástico. A forma como foi escrito através da troca de cartas entre dois primos que começam a querer desvendar os mistérios dessa mulher estranha de vestido vermelho faz com que você não consiga largar o livro. Principalmente porque no meio das cartas engraçadíssimas entre Nils e Berit contando as diversas aventuras por que passam os autores vão colocando valiosas informações sobre a história do livro. É fascinante! Entrou para os favoritos. Leitura totalmente recomendada!
Fe Sartori 03/08/2010minha estante
Também quero descobrir se sou uma mulher estranha de vestido vermelho *-*

Renata Céli 02/09/2011minha estante
Gostei da resenha! Também adorei o livro.

Alice Emilia CF 03/02/2013minha estante
tenho 12 anos... depois desta resenha também vou ler! ;)

Yumeko.Jabami 16/11/2020minha estante
Oi boa tarde, eu tenho uma prova sobre esse Paradidatico e eu não li, a senhora pode me dizer o que ocorre na Volta de Nils para Oslo e o que decide fazer a partir disso?

Thamiris.Treigher 14/04/2024

A magia da infância, dos livros e das bibliotecas
Aquele livro leve, gostoso de se ler, que faz a gente acessar nossa criança interior, se permitir imaginar e fantasiar - e tudo com o toque especial dos livros e bibliotecas!

Não tinha como não ser um livro encantador! Em "A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken", nos aventuramos com as crianças Nils e Berit, primos que se veem em meio a um mistério.

Tudo começa em um estanho encontro em uma livraria, enquanto Nils comprava um diário para se comunicar com Berit, que mora em outra cidade. Porém, uma mulher misteriosa, chamada Bibbi Bokken se oferece para pagar a conta de Nils, e então uma sucessão de estranhos acontecimentos envolvendo Bibbi, o dono de um sebo em Roma, um vilão misterioso, livros e a Noruega começam a se tornar uma história de primos detetives.

Por meio das correspondências no livro de cartas, Nils e Berit começam a investigar todas os acontecimentos suspeitos. Essa investigação é maravilhosa, pois tem o toque da inocência infantil, do cenário mágico que envolve a história e origem dos livros, o processo de produção e catalogação nas bibliotecas, um certo realismo mágico e muito humor. É impossível não se divertir com essa dupla de primos! Afinal, quem é Bibbi Bokken e o que ela está planejando?

O desfecho é lindo!

Leve, encantador e mágico! ??

"Primeiro tive uma sensação horrível ao ver que há tantos livros que ainda não li. Mas então passou o pânico inicial e fiquei com uma sensação boa de pensar que existem muitos livros emocionantes esperando que eu os leia."
dosesdeliteratura_ 14/04/2024minha estante
Li esse livro quando criança, e AMEI!!!

Thamiris.Treigher 19/04/2024minha estante
Que legal!! É lindo, né? ?

Lu Tibiriçá 15/06/2021

Amor por livros e letras
E daí que o livro é "considerado" infanto-juvenil? Li sem medo, afinal de contas é do Jostein Gaarder e o tema é o mais perfeito de todos: amor por livros, por biblioteca, por letras.
Escrever cartas. Começou assim para Nils e Berit, juntamente com um mistério a ser resolvido sobre uma tal biblioteca mágica. Imaginar a existência desse lugar já vale a leitura.
Uma leitura leve pra dias pesados e hostis.
Nina 20/06/2021minha estante
Só pela última frase já quis ler. Preciso de leveza.

Gabriela3420 01/09/2022

A biblioteca mágica de Bibbi Bokken
Nils e Berit são primos e moram em cidades diferentes na Noruega, para manter o contato eles decidem se comunicar através de cartas (o livro se passa no início dos anos 90). Essa comunicação logo se transforma em uma investigação sobre uma excêntrica mulher chamada Bibbi Bokken que aparentemente tem uma biblioteca mágica de livros ainda não escritos.
Um livro infantojuvenil, super envolvente do início ao fim, de leitura breve e fluída porém com muitas camadas e ensinamentos para passar. Ao longo do texto o autor conta um pouco da história do livro e das bibliotecas, usando não só as cartas trocadas pelos primos mas também outros gêneros textuais como: poesia, crônica e teatro. Recomendo muito esse livro para os leitores de todas as idades, e também pra professores que queiram trabalhar o assunto literatura em sala de aula.

Dan Dan 19/12/2022

Em A biblioteca mágica de Bibbi Bokken, o grande herói é o livro e sua história, numa trama cheia de suspense e aventura. Resenha: O livro é divido em duas partes: O livro de cartas e A biblioteca. Num geral achei interessante mas não gostei muito

Vivian 06/07/2023

Sou fã do autor
Li O Mundo de Sofia há muitos anos atrás e lembro que adorei a narrativa do autor, sempre tentando passar um conhecimento dentro da história contada. Com a Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken não foi diferente. É um livro epistolar, onde duas crianças tentam desvendar a história de uma misteriosa mulher.
Essa história incita o amor pelos livros escritos e por aqueles ainda não escritos. Traz referências literárias, como Anne Frank, Ursinho Pooh, tudo com pano de fundo a lindíssima Noruega.

mnk0 06/01/2022

iSmAiLi ?????
finalmente terminei esse livro ?
Enfim,gostei muito da história do livro achei ela fora do padrão(pra um livro infanto juvenil), ambas as partes do livro são narradas pela a Berit e o Nils o que sinceramente deixou a história com um toque especial,uma coisa que me impressionou é que metade do livro, os protagonistas se correspondem por cartas e mesmo assim a leitura não ficou entediante.

judeaquino - @juentreestantes 10/03/2023

Um infanto-juvenil que vale a pena
O único infanto-juvenil que li no ano e curti! Alguns pontos negativos, mas muitos positivos

Minha nota: 3,5 ⭐⭐⭐✨ (de 5)
• 180 páginas
• Autor: Jostein Gaarder
• Editora: Companhia das Letras

📖 RESUMÃO DO LIVRO
Os primos Nils e Berit, de 12 e 14 anos, por morarem afastados, decidem escrever um diário de conversas enviando o caderno pelo correio.
Ao comprar o caderno numa livraria, uma mulher estranha se oferece para pagar, e a partir dai Nils e Berit começam a seguir a moça, investigá-la, e trocar as descobertas entre eles através das cartas.

🗣 MINHA OPINIÃO SOBRE A LEITURA:

📚 Foi um livro diferente de tudo que já li e bem interessante, muito pelo fato de que os personagens são crianças (ao mesmo tempo que isso deixa a história legal, acho que pode atrapalhar um pouco a leitura dependendo do seu gosto literário e de ritmo).

📚 Eu li bem devagar, apesar de a escrita não ser chata. Ele não me prendeu muito, mas realmente nos deixa curiosos para entender cada "mistério" da história e principalmente quem é essa moça misteriosa e quais são suas intenções.

📚 Acho que o mais bacana de tudo é o fato de ser um livro sobre livros e bibliotecas! Isso realmente me deixou maravilhada, e já digo que vale a pena para quem gosta desse estilo.

📚 Dois pontos que amei é que é um livro bem curtinho e fácil de ler e grande parte da história é em formato de troca de cartas (adoro!)

📚 Outra coisa bacana foram as referências: de autores, estudiosos da Biblioteconomia e mais. Por exemplo: conheci a Classificação decimal criada por Melvil Dewey por causa do livro. Nunca tinha ouvido falar dessa pessoa e depois fui pesquisar. Super bacana!

📚 É um infanto-juvenil que aborda, sobretudo, a paixão por Livros e pelo Ler. Quem é apaixonado por livros vai gostar 😉 - só é importante ter em mente que NÃO É adulto, então às vezes pode parecer meio "bobo", mas cumpre o objetivo, vale a pena!

📝 3 TRECHOS

• "Quem mantém os dois pés no chão não sai do lugar"

• "Quando leio um livro que gosto, parece que o que estou lendo faz meus pensamentos saírem voando do livro. De certa forma, o livro não é feito apenas de palavras, mas também por tudo o que invento quando leio."
_______________________________________

Vamos conversar sobre livros e leituras no Instagram? 🙃 Vem comigo: @juentreestantes

sou_botelho 11/12/2020

A Biblioteca Mágica ...
Cartas, livros, poemas, suspense, imaginação e investigação. A história das bibliotecas e tudo que eu mais amo num livro só.

"Por isso eu gosto tanto de ler. Quando leio, de alguma forma me transformo em autor".

"Passeio pelas estantes da biblioteca. Os livros me dão as costas. Não para me rejeitar, como as pessoas: são convidativos, querendo apresentar-se a mim".

"Um livro é um mundo mágico cheio de pequenos símbolos que podem ressuscitar os mortos e dar vida eterna aos vivos".

"É incrível, fantástico e "mágico" que as vinte e seis letras do alfabeto possam ser combinadas de tantas maneiras, que elas encham com livros estantes gigantescas, levando-nos para um mundo que nunca tem fim e nunca cessará de crescer e se expandir, enquanto na Terra existirem humanos".

fee_sechim 01/02/2022

???
Esse livro é um livro mais infantil, mas é muito bom KAKAKAKKAKA, eu adoroo!
É um suspensinho bem gostoso de ler!

Leiam KAKKAKAKAKAKA, mesmo que vcs não são crianças!???

Lucia | @lucia_esta_lendo 13/01/2021

Ele nunca me decpciona
Adoro a escrita de Jostein Gaarder.
Esse livro possui suspense, investigação, criatividade, parece até um livro policial em vez de um livro infantil.
Adorei o tema acerca de livros, bibliotecas, os mistérios da leitura, o modo de troca de cartas entre os primos. A reflexão sobre os livros, a criação de seus conteúdos e como são importantes para a humanidade foram excelentes. Ponto para Berit, adorei a menina.

Letícia 16/11/2011

Nils e sua prima Berit, decidem iniciar uma correspondência que acaba virando... Não vou contar! Se eu contar, estrago a leitura de vocês.

Nils e sua prima Berit, vivem em cidades diferentes na Noruega. Os dois passaram as férias juntos, na cidadezinha do interior onde Berit vive, mas Nils precisa voltar para a capital, Oslo, para o reinício das aulas. No caminho, porém, ele decide comprar um caderno, desses com capa dura e até chave, para escrever um diário e se corresponder com Berit. Assim, os dois poderão se manter em contato também durante o ano escolar, escrevendo um ao outro nesse “livro de cartas” que viajará pelo correio de lá para cá e de cá para lá.
Ao comprar o caderno, Nils topa com uma mulher muito esquisita, que estranhamente se oferece para ajudar a pagar a conta. Por coincidência, ou não, ela mora na mesma cidadezinha que Berit. Nils e Berit já haviam visto essa mulher, no período em que Nils estava passando as férias na casa da prima.
Nils escreve para Berit, no caderno de cartas, o caso da mulher muito esquisita que estranhamente se ofereceu para ajudar a pagar a conta. Berit lê o caso escrito pelo primo, e, resolve investigar. E assim começa a correspondência um tanto secreta entre os dois.

Quem seria essa mulher? Porque ela ajudou Nils pagar o livro de cartas?

Certo dia, Berit avista a "mulher esquisita", e, resolve segui-la. Assim, descobre a onde ela mora.
Entrando em casa, a "mulher esquisita" deixa cair um papel de sua bolsa. Berit espera a mulher entrar e depois pega o papel que está caído no chão. É uma carta. Ela abre e lê.
Ao ler a carta, Berit descobre que o nome da mulher esquisita é Bibbi Brokken. Lá, estava escrito sobre um Livro que se chamava a biblioteca mágica. Dizia que esse tinha sido publicado em Oslo em algum momento do ano que vem, e que era mais valioso do que o mais caro dos incunábulos. A remetente da carta era uma pessoa chamada Siri.

Quem é Bibbi? Quem é Siri? A data em que o livro foi publicado em Oslo era em algum momento do ano que vem. Como assim?

Nils e Berit queriam descobrir. E quanto mais eles descobriam, mais mistérios apareciam.

• Esse livro faz o leitor querer chegar até ao final, pois, quando um mistério é desvendado, surge outro e assim sucessivamente.
• Se comunicar através de um livro de cartas, pareceu ser bem legal.Deu até vontade de fazer o mesmo que Nils e Berit.

A história é puro mistério! Além de ter pequenos "ensinamentos" que podem ser aproveitados. O que exclui a possibilidade de ser um livro frívolo.
"A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken" é classificado como infanto-juvenil, mas nada impede que um adulto também leia.

=)

Michele.Sampaio 17/04/2018

A BIBLIOTECA MAGICA DE BIBBI BOKKEN
Mistério ou Magia, realidade ou sonho? É o que Nils, Beritt e Bibbi tentam decifrar.

Más será que vão conseguir?

E ótimo livro, pois contém enredo viciante e misterioso, e antes que digam “É daqueles mistérios cansativos”

Não! não é, ele te prende a um mundo cheio de magia, aventura e mistério sem ser cansativo e chato.

Sem falar nos personagens que foram bem projetados. “Beritt” a menina curiosa, atrapalhada, porém concentrada “Nils” corajoso, centrado e observador “Bibbi bokken” misteriosa e viciante.

Mas assim uma das melhores coisas é que o autor do livro é JOSTEIN GAARDER isso mesmo, jostein!

Um dos autores mais conhecidos, respeitado famoso e admirado !!

Tem como ser melhor? não, não tem!

Como nada é perfeito seria bem melhor se o livro tivesse a continuação, acho que esse é o único ponto negativo.

Tudo começa quando Nils compra um diário e uma mulher se oferece para pagar, quem se oferece para pagar uma conta?

Bom sem mais comentários é aí que o mistério surge, quem seria essa mulher?

Ou seja ponto positivo para o autor que desenvolveu essa história surpreendente em apenas 179 páginas.

Luh 17/04/2018minha estante

Emily.Wendy 17/04/2018minha estante
lindooooooooooooo
maravilosoooooooo

Fabio.Piantoni 19/04/2018minha estante
Michelle, tuas escolhas sobre leitura demonstram o quanto é sábia! Parabéns.

Yumeko.Jabami 16/11/2020minha estante
Oi, boa tarde, eu tenho uma prova sobre esse livro e a senhora pode me dizer as regras criadas por Brito para que se continue escrevendo as cartas? Por favor me ajude

Clafe 29/04/2020

A biblioteca mágica de Bibbi Bokken
Eu adorei o jeito como eles descrevem os livros, eles dão um valor muito importante pra eles! Eu achei incrível! Uma ótima leitura, sinceramente esse livro é uma aventura!
Recomendo