A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken Jostein Gaarder

Resenhas - A Biblioteca Mágica De Bibbi Bokken

Thamiris.Treigher 14/04/2024

A magia da infância, dos livros e das bibliotecas
Aquele livro leve, gostoso de se ler, que faz a gente acessar nossa criança interior, se permitir imaginar e fantasiar - e tudo com o toque especial dos livros e bibliotecas!

Não tinha como não ser um livro encantador! Em "A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken", nos aventuramos com as crianças Nils e Berit, primos que se veem em meio a um mistério.

Tudo começa em um estanho encontro em uma livraria, enquanto Nils comprava um diário para se comunicar com Berit, que mora em outra cidade. Porém, uma mulher misteriosa, chamada Bibbi Bokken se oferece para pagar a conta de Nils, e então uma sucessão de estranhos acontecimentos envolvendo Bibbi, o dono de um sebo em Roma, um vilão misterioso, livros e a Noruega começam a se tornar uma história de primos detetives.

Por meio das correspondências no livro de cartas, Nils e Berit começam a investigar todas os acontecimentos suspeitos. Essa investigação é maravilhosa, pois tem o toque da inocência infantil, do cenário mágico que envolve a história e origem dos livros, o processo de produção e catalogação nas bibliotecas, um certo realismo mágico e muito humor. É impossível não se divertir com essa dupla de primos! Afinal, quem é Bibbi Bokken e o que ela está planejando?

O desfecho é lindo!

Leve, encantador e mágico! ??

"Primeiro tive uma sensação horrível ao ver que há tantos livros que ainda não li. Mas então passou o pânico inicial e fiquei com uma sensação boa de pensar que existem muitos livros emocionantes esperando que eu os leia."
dosesdeliteratura_ 14/04/2024minha estante
Li esse livro quando criança, e AMEI!!!

Luiza 11/04/2024

Não vale a leitura
Quando sua prima tem que se mudar para outra cidade, Nils tem a ideia de se comunicarem através de um livro carta, mandando pelo correio toda vez.

Berit e Nils sempre se falam e estão seguindo Bibbie Bokken uma mulher estranha que eles acreditam que tenha uma biblioteca mágica. Cada um encontra Bibbi em lugares estranhos.

O livro que lemos é exatamente o livro que eles estão escrevendo e que vai ser lançado no futuro. Contém algumas reviravoltas inteligentes e teorias da conspiração, onde tudo parece interligado. É um livro inteligente e flui bem, pois não é pesado de ler.

É uma boa ideia para um livro, mas não achei muito bom, não recomendaria para alguém ler.

Lili 20/03/2024

Esperava muito mais
O início da leitura até é instigante, ainda mais com algumas referências literárias, mas depois do meio do livro começou uma perseguição um tanto chata até seu desfecho...Esperava mais da leitura e do autor.Foi uma leitura cansativa...

Bárbara 23/02/2024

Fui ler esse livro esperando uma bomba tipo "o mundo de Sofia" ou "o dia do curinga" (que inclusive está nos meus favs) e (obviamente) me descepcionei, não que o livro seja ruim, de jeito nenhum mas esperava mais.

Eu achei muito inteligente o plot e realmente gostei bastante mas não ao ponto de dar 4 estrelas (queria mais que bom mas não muito bom, n sei), mas apesar de tudo essa é uma leitura que vale a pena ler.

@vanessachrisostomo 04/02/2024

Bom...
Que livrinho bom de ler, apesar de ser infantojuvenil, achei bem divertida as cartas de Berit e Nil e a leitura fluída.

Tha Bertozzo 07/12/2023

Filosofia literária
Gaarder mais uma vez prova que pode desenvolver uma história simples mas com camadas complexas que somente podem ser exploradas ao final (literalmente) do livro.

Gosto de como a filosofia é o conhecimento prático são explorados em suas histórias e aqui não é diferente.

Deixo, caro leitor, o trecho mais marcantes do livro na opinião desta humilde leitora: ?Mas sabia que, por mais que eu lesse durante toda a minha vida, nunca conseguiria ler um milésimo de todas as frases que já foram escritas. Sim, pois há tantas frases no mundo quanto há estrelas no céu. E elas se multiplicam e se expandem continuamente, como o espaço infinito?

Nana 27/11/2023

Livro nr 60 do projeto "A volta ao mundo através dos livros"
País sorteado : "Noruega"

O livro tem uma história bem bonitinha com uma pegada de mistério, contado através de cartas por dois primos na faixa de 12 a 13 anos.
Por ser bem infanto- juvenil, não consegui me envolver com a trama, apesar de admitir que é bem escrito e até divertido.
Talvez se tivesse lido em outro momento eu tivesse gostado mais.

Milena Karla - Mika 29/10/2023

Fiquei sabendo que existe uma biblioteca/arquivo dentro de uma montanha ao ler este livro
Este é o terceiro livro que leio do Jostein Gaarder. Primeiro eu li O Mundo de Sofia (quando tinha 14 anos e estava perto de fazer 15, igual a personagem do livro, e foi um dos livros mais grossos que tinha lido até então; pela primeira vez, demorei mais de uma semana para ler um livro), daí li O Dia do Curinga (que gostei muito!), e agora, li A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken, que já estava na minha lista há anos.

Eu amei aprender mais sobre a Noruega! Como por exemplo, sobre a biblioteca que fica dentro de uma montanha em Mo i Rana que arquiva todos os livros, filmes, etc já produzidos na Noruega (só consegui encontrar detalhes ao pesquisar em norueguês no google - https://www.nrk.no/nordland/skal-bygge-100-nye-kilometer-med-hyller_-_-vi-skal-fylle-fjellet-med-gull-1.13731302) e os poemas curtos no livro são incríveis.

Quem mantém os dois pés no chão
não sai do lugar
– Tor Åge Bringsværd

Estava com saudade da escrita do Jostein Gaarder! Gostei muito do mistério, e principalmente do enorme amor e respeito pelos livros, expresso durante a história. Hoje em dia quase não se vê mais isso... A leitura e até a escrita de livros se tornou para muitos algo meramente comercial e de aparências, estratégias, e até ganância.

Onde está a magia de andar por uma biblioteca? Aquela reverência ao estar na presença das palavras escritas de autores que ainda estão aqui, e outros que não estão, mas que deixaram seus pensamentos e histórias conosco? E aonde estão os autores que se importam em contar histórias do seu coração de um jeito responsável, respeitando os leitores, e não com autoindulgência e desejo por 'fama e dinheiro o mais rápido possível'?

Poucas coisas me encantam mais que andar por uma biblioteca ou livraria bem abastecida, ler um clássico ou contemporâneo, e me teletransportar para outros tempos e mundos... Mas existe uma forma de fazer isso que é superior a outra. Quando você mesmo escolhe o que quer, ou um ser humano te recomenda um livro, é bem diferente de quando algum algoritmo te sugere um livro.

Sei que o livro não é sobre isso, mas acho que a sociedade atual recompensa demais o que não deveria, e as vozes mais sensatas, mais quietas, se calam, ou quando falam, não são ouvidas e divulgadas tanto quanto deveriam. É quase como se autores extrovertidos tivessem mais facilidade em ter sucesso, e seus livros têm capas coloridas e chamativas, com títulos que atiçam a curiosidade ou despertam o humor. Ou, autores que apelam para o "estranho", e acabam sendo vistos como cult. Mas e agora que todo dia são lançados dezenas ou centenas de livros assim, com excelente marketing? Como diferenciar um livro bom, de um livro bem divulgado com uma sinopse escrita por um expert em vender produtos? Encontrar bons livros hoje é um caso de tentativa e erro.

Esse livro do Jostein Gaarder não foi um 5 estrelas para mim, mas me lembrou de um tempo em que as histórias eram escritas porque precisavam existir, e não para virarem um "hit" que todos leem ao mesmo tempo. Histórias que eram escritas para durar, versus histórias da moda, que não acrescentam muita coisa.

E isso é vindo de uma pessoa que estudou biblioteconomia, devo acrescentar. Sempre amei os livros, e admirei os autores. Mas hoje vejo uma abundância de livros com muitas páginas que não dizem quase nada... Falta riqueza no conteúdo, profundidade, história e personalidade. E como as pessoas estão lendo menos, elas não sabem diferenciar uma boa história bem escrita de uma sem conteúdo e com faltas.

Acho que se o objetivo do Jostein Gaarder com esse livro foi fazer o leitor valorizar os livros, os autores que realmente se esforçam para escrever uma boa história, e as bibliotecas – no caso dos adultos, vendo-os através dos olhos de crianças – funcionou! Pelo menos comigo.

Mararamos 26/10/2023

Infanto juvenil mas bom
É uma gracinha de livro bem infanto juvenil, mas tem uma pegadinha de mistério é bonitinho o livro vale a pena para iniciar a meninada na leitura!!!

Jasmyn 09/10/2023

Não me lembro mais
Eu li esse livro para fazer um trabalho escolar na 8° série e hoje em dia estou no mestrado, não me lembro muito bem da história, mas lembro que gostei. Acho que foi o primeiro livro que li na vida.

ThiHenrique 14/09/2023

O autor é bom
Sabe quando você lê tudo de uma vez só?
Não cansa, não tem curvas pra baixa no ritmo da história, no clima do livro?

Esse livro é assim, dá pra ler despretensiosamente sem grande esforço.
Por outro lado também não vai te entregar nenhuma montanha russa de emoções.

Acho que a mesma história na visao de adultos daria um bom livro, ou talvez nem funcionasse pois a imaginação das crianças que faz esse funcionar. Mas me peguei pensando se não seria melhor a história mais adulta.