Rafaela

Rafaela Mariana Furiasse

Resenhas - Rafaela

Mulher dos Livros 20/08/2022

Seu corpo já é perfeito!
|Ela não tinha dimensão de quantas descobertas faria sobre si mesma após encontrar Simón.

?Afinal, o amor pode revelar nosso melhor ou pior lado não é mesmo?

? E foi exatamente isso o que aconteceu.

?Rafaela, a protagonista deste livro escrito pela autora argentina Mariana Furiasse, é uma adolescente de dezesseis anos, gorda, que enfrenta diversos conflitos, não só por estar na fase mais doida dos hormônios, mas principalmente por conviver com um combo destruidor para qualquer pessoa:

?falta de amor próprio e familiar;
?bullying;
?comparação com os outros;

? Esta história por ser narrada em primeira pessoa, faz a gente realmente mergulhar nos pensamentos da personagem. A pressão verbal das mulheres mais próximas a ela (mãe e irmã) é avassaladora.?

? Quando Rafaela se apaixona por Simón, o mundo dela ao mesmo tempo que ganha uma leveza, também transborda excesso de insegurança, duvidando a todo momento que ele pode se interessar por ela do jeito que ela é.

Traduzi alguns dos trechos mais marcantes:

?"Sempre me vejo horrível tentando entrar em alguma roupa da loja. A última vez, terminei chorando. Me angustia que nem sequer exista roupa para nós. É o cúmulo da discriminação."

?"Todo mundo associa magra a linda. Mas isso não é verdade."

?"Vejo as meninas do colégio comendo yogurt todo dia para estar magra feita uma vara. E se Simón sente coisas por mim, há um milhões de coisas contra isso."

? Essa foi uma leitura que eu gostei bastante, a autora não romantizou o bullying. O Simón não é a pessoa que "salva" a Rafaela do caos interno.

Como o tema principal do livro é o estereótipo de corpo, deixo a reflexão para todos nós:

?O quanto reforçamos padrões de 'corpo ideal' em nossas falas? O quanto fazemos para NÃO perpetuar essa cultura de opressão?

Livro: Rafaela (edição em espanhol)
Autora: Mariana Furiasse
Minha avaliação: ?????+?

Celina 26/06/2022

Increíble
💫Rafaela es una chica con muchas inseguridades con su cuerpo, la cual no se siente digna de ser amada por nadie, Además, comienza la adolescencia, en donde de a poco está descubriendose a si misma y también sobre los conflictos que están a su alrededor, como la ausencia de afecto de su mamá, la hermana que la presiona para adelgazar y hacer demasiadas dietas, se encuentra un poco por arriba del peso estandar, pero eso no es un problema.

💫Entretanto, Rafaela se percibe muy fea, las amigas de ella son muy tiernas, pero la chica siente envidia por no ser muy coqueta, no tener un novio, mucho menos opciones de ropas que le quepan para salir y bailar.

💫El desarrollo de la historia muestra la evolución de Rafaela y como siempre debe tener el amor proprio en primer lugar, además, tener en la consciencia que hay un patrón de belleza ideal, pero es aquel que le hace bien.

site: https://www.instagram.com/reel/Cd4CKQbAzmK/?utm_source=ig_web_copy_link

Marina 20/05/2016

O livro, que me acompanha desde meus 12 anos, conta a história da adolescente Rafaela Rivera, que, com dezesseis anos, enfrenta problemas de autoestima e se sente muito insegura em relação ao seu peso, o que a impede de interagir no colégio, ir em festas e baladas e se sentir confortável com seu corpo. A garota se sente invisível para toda a escola e não enxerga motivos para mudar essa situação. Sua companhia se restringe a três amigas, que apesar de se darem bem, não compartilham dos mesmo problemas de Rafaela. Seus fins de semana em geral são acompanhados pela televisão, um pote de sorvete e a companhia da cachorrinha Minerva.

A mãe e a irmã mais velhas são, segundo a garota, seu extremo oposto. Com roupas largas e postura acuada, Rafaela se destoa das duas beldades que circulam na casa, finas, esbeltas e bonitas. Sua insegurança a torna solitária e a fecha em um pequeno mundo, que nós leitores, temos a possibilidade de explorar de primeira mão e em primeira pessoa: o livro é como um diário de Rafaela, e como não podia deixar de ser, torna a leitura ainda mais deliciosa! Fica fácil e divertido ler sobre os pensamentos, detalhes e momentos da vida da personagem; Rafaela torna-se uma pessoa real, complexa e cheia de medos e dúvidas, como qualquer garota da mesma faixa etária.

A identificação com o leitor aumenta quando Simón, um garoto do colégio, aparece na história e causa ainda mais dúvidas que se misturam com emoções, desejos e uma luta maravilhosa, escrita de forma única, muito pessoal e extremamente sensível, de autoconhecimento e aceitação própria. A personagem escreve também sobre a saudade que sente do pai, que as abandonou quando ela era muito nova, deixando seu violino que a garota usa como um refúgio para externar suas emoções e sentimentos, mantendo a imagem do pai na música e na memória. Sua relação ruim e instável com a mãe a deixa carente e acentua sua busca pela imagem paterna.

O enredo se desenvolve acompanhando o amadurecimento de Rafaela, que, vencendo seus próprios preconceitos e barreiras psicológicas, passa a construir sua própria identidade, abrindo mão do estereótipo de beleza no qual não se encaixa. Relacionamentos, dúvidas, amizades e autoestima são alguns dos pontos tratados na narrativa instigante e sensível do diário de Rafaela, colocando o leitor em um plano íntimo e emocionante ao lado da adolescente…

---------------------------------------------

Confira as fotos e a resenha completa no site Depois Daquele Livro =)

site: www.depoisdaquelelivro.com.br

TatyFelix 28/11/2013

*_____*.
A Rafa é uma fofa, aliás acho que não iria gostar desse adjetivo.
Ela é uma menina de 16 anos, um pouco acima do peso oq torna-a super insegura e tímida.
Ela é daquelas que vivencia as experiências dos outros sem ter suas próprias, então começa a dar oportunidade a vida ao conhecer um menino super interessante.

site: https://www.facebook.com/bloccodenotas

Trindade 08/04/2013

O livro, narrado pela personagem principal, conta a história de Rafaela, uma menina que não se preocupa com o seu peso, mas com o peso do olhares. Livro tema diário(que é o meu tipo de livro predileto)contido romance, relacionamento com sua família, bullying, drama e o lidar com julgo. Uma menina que muitas das vezes só pode contar com o seu violino para descontar as frustrações. Uma história um tanto "fofa", ao decorrer é bem profunda e faz refletir, mas poderia ter um final um pouco melhor elaborado.

Maitê 03/05/2012

Eu amei o livro, mas que porra de final é esse?
Landa 12/05/2013minha estante
"Rafaela" era um dos meus paradidáticos na escola. Eu lembro que na prova, a professora fez uma questão em que a gente tinha que dar um final ao livro. É uma das poucas falhas que eu achei, por que eu lembro de ter gostado do livro.