Contos de horror do século XIX

Contos de horror do século XIX Júlio Verne...

Resenhas - Contos de Horror do Século XIX

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Suelli.coelho 14/04/2024

Tinha muitos contos que ja tinha visto no outro livro o de contos de horror do sec.XIX,mas mesmo assim valeu a pena rever e conhecer os novos contos que eu nao tinha lido e a maioria te deixa com aquela pulga atras da orelha

Graziele 05/03/2024

Pensei que seria mais assustador.

Meus preferidos:

A Selvagem
O amigo dos espelhos
A aia
A flor vermelha
O que foi aquilo? Um mistério ( ÓTIMO CONTO)
O cirurgião de gaster fell ( O MELHOR)

Akemi 29/02/2024

Se eu tivesse lido em e-book, certamente, teria desistido dele, mas li físico e me senti meio que obrigada a ler esses contos clássicos de autores igualmente clássicos. Confesso que não gostei das obras selecionadas. Curtas (algumas nem tanto), nada assustadoras, sendo algumas até de ROMANCE!! Acho que será a maior resenha que fiz/farei aqui. Dois meses (quase 3) para ler um livro de contos. Foi um dos livros mais frustrantes que já li já vida.

cristophxavier 17/02/2024

Reflexões de temas diversos
O livro conta com vários contos de renomados autores tratando de temas como família, amor, sociedade, fidelidade, lealdade entre outros. Leitura agradável que recomendo.

IvaldoRocha 16/02/2024

Se você gosta de contos de horror, vai se apaixonar.
Se é que se pode falar assim, talvez a única falha da edição seja a quantidade de contos, mas eles são tão bons que eu não saberia qual deles retirar, é claro que existem alguns que estão em várias edições de contos de horror, como “A Mão do Macaco”, “A Volta do Parafuso” tem até um muito bom de Tolstói, embora este seja primo do Tolstói famoso.
Outros contos inusitados e de autores que eu desconhecia, mas que não deixaram nada a desejar.
Alberto Manguel é antes de tudo um apaixonado pelos livros desde sempre e fez uma seleção muito boa misturando os mais conhecidos com contos pouco publicados.
Como disse pela quantidade de contos, 31, que fazem 547 páginas, as letras são um tanto pequenas o que dificulta um pouco a leitura, mesmo com as páginas amareladas. As bordas também são amareladas e o livro não possui orelhas.
Segue abaixo a relação dos contos, aproveitem....
1- A Mão do Macaco (W. W. Jacobs) 2- A Família do Vurdalak: Fragmento Inédito das Memórias de um Desconhecido (Aleksei Konstantinovitch Tolstói) 3- O Cone (H. G. Wells) 4- Os Lábios (Henry St. Clair WhiteHead) 4- A Última Visita do Cavalheiro Doente (Giovanni Papini) 5- A Larva (Rubén Darío) 6- A Fera (Joseph Conrad) 7- A Mulher Alta ( Pedro Antonio de Alarcón) 8- A Janela Vedada (Ambrose Bierce) 9- A Volta do Parafuso (Henry James) 10- O Chinago (Jack London) 11- A Falsa Esther (Pierre Louÿs) 12- A Tortura Pela Esperança ( Villiers de L'Isle Adam) 13- Frumm-flapp (Jules Verne) 14- Melück Maria Blainville, a Professora Particular da Arábia(Achim Von Arnin) 15- Morte na Sala de Aula (Walt Whitman) 16- A Casa de Bulemann (Theodor Storm) 17- Halá Branco (Lamed Shapiro) 18- Esperidião (George Sand) 19- O Travesseiro de Penas (Horacio Quiroga) 20- Os Fatos no Caso do Sr. Valdemar (Edgard Allan Poe) 21- uma Vendeta (Guy de Maupassant) 22- A Fava (Leon Bloy) 23- O Tarn (Hugh Walpole) 23- A Selvagem (Bram Stoker) 24- O Amigo dos Espelhos (Georges Rodenbach) 25-A Aia (Eça de Queiroz) 26- A Flor Vermelha (Vsévolod Mikháilovitch Gárchin) 27- O que Foi Aquilo? Um Mistério (Fitz-James O'Brien) 28-Bárbara da Casa de Grebe (THomas Hardy) 29- A Casa Mal-assombrada (Edith Nesbit) 30- O Cirurgião de Gaster Fell (Arthur Conan Doyle) 31- O Caça Carniça (Robert Louis Stevenson)

Renato375 15/12/2023

Selecionados por Alberto Manguel, Contos de Horror do Século XIX", oferecem uma montanha-russa literária através do terror clássico. Reúne contos arrepiantes de autores renomados como Poe e Shelley, conduzindo os leitores por mansões assombradas, cenários sombrios e encontros com personagens que habitam o imaginário do século XIX.

Essa coletânea não é apenas uma viagem ao lado mais sombrio da literatura, mas também nos presenteia com historias que fazem a espinha arrepiar, e nos guia por um passeio reflexivo sobre como o medo, tão habilmente tecido nessas narrativas, continua a inspirar e intrigar leitores ao longo do tempo.

Uiara 06/12/2023

Um belo compilado
Demorei cerca de 2 meses para concluir esse livro, porque são muitos contos mesmo e acaba sendo cansativo ler tudo na sequência. A seleção do Alberto Manguel é maravilhosa, com autores super conhecidos como Poe, Verne, Doyle, Wells, Stoker, e outros não tão conhecidos do público brasileiro. Sobre os contos, considerei alguns excelentes, que me causaram verdadeiro horror, como "Os lábios", "A mão do macaco", "A família do Vurdalak", "A fera", "Os fatos no caso do Sr. Valdemar" e "A mulher alta", para citar alguns. Contudo, alguns outros não me agradaram tanto. Contrariando a opinião geral, odiei fortemente "A volta do parafuso", pela demora na evolução dos fatos e pelo estilo da escrita de deixar tudo nas entrelinhas e pelo melindre das empregadas em abordar as coisas com clareza (entendam, tenho TEA, pra mim isso não flui). Sei que era o estilo corrente da época, mas é irritante demais.

Thiago.Silva 22/11/2023

Ótimo livro de contos
Como todo livro contos, tem contos muito bons, medianos e alguns maçantes rs. Mas no geral eu gostei da seleção feita pelo Alberto Manguel. Recomendo

Ronny 02/11/2023

Assustadores (para a época)
Vim por recomendação de uma youtuber querida que acompanho e ela falou tão bem que tive que iniciar a leitura o quanto antes. Confesso que os contos não foram taaaaão assustadores, mas me colocando na mente daquela época, com certeza tiveram um impacto gigantesco. E em relação à curadoria, o Manguel não deixou a desejar, porque só tem nome de peso. Recomendo a leitura pra quem está numa ressaca literária, os contos são na sua grande maioria curtos!
Graziele 26/01/2024minha estante
Feltrin?

bobbie 23/10/2023

Para degustar.
Sou consumidor inveterado de narrativas de horror ou terror. Amo imergir nas atmosferas sombrias e macabras. É um lugar literário para onde gosto de viajar. Confesso que tenho predileção pelo macabro, pelo sobrenatural, o monstruoso, as histórias do além-tumulo. Esta coletânea até tem desses contos, mas vários deles são sobre os horrores que nós, mesmos, seres humanos, provocamos, por vezes intencionalmente. Levei três meses lendo essa coletânea, que tem cerca de 35 contos. E vale a pena. Uma curiosidade: embora o título diga que os contos de horror são do século XIX, muitos deles são mesmo é do século XX

Daiane316 21/10/2023

Uma excelente curadoria!
Em contos de horror do século XIX, Alberto Manguel nos apresenta uma curadoria impecável de diversas formas do horror na literatura, e diria também na cultura retratada nas histórias. O horror sobrenatural, o humano e o psicológico são um prato cheio pra amantes do gênero da boa prosa. Adorei ver a faceta de alguns autores, como o de Verne que é mais conhecido pelo sci-fi, por exemplo. Um excelente compilado, recomendo de olhos fechados.

Francisco.Guimaraes 17/10/2023

????Nem tão assustadores, mas ainda assim interessantes
Se formos levar em conta apenas o critério terror-medo, o único conto que despertou aquele calafrio sinistro foi o primeiro ?A pata do macaco? que faz um jogo muito interessante com o que não é visto.
Amanda Cabral 25/10/2023minha estante
É que no começo do livro ele explica que terror e horror são coisas diferentes. Então entendo que o livro não pretende dar medo, mas algo mais parecido com o asco/nojo.

R3y 13/01/2024minha estante
Estou lendo, já li dois contos, do Walt Whitman e do Jack London.

Renata_ Pandora 13/10/2023

Boa seleção de contos. Alguns melhores que outros, como é de se esperar de uma seleção. Até agora nenhum superou o primeiro, que é fantástico.

Diego / @blogdiscolivro 04/10/2023

"É muito mais fácil pronunciar a palavra loucura do que encontrar explicações para certas coisas que se passam na Terra"
Horror é um gênero que foi muito importante na minha trajetória enquanto leitor. Além de ser um dos responsáveis por despertar o meu gosto pela leitura, houve uma época em que o gênero dominava a minha estante. Aos poucos, porém, as leituras foram ficando mais espaçadas e, dando lugar a outros estilos, o horror acabou ficando relegado às prateleiras inferiores, com leituras cada vez mais esporádicas. Mas nunca deixei de gostar inteiramente e, buscando uma reaproximação, resolvi encarar este livro que já estava encalhado havia algum tempo na minha estante. E como me arrependi de não ter lido isso antes!

Com curadoria de Alberto Manguel, o volume reúne 33 narrativas curtas (algumas nem tanto) que exploram os diferentes meios de se provocar repulsa, asco e medo. Artefatos amaldiçoados, vampiros, pragas, possessões demoníacas, mansões mal assombradas, o mundo dos sonhos e o enigmático desconhecido... O cardápio é vasto e não se atem ao sobrenatural, afinal, o que é o fantástico perto da perversidade humana? Aqui, a ganância, a inveja, o ódio e o amor não correspondido muitas vezes guiam pessoas às raias da loucura, levando-as a cometer os atos mais perversos e hediondos. Além de aspectos fantásticos e psicológicos, a obra também explora contextos históricos como a Revolução Industrial, a Inquisição, o Pogrom russo e a Revolução Francesa, reforçando a existência do horror dentro da nossa sociedade ao longo da história.

Cada narrativa é precedida por um breve texto de apresentação do tradutor, que varia de acordo com o conto. São histórias de altíssimo nível e que cobrem diferentes estilos, épocas e nacionalidades, ideais de se ler antes de pegar no sono (garantia de bons sonhos!). Algumas das minhas favoritas foram: "A última visita do Cavalheiro Doente", "A fera", "A casa de Bulemann", "O tarn", "O amigo dos espelhos", "O que foi aquilo? Um Mistério" e "Os fatos no caso do Sr. Valdemar" (que eu já devo ter lido uma meia dúzia de vezes e nunca deixa de me impactar). Minha única ressalva, não por cinta da qualidade, fica para "A volta do parafuso", que, com mais de cem páginas, destoa completamente do todo, soando cansativa em meio às narrativas mais curtas. Além de injusto com a novela de James, só serviu pra cansar o leitor encaixá-la aqui. Bola fora!

Com nomes consagrados como Poe, Wells, Conrad, Bierce, James, Verne, Maupassant, Stoker, Doyle, Stevenson e outros não tão conhecidos do público brasileiro, a obra traz horror para todos os gostos e se revela uma ótima porta de entrada para aqueles que desejam adentrar o gênero, bem como uma peça indispensável na estante dos já aficionados. E aqueles que acham que história de terror é tudo igual - "só pra assustar" - terão uma grata surpresa ao se deparar com as camadas filosóficas, psicológicas e sociais por trás dos contos aqui presentes. É o tipo de livro para se degustar aos poucos e se regalar com algumas das melhores narrativas de horror que o século XIX nos deu. A coletânea integra a charmosa "coleção listrada" da Cia. das Letras, que tem como marca registrada as traduções renomadas e um formato acessível que, fugindo ao luxo, prioriza a experiência de leitura. Leitura essa mais do que recomendada!

site: https://discolivro.blogspot.com/

Gabriela 05/09/2023

Eu demorei taaaaaaanto para ler esse livro! E no final só queria acabar, mas gostei da maioria dos contos. A Volta do Parafuso, maravilhoso, lendo pela segunda vez após uns 10 anos. A Mão do Macaco, um clássico muito atual, que lida com os sentimentos comuns do ser humano, como a ganância! Vou citar os que gostei mais, apenas para minha lembrança futua, para quem sabe ler novamente: A Família do Vurdalak, A Janela Vedada, A Janela Vedada, O Cirurgião de Gaster-Fell, O Tarn, entre outros.

1 | 2 | 3 | 4 | 5