Contos de horror do século XIX

Contos de horror do século XIX Júlio Verne...

Resenhas - Contos de Horror do Século XIX

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Francisco.Guimaraes 17/10/2023

????Nem tão assustadores, mas ainda assim interessantes
Se formos levar em conta apenas o critério terror-medo, o único conto que despertou aquele calafrio sinistro foi o primeiro ?A pata do macaco? que faz um jogo muito interessante com o que não é visto.
Amanda Cabral 25/10/2023minha estante
É que no começo do livro ele explica que terror e horror são coisas diferentes. Então entendo que o livro não pretende dar medo, mas algo mais parecido com o asco/nojo.

R3y 13/01/2024minha estante
Estou lendo, já li dois contos, do Walt Whitman e do Jack London.

Yad Epilef 25/10/2009

Recomendado!
Essa coletânea se difere de outras lançadas no Brasil, tanto pelo tamanho, quanto por ter um tradutor pra cada conto, e este faz uma pequena introdução pro conto traduzido, abordando pontos sobre o conto, autor ou época que foi escrito, enriquecendo a leitura.
Jacy 06/08/2012minha estante
Nossa, o livro por si só já parecia ser incrível, agora, com essa informação que cada conto tem uma introdução explicando parece ainda melhor!! Vou ler, com certeza!!

cristophxavier 17/02/2024

Reflexões de temas diversos
O livro conta com vários contos de renomados autores tratando de temas como família, amor, sociedade, fidelidade, lealdade entre outros. Leitura agradável que recomendo.

Maria290 18/11/2022

*inserir música clássica de suspense*
Comecei a ler esse livro com as expectativas lá em cima, estava realmente muito empolgada, e posso dizer que não me decepcionei! É claro que alguns contos são melhores que outros (inclusive achei meio chato o fato do maior conto de todos não ser tão legal...), porém, acredito que seja uma leitura que valha muito a pena pra quem curte suspense e terror (ah, e paciência com a linguagem em alguns contos e, também, com os aspectos um tanto quanto machistas e preconceituosos, estamos falando de século XIX aqui...).
Faço uma crítica ao título do livro (como estudante de História, não pude deixar de ficar incomodada com isso...): nem todos os contos foram feitos no século XIX, vários foram feitos já no século XX...
Mas, enfim, deixo agora o título dos contos de que mais gostei:
*A Janela Vedada
*O Chinago
*Morte na Sala de Aula
*Halá Branco
*Uma Vendeta
*A Fava
*O Tarn
Também fiz um estudo astrológico com esse livro e cheguei à conclusão de que a maioria dos autores de horror são ou de Virgem, ou de Capricórnio, ou de Escorpião...
É isso!

Adri 04/06/2010

um livro com contos de horror que são item básico numa coletânea com essa proposta, o que torna essa coletânea uma das mais completas a respeito do gênero, senão a mais completa. destaque para o conto "o travesseiro de penas", ele é conciso tem um final surpreendente e assustador que poucas histórias de horror conseguem proporcionar, mas deveriam!

Lydia.Fernnanda 07/04/2020

Contos de horror
São 34 histórias, dessas eu já tinha lido 3, O travesseiro de penas de Horácio Quiroga, Os fatos no caso do Sr Valdemar de Poe, e o Rapa Carniça que na verdade é O ladrão de corpos de Robert Lowis Stevenson. Essas três histórias bem populares e que eu amei.

A maioria das histórias não causa medo, mas sim outras sensações. Eu dei 4 estrelas porque algumas das histórias não me agradaram tanto, algumas outras achei interessantes, mas gostei da maioria.

Pra mim a pior história do livro foi disparado "A volta do parafuso", eu realmente não sei se eu quero ler alguma coisa de Henry James de novo kkk, achei extremamente arrastada, poucos momentos na história me causaram alguma emoção seja lá qual for , os diálogos das personagens principais parece ser algo que não vai levar a lugar algum, alem de o final ficar meio que em aberto. Foi um parto terminar essa história e é a maior do livro, quando terminei de ler ela até fiquei sem pegar no livro por vários dias ..

Os contos têm uma variedade enorme de temas , tem pessoas mortas por engano, gente que fica louca, sonhos loucos, assassinatos, vingança, alguma histórias tem elementos fantásticos, outras 100% realistas e etc..

Vou citar algumas histórias que gostei abaixo:

A mão do macaco
A selvagem
O que foi aquilo um misterio
A casa Bulleman
O travesseiro de penas
Os fatos no caso do Sr Valdemar
O Chinago (o título se refere a uma pessoa)
A tortura pela esperança
A mulher alta
A janela vedada
Frumm-flapp (O título se refere ao barulho do vento e da chuva, a grosseria do personagem principal nessa histórias é tão grande que pra mim chegou a ser cômico!)
A última visita do cavalheiro doente (muito interessante!!)
O amigo dos espelhos
Esperidao (amei a descrição dos cenários, muito louco)
O hala branco (depois de muito pesquisar descobri que hala é um tipo de pão)
A fava (é uma história que tive que pesquisar pra entender também, parece que antigamente na França no dia de Reis o povo tinha a tradição de colocar uma fava (tipo de feijão) dentro de um bolo e a pessoa que achasse teria algum benefício, prêmio, ou coisa do tipo)
A larva (é legal mas não entendi o final ou o que tem a ver o título com a história)

É isso, recomendo o livro.
Peter L. Price 07/04/2020minha estante
Olá, Lydia. Boa noite. Estou de pleno acordo com você em relação à resenha e às histórias. A do Henry James tida como um clássico foi bem sacana. Li com muita força de vontade. Ô trama arrastada. Melhor é o filme dos anos 50 roteirizado por Truman Capote com o título " Os Inocentes". Esse filme é impecável.

Lydia.Fernnanda 11/04/2020minha estante
Nunca vi esse filme, vou procurar!!

Peter L. Price 11/04/2020minha estante
Olá, Lydia. Boa tarde. Eu tenho uma cópia em dvd lançada pela Versátil Home Vídeo. Mas creio que ela possa ser vista no YouTube.

Uiara 06/12/2023minha estante
Também odiei demais "A volta do parafuso", lia na força do ódio, tentando jogar o livro na parede :D, Qual o problema da bendita preceptora falar dos problemas diretamente com as crianças, eram de açúcar e iam derreter? Melindre do cão!

Peter.Molina 25/01/2023

Contos de todos os estilos de horror
Esta seleção de contos de horror escolhida por Alberto Manguel merece ser conhecida. Como todos os livros de contos existem altos e baixos, mas a maioria cumpre o que promete,entregando suspense original e alguns plots muito bons. Destaque aqui para o clássico A pata do macaco, Os lábios, A fava,a Casa de Bulemann, e o excelente A selvagem de Bram Stoker,mesmo autor de Dracula. Ressalto aqui que a obra A volta do parafuso de Henry James está no livro, destoando do tamanho médio considerado pra um conto.

G_Mateus 05/12/2021

A cada livro de coletâneas de contos que finalizo, mais me sinto atraído por esse gênero. No início deste, Alberto Manguel traz uma introdução à história do horror, apresentando-nos a este tema que esteve presente em diversas sociedades históricas, citando desde a antiquíssima Epopéia de Gilgamesh até o mais recente H.P. Lovecraft.; além de expor algumas definições para o gênero horror e diferenciá-lo do terror, conforme Ann Radcliffe.

Tudo isso instiga o leitor e cria expectativas sobre o que está por vir. As quais já são alcançadas logo no primeiro conto, A mão do macaco, de W.W. Jacobs, e se mantêm altas com o segundo, A família do Vurdulak, de Aleksei K. Tolstói.

Claro que há alguns contos que impressionam menos que outros, mas os temas prometidos estão todos presentes: os mais tangíveis, como "seres monstruosos, fantasmas, cemitérios, magias, ruínas, mistérios da ciência, aparições horripilantes, cadáveres..." e também aqueles mais íntimos, "os terríveis milagres: a certeza da sepultura, a armadilha da loucura, a perda do que nos é querido, o fim do amor, sentimentos violentos e ambíguos...".

Destaco aqui os que mais me chamaram a atenção, uns mais pela narrativa, outros mais pelo desfecho, mas todos com certeza pelo horror:

W.W. Jacobs - A mão do macaco
Hugh Walpole - O Tarn
Bram Stoker - A selvagem
Thomas Hardy - Bárbara, da casa de Grebe

ThayAvalon 04/07/2023

Se alguém souber de mais livros com compilados de contos góticos ou vitorianos por favor me indiquem.
Esse livro vai funcionar pra 2 tipos de pessoas: 1) As que gostam de escritos góticos, do terror /horror gótico escrito a décadas atrás e 2) Pra quem quer ter o primeiro encontro com alguns autores, saber como é a escrita deles visando que são inúmeros , e até pra descobrir mais sobre os autores que gosta.
Acredito que nem todo mundo vai gostar do horror aqui, pq é uma escrita gótica , antiga, eu amei, mas tem uns que não amei tanto , foram beeeeem meia boca, mas num todo é um livro 5 estrelas" favorito nessa categoria"

Pandora 20/06/2018

Primeiro, a diferença entre TERROR e HORROR segundo a Wikipédia:
"Terror é geralmente descrito como o sentimento de medo e expectativa que precede a experiência horrível. Por outro lado, horror é o sentimento de repulsa que geralmente ocorre depois de algo assustador é visto, ouvido ou experimentado. É a sensação que se tem depois de chegar a uma realização terrível ou experimentar uma ocorrência profundamente desagradável. Em outras palavras, horror está mais relacionado a ficar chocado ou assustado (sendo horrorizado), enquanto o terror está mais relacionada à ansiedade ou medo. Horror também pode ser definido como uma combinação de terror e repulsa."

Não é novidade nenhuma que, num livro de contos, em geral alguns são bons e outros ruins - ou menos bons. Mas devo reconhecer que esta coletânea é muito, muito boa! Talvez eu não tenha gostado tanto de um ou dois contos, mas se eu relê-los posso mudar de ideia. A qualidade deste livro é excelente!!!

Além do elevado nível das narrativas, a tradução reúne feras como: Rubem Fonseca, Moacyr Scliar, Milton Hatoum, Rubens Figueiredo, entre outros. Há uma pequena introdução à cada conto, apresentando o autor e a narrativa a seguir.

Gosto bastante da capa; a fonte não achei desconfortável (li quase sempre à noite); só lamentei que minha edição não tenha orelhas, o que me incomoda um pouco: os cantos da capa e contracapa ficam mais judiados.

Este "Contos de Horror" começa assustador com "A mão do macaco" - um conto que venho querendo ler há muito tempo -, dá uma amornada lá pela quinta narrativa... mas logo volta a esquentar. Devo dizer que eu pulei "A volta do parafuso" porque já havia lido a história. Até quero relê-la, mas em outra oportunidade. Então eis que chego ao conto "O chinago", de Jack London. Que conto é aquele?! Simplesmente magnífico em seu horror real, injusto e triste.

Eu estava anotando os contos de que mais tinha gostado mas era quase o livro todo(!) rs... então cito os que mais me impressionaram:

A mão do macaco (W. W. Jacobs)
O chinago (Jack London)
A tortura pela esperança (Villiers De L?Isle Adam)
O travesseiro de penas (Horacio Quiroga)
A fava (Léon Bloy)
O tarn (Hugh Walpole)

Histórias que eu já havia lido em outros livros:

A volta do parafuso (Henry James)
Os fatos no caso do sr. Valdemar (Edgar Allan Poe)
A selvagem (Bram Stoker), um conto que eu amo, muito sombrio!
O cirurgião de Gaster Fell (Arthur Conan Doyle)
O rapa-carniça (Robert Louis Stevenson)

Livro mais do que recomendável!!!

Ana 06/11/2022

Na sua opinião, qual é o maior fundamento do horror?
Esse livro lançado em 2005 é uma Compilação de 33 contos de horror de diversos tamanhos e estilos escolhido pelo escritor, tradutor, ensaísta e editor argentino e atualmente cidadão canadense Alberto Manguel. Alguns autores são muito famosos nesse gênero como Poe, Stevenson, Bram Stoker, Guy de Maupassant, outros nem tanto como Edith Nesbit, Eça de Queiroz, Giovanni Papini entre outros.
Eu achei a maioria dos contos não é de horror. Inclusive em muitos me perguntei porque tinha sido escolhido para essa antologia. Eu não sei se o autor fez aquela distinção que a Ann Radcliffe faz entre terror e horror onde o terror é encarado como um medo psicológico enquanto o horror é relacionado a ojeriza e violência gráfica. Mas achei que grande parte dos contos não tem muito nem de horror nem de terror. Pareciam muito mais relacionados a relacionamentos humanos e questões de ciúmes, ética e justiça do que realmente medo. Mas é um bom livro. E uma boa porta de entrada para ler contos devido a sua variedade de contos.

David 16/10/2020

O conceito de horror mudou bastante em 200 anos...
Fui até a metade com coração aberto. Mas não tem graça, nem medo, nem nada. O único benefício foi ter conhecido o conto que deu origem à séria "A Maldição da Mansão Bly". De resto, parecia que eu tava lendo romantismo brasileiro pra quinta série... :(
Marcos Mateus 28/11/2022minha estante
To na pagina 90, n gosto de abandonar livro, mas ta dificil continuar rs até agora n li um conto interessante todos parecem sem graça, com um final horroroso

Marcos Mateus 28/11/2022minha estante

Cinara... 14/06/2020

"Sei, todavia, que o diabólico Tertuliano foi inquietado pela justiça por ter inserido nos enormes flancos daquele bolo amendoado o coração de sua mulher, o pequeno coração em putrefação da deliciosa Clementina." A fava - Léon Bloy

Então mais 1 ano pra finalizar leitura hahaha, abandonei e voltei decidida, o fato é que cansa, tem contos muito muito legais e outros bem chatos, favoritaria o livro mas ainda em dúvida, caso daqui 1 ano ainda tenha recordações dos contos que gostei ai favorito;)

Lucas 24/10/2016

Eu esperava q o livro me desse sustos, medo. Demorei um pouco para compreender que o horror vai além disso. O horror é o choque, a incredulidade, das inconsequências, principalmente das ações humanas, que posso dizer que é o assunto principal do livro.

Alguns contos eu achei fracos. mas na maioria eu gostei de todos. Como o livro tá difícil de.achar, talvez possam.procurar na internet alguns contos dos quais eu mais gostei
O Chinago
A mão do macaco
Bárbara, da casa de Greve
O cirurgião de Gastee Fell
O que foi aquilo? Um mistério
O rapa-carniça
A sua
A selvagem
O cone
A família do vurdalak
Frumm-flapp
Os fatos no caso do senhor Valdemar
O tarn
Deborah 23/12/2016minha estante