Cidade das Estrelas

Cidade das Estrelas Mary Hoffman

Resenhas - Cidade das Estrelas

ThaisTuresso 17/09/2012

Viagem no tempo, eu adoro!
Alguém lembra da resenha de "Cidade das Máscaras" que fiz aqui? Quando vi que a Editora iD tinha lançado a sequencia não hesitei em pedir para resenhar, todos sabem que amo livros que tenham como mote e tema a viagem no tempo e esse é tão diferente das outras viagens é mais rico e trabalhado, uma verdadeira obra prima, não nego elogios à autora e pela série fantástica que tem sido até agora, e esta continuação não decepciona de forma alguma.

Começamos conhecendo Geórgia, uma garota diferente em sua aparência descuidada (cabelos curtíssimos e piercing na sobrancelha) e que ama incondicionalmente os cavalos. Adora suas aulas de equitação, pois assim pode cavalgar e espairecer de seus problemas, vive com a mãe e o padastro e seu odioso meio-irmão.

Sua vida é complicada e será totalmente diferente após a aquisição de um mini cavalo alado, uma miniatura belíssima que levará Geórgia ao mundo de Rêmora, onde Lucien (agora Luciano) está, seu antigo ex-paquera, ela simplesmente vai dormir imaginando um mundo sem problemas, onde queria apenas cavalgar e... puf! Lá está ela em Rêmora.

Os personagens viajam através de talismã, onde os Stravagantes deixam para que possam viajar no tempo, dormem em sua época e acordam em seu mesmo corpo (mas sem sombra) em outro mundo, e em séculos anteriores ou futuros.

Continuando com a história enredada no livro anterior, desta vez temos um nascimento especial: um cavalo alado, que nasce de século em século e é lenda. A autora não perdeu o fio da meada e é absurdamente impressionante como ela conseguiu inserir novos personagens sem alterar a trajetória e foco principal, impressionável!

A leitura é medianamente complexa, mas, um leitor voraz não terá dificuldades em assimilar a história e prosseguir com a leitura, as descrições são importantes para a construção das épocas, os mistérios são intrigantes e a leitura termina rapidamente, um passe de mágica.

Se você ama histórias maravilhosas, surpreendentes e a viagem no tempo, não pode deixar de acompanhar a série, já me encontro ansiosa com o próximo volume.

Resenha completa e mais informações: http://www.viajenaleitura.com.br/2012/09/cidadedasestrelasmaryhoffman.html

AndyinhA 04/03/2013

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Os personagens da vez são Geórgia e Cesare, a paixão dos dois pelas corridas e cavalos e o local onde a aventura acontece é em Rêmora (nossa Siena). Os personagens do livro anterior também estão presentes, mas eles passam a ser coadjuvantes.

Entre as duas histórias, eu prefiro a primeira, a autora mostrou o novo mundo que criou e realmente se manteve nele, tanto que em vários momentos do outro livro o personagem busca informações sobre a Itália e seus costumes no século XVI, já aqui esse mundo parece que perdeu um pouco de importância, pois raramente ele é comentando, exceto explicando sobre as corridas e como cada um na cidade se comporta.

Para saber mais, acesse: http://www.monpetitpoison.com/2012/09/poison-books-cidade-das-estrelas-mary.html#.UTT9vDCG08k

Ju Zanotti 11/09/2013

Eu finalmente li...
Geórgia é uma jovem tímida que cresceu no século XXI, atormentada pelo enteado da mãe, Russel, ela se cala e tenta o máximo possível manter-se à distância, não se liga em moda e o único garoto que um dia lhe interessou está literalmente fora de seu alcance. Sua grande paixão são os cavalos, a jovem paga suas próprias aulas de equitação e para isso precisa economizar bastante, mas ao se deparar com um pequeno bibelô ela tem certeza que precisa comprá-lo. Com o dinheiro em mãos Geógia adquire o pequeno cavalo alado e descobre que através dele ela pode stravagar para Rêmora, uma cidade em Tália, no século XVI. Grandes aventuras estão por vir, velhos amigos para reencontrar, mas qual será a missão que fez com que ela fosse escolhida para ser a mais nova Stravagante desse mundo?

As viagens à Tália são para Geórgia uma forma de escapar das tristezas e incertezas do século XXI. Em Rêmora a adolescente conhece um novo mundo. Lá ela precisa se disfarçar de garoto e é conhecida como Georgio, isso porque ser uma Stravagante no república dos Di Chimici é extremamente perigoso. No entanto, ela e seus amigos acabam conhecendo dois jovens oriundos desta poderosa família. Gaetano, um rapaz não muito belo mas que tem um coração enorme, o que contrasta com a personalidade de sua família e também Falco, uma pobre criança de 13 anos que teve toda sua vida modificada após um acidente que o deixou com sérios problemas de locomoção. A amizade da jovem stravagante com tais garotos me deixou bastante apreensiva durante a leitura. Quem leu Cidade das Máscaras, sabe que os Di Chimici não são em sua maioria pessoas confiáveis, estão sempre envolvidos nos planos sórdidos e almejam o poder acima de tudo.

Em meio a tudo isso nasce em Rêmora uma égua especial. Graúna possui asas e segundo as superstições dos moradores de Rêmora ela traz consigo a boa sorte para o duodécimo em que nasceu.Não vou entrar em detalhes sobre a competição de corrida de cavalos, conhecida como Stellata, porque eu mesma fiquei um pouco confusa com relação a tantas descrições e regras, mas isto é uma parte importante de toda narrativa, o que posso adiantar é que com o decorrer da leitura tudo vai se encaixando e é possível acompanhar de forma a não se perder. Quanto ao resto da narrativa achei um pouco lenta, a autora demora vários capítulos para descrever os fatos e boa parte da leitura é gasta enquanto vamos nos acostumando com esse novo mundo e suas complicadas regras.

Só para constar devo ressaltar que o livro é narrado em terceira pessoa. Uma coisa que me incomodou bastante na leitura foi a revisão, encontrei vários erros, felizmente nada que atrapalhe absurdamente no decorrer da narrativa. Também achei chato a transcrição do sotaque de William Deathridge, este é um ponto ao qual Luciano sempre nos deixou ciente no livro anterior, mas é meio chato você ler à transcrição literal no livro. Mais uma vez posso dizer que Mary Hoffman não deixou a desejar, chegando ao final do livro você tem uma leve noção de que a história é boa e o fechamento de todos os pontos muito bem feito.

Isso pode parecer contraditório levando-se em consideração os pontos negativos que destaquei, mas gosto bastante da narrativa da autora e Stravaganza A Cidade das Estrelas foi mais um livro encantador escrito por ela. O que pode ter atrapalhado um pouco a minha leitura é que eu acabara de começar a me recuperar de uma depressão literária, mas do mais eu indico a todos que gostam de uma boa fantasia. Stravaganza vai te transportar para outro mundo sem dúvida nenhuma.