A Assustadora História da Medicina

A Assustadora História da Medicina Richard Gordon

Resenhas - A Assustadora História da Medicina

William90 11/05/2023

Um livro com diversas curiosidades da medicina, focado na cultura britânica.
Achei um pouco cansativo, com histórias que não se conectam.

KJJ 23/09/2022

Amei
Ótimo, maravilhoso!
Conhecer um pouco do mundo complexo da medicina é realmente assustadora e sabendo que isso talvez chegue no 50% do realmente foi, pois o livre filtra (é óbvio) continua fascinante e assustadora.

Hadias 19/09/2021

Desmistificando a Medicina
O livro traz um resumo da história da Medicina com humor sarcástico e carregado de cultura britânica. É dividido em capítulos, com títulos chamativos e aparentemente desconexos, mas que agrupam o livro em torno de tópicos chave: anestesia, sexo, psicologia, diagnósticos e outros. A quantidade de informações locais e a forma da escrita faz o texto parecer um tanto desconexo em algumas partes. Mas o livro é muito interessante, pois faz ligações entre fatos históricos e fatos médicos, com passagens que vão do riso largo ao pensamento profundo. Pode-se dizer que nos proporciona uma visão mais humana da Medicina.

_My 17/02/2021

Não recomendo...
Eu amo medicina e história portanto achei que era o livro perfeito para mim, mas me decepcionei muito. É uma história boa escrita de um jeito horrível. Os acontecimentos são contados de uma forma bem superficial.

honeymoourn 05/06/2020

Tem uma premissa interessante, mas a escrita é um pouco vaga e os tópicos mudam bastante e não se conectam muito bem

Cláudia 25/04/2020

Medicina ao longo dos século
Livro interessante, apresenta fatos sobre a história e evolução da medicina ao longo dos anos, fatos curiosos sobre a descoberta das vacinas, bactérias, doenças e etc.

Naty 23/11/2017

Um livro mal escrito, com tiradas cômicas que insutam pessoas e crenças, em resumo: um livro com várias referências, mas pouca organização e ética.
Li esse livro, pois queria saber mais sobre a história da medicina. Nesse quesito, ele até traz essa história em sua grande parte, no entanto nada é muito bem organizado. O foco dele é dar risda dos fatos e das ideias, trazendo assim o assunto de maneira mais light. Reclamar disso é dizer que não li a sinopse, pois ele deixa claro que abordará o assunto dessa forma, então, não possso criticar que ele seja irônico. Isso até seria bom se ele não pulasse de uma informação para outra tão rapidamente.
Os capítulos são pequenos e bem centralizados em uma ideia, mas falta conectar os capítulos de forma mais didática, falta falar dos personagens de maneira mais calma, não de forma corrida e superficial, como ele fez. Faltou colocar os fatos para o leitor de maneira mais ordenada. Sei que isso é difícil já que muitos nomes estão envolvidos e acho que ele tentou dar o melhor de si, mas realmente não ficou tão bem feito quanto poderia.
Outro ponto que fez o livro despencar de qualidade para mim foi que ele ironizava tanto que acabava ironizando a religião dos outros, as pessoas mais gordas, as pessoas doentes, etc. Acho que ele deveria conter mais a língua. Há assuntos delicados demais paa fazer piada. Ele não soube respeitar isso.
No fim, foi um livro que me serviu para anotar alguns nomes para que eu possa fazer algumas pesquisas futuras e entender melhor os fatos que mais me chamaram atenção. Não é um livro que indico, com certeza. Faltou didática, organização e RESPEITO. Sem isso, não se faz um bom livro. Esse é um exemplo.
Grande pena, pois acho que ele poderia ter grande potencial se lhe tirassem as piadas na hora errada e se abordasse as histórias de maneira menos superficial (mesmo que o livro tivesse que ficar mais longo). Sei que a proposta dele foi exatamente o que ele ofereceu no livro, mas, na minha opinião, essa proposta não foi bem articulada.
Spohreis 17/01/2018minha estante
Concordo plenamente! Um livro pequeno com muitos nomes, o que torna a leitura cansativa.

Dose Literária 06/12/2013

A Assustadora História de Nossa Ignorância
O texto de hoje foi escrito pelo convidado e escritor Fábio Michelete.

Muito bom o livro de Richard Gordon “A assustadora história da medicina”. Seu estilo é de humor ácido, destacando como esta aparentemente distinta ciência viveu muito tempo de misticismo, chutes, ou acasos, até que fossem descobertas algumas de suas bases.

Quando eu tinha 15 anos, imagino que como todo mundo, minhas ideias sobre a vida eram deveras incompletas, distorcidas. Certezas categóricas que se provaram absurdos completos, muitas vezes. Da mesma forma, minhas ideias aos 38 possivelmente parecerão esdruxulas ou incompletas quando eu tiver 60. É justo pensar assim?

Que dizer então da evolução da ciência? Nossas ideias no inicio do século XX parecem absurdas, e em breve nós veremos o quão idiotas somos ao tratar (ou padecer) de certas doenças que no futuro serão dominadas.

Sem métodos para estudar fenômenos estatísticos, comunicar diferentes experimentos e especialistas, a medicina, tal como outras ciências, engatinhou até o século 20. Absurdos completos foram defendidos, da famosa trepanação (tratamento que consiste em fazer um furo no crânio, para fazer saírem os maus espíritos) até o completo desconhecimento sobre micróbios e a necessidade de operar em ambiente limpo.

Continue lendo em http://www.doseliteraria.com.br/2013/12/a-assustadora-historia-de-nossa.html

Fabio Michelete 27/11/2013

A Assustadora História de Nossa Ignorância

Exercer a medicina era lidar com algo religioso – o território da morte e da dor, que outrora eram explicados e tratados com a religião, diretamente. Não por acaso, sempre houveram atritos entre os médicos e o clero. É dai também, imagino, que se iniciou o desproporcional status da profissão. Ainda há algo de místico na silhueta destes profissionais, que outrora utilizaram a bengala de ouro, e hoje usam jaleco e estetoscópio no pescoço. Suas falas cheias de certeza muitas vezes me lembram do adolescente de 15 anos supra-citado.

Enfim, voltando ao livro, o desenrolar tem ritmo bom, e muitos fatos interessantes, que explicam os nomes das doenças, de alguns pontos de nossa anatomia, ou mesmo de procedimentos e tratamentos. É bonito constatar nosso avanço. Numa critica pontual, depois da página 170 o livro parece perder energia (o autor teria se cansado? Ou foi apressado pelo editor?). Há algumas frase repetidas no livro – que eu entendo fruto de edições desastradas.

É inequívoco o avanço, e com todos os recursos que temos, as pesquisas hoje seguem mais rápido do que as pessoas são capazes de acompanhar. O médico do futuro terá que se especializar ainda mais – e talvez tenhamos mais degraus para transpor na busca por solucionar um desconforto abdominal – do que só a visita ao clinico geral e ao especialista. Talvez tenhamos que ter novos degraus: sub-especialistas e ultra-especialistas. Talvez seja o destino de toda a ciência.

Só sei que hoje já e assim: se todos tivessem acesso à melhor medicina, já estaríamos quebrados como economia mundial. É uma equação que não fecha. Vamos torcer para encontrarem respostas baratas.

Frases selecionadas (ou pílulas de sarcasmo):

“Cientificamente, embora seja deprimente, não passamos de sacos à prova d´água cheios de produtos químicos carregados de eletricidade, que um dia sofrem uma pane de força."

(sobre as primeiras tentativas de vacina para varíola) “É difícil imaginar se isso reprimiu ou fortificou sua idéia de que os médicos dão medicamentos que mal conhecem, para curar doenças que conhecem menos ainda, para seres humanos dos quais não sabem absolutamente nada.”

“Como sempre acontece na medicina, os médicos continuaram a discutir e os pacientes continuaram a morrer.”

“Os médicos da era vitoriana eram brilhantes na identificação de todas as doenças cuja cura eles desconheciam por completo.”

“Como Lister descobriu a assepsia, sem saber coisa alguma sobre estreptococos, e LInd curou o escorbuto sem conhecer a vitamina C, assim também Darwin fundou a genética, sem saber ciosa alguma sobre o ADN (*DNA – o tradutor também traduziu a conhecida sigla).

site: fmichelete.blogspot.com

Gláucia 03/05/2011

A Assustadora História da Medicina - Richard Gordon
Medicina é um tema que acaba interessando e fascinando a todos, médicos e pacientes, haja vista o sucesso que as séries médicas fazem na TV.
O livro traz uma série de curiosidades sobre o tema saúde, pacientes ilustres, origem de determinados medicamentos, crendices e superstições, doenças curiosas e suas curas, médicos excêntricos e seus métodos.

Adrielly 15/03/2011

Maçante
Normalmente gosto muito de livros desse tipo, mas esse é muito mal escrito. Começa falando de uma coisa e termina em outra. Fica cansativo ao longo do tempo.
carol_peroni 29/07/2011minha estante
Oi Adrielly, por enquanto só li 35 páginas, mas já concordo com vc. Fala de uma coisa e logo já está falando de outra. Estou achando mal escrito e não prende a atenção.

Adrielly 29/07/2011minha estante
Poizé. Não sei se é mal escrito ou mal traduzido. Uma pena. Tinha tudo pra ser bom.
Bjos