As Paixões da Alma

As Paixões da Alma Descartes

Resenhas - As Paixões da Alma

Teorema Espectral 08/11/2021

A importância de se entender os sentimentos
O livro fala sobre a origem e os diferentes tipos de sentimentos, que Descartes denomina paixões. Ele explica como elas vão do corpo para a alma, que fenômenos causam no corpo e que males trazem que devem ser evitados.

Me parece que mais importante do que o framework específico que Descartes dá pras paixões, o propósito do livro é louvável, o de entender melhor as próprias emoções que nos atingem e nos afetam. Isso é muito importante, porque são nossos sentimentos que determinam a maioria das nossas atitudes. Entender o que sentimos nos ajuda a usar essas emoções a nosso favor: Não ser afetado de forma negativa e usá-las de maneira positiva, para alcançarmos uma vida mais virtuosa e feliz.

Dito isto, o tema meigo do livro combinado à escrita clara e direta ao ponto de Descartes tornam essa uma leitura muito gostosa (Nas devidas proporções da filosofia, é claro). Recomendo aos que têm um espírito de querer ver uma ordem e harmonia nas coisas, ainda que sejam coisas a priori tão selvagens e misteriosas como as paixões da nossa alma.

sasa. 03/05/2022

Reflexivo
Livro bom, trás muitas reflexões sobre tudo.
A forma como Descartes pensa e explica sua opinião de como a paixão pode ser tratada com bases científicas e com a razão, faz com que você pense qual a real origem daquilo, além de trazer vários questionamentos sobre a humanidade e sociedade como um todo.
A linguagem é formal e antiga, difícil e entender muitas vezes, mas vale a pena a leitura, e ajuda a expandir o vocabulário.

Manu 07/02/2021

A nada simples filosofia da alma.
Demorei bastante pra concluir a leitura, mas se tratando de uma leitura mais filosófica e densa, essa demora é justificável.

Nessa obra, o Descartes alinha com a anatomia e a química em busca de explicar o funcionamento das paixões da alma. E em 212 artigos o filósofo sintetiza cada uma delas, além de suas adjacentes.

Não é uma leitura fluída, fácil, mas traz um texto que estimula a uma reflexão filosófica e espiritual sob um olhar mais concreto e físico.

Prieden 10/01/2023

Não é um livro propriamente filosófico. Possui algumas análises interessantes, principalmente sobre o amor, mas me causou certa frustração pela pobreza de reflexões e pela repetitividade. O livro é majoritariamente descritivo, quase como um manual.
A primeira metade é muito focada em presunções sobre fisiologia, o que é relativamente tedioso já que o autor se baseia na medicina do século XVII. Ainda assim, suas abordagens das paixões humanas são contemporâneas e proveitosas.