É o Primeiro Dia de Aula... Sempre!

É o Primeiro Dia de Aula... Sempre! R. L. Stine

Resenhas - É o Primeiro Dia de Aula... Sempre!

MArian.Thalia 31/10/2020

A escrita é muito boa, e a cada capítulo eu ficava cada vez mais curiosa sobre o que podia acontecer. Quando os dias iam se repetindo eu pensava: "porque ele simplesmente não volta pra casa e perde esse primeiro dia de aula?" Mas a gente entende isso no final, que foi realmente inesperado.

Yara Andrade 21/01/2013

Desde que vi a sinopse de “É o primeiro dia de aula... Sempre!” Eu fiquei muito curiosa e ao mesmo tempo, meio com o pé atrás em relação ao livro, por que, afinal, quantas vezes esse dia, o pior dia da vida do Artie, poderia se repetir até ficar chato e previsível ou sempre teria um elemento diferente nesses dias para não cair na mesmice? Felizmente, o livro foi mais para a segunda opção.

Os primeiros dias de aula do Artie são completamente terríveis e cheios de azar, sabe aquele dia que tudo de ruim que poder acontecer, acontece, então, é assim que é o primeiro dia do Artie no novo colégio. A estória é muito interessante e nada monótona, e o tempo todo eu fiquei muito curiosa para o que iria acontecer ao Artie. Os primeiros dias de aula dele, como eu disse antes, tem sempre um elemento diferente do que do dia anterior porque esses dias só tendem a piorar então cada dia vai ficando mais assustador e cheio de elementos macabros, o que torna a estória muito legal.

Agora vem a pergunta, então por que a nota tão baixa? Bom, deu para ver que eu gostei muito da estória, só que eu achei os personagens muito rasos, eu não conseguia me importar de verdade com nenhum, lógico que eu ficava com dó do Artie, também porque o que esse menino passou foi um verdadeiro sufoco, mas mesmo assim, ele é bem chatinho e eu odiei o irmão mais novo do Artie. Eu acho que se tivesse lido esse livro há alguns anos atrás, eu teria gostado mais dele, mas não foi o que aconteceu dessa vez. A narrativa é bem direta e simples, porém, ela é tão diferente do que eu já estou acostumada que eu confesso que estranhei de inicio, pois como disse, ela é direta, mas achei-a direta demais.

O final, com certeza, foi incrível! Quando estamos no penúltimo capitulo, o autor ainda não tinha explicado o porquê daquilo tudo, então eu pensei que ele daria uma explicação qualquer no ultimo capitulo e pronto. Mas, felizmente, não foi isso que aconteceu, o autor deu uma explicação muito simples e bem diferente da teoria que eu tinha imaginado, quando eu descobri o porquê daquilo tudo estar acontecendo, eu fiquei muito pensativa e em seguida, comecei a dar risada.

O livro não é ruim, mas também não é bom, foi um livro ok e que cumpriu bem o seu papel de entretenimento. Acho que o livro vai agradar bastante ao publico alvo, mas também acho que pessoas de várias idades podem ler o livro e se divertir. O livro é fininho e de certa forma, meio bobo, uma leitura bem rápida, ele é divertido e aterrorizante. Eu recomendo esse livro, ele é um bom entretenimento e assim que você chegar ao final verá que valeu a pena. Agora, estou bem curiosa para ler a série Goosebumps do R. L. Stine.

Mais resenhas em: http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

Anderson. 26/02/2024

Diário de um Banana Sombrio
O título já deixa claro como que a história é mais ou menos. Parece até que foi o Jeff Kinney escrevendo esse livro ao lado do R.L Stine nas partes mais sombrias.

O livro é muito divertido e prende de maneira fácil. Leria uma continuação sem pensar duas vezes.
E o final, apesar de simples, foi de explodir mentes!

Talmo 03/02/2020

Bobo
Pela sinopse pensei que era algo mais divertido. Além de ter poucas páginas, o final é decepcionante.

Leitora Viciada 02/02/2013

Este foi um dos primeiros lançamentos da Editora Seguinte, responsável desde então pelas publicações juvenis da Companhia das Letras.
O exemplar enviado como cortesia é uma prova antecipada para divulgação, ainda em fase de revisão e não tive a oportunidade de comparar ao resultado final. No entanto, aprovei o protótipo com uma diagramação interessante.
A capa é uma ilustração mais bonita que a original que simboliza exatamente o que ocorre com Artie na história. Todo o seu dia dá errado e todos parecem estar contra ele.
O autor é R. L. Stine, considerado o "Stephen King da literatura infantojuvenil" e famoso pela série Goosebumps. Realmente o livro agradará em cheio o público para o qual foi escrito!

Narrado em primeira pessoa, com uma linguagem simples e juvenil a história é contada por Artie. Como um garoto comum na faixa dos onze/doze anos de idade que precisa enfrentar o seu primeiro dia de aula em sua nova escola. O problema é que após sobreviver ao primeiro dia desastroso, terrível e vergonhoso, Artie acorda e percebe que o segundo dia está parecido demais com o primeiro.
Seria uma sensação de déjà vu? Se este segundo dia é na verdade o primeiro, então o primeiro foi o quê? Um pesadelo? Uma premonição? Artie fica perdido. Porém esse "segundo primeiro dia de aula", além de quase igual ao primeiro, consegue ser muito pior, assustador e inacreditável.

O livro possui uma estrutura genial. Ele possui várias partes, cada uma se iniciando com uma folha de caderno escrita "Primeiro dia". Seguem então os capítulos com os acontecimentos do dia.
Quando o dia termina os capítulos são zerados e a página anunciando o primeiro dia aparece novamente. Artie acorda e acompanhamos o menino em uma jornada apavorante, um ciclo que ele não consegue romper.
Não posso contar quantos "primeiros dias" o livro possui, mas cada um possui uma quantidade variada de capítulos, de acordo com o desenrolar do dia; também não posso contar quantos são no total, para não estragar a surpresa de quantas vezes tudo se repete.

O livro é curto, de leitura rápida, mas muito empolgante e inteligente. É a prova de que um livro infantojuvenil pode e deve conter terror e suspense próprios para a idade, mas sem ofender a inteligência da garotada. É um thriller, possui um terror psicológico muito bem humorado e divertido.

Embora Artie não compreenda o porquê de estar preso no tempo, ele tenta enfrentar os problemas, evitá-los, para assim quebrar essa provável maldição. Ele acredita que existe algo que possa fazer (ou evitar acontecer!) para que o segundo dia chegue logo, já que ninguém mais percebe que tudo se repete.
Aviso que o livro não chega nem perto da monotonia ou tédio, muito pelo contrário: É muito inteligente, diferente e engraçado. É um humor negro para o público alvo, na medida certa. A repetição é muito bem elaborada, criativa e atiça cada vez mais a curiosidade do leitor.
O que já seria um terror para qualquer pré-adolescente, um primeiro dia de aula em uma escola nova em que tudo dá errado, consegue ser ainda mais desastroso. A cada novo primeiro dia, as coisas tornam-se mais assustadoras.
O enredo se desenvolve utilizando as mesmas situações, personagens e locais, mas a cada dia fatos mais estranhos vão ocorrendo. Os acontecimentos se tornam mais absurdos.
Chega ao ponto do suspense e do terror se misturarem e o primeiro dia de aula se transforma em algo completamente bizarro e sem noção. Artie está preso no tempo e a intensidade da loucura aumenta a cada dia gradualmente.
Estaria Artie louco? Ou o mundo enlouqueceu?

Eu não apenas me divertia, eu ria das situações e meu pensamento elaborava várias teorias estranhas sobre o motivo de Artie estar sofrendo aquele horror. Pensei em vários desfechos, porém passei muito longe do final criado pelo autor, o que me agradou bastante! Acredito que um pré-adolescente que adora suspense e terror vai adorar o desfecho.
Espero que os leitores saibam interpretar as mensagens existenciais que o autor deixa no fundo da história, compreenda o porquê de existirem personagens caricatas que representam tipos comuns na sociedade estadunidense e as reflexões geradas pelo final da história.
Feche o livro e reflita bem sobre o fim.
Um infantojuvenil recomendado a todos que possuem a mente aberta e fértil.

+ resenhas em www.leitoraviciada.com

Ju Andrade 21/03/2023

Vale a leitura por ser rápido
Um livro que, mesmo sendo repetitivo (e essa é a intenção dele, já que repete o mesmo dia) não é chato. Fiquei um pouco irritada com as atitudes do protagonista, porém o que ele faz e porquê faz é esclarecido no final. Só teve uma parte que, pra mim, não faz sentido de jeito nenhum, mas ainda assim foi uma boa leitura.

Loren-Louise 31/12/2013

O pior primeiro dia de aula que alguém poderia ter.
“É o primeiro dia de aula...sempre!” foi o último livro que li em 2013. Conta a história de Artie, um menino que acorda pronto para seu primeiro dia de aula numa escola nova. Ao acordar com o som do despertador, ele cai da cama e bate a cabeça. A partir daí muitos eventos desastrosos acontecem com Artie ao longo do seu primeiro dia de aula. É como se um desastre desencadeasse outro e esses momentos de azar parecem não ter fim para ele.

Após muitos obstáculos para conseguir chegar até a escola, Artie se dá conta de que “nada é tão ruim que não possa piorar”. Dentro da escola ele já consegue fazer um inimigo. E olha que é só o primeiro dia! Mas não é um primeiro dia de aula comum, é o pior primeiro dia de aula que alguém poderia ter.

No meio da tarde, algo acontece com Artie. Foi como se ele tivesse “apagado”, acordando de repente em sua cama. O despertador toca, ele cai da cama (de novo?!) e sua mãe entra no quarto falando que ele deve se preparar para o primeiro dia de aula na escola nova. Mas não foi ontem o primeiro dia??

Ao longo do livro, Artie vive vários “primeiros dias de aula”. Todos parecidos com o primeiro, mas um pior que o outro. E qual é a explicação para isso estar acontecendo com o pobre menino? Eu imaginei uns dois finais diferentes, duas explicações para este estranho acontecimento. Mas o final do livro me surpreendeu. Jamais passou pela minha cabeça o final que o autor escreveu.

Este livro é bem curtinho (168 páginas) e é facilmente lido em um dia. Como é um livro infantojuvenil a leitura é bem fácil e agradável.

site: http://www.parana-online.com.br/colunistas/350/100483/?postagem=RESENHA+E+O+PRIMEIRO+DIA+DE+AULASEMPRE

gleicepcouto 14/10/2012

***

O autor de Goosebumps volta com a corda toda. Nesse livro, ele escreve sobre um menino que vai para o seu primeiro dia de colégio repetidas vezes. Mais esquisito que isso são as coisas que acontecem nesses muitos primeiros dias. Stine soube fazer uma história que ‘cresce’. Ela começa simples e vai ganhando proporções de thriller – o que te deixa sem fôlego! Adorei essa evolução da narrativa, que, aliás, é direta e concisa, falando bem com o público jovem. É o tipo de livro juvenil que te surpreende e para o bem. Uma única ressalva: pára mim, o livro devia acabar no penúltimo capítulo. Quem ler, vai entender.

Maria 21/09/2022

O livro não é o melhor, mas o plot é bom
Após ler jogos macabros e o novato do mesmo autor, esse me cativou bem mais do que o novato. O livro em si não é o melhor, porém o final me surpreendeu positivamente

Li 25/03/2020

Que história! Haha

Victor Biagi 08/09/2021

Bom, mas esperava mais.
O livro é bom em si, gostei da história, da escrita, de tudo no geral, o jeito que a história é narrada e detalhada é maravilhosa. E a ideia principal de "primeiro dia de aula pra sempre" é muito boa, e foi aproveitada muito bem.

Porém aquele final, gente aquele final, pra mim aquele final conseguiu estragar o livro inteiro, um final sem pé nem cabeça, o final é muito ruim, só não é um final previsível pq foi um final muito ruim e aleatório.

Mas no geral o livro é bom, um bom livro pra criança. E se não tivesse aquele final, seria melhor ainda.

CooltureNews 26/10/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
O primeiro dia de aula em uma escola nova é uma experiência traumatizante para todos, por mais que tudo ocorra bem, você faça amigos logo de cara e nenhum imprevisto aconteça, os momentos de ansiedade enquanto espera esse fátidico dia chegar já é o contrapeso nesta balança.

Agora imagine estar na pele de Artie que já acorda caindo da cama, seu irmão caçula derruba caldo em seu cabelo e em sua roupa escolhida a dedo dis antes, no caminho da escola um caminhão passa sobre uma poça d'água e molha sua calça em um local constrangedor. Ao chegar na escola, seu cachorro que escapou avança sobre o diretor, ele pisa no pé e depois acerta uma bola na cabeça do cara mais popular da escola... bom, acho que já deu pra sentir o drama certo? Pois saibam que a partir deste ponto tudo piora, e muito!

Agora imagine você acordar no dia seguinte e passar por tudo isso novamente, e a cada vez que você tenta fazer algo diferente, algo ainda pior acontece? É exatamente este o drama vivido por Artie. com um toque de mistério, principalmente por conta do diretor da escola, vamos junto de Artie tentar descobrir o que pode estar acontecendo com esta escola sinistra, e muitas vezes com vontade de falar para Artie voltar para casa, pois é o que eu teria feito logo quando a primeira coisa desse errado.

Com uma leitura leve, este é o primeiro livro que leio do autor, e já estou com vontade de ler seus livros da série "Goosebumps" que marcou minha infância. Um tipo de livro essencial para relaxar, curtir e dar muitas risadas. Só esperava um pouco mais de histórias antes de chegar ao final, que conseguiu arrancar algumas risadas minhas, e agora mesmo, que estou escrevendo sobre ele, um sorriso de canto teima em aparecer.

Um livro com linguagem e ambientação adequada para nossos jovens leitores, mas com capacidade de agradar a todas faixas etárias, é desta forma que classifico e recomendo a leitura deste lançamento da editora Seguinte.

Kemmy 02/04/2016

Gostosinho e com um final surpreendente
[...] Devo dizer que o autor usou e abusou da imaginação! É tanta desgraça que acontece com o pobre Artie, tanta coisa que a gente nem mesmo é capaz de imaginar. Algumas delas são absurdas, confesso. Mas o final deixa claro o motivo de todas aquelas catástrofes. Nosso protagonista chega ao ponto de desejar ser expulso da escola:

"Quem sabe - se eu pedisse com jeito - ele não me expulsaria?"

O mais intrigante de tudo é que os dias não se repetem de uma forma igual. Não. A cada dia a situação vai ficando pior. O diretor, que costumava ser amável, torna-se arrogante e assustador. O que aconteceu "ontem" pode até acontecer novamente, mas o resultado é bem pior. A única pessoa que parece não mudar ao decorrer dos primeiros dias é Shelly, o que me levou a perguntar se ela tinha algo por trás disso.

"Meu primeiro dia de aula tinha sido o pior dia da minha vida. E vivê-lo pela segunda vez estava sendo ainda mais terrível." [...]

Resenha completa no blog:

site: http://2leitoras.blogspot.com.br/2016/03/resenha-e-o-primeiro-dia-de-aula-sempre_27.html
Marta 23/03/2017minha estante
Não conhecia essa história mais gostei muito de ler a resenha !!
Beijos

naniedias 17/09/2012

É o Primeiro Dia de Aula... Sempre!, de R. L. Stine
Artie Howard começará na nova escola. E ele sabe que é importante deixar uma boa impressão no primeiro dia. O primeiro dia de aula na escola nova é sempre o pior.

Mas as coisas não começam bem... continuam não indo bem e daí ficam ainda piores! Definitivamente o primeiro dia de Artie na escola nova não foi nada bom.

E então ele acorda. E está no primeiro dia de aula novamente. Só que não havia sido um sonho - as coisas estão acontecendo da mesma forma que ele havia sonhado. Ou ainda piores.
O segundo primeiro dia de aula, certamente, é ainda pior do que o primeiro primeiro dia de aula.

O que eu achei do livro:
Nunca havia lido nada de R. L. Stine, mas gostei demais desse encontro com o autor. A escrita leve, bastante dinâmica e extremamente divertida torna É o Primeiro Dia de Aula... Sempre! um livro impossível de se largar.

Aliás, o que você espera de um livro de terror? Terror, certo? Mas risadas? Eu não esperaria rir de um livro de terror. R. L. Stine é considerado um excelente autor de terror infantil - e eu tenho que concordar que o cara escreve mesmo muito bem. Existe uma aura de terror no livro, principalmente depois da passagem do primeiro primeiro dia de aula. Mas, ainda assim, o tom de humor está presente. Acho que nunca ri tanto lendo um livro.

Imagine tudo o que pode dar errado em um primeiro dia de aula. Agora, force a barra um pouquinho, mais um pouquinho, mais um pouquinho... ok, pode desistir - você nunca vai imaginar tanta coisa dando errada em apenas um dia quanto o que acontece com Artie. Sim, é exagerado, mas muito divertido!
"Você deve estar pensando que meu primeiro dia em Ardemorre não foi muito bom.
Mas não se preocupe: vai ficar pior. Muito pior."

Aliás, já faz um tempo - um BOM tempo - que não tenho um primeiro dia de aula numa escola nova. Ao menos, não no sentido normal de um primeiro dia de aula. Todavia, por algum motivo inexplicável, eu ainda consigo entender - e quase sentir - o pânico de entrar numa escola nova. Ainda mais se todos os outros alunos já se conhecem. Ser a menina nova sempre foi apavorante!
Quando se entra numa escola nova, mas se sabe que todos os outros estudantes também são novos por ali... bom, não é exatamente tranquilo, mas com certeza é menos preocupante. Mas ser o novato no meio de uma turma que já se conhece, já tem panelinhas formadas, amizades fortes e duradouras... é frustrante!
Mesmo não tendo mais que enfrentar a situação do protagonista, ela ainda me inspira algum terror. Acho que ler essa história deve ser ainda mais bacana para os adolescentes e pré-adolescentes que têm ou poderia ter a possabilidade de enfrentar tamanho desafio.

A explicação do final me desagradou um pouco... talvez seja mais divertida se você for uma garoto de 13 anos... mas para mim deixou um pouco a desejar. O único ponto negativo do livro. Não que não dê para comprar a explicação que o autor dá, eu só não gostei dela, preferia que fosse algo mais elaborado.

Um livro bastante curtinho, extremamente divertido e aterrorizante ao mesmo tempo!

Nota: 9
Dificuldade de Leitura: 4

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com

Matheus Braga 10/11/2012

É o primeiro dia de aula...Sempre! - R. L. Stine
Hey pessoal, tudo bem?

Recebi a prova antecipada deste livro pela editora Seguinte, selo da Companhia das Letras, e confesso que mesmo o livro sendo pequeno e um pouco infantil, a genialidade do autor ao criar a história, juntamente com aquele surpreendente final, superou quaisquer expectativas.

O livro conta a história de Artie, um garoto de onze anos cujo primeiro dia de aula parece não ter fim. Tudo dá errado e ele enfrenta uma avalanche de humilhações, olhares estranhos por parte de seus novos companheiros de escola e o destino não está conspirando nem um pouco a seus favor. Feliz por ter sobrevivido a este primeiro dia, Artie vai dormir e acha que no dia seguinte tudo será melhor, contudo, isso não acontece. Os eventos continuam a se repetir, os desastres são cada vez piores e os fantasmas que assombram a escola estão mais agitados do que nunca. Para ele, É o primeiro dia de aula....SEMPRE!

Este é um livro para quando você está com uma ressaca literária que não consegue sair. Ele possui 163 páginas e o autor conseguiu contar uma história com uma narrativa mais infantil mas que, devido à "falta de noção" e à sua genialidade, fez com que eu desse muitas gargalhadas e ficasse pensando: "Se isso acontecesse no meu primeiro dia de aula eu me mudaria para uma caverna e não sairia de lá NUNCA MAIS!!".

O livro é narrado em primeira pessoa e, como disse acima, é dotado de um palavreado mais simples, o que não tira o mérito da história mas que pode deixar algumas pessoas incomodadas, já que os diálogos são bem fraquinhos. Mesmo este sendo um prova antecipada do livro, não encontrei nenhum erro ortográfico, entretanto, identifiquei alguns erros de digitação em alguns diálogos, sendo em sua maioria a ausência de uma acento ou vírgula.

Como foi mencionado, o livro é muito fino e por isso não posso dizer mais nada, já que ocorreria em spoiler. Recomendo-o para todos que queiram se divertir e dar boas risadas, principalmente se você acabou de ler uma obra mais densa ou que aborde temas mais polêmicos e de difícil aceitação social.

Abraços,
Matheus Braga - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/