Os tambores silenciosos

Os tambores silenciosos Josué Guimarães

Resenhas - Os Tambores Silenciosos

Mateus.Brandenburg 11/08/2021

Esta história se passa em uma cidadezinha do Rio Grande do Sul na época que antecede a implantação do Estado Novo por Getúlio Vargas.
Mas vai muito além disso! Mergulhamos na história por meio do binóculo de 7 irmãs curiosas que contam as obscuridade e censuras destes tempos.
Um livro que parece sempre atual, visando a atual realidade da nossa democracia.

Cília 22/07/2012

Magnífico
Esta é uma história onde o fantástico se aproxima muito da nossa realidade.
É 1936, época que antecede a implantação do Estado Novo de Getúlio Vargas, na cidade imaginária de Lagoa Branca, no interior do Rio Grande do Sul.
O coronel João Cândido é o prefeito. Ele quer fazer tudo para que sua cidade seja feliz, sem preocupações com o que está acontencendo fora de seus domínios. Ninguém pode ter rádio ou receber jornal de fora, todos só devem ler o jornal que ele edita. Com a ajuda de um inspetor e de um advogado, que é também chefe do Legislativo, manda prender os que têm rádio, queima os jornais e revistas que chegam de trem e as cartas são censuradas.Mas muita coisa dá errado, inclusive a expulsão dos mendigos e a tortura dos presos. O coronel é um verdadeiro Odorico Paraguaçu, o personagem de Dias Gomes de Bem-Amado.Damos muitas risadas com as trapalhadas que aprontam os encarregados de salvaguardar a ordem pública.
Há personagens ótimos: as sete irmãs Pilar, todas chamadas Maria, que se revezam na sentadeira para acompanhar de binóculo o que ocorre na cidade; o padre Bartelli com as suas brigas com o pastor da Igreja Episcopal; o vereador que espera o amante da mulher sair para voltar para casa e outros.
Foi uma releitura e o que achei da primeira vez muito bom, considero agora magnífico.

d3legado 15/08/2009

excelente!
excelente livro..

a nem tão pacata Lagoa Branca, cujo prefeito tenta evitar que notícias ruins entrem na cidade, vista através das lentes de um binóculo das irmãs Pilar deixa tudo muito interessante (:

anaa_paola_ 17/01/2023

Não entendi kkk
Vou ter que debater sobre pq no começo eu não tava entendendo nada e no final parecia o começo ?

F Fernández 10/10/2012

Um do contra
As velinhas mexeriqueiras me cansaram, assim como os personagens um pouco cansativos. Quem sabe um dia eu releio, por hora não.

Emi_msw 01/02/2023

Muito bom em sua crítica a governo ditatoriais e seu controle sobre a população, constrói personagens que desmontaram a multifacetada vida em sociedade. Contudo, não consegui me acostumar com a leitura, foi difícil concluir o livro.

Luna. Potter 07/02/2023

Superou as expectativas de tão ruim que é
Admito que só li por causa do vestibular? porém quando li a sinopse pensei que seria um livro legal de ler, engraçado ou interessante. MAS, quebrei a cara? minhas expectativas não eram altas! Pensei que não seria tão ruim
Porém foi. Horrível. Arrastado. Sem nexo nenhum. Estranho. Sem sentido.
Só são páginas que contam uma história confusa
Nunca me rebaixei tanto por causa de um vestibular ??