Amada Imortal

Amada Imortal Cate Tiernan

Resenhas - Amada Imortal

Marí Amo 11/07/2020

Surpreendente
Tudo começou perdido e estranho. Aos poucos muitos mistérios foram se estabelecendo. Nasty ganhou espaço e carinho no meu coração e agora tudo que quero é saber o desfecho dessa incrível história. Quero entende mais sobre o projeto da River, sobre o amor da Nasty, sobre a magick.

Jacqueline 25/08/2012

Publicado originalmente em www.mybooklit.blogspot.com.br
Nastasya tem mais de quatrocentos anos e tudo o que deseja é viver a vida no limite. Em companhia de seus melhores amigos, ela sempre está em busca das melhores festas, bebendo até não poder mais.
Amor é uma palavra que não existe em seu dicionário. Apenas encontros casuais - em sua maioria com mortais - sem qualquer tipo de envolvimento.

Sua vida parece completa e satisfatória, até o dia em que vê seu melhor amigo torturar um mortal, fazendo uso de magick das trevas. Incapaz de tomar alguma atitude, toma a única saída viável: decide se afastar de seu grupo.
Assim ela encontra abrigo em uma espécie de casa de reabilitação para imortais, que desejam fazer algo mais de suas longas vidas. Ao chegar na casa ela se depara com Reyn, um sexy imortal, e pode jurar que o conhece de algum século passado.
Enquanto isso, Incy, seu inseparável amigo, não parece disposto em esquecê-la e fará de tudo para encontrá-la.

" Ele parecia...simplesmente inacreditável, o cabelo revirado pelo vento, os olhos brilhantes, o rosto levemente ruborizado. Era quase impossível eu não derrubá-lo ali, na frente de Asher, e subir em cima dele. Se eu acertassse com uma frigideira, ele talvez não lutasse muito..." (pág.98)

Quando ouvimos a palavra imortal, logo pensamos que o conceito da imortalidade está intrinsecamente ligado aos vampiros, certo? Errado. Tiernan resolveu inovar, e trazer um enredo bem diferente sobre a imortalidade, tornando assim seu romance Amada Imortal em um YA sobrenatural único.
As primeiras páginas me deram sono, não vou negar. Porém, ao chegar na página 50, eu estava completamente hipnotizada pela história (tanto que o arroz da janta queimou, porque eu não conseguia largar o livro).

Narrado em primeira pessoa, o tom descontraído e zombeteiro que a protagonista utiliza, torna a leitura muito divertida. Ela faz piadinhas com as próprias desgraças, fala com o leitor como se ele estivesse ao seu lado, e ainda abusa do sarcasmo para nos contar sobre os imortais. Tudo isso sem se tornar chata, forçada ou incoveniente.
Nastasya foge de todos os esteriótipos das mocinhas virginais que encontramos atualmente na literatura. E não é só pelo fato de ter mais de 400 anos e ter aproveitado bem a vida. Só uma palavra me vem a cabeça para descrevê-la: Louca. Eu não poderia amá-la mais.

E chegamos a melhor parte do livro: o romance. Claro, este não poderia faltar, e o melhor: sem triângulo amoroso. Reyn é tipo um deus viking imortal. Ele trata Nasty de modo totalmente hostil, e parece não dar a mínima para sua presença. Fora o fato de viverem se alfinetando, trocando farpas e reclamações sobre o comportamento um do outro.
Engraçado o modo como Nasty reage aos seus encantos (e que encantos). Ela dá voz aos seus devaneios e pensamentos mais sinceros, e vez ou outra deixa escapar um: nossa como ele é gostoso (porque será que me identifiquei tanto? rs).

Todos os outros personagens são bem desenvolvidos. Nell é a mais nova dos imortais, e tem uma queda por Reyn, que parece não se dar conta de seu charme. River é a dona da casa, sendo assim a imortal mais antiga, e o modo como trata todos é cercado de carinho. Ela é uma das minhas personagens preferidas.
Não pense que a casa é um tipo de colônia de férias para imortais. Eles cumprem várias obrigações - totalmente tediosas - que incluem lavar louça, arrumar a cozinha, tirar alimentos da horta, e ainda precisam arranjar um emprego.

O conceito da imortalidade é bem descrito e inovador. A magick, que é a magia utilizada pelos imortais para fazer feitiços ou até matar algum mortal, pode ser usada em benefício do mal ou do bem. E Nasty busca pelo controle de sua magia.
O suspense fica por conta das muitas perguntas. Quem teria matado seus pais? Porque ela se sente tão mal após realizar alguma magick? Qual seria o significado da marca em seu pescoço? De onde ela conhece Reyn? E este é só o primeiro livro de uma trilogia. O segundo volume Darkness Falls já foi lançado nos EUA, mas ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.
A autora deixa um gancho para o próximo volume, de querer arrancar o couro cabeludo.

Não posso deixar de citar o belo trabalho que a Editora realizou com a capa do livro. Pessoalmente ela é muito mais atrativa, pois possue um toque aveludado, e as flores em alto-relevo parecem ganhar vida.
Uma leitura realmente imperdível.

Luciane.Albuquerque 09/10/2021

péssimo e tedioso, personagens chatos e sem carisma nenhum. tive que me forçar a terminar. não recomendo

annanda 29/03/2021

O que é imortal... morre sim no final
Li esse livro super rápido, mas não me apeguei tanto quanto eu esperava. A premissa da história é bem interessante, foi legal ver os flashbacks das outras vidas da protagonista, já que ela é uma imortal, e também descobrir um pouco sobre a história dela, que gera um plot twist bem intrigante no final. Estou curiosa para saber mais na continuação.

Rafa 14/08/2012

Resenha - Amada Imortal - Cate Tiernan
Não sabia nada sobre imortalidade até realmente eu ler esse livro. Simplesmente um livro bom, que me surpreendeu desde a primeira página, tem uma pegada leve e descontraída. Eu quero mais, muito mais.

Pelo ponto negativo, o livro enrola muito até chegar na parte emocionante, esperei até a página 217, aonde começa a revelar os segredos "mastigados" ao longo da leitura. O mais engraçado que descobri foi sobre a imortalidade, que imortais também podem morrer, daí pode se imaginar X maneiras para matar um imortal até que ele não possa se reconstituir mais.

Em seguida vou contar um pouco da história.

Nastasya ou Nasty para os íntimos, é uma imortal com aparência de jovem beirando 16 à 24 anos, ela tem várias identidades, visto que ela tem mais idade do que aparenta. Viver na imortalidade tem lá seus benefícios, Nasty aproveita bebendo e se divertindo com seus amigos, ela não gosta de se lembrar de seu passado, muito menos revivê-lo.

Numa certa noite Innocencio ou Incy, seu amigo também imortal, acaba usando magicka (do mal) no taxista, deixando-o paralitico. Nasty já não acreditou no que Incy fez, muito menos que ele soubesse usar magicka. Ela decide sumir, esquecer todos seus amigos, pelo menos por um tempo. Era como se aquela atrocidade feita aquele homem pudesse ser por parte, culpa dela. Afinal, ela não fez nada pra ajudá-lo. Aí que ela acorda pra realidade.

Mais tarde ela acaba procurando ajuda na casa de River Edge, a única imortal que Nasty conhecia como mais velha do que ela. Ela aceitou morar lá, nem que fosse só por um tempo, mais tarde ela descobre que lá é uma casa de programa de reabilitação, onde alguns imortais que se rebelaram no passado pediam ajuda. Nasty passa a trabalhar todo dia, até consegue um emprego. Contando sobre outros personagens dentro daquela casa, todos fazem mais do que serviços para se auto-ajudar.

Reyn é o tipo de cara no qual Nasty adoraria namorar, mas ele era enigmático, mesmo assim ela a evitava, que só mais tarde os dois desvendam esse mistério que os rondam, mesclando passado e presente.

Amada Imortal, é contado em primeira pessoa por Nasty. Também nos revela todo processo que leva Nasty à casa da personagem enigmática River, ela sempre parecia esconder alguma coisa, todo o enrolamento sobre seu trágico passado, que confesso que tomei nojo em uma parte. Mas houve momentos que me diverti, porque Nasty é muito sarcástica em seus diálogos, deixando a leitura mais contagiante e leve.

A mudança de vida de Nasty pra mim foi rápido até demais, e sua aceitação nem tanto, acho que até agora ela não está acreditando aonde está, querendo fazer as coisas certinhas ou não. Até começou a usar seus poderes, sua magia do bem, é incrível ver que imortais também tem poderes também. Inusitado.

E essa pressão que Nasty e Reyn tem um com o outro, logo depois vem uma outra personagem para botar mais fogo na palha. Nell é o tipo de personagem adversária do pleito para a conquista do gato da casa. Mas ela não me convenceu muito, ela nem sequer brigou com Nasty. Mas esse enigma dos personagens é que nos faz amar o livro. Estou muito ansioso para o próximo da triologia. Espero que seja breve. Recomendo muito.
mirella 03/10/2012minha estante
Que capa linda sô hahah Também me revolto quando o livro enrola pra chegar no ápice!

Rhayssa.Kelly 22/10/2021

Não é nem de longe o melhor livro desse gênero q eu já li, maaas é bem bonzinho, no começo eu achei fraco, mas depois foi melhorando um pouquinho e confesso que tô curiosa pra saber oque vai acontecer nos próximos livros. É um bom passatempo.

lunaelivros 10/03/2022

Um pouco cansativo...
Eu achei interessante a história, pois amo bruxas e a imortalidade. Mas esse livro foi bem cansativo de ler e a escrita não ajuda.
Achei a personagem muito imatura para 400 anos e fora os pensamentos da personagem que a autora faz questão de escrever tudo.
A história ficou melhor quando foi chegando ao final, parece que desenvolveu mais rápido as situações. O final desse livro praticamente não existe, é mais uma continuação para o próximo livro.
Não indico para quem acabou de sair de uma ressaca. Pretendo ler o segundo livro.

caroltoreto 21/08/2020

ok
nao tenho muita opinião eh bom mas não eh uaaaau mas eh bom sabe? sei la vo ler o próximo

Nicole.Vieira 28/02/2022

Esse livro é sobre uma imortal q teve sua família morta por outros imortais e apenas ela sobreviveu. Séculos depois ela encontra o sobrevivente da família que matou a sua...

Emanuele36 23/02/2023

Protagonista de Respeito ?
Nastasya é uma imortal e como outros igual da sua especie consegue fazer magick. Ela tem centenas de anos e já viu muitas coisas, mas a vivência imortal acabou colocando ela em um estado entorpecida do mundo, até que seu melhor amigo fazer uma barbaridade com magick, resolve procurar ajuda e razão para a vida, ela acaba parando em uma fazenda de outros imortais que parece mais uma clínica de reabilitação. Mas nessa fazenda ela se depara com um dos seus fantasmas do passado, que pode estar envolvido com a morte de toda a sua família.

Essa não é uma mocinha comum, ela não é nada boazinha, do nada a autora coloca uns comentários irônicos e sarcásticos dela do nada que me fez rir muito. O livro é bem monótono no começo, e além da imortalidade e esse bagulho de magia não tem muito de sobrenatural, mas a leitura é bem fluida e fácil de ler. Mas eu realmente gostei muito da protagonista, porquê ela não segue aquele estereótipo de "mocinha indefesa"

Deza 20/07/2020

Nastasya (ou Nasty, para os íntimos) já viveu muitos traumas num passado distante, quanto ainda era jovem e nem fazia ideia de que é imortal. Provavelmente isso fez com que ela pouco se importasse consigo mesma e apenas seguisse o fluxo dos seus amigos com atitudes irresponsáveis por centenas de anos, não se esforçando para aprender e amadurecer com a vida (o que justifica muitas de suas atitudes infantis) ao longo dos seus mais de 400 anos.
Num determinado momento ela acorda para a realidade e percebe quão errado tem sido seu estilo de vida e resolve procurar ajuda em um abrigo de reabilitação para imortais... Lá ela contará com a ajuda de River (que a ofereceu ajuda há centenas de anos e ela recusou na ocasião) e outros professores. Terá que aprender a conviver com outros imortais que estão ali com o mesmo propósito que ela. Vai se chocar com o passado que ela preferiu enterrar, ao reencontrar Reyn, trazendo à tona vários traumas e tristezas... E também terá que se esquivar do ciúme doentio de Neil que a vê como ameaça e fará de tudo para mantê-la afastada de Reyn...

Demorei para me prender à história no começo, mas agora que estou envolvida com os personagens, já estou pronta para o 2º livro.

Nota: 5.0

Natalia (Vitória) Sousa 27/03/2021

Uma leitura fácil, divertida e que nos coloca no lugar de Nastasya.
É muito fácil compreender seus sentimentos, ri dos seus comentários e atitudes inesperadas e torcer para que ela consiga se encontrar.

Bela 16/03/2021

Muito bom mesmo!
A temática da imortalidade e como fui introduzida me pareceu tão natural, nada muito esplendoroso como Crepúsculo que te obriga a se sentir na cultura vampirica, mesmo não se aprofundando em muitos detalhes durante toda a saga (Não me levem a mal eu ja li os livros da Stephenie Meyer tantas vezes que eu nem sei). Cate Tiernan te faz querer muito mais de todo o universo imortal e suas origens.
As migalhas de romance durante toda a tensão da busca pela propria identidade, cuidar de si e da sua relação com os poderes e sentimentos faz Nastasya em um modo bem peculiar uma garota que outras podem se identificar.

Gabi 24/05/2021

Li sem muita expectativa, porém, confesso que fui conquistada pela narrativa. Adorei a Nastasya, a personalidade descrita p/ ela deve condizer bem com uma pessoa que viveu tantas épocas, transmite o perfil de uma pessoa que já passou por muita coisa, está em uma inércia e acostumada com a vida que um imortal pode levar deixando-a sem desafios, sem vontade de crescimento, mudadas e etc. Os flashs do passado que a personagem descreve são leituras agradáveis, bem construídas, com detalhes que de fato complementam toda a história e enriquece o livro. Não há exagero no humor, nos temores, nos dilemas que a personagem enfrenta, nada forçado, muitas das situações são bem naturais por assim dizer, me fez pensar que eu pensaria exatamente daquela forma se estivesse vivendo essa história kk, vale muito a pena a leitura!

Nicolle.Corintho 07/03/2021

Começou lento, do meio para frente desenrolou e atraiu o interesse, algumas partes solucionei rapidamente e portanto o final não chegou a ser surpreendente, mas me deixou instigada pela sequência, entender o elo de ligação e o que o destino lhes reserva.