Sharpe em Trafalgar

Sharpe em Trafalgar Bernard Cornwell

Resenhas - Sharpe em Trafalgar

Manu 03/01/2024

O melhor livro da série (até o momento). Achei que não ia gostar tanto porque nunca fui fã de batalha naval, mas me surpreendeu muito positivamente.

Confesso que fiquei confusa nos termos de navio mas está tudo bem. Gostei muito das interações entre os personagens e todos os acontecimentos fora da pancadaria.

Menção honrosa para Chase, que foi disparado o melhor personagem do livro.

A psicopatia merece destaque nesse livro também.

Júlio 18/11/2023

Combate Naval Intenso!
Costa da Espanha, outubro de 1805.

Sharpe embarca numa missão secreta para interceptar um navio francês que transporta ouro. Nesta missão, o oficial aristocrático William Frederickson, e sua tripulação de marinheiros desorganizados o acompanha. Ao chegarem ao destino, Sharpe e Frederickson descobrem que o navio francês já foi capturado por um grupo de guerrilheiros espanhóis liderados por um homem chamado Ruiz.

Entre o momento descrito acima e o início da batalha de Trafalgar, há uma série de momentos dentro do navio e que consome boa parte do livro. Este foi o único livro da série que, para mim, me deixou um pouco entediado, não sei se essa era realmente a intenção do autor, pois estar num navio no início do século 19 não devia ser nada divertido. Contudo, após o início da batalha é quebra-quebra e carnificina pura! É possível sentir o drama do que é uma batalha naval de ter as lutas ocorrendo ao seu redor, o navio afundando... só aflição!

O principal personagem histórico apresentado neste livro é o almirante Horatio Nelson, que é considerado um dos maiores estrategistas navais. A vitória dos ingleses nessa batalha deu um final nos planos de Napoleão em invadir a Inglaterra, fazendo-o adotar uma outra estratégia contra os britânicos: O bloqueio continental. (Isso não é spoiler, é história!)

Ah, aqui temos um início de romance, algo que vai impactar profundamente Sharpe.....

Quer saber como? Vá ler!

**********O que está abaixo aparecerá nas outras resenhas dessa série**********

O livro trata de uma ficção histórica, onde as campanhas são reais e uma parte dos personagens também o são, apesar que Sharpe e sua companhia serem fictícios. Cada detalhe e alteração dos fatos históricos são detalhados pelo autor ao fim do livro.

O caráter de Sharpe é desenvolvido de forma complexa, mostrando suas lutas internas, suas motivações e o constante desafio de se destacar em meio a muitos conflitos, internos e externos. Cornwell apresenta um protagonista realista, cheio de imperfeições, o que torna a história ainda mais envolvente.

O autor combina habilmente a ação empolgante com uma exploração profunda dos personagens, proporcionando uma experiência de leitura equilibrada e cativante. A narrativa do livro é em terceira pessoa e a forma de Cornwell se expressar é realmente um diferencial, de modo que eu realmente me senti vivendo as situações narradas e fazendo parte do batalhão junto com Sharpe - ou como um espírito que podia ver até os "recônditos" as emoções dos personagens. Minha imersão foi tão profunda que simplesmente me esquecia que não estava vivendo o que estava sendo narrado.

**Fazendo resenhas para relembrar os conteúdos lidos**

George 18/10/2023

Dormir pra quê ?
O autor, Bernard Cornwel se supera nesse livro, com muita ação e muito caos, as batalhas em navios e ainda com personagens bem desenvolvidos, tudo isso em um livro curto. A maravilha da boa escrita.

Jbaclg 06/08/2023

Que aventura ! Comecei a ler meio receosa, pois estou desacostumado a ler Cornwell. Mas esse livro me surpreendeu demais ! Intrigas, muita política e , finalmente, nosso "herói " tem seu coração arrebatado. Apesar disso, o linguajar de assunto nautico,  por vezes , é confuso e chato. Fora isso, acho que foi a melhor aventura de Sharpe até agora ! Acredito que lerei o próximo livro da saga ainda esse ano, não conseguirei esperar muito kkkk

Guigo 10/01/2023

Trafalgar
Mais uma vez, Bernard Cornwell nos presenteia com uma obra de ficção histórica incrível, contando alguns dos feitos de Sharpe durante a famosa batalha de Trafalgar.

Arthur803 01/12/2022

Vamos lá...
Até agora, este é o livro do Sharpe com a dinâmica mais divergente, isso não é ruim, na verdade é muito bom, diferencia um pouco daquele ciclo que vimos nos livros anteriores. A obra começa muito bem, já tem confusão, personagens interessantes sendo apresentados em situações complicadas, bem legal.

Mas, vamos lá... O livro propõe algo muito bom, a mudança de ares de Sharpe, das guerras com poeiras e fileiras, para guerras de navios e canhões, contando com a descrição da rotina da vida por dias em um navio antigo, os perrengues com a umidade, organização de recursos e cuidados com os alimentos. Os personagens presentes nessa viagem são muito bem equilibrados em suas funções, gostamos de alguns, odiamos outros, além personagens neutros, etc. Até aqui, 5/5, eis que o problema aparece.

A perseguição de um certo navio, que era pra ser o início da animação da batalha, é simplesmente chato kkk ( éé...) demorado, não acontece nada, repetitivo, parece que a ideia de dar suspense para a batalha virou uma enrolação sem fim. A pré batalha e a própria batalha, são desesperadoramente piores em chatice, começamos com 2 ou 3 páginas de nomeação dos navios e capitães, sendo que 99% deles não mudou em nada na história e nem foram citados novamente, sim , nomes, navio por navio.

Agora pra acabar de soltar toda minha tristeza, que linguagem heim, desnecessária, não precisava falar o linguajar especifico de todas as estruturas do navio para deixar a história marítima mais imersiva, Bernard poderia muito bem substituir tais palavras super nichadas por descrições mais leves. Inicialmente achei interessante ter essas palavras novas, mas depois fiquei sem paciência para pesquisar todas elas, praticamente em todo parágrafo.

Concluindo minha experiência com essa leitura, foi muito bom no início, interações entre os personagens foram muito bem feitas, sem dúvida o ponto mais forte do livro, a descrição da rotina no navio foi show também, mas as batalhas foram muito ruins, eu estou dando 3/5 por consideração ao principio do livro, mas uma obra focada em batalha ter essa resultado, não faz muito sentido, infelizmente vou parar com as histórias de Sharpe por aqui.

Ed.Costa 05/09/2022

Batalha de Trafalgar
No quarto livro dessa maravilhosa série, Sharpe está retornando para casa a bordo do navio inglês Pucelle, para se juntar ao 95° Regimento. Nesse navio, reencontra antigos conhecidos e conhece novos desafetos.
Em meio aos acontecimentos que permeiam o retorno do nosso herói à Inglaterra, Sharpe está envolto em uma nova conquista, inveja e traição.
O pano de fundo desse livro é a batalha de Trafalgar, uma das maiores batalhas navais da história, travada entre a Inglaterra e os aliados França e Espanha, em 1805, no cabo de Trafalgar, litoral sul da Espanha, próximo ao estreito de Gibraltar. A narrativa da batalha e a atuação decisiva de Sharpe é sensacional!
Como sempre? imperdível!

Douglas.Castro 06/08/2022

Perfeito
Quarto livro da série do autor, mais uma obra prima, muito boa a leitura, recomendo a todos o livro !!!

Neto Murracho 23/01/2022

Batalha naval
A história não foi maçante em momento algum, pois Sharpe sempre está metido em alguma coisa.
Nunca tinha parado para pensar como eram as condições de uma viagem de meses dentro de uma embarcação, e muito menos um conflito marítima.
Bernard Cornwell expressa muito bem as condições calamitosas dessas viagens, com comida ruim, e água fétida, entre outros problemas.
A batalha naval se mostra ainda pior, pois não se ter para onde correr.
E no decorrer da batalha os corpos eram simplesmente jogados ao mar sem qualquer cerimônia.
Achei um pouco forçado Chase ( um personagem que você vai conhecer já no primeiro capítulo ) apresentando todos os navios e seus responsáveis, mas mesmo assim, que grande homem !!! ( frase que ele usava depois de cada apresentação )

Dhe Lima 03/01/2022

Ótima leitura
Mais uma vez Cornwell mostra sua capacidade de misturar fatos verídicos com ficcionais, o livro é incrível, desenvolvimento dos personagens, e o equilíbrio perfeito de ação e aventura. Porém o livro não deixa de ter defeitos, diferente dos livros anteriores, este não conseguiu me prender tanto, as vezes a leitura é arrastada com o excesso de termos náuticos que te deixa muito confuso às vezes, sem contar que o personagem principal não tem tanto protagonismo, ficando muitas vezes em segundo plano, ao contrário dos três primeiros livros, eu não consegui ter aquele sentimento de urgência e ameaça do inimigo final, mas esses motivos não deixam a história ruim, é uma ótima leitura, e os novos personagens são incríveis, ficando o destaque para o Cap. Joel Chase, com sua personalidade carismática.
Agora estou ansioso para ler o quinto livro, e quais serão as próximas aventuras do nosso Sr. Richard Sharpe

Domino 08/09/2020

Livro incrível como sempre Sharpe me faz ver como as batalhas podem ser objetos de leitura e estudo interessantes , este foi um daqueles livros que te despertam a curiosidade por ler mais sobre as guerras napoleônicas e táticas militares.

A leitura foi muito fluída e nesse volume temos um navio ricamente descrito como nosso ambiente ?? adorei

Paulo 12/01/2020

E agora temos Sharpe no mar
Apesar de não ser a melhor série de cornwell, as aventuras de Sharpe melhoram a cada livro. Talvez se deva a cada capítulo o personagem se desenvolver mais e mais, tornando-se muito familiar para o leitor.
Agora em Trafalgar temos combates marítimos, infelizmente só no fim do livro que o combate se desenrola, o que já é de costume dessa série de livros. Alguns elementos são repetitivos, como Sharpe se apaixonando pela milésima vez por outra mulher, perder seu dinheiro, recupera-lo, fazer novos inimigos e reencontrando aliados antigos. O livro se sustenta por ter como diferencial o ambiente marítimo e o protagonista novamente carismatico.
Fica novamente como recomendação pra fãs de Cornwell.

Gokuafricano 14/11/2019

Mares em sangue
O livro com ambientação muito diferente do habitual de Corewell, batalhas marítimas.
A leitura flui, Sharpe é um personagem sensacional não importa onde estiver.
Não entendi a parte do romance, e como ira se encaixar futuramente, imagino que o par deva ter um papel importante dos próximos livros.
Estou ansioso para conhecer Napoleão na visão de Bernard, que esta salvando minhas leituras este ano, então vamos ao próximo Sharpe.

@solitude_e_books 08/02/2019

Nunca spoiler
"Este era o reinado da morte, as entranhas vermelhas do navio, o lugar onde homens muito feriados vinham submeter-se ao cirurgião e, quase certamente, á eternidade".

Nunca imaginei que uma batalha naval fosse tão sanguinária!!!

Só elogios ao Sir. Bernard Cornwell que mais uma vez se superou em narrar uma batalha em alto mar com tamanha maestria.

Sharpe em Trafalgar...só mais uma obra magnífica do Cornwell.

"Agora os mortos jaziam onde haviam caídos, porque não havia mais homens suficientes para jogá-los na água"

Will 09/12/2018

Trafalgar!
É chover no molhado dizer o quão bem Cornwell escreve e o quão bem ele desenvolve suas histórias. Esse quarto livro da série do Sharp dá uma pequena escorregada. Talvez pelo romance colocado nele, talvez por muito tempo sem acontecer algo grande (como uma viagem antiga no mar devia ser), mas de qualquer forma, ele conseguiu novamente.
Sharpe em Trafalgar é um livro de transição muito bom, que mostra fatos históricos de outro prisma e simplesmente incríveis! A série Sharpe deve ser apreciada com calma, e cada um de seus livros é uma joia!