Terras de Sangue

Terras de Sangue Timothy Snyder

Resenhas - Terras de Sangue

Albert 13/01/2018

Vítimas de ideologias
Sempre tive um especial interesse pelos fatos ocorridos no leste europeu, foi nessa região que não só a Segunda Guerra teve início, mas concentrou questões como a influência da ideologia, o extermínio de classes e raças, a anexação ou divisão de territórios. Com a presença do comunismo-nazismo nessa região há fatos complexos e que envolveram questões delicadas.

A impactante e fluida obra de Timothy Snyder dá voz às vítimas e possui uma abordagem direta, tão direta que logo no início da leitura é testada a serenidade do leitor sobre a fome na Ucrânia Soviética. O crime imposto pela coletivização de Stalin é dilacerante e com relatos horrendos. Snyder põe o Leste Europeu entre os dois ditadores sanguinários descrevendo todo o contexto da atuação dos regimes sobre a população. O autor analisa como o comunismo-nazismo, ora em cooperação, ora como inimigos, foram capazes de massacrar milhões de pessoas. Quais os motivos que levaram a deportações em massa, massacres e assassinatos étnicos? Havia a defesa de uma ideologia, era necessário preservá-la e Hitler e Stalin não mediram esforços. Poloneses, ucranianos e bielorrussos foram abandonados à própria sorte. Foram 14 milhões de pessoas exterminadas entre Berlim e Moscou em nome da luta de classes, questões raciais, guerra, etc. Com a mesma dedicação, o autor descreve amplamente em detalhes sobre os crimes nazistas que previa não só a extinção dos judeus, mas a implantação de uma colônia alemã nos vastos territórios do leste.

Terras de Sangue, por evocar um povo sofrido e que lhe foi negado o direito de viver e morrer em nome de uma ideologia é um livro profundo, vívido e revive o sofrimento de milhões de pessoas; sem deixar de pôr em perspectiva, embora em segundo plano, o comportamento de uma utopia.
Krisley 13/01/2018minha estante
Ótima resenha. Está na minha lista de leitura, espero lê-lo em breve.

Albert 13/01/2018minha estante
Grato Krisley. Abraço.

Acelino Álvaro 13/01/2018minha estante
Parabéns pela resenha meu caro. Eu já estava afim do livro, depois do que vc escreveu...fiquei mais ainda.

Albert 14/01/2018minha estante
Grato Acelino. Abraço.

Anderson 04/08/2014

História dos Derrotados.
Esse livro me surpreendeu de todas as maneiras. Geralmente livros que tratam de Hitler ou Stalin ou até mesmo da 2° Guerra Mundial, não dão muito importância as vítimas, totalmente o contrário desde magnífico livro.

O senhor Snyder foi a fundo na sua pesquisa e me trouxe números das perdas em ambos os lados tanto no lado de Hitler quanto de Stalin. Me mostrou a fundo o reinado de terror do camarada Josef Stalin instaurou na Rússia e nos países vizinhos que faziam parte da União Soviética e o terror que o camarada Adolf Hitler instaurou na Europa.

Foi a fundo nos campos de extermínio, não só tão conhecido Auschwitz-Birkenau, mas como também, as outras máquinas de morte Nazista, não tão conhecidas, porém muito mais eficazes: Sobibor, Belzec, Treblinka e Chelmmo que se mostraram 100% eficazes para aniquilar Judeus poloneses, poloneses e eslavos. Milhões de poloneses foram dizimados dentro de suas fronteiras. E o Gulag na União Soviética, onde milhões de pessoas foram remanejadas para o Cazaquistão, Sibéria e Bielorrússia por onde expressa de Stalin, assim limpando a imaculada Rússia de pessoas que estavam a fim de "destruir o regime Comunista".

Vai a fundo na onda de fome que a Ucrânia passou no começo da década de 1930, nas utopias de Hitler para Segunda Guerra Mundial e mostra um pouco, sobre as maiores batalhas que o mundo já viu entre o Exército Vermelho e Wehrmacht que em seus embates destruíram importantes cidades russas, aniquilou a Bielorrússia e incinerou por duas vezes Varsóvia, além de mostrar como Stalin tirou proveito em cima de Winston Churchill e Franklin Roosevelt para que desse continuidade na Frente Oriental para "aprisionar" os Nazistas no centro da Europa, além de dar os vestígios da Guerra Fria.

"As cinzas de Varsóvia ainda estavam quentes quando a Guerra Fria se iniciou"

Com certeza um ótimo livro para todos aqueles que apreciam História e tentam entender o pensamento de dois para alguns tiranos, para outros gênios, dos maiores líderes do século XX.