O dia em que a poesia derrotou um ditador

O dia em que a poesia derrotou um ditador Antonio Skármeta

Resenhas - O Dia Em Que a Poesia Derrotou Um Ditador

Marta 23/04/2024

“Há maneiras e maneiras de calar. Há maneiras de dizer calando."
Esse livro trata de uma das questões infelizmente ainda não bem resolvidas, que é o das ditaduras militares sul-americanas. No caso, da ditadura militar do Chile. O autor trabalha com poucos personagens, nós temos dois focos: um homem que é professor e é preso pela ditadura e um homem que é um publicitário e que a ditadura quer cooptar para fazer a campanha pelo sim, num plebiscito que o general Pinochet propôs à nação, para permanecer no poder. Essa é a trama central do livro, além disso, este livro é um manifesto sobre como a esquisitice pode nos salvar, a sensibilidade que aflora em tempos de crueldade pode ser nosso principal esteio na (re)conquista da liberdade. Uma das belezas do livro está na maneira como o autor usando formas cômicas, belas e trágicas dá para um dos momentos definidores da história política do Chile um toque de leveza e otimismo. Eu particularmente gostei muito do livro, a história me agradou muito e a leitura foi prazerosa. Recomendo a leitura para os que se interessam por história de países da América do Sul e por obras leves, porém sérias.

Jadson.Bomfim 14/04/2024

O dia em que a poesia derrotou um ditador
Se você quer entender como foi a ditadura de Pinochet, eis aqui uma excelente opção.

'O dia em que a poesia derrotou um ditador' não é apenas um livro com uma capa de cores vibrantes e alegres. A leveza do texto e uma trama bem tecida, captam a atenção do leitor, e dão à obra, fluidez e consistência.

Conhecer fatos históricos, através da ficção, mistura duas coisas que eu amo: informação e abstração. Ao ler 'O dia em que a poesia derrotou um ditador', o leitor percebe que está aprendendo sobre um período histórico, sem todo aquela carga informativa que acompanha os livros de não ficção.

A prosa de Antônio, o bom humor mesmo em passagens tensas e a ironia ácida, são traços que merecem ser destacados.

Nota: 4/5

Renata 09/04/2024

"O Dia em que a Poesia Derrotou um Ditador" é uma obra cativante que narra a história emocionante de como a poesia se tornou uma poderosa ferramenta de resistência contra a opressão de um regime ditatorial. Com uma escrita envolvente, o autor nos transporta para um mundo onde as palavras têm o poder de inspirar esperança e mudança, mostrando como a arte pode ser uma arma poderosa na luta pela liberdade. Uma leitura que emociona e inspira a buscar justiça e transformação através da expressão artística.

umanatalense 04/04/2024

Eu digo NAO <3
"O Dia em que a Poesia Derrubou um Ditador", do autor chileno Antonio Skármeta, é um romance que não apenas entretém, mas também nos leva a uma reflexão sobre o poder da arte e da resistência em tempos de opressão política.

Ambientado em um cenário reminiscente da ditadura de Pinochet no Chile, Skármeta nos apresenta duas histórias que se entrelaçam e mostram como aquela sociedade é sufocada pelo regime autoritário, onde a liberdade de expressão é severamente restringida e a dissidência é reprimida com brutalidade.

Somos inicialmente apresentados ao adolescente Nico, o filho de Santos, um professor de filosofia que instiga seus alunos a aplicarem lições clássicas para compreenderem as adversidades do país em que vivem. Num determinado dia, o professor é abruptamente preso pela polícia no meio de uma aula. A partir desse momento, Nico embarca numa jornada em busca do paradeiro do pai, lutando diariamente para sobreviver com a angústia de sua ausência e a incerteza de seu retorno.

A segunda história da narrativa segue Adrián Bettini, pai de Patricia, namorada de Nico. Ele, que outrora foi o maior publicitário do país, caiu em desgraça denunciar os abusos cometidos pelo regime de Pinochet. Contudo, um novo desafio surge para Bettini: organizar a Campanha do Não contra Pinochet.

Após décadas de ditadura, foi permitido ao povo votar num plebiscito para decidir se Pinochet permaneceria no poder por mais oito anos ou se haveria uma transição para a democracia. Este evento poderia ser o início de um novo capítulo na história política do país. Porém, para isso acontecer, seria necessário criar uma campanha publicitária que unisse os diferentes partidos da oposição e convencesse as pessoas de que votar pela liberdade era possível.

Na vida real, a ditadura de Pinochet durou 25 anos. Tal como retratado no livro, a música do "Não" pela renovação do mandato do ditador foi extremamente poética e venceu o plebiscito contra o governo. A poesia contribuiu para derrubar mais de vinte anos de violência e silenciamento!

Que livro bem escrito, minha gente! Que história emocionante. Essa foi a minha segunda experiência com a escrita do autor e fiquei com vontade de ler mais obras dele e de estudar mais sobre a história do nosso continente; uma história de luta, sangue e cultura.

Alan.Oliveira 03/04/2024

Uma ficção inspirada em eventos reais, que acompanha a vida do jovem Nico Santos e do publicitário Bettini, nos meses que antecederam o plebiscito que acabou com a ditadura de Pinochet no Chile.
Apesar dos personagens centrais não terem me cativado tanto, a história em si é muito boa, especialmente pelo período conturbado que retrata.
Vale a pena a leitura.

Rafaela2293 01/03/2024

Não, para o bem
Livro rápido para ler, não me enterteu tanto, mas não por isso eu deixaria de perceber o quão sério é o assunto em que esse livro se trata, que inclusive nos apresenta muito levemente algo que pesa a vida de muitos. Livro bom, escrita diferenciada, recomendo

marina.siqueira 26/02/2024

Só havia lido sobre a ditadura de Pinochet na época da escola, mas nada te aproxima tanto de um período quanto uma ficção histórica.
É mais do que entender os fatos que, na narrativa, misturam-se ao cotidiano dos personagens. Na verdade, é sobre entender o que se passou na mente das pessoas e ver os lembretes constantes de medo propagados pela ditadura.
O autor consegue transmitir um retrato verossímil da época em meio a uma leitura fluida. Além disso, o caderninho da TAG que acompanhou esse livro trouxe muitas informações importantes e também vale ser lido.

"As pessoas têm direito a ser felizes, mesmo que não tenham permissão."

A campanha pelo "não" foi a reivindicação da felicidade que poderiam ter fora do domínio de Pinochet.
tainacarolino 27/02/2024minha estante
uau, ja vou colocar na minha listinha ?

Michelle.Sabrina 13/02/2024

Excelente!
Amei o livro, uma leitura super fluida! Me despertou grande interesse em estudar mais sobre a ditadura. O livro é bastante envolvente, nos deixando aflitos e com medo, mas também felizes e com esperança. Super recomendo!

Elineuza.Crescenci 05/02/2024

Dias de Arco-Íris
Leituras de Janeiro 2024 – 13
Título: O dia em que a poesia derrotou um ditador
Autoria: Antônio Scarmeta
Tradução: Renata Silveira
País: Chile – América do Sul
Páginas: 224
Editora Record – RJ & TAG Experiências Literárias Grupo Autêntica – SP - 2022
Avaliação: 4/5
Término da leitura: 31/12/2023

Autor
É um escritor Chileno descendente de Croatas.
Estudou Filosofia e Litera sob a orientação de Francis Soler Grima, Filósofo Alemão e concluiu seus estudos na Universidade de Columbia-EUA.
Retornando ao Chile atuou como professor na Universidade e como Diretor de Teatro.

Sobre o livro
No colégio Nico vê seu professor de Filosofia, Santos, ser carregado por policiais e desaparecer.
O professor é também seu pai.
A ficção é ambientada no Chile de 1988 no momento em que o governo quer um plebiscito para determinar a continuidade ou não do atual governo.
Há dificuldades sociais e políticas no país.
Nico assume assim com o professor de teatro a campanha do “Não”.
Sem ideias, juntam dezesseis lideranças e um artista baixinho e cacheado cria um poema e utiliza como fundo musical uma valsa de Strauss.
Para manter a aura da democracia o governo exibirá as peças da duas campanhas: a campanha do Sim e a Campanha do Não.
Com essa premissa se desenrola a história do livro.
É uma história com aspectos reais.
As palavras e o roteiro são simples para um fato complexo.
Gostei do livro.
Recomendo.
O título original é: “Los Dias Del Arco-íris”.

site: https://entremeadaselivros.blogspot.com/2024/01/2024-janeiro13-leitura-anual-13-o-dia.html

Mariana113 31/01/2024

O autor aborda um tema pesado de uma forma leve e fluida. Gostei da leitura, mas esperava mais do final.

Ellen 14/01/2024

?Há maneiras e maneiras de calar. Há maneiras de dizer calando. Às vezes a única maneira de dizer é calar o que todos entendemos que deveria ter sido dito.?

ClAcia6 10/01/2024

Valeu a leitura pela forma como o autor conseguiu retratar um tema tão pesado (a ditadura chilena de Augusto Pinochet) com leveza.

@literatotti 25/12/2023

A alegria já vem
As pessoas têm direito a ser felizes, mesmo que não tenham permissão."

Uma leitura muito fluida, que consegue ser ao mesmo tempo leve e falar de coisas pesadas.

Uma obra que permite entender como se deu o início do processo democrático do Chile. Fico me perguntando se existe uma obra brasileira que se passa no mesmo contexto, mas no Brasil?!
Gabriela 02/01/2024minha estante
?Agosto? de Rubem Fonseca. Romance se passa durante o governo de Getúlio Vargas

@literatotti 02/01/2024minha estante
Obrigado, Gabriela! Vou colocar na minha listinha!

paula_fmg 11/12/2023

Ótimo enredo e discussão sobre regime ditatorial. Mostra a importância da esperança e da luta, ainda que em contextos extremos.

Bruna.Souza 10/12/2023

Apesar do livro abordar a ditadura de Pinochet, é um livro leve, fluido, sensível e em algumas partes até engraçado